Piggy-back (fuel & ignition controller)
-
comprei a lm1 e pedá + 1 sonda sobressalente.
veio c o kit p telemetria…mas não uso
instalei a sonda 4 dedos do caracol quente...no in?cio do escape .........qdo não estou usando coloco 1 parafuso no lugar.
? muito fácil de mexer..........instalo no carro qdo quero alterar alguma coisa (reenquadramento de comando, aumento de pressão, troca p bicos maiores etc)
qdo instalei o perfect power fiquei c ela no carro uns 3 meses....fazia viagens a trabalho rio-sampa c tudo ligado e fazendo alterações a vontade
[snapback]597883[/snapback]
então seu ajuste é so no lambda? sem pc? quanto vc pagou na epoca?
pq lendo o manual vi que uma saida dela é uma emuladora de sonda narrow para ligar na inje?ao quando tiver ajustando pra nao ter que fazer 2 furos no escape…
esse kit é uma caixinha preta com um monte de conectores?
foi o q eu disse no post…..vai em lambda quase até o corte....pouco antes engorda p 0,86 a 0,88
os apzão c injeção marelli mi …..vão em lambda até uns 5000 rpms...depois engordam p 0,88
[snapback]597887[/snapback]
isso explica bastante coisa…
-
então seu ajuste é so no lambda? sem pc? quanto vc pagou na epoca?
pq lendo o manual vi que uma saida dela é uma emuladora de sonda narrow para ligar na inje?ao quando tiver ajustando pra nao ter que fazer 2 furos no escape…
esse kit é uma caixinha preta com um monte de conectores?
isso explica bastante coisa...
[snapback]597894[/snapback]
leia o tópico todo….já escrevó sobre isso
-
não é bem assim não….pelo menos nos vw, gravando logs com o vag-com, qdo rola wot e pressão a mistura engorda e fica por volta de 0,85~0,88 bem antes do corte...se deixar com lambda 1, wot e pressão é capaz do carro até quebrar....
[snapback]597884[/snapback]
isso vc diz em carro turbo né é
com turbo a mistura deve ser mais rica pra diminur a temperatura da c?mara…
-
isso vc diz em carro turbo né ?
com turbo a mistura deve ser mais rica pra diminur a temperatura da c?mara…
[snapback]597905[/snapback]
eu tenho quase certeza q o vag passa valores de sonda em milivolts….to errado ?
[snapback]597924[/snapback]
eu tá falando do golf gti turbo 180…
pelo vag-com vc consegue até temperatura do escape (uma das propriedades da sonda wide é q por ela consegue-se medir a temp do escape)...outra das coisas é q o vag-com entrega o fator lambda lido pela sonda wide original desses carros
o vag-com vai ligado na porta obd2 do carro e em um note q tenha o software...
-
-
entao vc configurou tua mistura pra ir engordando com o passar do rpm em wot.
no alcool num carro turbo o que poderia ser considerado falta ? qualquer valor acima de 0,9?
sua temperatura de escape se manteve no esperado com essa tua config? se vc empobrecesse um pouco ela passaria do limite de segurança devido ao aumento da tempratura na camara de combustao e ao aumento de potencia?
-
entao vc configurou tua mistura pra ir engordando com o passar do rpm em wot.
no alcool num carro turbo o que poderia ser considerado falta ? qualquer valor acima de 0,9?
sua temperatura de escape se manteve no esperado com essa tua config? se vc empobrecesse um pouco ela passaria do limite de segurança devido ao aumento da tempratura na camara de combustao e ao aumento de potencia?
[snapback]597945[/snapback]
isso mesmo…..a maioria dos preparadores regulam os carros em torno de 0,80.
meu escape chegava nos 800? qdo ?ra original.....hj chega nos 750? (deixei uma margem de segurança).
mas já andei num a3 q tinha uns 300 cvs e marcava 900? p volta dos 240 km/h
-
se vc está se referindo é tensão de sa?da de cada uma das sondas (narrow e wide) com relação ao fator lambda, sim, são diferentes.
vou usar essa imagem q postei pra explicar melhor:
essa linha vertical que sai da linha de afr de 14,7 corresponde ao ponto de mistura estequiom?trica. repare que a curva de sonda narrow cruza essa reta em aprox. 0,47, ou seja, lambda 1 (proporção estequiom?trica ideal) para sonda narrow corresponde a esse valor próximo de 0,47 volts.
já a reta de sonda wide cruza com essa reta de afr=14,7 em 2,5 volts, ou seja, lambda 1 para sonda wide corresponde a esse valor de 2,5 volts.
