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Wideband

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  • R Offline
    R Offline
    rodriguera
    escreveu em última edição por
    #1

    ae galera blz??

    to encucado com essa tal de wideband hehehe

    vamos la:

    o preão naum é nda atraente… entao fazemos varias perguntas, dentre elas é se compensa pagar esse preão todo ...

    andei fu?ando pela net ai e achei algumas marcas... por ex:

    aem

    innovate lm-1

    inovate lc-1

    fueltech

    essa da fueltech é lançamento e ja esta diposnivel por 620 reais. so que é so o leitor, naum acompanha a sonda.

    ai eu gostaria de saber…

    1. como funciona essa sonda banda larga?

    2. oq diferencia ela da sonda normal em termos de acerto e ganho no carro?

    3. vale a pena pagar td isso ??

    estou com um colega nos eua, e ele falou que tras uma pra mim... entao estou pensando em pegar uma dessas lm-1 da innovate, ja que ele vai trazer pra mim, vai sair 600 e alguma coisa... vai ficar no mesmo preão dessa fueltech e ja vem completa...

    e ai o que vcs tem a dizer sobre essas sondas??

    abraço

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    • E Offline
      E Offline
      el.rafar
      escreveu em última edição por
      #2

      a sonda wideband é uma sonda com resolu?ao maior… assim vc pode fazer um ajuste mais fino em toda a faixa de rpm...

      axo que depende da prepara?ao que vc tem pra usar uma wideband... um bom preparador ajusta com uma normal e multimetro tranquilamente... mas a wide vai te dar uma precisao muito maior... so olhar a faixa... na normal vai de 0--->1v .. na wide vai de 0--->5v vc tem 5x mais amostragem...

      ps: legal esse wide e o termopar novo da ft...

      1 Resposta Última resposta
      • A Offline
        A Offline
        Andre Silva
        escreveu em última edição por
        #3

        a? depende de como vc pretende acertar o seu carro…acho que vc comentou outro dia mas não me lembro... :-)

        lc-1 (como a que tenho) é só sonda e conversor, só serve pra ligar num sistema de injeção que faça a leitura dela;

        lm-1 sei que dá pra montar em qualquer carro e usar o esquema de logs/telemetria dela...nisso dá pra ver como tava a rotação/ponto/injeção (pelo que vi instalada num fltt), auxiliando nas correções de acerto, um pouco trabalhoso mas acho que é muito interessante;

        não li sobre ainda, mas esse da ft parece que é um hallmeter pra sonda wide, apenas...

        1 Resposta Última resposta
        • C Offline
          C Offline
          celtaT
          escreveu em última edição por
          #4

          o ideial seria entao comprar o lm-1?? ele lá só fator lambda ou temperatura tb???

          o da ft será q é a boa?? eu entrei no site e nao achei…

          1 Resposta Última resposta
          • 1 Offline
            1 Offline
            16volts
            escreveu em última edição por
            #5

            eu naum gostei da ft naum…

            1 Resposta Última resposta
            • E Offline
              E Offline
              edsonmassao
              escreveu em última edição por
              #6

              creio q por suas características usar sonda wide ajudaria a enxergar alguns buracos na afinação do carro q uma sonda narrow não pega…

              uma boa afinação pra quem tiver sensibilidade seria talvez bund?metro + sonda narrow, conseguindo já um bom acerto assim...se quiser tirar alguns pelinhos , go to dyno + sonda wide and be happy :(

              1 Resposta Última resposta
              • R Offline
                R Offline
                RoNiN
                escreveu em última edição por
                #7

                o produto da fuel tech é utilizada pelo zez?o, preparador do autódromo de brasília, e é excelente, inclusive ele prefere ela ao produto da innovate que também tem l

                1 Resposta Última resposta
                • R Offline
                  R Offline
                  rodriguera
                  escreveu em última edição por
                  #8

                  problema é que o da fueltech so faz a leitura… tem que comprar o sensor aparte....

                  1 Resposta Última resposta
                  • C Offline
                    C Offline
                    celtaT
                    escreveu em última edição por
                    #9

                    eu falei com o pessoaol da fueltech a pouco.. eles me disseram q esse produto deles tem uma precisao maior do q a leitura do innovate… compara-se a motec

                    eu com certeza terei no meu carro os produtos fueltech sao todos top de linha

                    1 Resposta Última resposta
                    • Q Offline
                      Q Offline
                      quarteto
                      escreveu em última edição por
                      #10

                      o produto da fuel tech é utilizada pelo zez?o, preparador do autódromo de brasília, e é excelente, inclusive ele prefere ela ao produto da innovate que também tem lá.

