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  4. .: molas (fabrini) da gti - k, rate/carga…

.: molas (fabrini) da gti - k, rate/carga…

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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    Bruno
    escreveu em última edição por
    #2

    só uma duvida, o k seria a constante elastica da mola?

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      P Offline
      Paulo Marcelo
      escreveu em última edição por
      #3

      num sei quais molas sao mais adequadas…

      depende do modo q for rebaixado q vai mudar o k da mola. só muda se cortar ela.

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      • V Offline
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        Vicente Sprint
        escreveu em última edição por
        #4

        num sei quais molas sao mais adequadas…

        depende do modo q for rebaixado q vai mudar o k da mola. só muda se cortar ela.

        [snapback]246881[/snapback]

        paulo, o rate de uma mola é dado pelo número de espiras ativas, di?metro da barra da mola e di?metro da mola.

        quando vc comprime uma mola, vc diminui um pouquinho o número de espiras ativas. assim funcionam as molas progressivas que tem barra de di?metro linear e ficam mais duras conforme o carro vai comprimindo.

        numa mola comum totalmente linear, não é a mesma intensidade do efeito, mas ainda h? o efeito

        abraço

        1 Resposta Última resposta
        • V Offline
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          Vicente Sprint
          escreveu em última edição por
          #5

          tá pesquisando pra finalizar o setup de suspensão da parati…atualmente roda com monroe gas premium gold da gti na frente e molas da gls mesmo, cortadas uma merreca. atrás, koni regul?veis (vermelho) com molas da gls, tb cortadas uma mixaria.

          o carro ainda não tem a estabilidade que merece/precisa. não quero/preciso dum carro duro/desconfortável, mas sim firme e com algum conforto, já que não vai ser socado ou usado em corrida.

          liguei no suporte da fabrini e obtive os seguintes números:

          dianteira gls = ivw0311

          • espiras = 7,1

          • k = 1.62

          • carga = 280 a 302kg

          dianteira gti = ivw0325-m

          • espiras = 7,1

          • k = 2.04

          • carga = 313 a 339kg

          traseira gls = ivw0385

          • espiras = 10,55

          • k = não informado

          • carga = não informado

          traseira gti = ivw0383

          • espiras = 10,80

          • k = não informado

          • carga = não informado

          com este dados na mão, é certo que as molas da gti são (principalmente na dianteira) mais firmes/parrudas/adequadas prum setup como eu preciso?

          e se quiser o carro numa altura mais baixa q a original…como o rebaixamento muda/afeta o rate/k das molas?

          vamos lá...ajudem :(

          andré

          [snapback]246799[/snapback]

          faltou um dado crucial na sua pesquisa:

          altura livre

          sem saber isso, não h? como saber que altura ir? resultar da mola montada no carro. sendo as características idênticas, com excessão do rate, o carro ir? ficar mais alto com a mola da gti.

          a minha primeira inven?ao em carros rebaixados, era justamente isso: um voyage 82 md com molas de gol gti cortadas e amortecedores retrabalhados.

          funcionava

          provavelmente no teu caso, teria de ser uma de gti cortada tb.

          ab?

          1 Resposta Última resposta
          • T Offline
            T Offline
            TuningBrasil
            escreveu em última edição por
            #6

            então…quer q eu me?a a altura do carro nos 4 cantos, das 4 molas velhas e das 4 novas pra poder calcular alguma coisa?

            1 Resposta Última resposta
            • V Offline
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              Vicente Sprint
              escreveu em última edição por
              #7

              então…quer q eu me?a a altura do carro nos 4 cantos, das 4 molas velhas e das 4 novas pra poder calcular alguma coisa?

              [snapback]246971[/snapback]

              vc tem esses dados?

              1 Resposta Última resposta
              • T Offline
                T Offline
                TuningBrasil
                escreveu em última edição por
                #8

                ? mão, não. mas posso arrumar…? só comprar o jogo de mola e desmontar o carro. :(

                1 Resposta Última resposta
                • V Offline
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                  Vicente Sprint
                  escreveu em última edição por
                  #9

                  ? mão, não. mas posso arrumar…? só comprar o jogo de mola e desmontar o carro. :(

                  [snapback]247011[/snapback]

                  ah, pois é… e se isso não ficar satisfatério deoisó se tiver de cortar mola demais, aumentando mt o rate? (? improvóvel, mas...)

                  consulta a fabrini novamente... eles frnecem esses dados. se possível, pergunta tb; di?metro da mola, di?metro da barra.

                  ab?

