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Coletor 4x1 ou 4x2x1 em um aspro.

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    HaUcK33
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    #1

    srs, gostaria de uma orientação daqui em relação a isto.

    1 - imagino que o 4x1 deva jogar meu torque mais para cima, creioq devido a menor contra-pressão e o 4x2x1 deva puxar o torque mais pra baixo devido a maior contra-pressão, estou errado?

    2 - qual seria um di?metro bacana para um aspro de uns 150, 160cv, devo seguir as 2 pol do resto do escapamento?

    3 - onde faão um bom, com um bom fluxo equalizado entre os dutos?

    4 - falem mais oq vcs sabem, todo conhecimento vale ouro

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      * Caroline Stella *
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      #2

      4x2x1 eu não usaria.

      se é pra mudar, mude pro que faça render de fato, q é o 4x1 de verdade.

      4x2x1 é o sistema de escape original dos vw 1.6 refrigerados a agua desde 1976. e hj não sei quem re-lanãou isso como sendo uma das 7 maravilhas do mundo hehehe

      talvez pq muitos fabricantes tenham literalmente cagado nos coletores de escape dos carros poulares mais modernos, onde é tudo em um logo que sai do cabeçote…e essa mudernidade é igual ao que se via nos vw 1.5 a agua de 1973 a 1982. escape tranqueira pior e mais porco q esse não existe.

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        HaUcK33
        escreveu em última edição por
        #3

        4x2x1 eu não usaria.

        se é pra mudar, mude pro que faça render de fato, q é o 4x1 de verdade.

        4x2x1 é o sistema de escape original dos vw 1.6 refrigerados a agua desde 1976. e hj não sei quem re-lanãou isso como sendo uma das 7 maravilhas do mundo hehehe

        talvez pq muitos fabricantes tenham literalmente cagado nos coletores de escape dos carros poulares mais modernos, onde é tudo em um logo que sai do cabeçote…e essa mudernidade é igual ao que se via nos vw 1.5 a agua de 1973 a 1982. escape tranqueira pior e mais porco q esse não existe.

        [snapback]604623[/snapback]

        poise eh carol, inclusive o meu original, unindo a flange vira um 4x2x1. minha dúvida era mesmo em relação ao fluxo… o 4x1, como eu imagino, deve ser superior mesmo. mas e quanto a di?metro, sigo o do escape?

        1 Resposta Última resposta
        • R Offline
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          RodrigoLóke
          escreveu em última edição por
          #4

          qual o rpm de potência máxima ?

          1 Resposta Última resposta
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            HaUcK33
            escreveu em última edição por
            #5

            qual o rpm de potência máxima ?

            [snapback]604634[/snapback]

            ainda não tenho nada, mas peloq estou pensando.. vai ser alto.. perto dos 7

            1 Resposta Última resposta
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              * Caroline Stella *
              escreveu em última edição por
              #6

              poise eh carol, inclusive o meu original, unindo a flange vira um 4x2x1. minha dúvida era mesmo em relação ao fluxo… o 4x1, como eu imagino, deve ser superior mesmo. mas e quanto a di?metro, sigo o do escape?

              [snapback]604631[/snapback]

              alguns carros mais esportivos (com o tempra 16v) tem um lindo coletor. ja outros…

              o seu então tem coletor 4x2 de ferro fundido + garfo tubular 2x1.

              precisa achar alguem que tenha experiencia em coletores dimensinados. 4x1 tubular não é tudo igual, cada motor pede uma config distinta. num dos voyage q tive, coloquei um 4x1 q rendia menos q o coletor original...affff...ja no passat o 4x1 foi mto bem feito (dudu escapamentos, la perto de interlagos), e esse sim cumpria sua função.

              se tiver tudo bem feitinho e acertado, vc pode não ganhar em baixa, mas tb não vai perder. e em alta vc ja sabe...

              vc vai manter o catalisador e os abafadores originaisó se for, mantenha o di?metro original.

              mas se for tirar os obst?culos, ai vc precisa reduzir o di?metro da tubulação. dessa forma vc conserva o torque mas não perde nada em alta.

              ja qto mais tranqueiras no caminho (abafadores, catalisador e tal), mas grosso tem q ser o tubo de forma a esses obst?culos não gerarem perdas de potência.