                      [snapback]587943[/snapback]

                      ? verdade…ele elogiou muito a precisão do equipamento e a sa?da auxiliar, que serve perfeitamente pra ligar nas mbe e dta, q são as injeções q ele mais gosta de usar pra montar os carros de pista

                      eu falei com o pessoaol da fueltech a pouco.. eles me disseram q esse produto deles tem uma precisao maior do q a leitura do innovate… compara-se a motec

                      eu com certeza terei no meu carro os produtos fueltech sao todos top de linha

                      [snapback]587971[/snapback]

                      a precisão do equipamento é muito boa mesmo…a sonda wide em si não é tão cara...se eu não me engano essa sonda q eles calibraram o equipamento é a mesma de golf gti e não é tão cara...

                      a innovate é mais cara e segundo o zez?o, mais tinhosa pra mexer (costuma dar umas travadas...inclusive a dele foi pros eua pra arrumar pq deu problema)

                      essa da? tá dentro da casinha aonde ficam os dinam?metros de bancada dele…

                      a única coisa q eu acho q poderia ter é mostrar a temperatura do escape (a sonda lambda wide pode fazer isso)

                      1 Resposta Última resposta
                      • A Offline
                        A Offline
                        Anderson Torres
                        escreveu em última edição por
                        #11

                        pela foto acho q esse é um pirometro e não o leitor da sonda wide, repare q esta escrito exhaust temperature meter

                        essas sondas bosch de golf gti / a3t são meso wide band??? tenho um amigo que é engenheiro eletrico e ele jura q não é wide de verdade, já me mostrou ate uns sites mas na epoca eu não estava com muito tempo e acabei deixando a informação de lado. :-(

                        1 Resposta Última resposta
                        • Q Offline
                          Q Offline
                          quarteto
                          escreveu em última edição por
                          #12

                          pela foto acho q esse é um pirometro e não o leitor da sonda wide, repare q esta escrito exhaust temperature meter

                          essas sondas bosch de golf gti / a3t são meso wide band???  tenho um amigo que é engenheiro eletrico e ele jura q não é wide de verdade, já me mostrou ate uns sites mas na epoca eu não estava com muito tempo e acabei deixando a informação de lado. :-(

                          [snapback]588007[/snapback]

                          pode confiar….? leitor de sonda wide sim... eu (o ronin tb) vi ele ligado e estava ligado somente a uma sonda wide de 6 fios, q a olho nu me pareceu uma de golf 180...

                          os golf gti (pelo menos os 180) tem 2 sondas...1 wideband (6 fios) e outra narrowband (4 fios)...

                          1 Resposta Última resposta
                          • C Offline
                            C Offline
                            celtaT
                            escreveu em última edição por
                            #13

                            a fueltech com o prestágio q tem na pra?a nunca colocaria no mercado um produto novo antes de ter feito varios testes

                            1 Resposta Última resposta
                            • 1 Offline
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                              16volts
                              escreveu em última edição por
                              #14

                              hauhauha…

                              só pode ser piada

                              um lambda meter pra funcionar perfeitamente precisa ser calibrado com as as relações de hidrog?nio, carbono e oxig?nio do combustável a ser utilizado...

                              no festival eu perguntei pro anderson sobre o lambda dele, e ele disse que não precisava de calibração pq bosch já mandava a leitura direto em lambda . o detalhe é que a sonda wide é uma sonda normal, com uma bomba de oxig?nio , conforme a tensão aplicada na bomba p/ manter a tensão da sonda normal em estequiometria, e também em função da temperatura, vc tem a medição...

                              só que a tensão aplicada varia conforme o combustável, variando também a leitura.

                              a innovate tem a calibração no programa p/ metanol, diesel, propano, etanol, gasolina, não sei se é tão precisa assim também, mas o fato do anderson ter negligenciado essa parte me deixou com os 2 pos atrás c/ relação ao produto dele...

                              ah sim, antes que vcs comecem a tacar pedras, dr. westphal estava do meu lado qndo eu conversei c/ o anderson em frente ao dyno da prado...

                              1 Resposta Última resposta
                              • R Offline
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                                rodriguera
                                escreveu em última edição por
                                #15

                                a fueltech com o prestágio q tem na pra?a nunca colocaria no mercado um produto novo antes de ter feito varios testes

                                [snapback]588013[/snapback]

                                essa info do lançamento da wideband da ft eu retirei do orkut da fueltech q foi postava pelo proprio andersom.