-
ok, tambem tinha essa duvida sobre o valor lambda1 pra wide. mas ainda falta entender uma coisa.
o gaucho disse que regula com 0.8 a 0.9 foi ai que nao entende.
se o valor te tensao pra sonda wide em ponto lambda1 eh 2,5 volts, qual eh a interpretacao que devo fazer dos 0.8 e 0.9 do acerto do gaucho?
-
fabio, pelo grafico parece ser em torno dos 2v, mas espera alguem que saiba melhor…
ricardo, minha duvida é a seguinte, pelo grafico em lambda 1 parece que a narrow nao é precisa, ela varia de 0.6 a 0.2; é isso? ela so é precisa em lamba menor que 1?
-
o gaucho disse que regula com 0.8 a 0.9 foi ai que nao entende.
se o valor te tensao pra sonda wide em ponto lambda1 eh 2,5 volts, qual eh a interpretacao que devo fazer dos 0.8 e 0.9 do acerto do gaucho?
[snapback]597975[/snapback]
esque?a o volt?metro …..o aparelho já me passa em estequiom?trico ou em lambda
-
fator lambda:
0,8 significa que o afr ?: 0,8 x 14,7 = 11,8
0,9 significa que o afr ?: 0,9 x 14,7 = 13,2
e assim por diante
(afr = relação ar combustável em massa, no caso pra gasolina pura sem alcool)
agora vamos pensar na sonda, uma narrow tem precisão (até demais por assim dizer) em lambda =1 (ou seja afr = 14,7:1).
desta forma pra qualquer valor que ela esteja entre 150 e 750mv ela certamente estará em lambda =1 (ou seja se estiver com 150mv ou esteja com 750mv) o fator lambda será 1 e a mistura será estequiom?trica… mas tente usar um carro que fique com 150mv direto numa narrow e terá pouco torque, e eventualmente algumas falhas devido a probabilidade de alguma área na c?mara estar abaixo disto e não ter ignição boa.
a sonda narrow serve para buscar uma média
-
(apertei o send sem querer) heheheh:
a sonda narrow serve para buscar uma média de tensão próxima a 450mv (que seria exatamente lambda =1).
assim acima de 750mv ela sabe que tá com fator lambda abaixo de 1… e só... algumas até tem mais precisão mas a central não considera isso, o que ali?s é o motivo de alguns carro usarem uma wide e uma narrow (por exemplo o a3 180).
isso já depende de cada central e fabricante, a bosch injeta um sinal de refer?ncia de 480mv, usando a sonda apenas para refer?ncia acima ou abaixo do valor pra corrigir tirando ou incrementando os passos de sonda (blm), a delco usa outro valor (na multec é 380mv, mas num sei exatamente se ela só incrementa qdo tá abaixo disso), marelli só me lembro de 1avb que num injeta sinal nenhum.
outra coisa é que os fabricantes não querem nem saber do fator lambda no acerto de carros de rua, usam apenas e tão somente o pir?metro por um motivo obvio, interessa-lhes que a temperatura no escape seja baixa pra que o motor não quebre, e atingindo a temperatura adequada mesmo que o fator lambda seja digamos 0,9 (ou seja pdoeria ser extra?do alguns cvós deste motor) o consumo er? menor do que enriquecendo mais um pouco (sim os engenheiros se preocupam com consumo a plena carga, ainda mais porque é uma relação de compromisso... consome bem mais pra ganhar pouca coisa mais, além de exigir sistema de ignição potente o suficiente pra queimar isto mesmo no limiar de uso - digamos uma bobina com sua vida util perto do fim, velas gastas, etc que é uma situaçãop normal pra um carro de rua e não de entusiasta como nos somos)