              1 Resposta Última resposta
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                HaUcK33
                escreveu em última edição por
                #7

                alguns carros mais esportivos (com o tempra 16v) tem um lindo coletor. ja outros…

                o seu então tem coletor 4x2 de ferro fundido + garfo tubular 2x1.

                precisa achar alguem que tenha experiencia em coletores dimensinados. 4x1 tubular não é tudo igual, cada motor pede uma config distinta. num dos voyage q tive, coloquei um 4x1 q rendia menos q o coletor original...affff...ja no passat o 4x1 foi mto bem feito (dudu escapamentos, la perto de interlagos), e esse sim cumpria sua função.

                se tiver tudo bem feitinho e acertado, vc pode não ganhar em baixa, mas tb não vai perder. e em alta vc ja sabe...

                vc vai manter o catalisador e os abafadores originaisó se for, mantenha o di?metro original.

                mas se for tirar os obst?culos, ai vc precisa reduzir o di?metro da tubulação. dessa forma vc conserva o torque mas não perde nada em alta.

                ja qto mais tranqueiras no caminho (abafadores, catalisador e tal), mas grosso tem q ser o tubo de forma a esses obst?culos não gerarem perdas de potência.

                [snapback]604636[/snapback]

                eh isso mesmo.. ele tem um garfo 2x1 que vai pro flexível.

                meu carro atualmente não tem catalisador nem panelas . ele ta com 2 (sei que ta mto para original, ams fiz pensando no futuro já), ams tem 1 intermedi?rio de alfa e 1 turbão na ponta.

                no caso desse coletor no seu voyage, os dutos tinham o mesmo comprimento para ter rendido menos q o original?

                1 Resposta Última resposta
                • R Offline
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                  RodrigoLóke
                  escreveu em última edição por
                  #8

                  ainda não tenho nada, mas peloq  estou pensando.. vai ser alto.. perto dos 7

                  [snapback]604635[/snapback]

                  esqueci de perguntar…......qual a cilindrada ?

                  1 Resposta Última resposta
                  • H Offline
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                    HaUcK33
                    escreveu em última edição por
                    #9

                    esqueci de perguntar…......qual a cilindrada ?

                    [snapback]604638[/snapback]

                    eh um palio 1.6 16v

                    1 Resposta Última resposta
                    • * Offline
                      * Offline
                      * Caroline Stella *
                      escreveu em última edição por
                      #10

                      eh isso mesmo.. ele tem um garfo 2x1 que vai pro flexível.

                      meu carro atualmente não tem catalisador nem panelas . ele ta com 2 (sei que ta mto para original, ams fiz pensando no futuro já), ams tem 1 intermedi?rio de alfa e 1 turbão na ponta.

                      no caso desse coletor no seu voyage, os dutos tinham o mesmo comprimento para ter rendido menos q o original?

                      [snapback]604637[/snapback]

                      abafador intermedi?rio é algo cr?tico, pode ajudar um pouco, mas tb pode piorar muito o rendimento do motor. por isso que prefiro a tubulação com di?metro equilibrado e só com um abafador la no final da linha.

                      em todos 4x1 que tive, os tubos tinham o comprimento igual entre si. esse do voyage era de pista. isso explica pq matou o voyaginho =(

                      esqueci de perguntar…......qual a cilindrada ?