                                abra

                                1 Resposta Última resposta
                                • L Offline
                                  L Offline
                                  Lucas Schneider
                                  escreveu em última edição por
                                  #16

                                  hauhauha…

                                  só pode ser piada

                                  um lambda meter pra funcionar perfeitamente precisa ser calibrado com as as relações de hidrog?nio, carbono e oxig?nio do combustável a ser utilizado...

                                  no festival eu perguntei pro anderson sobre o lambda dele, e ele disse que não precisava de calibração pq bosch já mandava a leitura direto em lambda . o detalhe é que a sonda wide é uma sonda normal, com uma bomba de oxig?nio , conforme a tensão aplicada na bomba p/ manter a tensão da sonda normal em estequiometria, e também em função da temperatura, vc tem a medição...

                                  só que a tensão aplicada varia conforme o combustável, variando também a leitura.

                                  a innovate tem a calibração no programa p/ metanol, diesel, propano, etanol, gasolina, não sei se é tão precisa assim também, mas o fato do anderson ter negligenciado essa parte me deixou com os 2 pos atrás c/ relação ao produto dele...

                                  ah sim, antes que vcs comecem a tacar pedras, dr. westphal estava do meu lado qndo eu conversei c/ o anderson em frente ao dyno da prado...

                                  [snapback]588018[/snapback]

                                  lance da calibração naum tem haver com os combustiveis, se a queima for 100% , dá lambda 1 e era isso, independente de combustivel

                                  a calibração da lambda tem muito mais haver com o hambiente em si

                                  essa calibração da innovate tenque ser ao feita fora do escapamento, pra que ela saiba a quantidade de oxig?nio(e demais gazes) presente no ambiente, e leva em torno de 1 a 2 min

                                  toda vez que se desconecta a sonda ou a subtitui é obrigatorio fazer a clibração novamente, e no manul pedepra que se faça esse calibração periodicamente pra manter um padr?o

                                  pra constar, eu tenho uma lc-1 :(

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • E Offline
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                                    #17

                                    bagun?ando mais ainda… vi em um site da aem sobre a wide deles que a sonda so dura o mesmo tempo que duram as velas... isso procede... pq as narrow se nao der problema... duram ate o carro dar pt...

                                    1 Resposta Última resposta
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                                      #18

                                      lance da calibração naum tem haver com os combustiveis, se a queima for 100% , dá lambda 1 e era isso, independente de combustivel

                                      a calibração da lambda tem muito mais haver com o hambiente em si

                                      essa calibração da innovate tenque ser ao feita fora do escapamento, pra que ela saiba a quantidade de oxig?nio(e demais gazes) presente no ambiente, e leva em torno de 1 a 2 min

                                      toda vez que se desconecta a sonda ou a subtitui é obrigatorio fazer a clibração novamente, e no manul pedepra que se faça esse calibração periodicamente pra manter um padr?o

                                      pra constar, eu tenho uma lc-1 :(

                                      [snapback]588059[/snapback]

                                      lucas, eu sei, me refiro é escolha do combustável no soft da innovate mesmo

                                      bagun?ando mais ainda… vi em um site da aem sobre a wide deles que a sonda so dura o mesmo tempo que duram as velas... isso procede... pq as narrow se nao der problema... duram ate o carro dar pt...

                                      [snapback]588062[/snapback]

                                      tem sonda de calibração cuja vida não chega a 100 horas….

                                      as sondas normais com o tempo ficam mais lentas na resposta sim e precisam ser substitu?das...

                                      []s

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • E Offline
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                                        #19

                                        tem sonda de calibração cuja vida não chega a 100 horas….

                                        as sondas normais com o tempo ficam mais lentas na resposta sim e precisam ser substitu?das...

                                        []s

                                        [snapback]588068[/snapback]

                                        entao a vida util de uma wideband pra andar na rua se torna inviavel… se vc for pensar... que no dia a dia vc tem engarafamentos e outros... vai acabar rapidinho....

                                        mas entao os donos de a3t/gt tem esse problema tambem?

                                        1 Resposta Última resposta
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                                          16volts
                                          escreveu em última edição por
                                          #20

                                          entao a vida util de uma wideband pra andar na rua se torna inviavel… se vc for pensar... que no dia a dia vc tem engarafamentos e outros... vai acabar rapidinho....

                                          mas entao os donos de a3t/gt tem esse problema tambem?

                                          [snapback]588070[/snapback]

                                          depende do tipo de sonda utilizado :(

                                          as do golf/a3 1.8t são feitas p/ serem utilizadas pelo usuário final, dae não tem o problema da vida útil curta…

                                          1 Resposta Última resposta

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