                  1 Resposta Última resposta
                  • T Offline
                    T Offline
                    TuningBrasil
                    escreveu em última edição por
                    #10

                    pois é…comprar pra depois não dar certo é brabo. :(

                    1 Resposta Última resposta
                    • G Offline
                      G Offline
                      Gustavo
                      escreveu em última edição por
                      #11

                      nao lembro c sua parati eh gti, mas os gtis 16v tem uma barra estabilizadora atras, seria legal vc pensar em ter ela tbein.. e me parece q os amortecedores originais tinham dupla acao.. isso eh oq eu lembro de ter lido na 4 rodas..

                      c for pra rebaixar o legal seria vc comprar molas jah prontas pra altura desejada, sem cortar..

                      1 Resposta Última resposta
                      • V Offline
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                        Vicente Sprint
                        escreveu em última edição por
                        #12

                        nao lembro c sua parati eh gti, mas os gtis 16v tem uma barra estabilizadora atras, seria legal vc pensar em ter ela tbein.. e me parece q os amortecedores originais tinham dupla acao.. isso eh oq eu lembro de ter lido na 4 rodas..

                        c for pra rebaixar o legal seria vc comprar molas jah prontas pra altura desejada, sem cortar..

                        [snapback]247683[/snapback]

                        todos os amortecedores de carro tem ação dupla.

                        1 Resposta Última resposta
                        • T Offline
                          T Offline
                          TuningBrasil
                          escreveu em última edição por
                          #13

                          c for pra rebaixar o legal seria vc comprar molas jah prontas pra altura desejada, sem cortar..

                          onde achar molas tão espef?cificas (mais baixas, para parati g2 97)? aí é q tá… :(

                          1 Resposta Última resposta
                          • C Offline
                            C Offline
                            caferninha
                            escreveu em última edição por
                            #14

                            topico altamente util.

                            1 Resposta Última resposta
                            • T Offline
                              T Offline
                              TuningBrasil
                              escreveu em última edição por
                              #15

                              boa novas…o suporte da fabrini/rassini me ligou ( ) com novos dados:

                              dianteira gti = ivw0325-m

                              • espiras = 7,1

                              • k = 2.04

                              • carga = 313 a 339kg

                              • di?metro da barra = 12,90

                              • di?metro da mola (ext.) = 144,1

                              traseira gti = ivw0383

                              • espiras = 10,80

                              • k = não informado

                              • carga = não informado

                              • di?metro da barra = depois do almoão me ligam :(

                              • di?metro da mola (ext.) = depois do almoão me ligam :lol:

                              1 Resposta Última resposta
                              • L Offline
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                                Luizinho
                                escreveu em última edição por
                                #16

                                andre,

                                não esque?a que a coluna que esta no seu carro esta com o prato 2,0 ou 2,5cm mais baixa.

                                talvez uma opção seja as molas tipo red-coil, ag, etc, com a coluna original.

                                em outro topico que não me lembro, diz que o carro do glock tem as red-coil.

                                ja serve de parametro para altura e comportamento ainda mais se o carro dele estiver com os amortecedores originais.

                                em um dos time-trail que estivemos tinha uma gti com as eibach e achei a altura ideal.

                                abraço.

                                1 Resposta Última resposta
                                • T Offline
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                                  escreveu em última edição por
                                  #17

                                  eibach pra g2 é gambiarra/adaptada, não? de qq maneira, não posso gastar com eibach.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • T Offline
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                                    #18

                                    u?…a coluna com prato mais baixo vai pedir molas tão mais baixas assim?

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • L Offline
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                                      escreveu em última edição por
                                      #19

                                      não mane,

                                      se colocar molas mais baixas use a coluna original.

                                      so comentei das eibach como referencia, sei que o porquinho ta vazio.

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • T Offline
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                                        #20

                                        me respeita, é man?…são 1.91m contra pouco mais de 1.60m. se liga... :(

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • T Offline
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                                          #21

                                          atualizando…

                                          dianteira gti = ivw0325-m

                                          • espiras = 7,1

                                          • k = 2.04

                                          • carga = 313 a 339kg

                                          • di?metro da barra = 12,90

                                          • di?metro da mola (ext.) = 144,1

                                          traseira gti = ivw0383

                                          • espiras = 10,80

                                          • k = 1.56/1.69

                                          • carga = 170/177

                                          • di?metro da barra = 10.38

                                          • di?metro da mola (ext.) = 102

                                          vicente…dá pra gente ter alguma idéia com isso? :(

                                          1 Resposta Última resposta

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