                      [snapback]604638[/snapback]

                      rodrigo, de uma ajuda com os cálculos, vamos ver se a teoria coincide com que sabemos na prática :ninja:

                      1 Resposta Última resposta
                      • R Offline
                        R Offline
                        RodrigoLóke
                        escreveu em última edição por
                        #11

                        eh um palio 1.6 16v

                        [snapback]604639[/snapback]

                        hahahaha….....caraca....esqueci de outra coisa

                        di?metro da válvula de admissão e da válvula de escape hehehe

                        1 Resposta Última resposta
                        • R Offline
                          R Offline
                          RodrigoLóke
                          escreveu em última edição por
                          #12

                          rodrigo, de uma ajuda com os cálculos, vamos ver se a teoria coincide com que sabemos na prática  :ninja:

                          [snapback]604641[/snapback]

                          gosto de você por causa disso…...eu entro com a teoria e você com a prática

                          se somar tudo e dividir por 2 deve dar um projeto interessante

                          vamos esperar o hauck responder e eu acho q já dá pra tirar uma conclusão..

                          1 Resposta Última resposta
                          • F Offline
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                            Fabio Lima
                            escreveu em última edição por
                            #13

                            4x2x1 eu não usaria.

                            se é pra mudar, mude pro que faça render de fato, q é o 4x1 de verdade.

                            4x2x1 é o sistema de escape original dos vw 1.6 refrigerados a agua desde 1976. e hj não sei quem re-lanãou isso como sendo uma das 7 maravilhas do mundo hehehe

                            talvez pq muitos fabricantes tenham literalmente cagado nos coletores de escape dos carros poulares mais modernos, onde é tudo em um logo que sai do cabeçote…e essa mudernidade é igual ao que se via nos vw 1.5 a agua de 1973 a 1982. escape tranqueira pior e mais porco q esse não existe.[snapback]604623[/snapback]

                            kkk pior q eh verdade…

                            cada obra de arte.....

                            1 Resposta Última resposta
                            • E Offline
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                              escreveu em última edição por
                              #14

                              e agora com esse negocio de colocar o catalizador colado no cabeçote… gol 1.0 .. gm 1.4 e honda civic sao todos assim...

                              1 Resposta Última resposta
                              • F Offline
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                                Fabio Lima
                                escreveu em última edição por
                                #15

                                e agora com esse negocio de colocar o catalizador colado no cabeçote… gol 1.0 .. gm 1.4 e honda civic sao todos assim...

                                [snapback]604645[/snapback]

                                pra aquecer e atingir mais rapido a temperatura de eficiencia, diminuindo a poluicao. tb corre menos o risco de danificar ele por batida e por choque termico.

                                1 Resposta Última resposta
                                • E Offline
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                                  escreveu em última edição por
                                  #16

                                  pra aquecer e atingir mais rapido a temperatura de eficiencia, diminuindo a poluicao. tb corre menos o risco de danificar ele por batida e por choque termico.

                                  [snapback]604651[/snapback]

                                  e no caso de fundir esse catalizador ali tao perto… jah que a ideia era trocar de ano em ano....

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • F Offline
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                                    #17

                                    trocar de ano em ano?

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • E Offline
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                                      #18

                                      trocar de ano em ano?

                                      [snapback]604663[/snapback]

                                      de acordo com o pessoal da fiat que dava uns mini cursos la na unb a eficiencia do catalizador é de +ou- um ano de uso normal ou 9 meses em uso intenso… depois disso ele é simplesmente um atrapalhador de fluxo de gases do escapamento ... o material ceramico e os materiais que fazem as rea?oes quimicas vao se perdendo... ate acabar..

                                      ou troca de ano em ano ou manda um cano direto... pq de resto ele so atrapalha.. e com as pessoas deixando os carros desregulados e afins.. bicos sujos... sonda keimada... o catalizador vai derretendo ate começar a bloquear o fluxo... ai o carro bebe ainda mais... polui ainda mais... e por ai vai...

                                      tem catalizador que dura a vida toda inteiro... mas dps desse tempo... so serve como pedaão de escapamento

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • F Offline
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                                        escreveu em última edição por
                                        #19

                                        trocar uma peca cara desse geito de ano em ano so se o governo der ( e um belo ainda ) incentivo.

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • H Offline
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                                          #20

                                          hahahaha….....caraca....esqueci de outra coisa

                                          di?metro da válvula de admissão e da válvula de escape hehehe

                                          [snapback]604642[/snapback]

                                          admissão = 30mm, escape = 29mm.

                                          1 Resposta Última resposta

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