A real necessidade de uma sonda wide
-
inovacao no mercado. enquanto nao houver concorrencia, o fornecedor tora no preco e ganha $. nao sei se é o caso.
-
-
na verdade, se vc comprar a sonda wide + data cable da innovate (100 e poucos dolares) voce pode ate usar um multimetro pra ler da saida analogica. ai é usar uma tabelinha padrao pra converter os mv pra lambda.
199, pra ser mais exato - foi o q paguei da minha lc1. dá pra ler no mult?metro sim, mas nao tem porque, pois o software q vem com ela já tem reloginho , e inclusive faz datalog…
-
199, pra ser mais exato - foi o q paguei da minha lc1. dá pra ler no mult?metro sim, mas nao tem porque, pois o software q vem com ela já tem reloginho , e inclusive faz datalog…
[snapback]615715[/snapback]so lembrando que ai ja precisa de um notebook pra acompanhar de perto
-
pelo q eu entendi, um leitor de wb só pega a voltagem da sonda e converte p/ o fator lambda. é isso mesmo? parece ser algo tão simples pra custar tanto….
[snapback]615711[/snapback]mas controla o aquecimento .. sonda wide soh funciona em uma faixa restrita de temperaturas …
to falando bestera?
-
valeu a todos pelos comentários. vou optar pela wide então.
depois desses relatos é meio dificil continuar com a narrow.
na verdade ja temos o da ft pronto (mas salgado) e o mauro da beastracing fez um pro sergio bernardinetti aqui do forum sob encomenda (nao sei qto foi).
nao é algo de outro mundo pra se fazer nem que demande um gasto astronomico e tem projeto disso ja na web.
o maior custo mesmo seria com a sondana verdade, se vc comprar a sonda wide + data cable da innovate (100 e poucos dolares) voce pode ate usar um multimetro pra ler da saida analogica. ai é usar uma tabelinha padrao pra converter os mv pra lambda. provavelmente de pra fazer essa leitura direto de uma sonda de audi tb
mas eu optaria pela innovate por conta de poder fazer log das puxadas, etc, etc. ah nao ser que uma boa alma faca um dispositivo de log pra gente tb
[snapback]615710[/snapback]
esse equipamento da innovate é o mesmo que voce pegou agora?
-
[snapback]615760[/snapback]nope.
o meu tem umas coisas a maisai vc tem uma pancada de modelos. vou colocar 3 aqui que sao os mais comuns de se ver:
pra usar so com o notebook (iguual do ricardo e do west):
199.95
http://store.summitracing.com/partdetail.a…15&autoview=skuja com display,log basico, etc sem precisar necessariamente de um notebook. nesse caso vc pode acertar so com o display e depois pegar os logs e passar pro pc do seu quarto mesmo pra fazer uma analise melhor e mais fina e voltar pra mexer:
349.95
http://store.summitracing.com/partdetail.a…15&autoview=skue kit (igual o meu) que é o lm1 (ai de cima) + lm3 (vejam aqui) pra gravar ate 5 canais de sensores simultaneos (tps, pressao, giro, temperatura escape, tempo de injecao, etc, etc…)
589.95
http://store.summitracing.com/partdetail.a…15&autoview=sku -
mas controla o aquecimento .. sonda wide soh funciona em uma faixa restrita de temperaturas …
to falando bestera?
[snapback]615745[/snapback]agora que vi sua msg
até onde sei, não que ele funcione somente nessa faixa, mas se ele funcionar acima de uma determinada temperatura (ai entra o modulo de controle de aquecimento que geralmente esta junto com o display) a sonda é danificada rapidamente.
partindo disso, eu que falei merda ali em cima qdo falei sem pensar sobre a possibilidade te tentar ler diretamente da sonda dos audi com um multimetro
-
fluff, +- em 1997/1998, halmeter era só o af 30 da twm induction e custava seus ardidos 400 dálares. mas alguem aqui ( ) nessa mesma época conseguiu o esquema todo (todo meeesmo) desse aparelho e mandou fzr um clone, q me custou +- 100 reais. não duvido nada que esse tenha sido o primeiro halmeter made in brasil
não daria pra fzr um leitor de sonda wide por aqui tb? ai bastaria comprar uma sonda de audi.
[snapback]615709[/snapback]pelo q eu entendi, um leitor de wb só pega a voltagem da sonda e converte p/ o fator lambda. é isso mesmo? parece ser algo tão simples pra custar tanto….
[snapback]615711[/snapback]mas controla o aquecimento .. sonda wide soh funciona em uma faixa restrita de temperaturas …
to falando bestera?
[snapback]615745[/snapback]ruiak, é bem por aí mesmo…e além disso o sensor precisa de calibragem direto
e isso responde pq os controladores de sonda wide até nos eua tám preão bem salgado...conversando com o ronin, ele me falou q é necessário um chip da bosch pra controlar e monitorar a sonda, com isso ele faz o controle de temperatura e as calibragens, fora a tradução do sinal da sonda...
eu confesso que estou a um bom tempo amadurecendo a idéia de desenvolver um aparelho desse, só q junto eu colocaria algumas outras entradas extra (egt, knock, rpm), um display pra mostrar o que está sendo lido e memória pra fazer datalog, fora um software pra ler os logs e tra?ar gr?ficos...acho q dá pra fazer algo de boa qualidade a um preão razoável (? um troão que naturalmente sai caro, mas daria pra vender pelo mesmo preão do controlador da ft, por exemplo)
valeu a todos pelos comentários. vou optar pela wide então.
depois desses relatos é meio dificil continuar com a narrow.?
[snapback]615760[/snapback]pipix, olha esse site:
-
o lance é ter a porca soldada no escapamento, fzr o acerto fino com a sonda wide e talves colocar a sonda narrow só pra servir como ponto de refer?ncia.
? assim q faão o ajuste no meu carro, só q sem sonda wide, e sim, com o feeling mesmo. ai sei qtos milivolts resultou o ajuste q fiz.
a maioria absoluta da galera mais nova acha q basta pendurar um halmeter no painel e fzr chegar a tal led/voltagem -
o lance é ter a porca soldada no escapamento, fzr o acerto fino com a sonda wide e talves colocar a sonda narrow só pra servir como ponto de refer?ncia.
? assim q faão o ajuste no meu carro, só q sem sonda wide, e sim, com o feeling mesmo. ai sei qtos milivolts resultou o ajuste q fiz.
a maioria absoluta da galera mais nova acha q basta pendurar um halmeter no painel e fzr chegar a tal led/voltagem
[snapback]615814[/snapback]bom mesmo é andar com a sonda wide full time ate conseguir fazer todos os parametros de correção por temperatura (fueltech). aqui eu acertei o carro com tempo quente, no ultimo track day que andei tive q dar mais combustivel pq o tempo tava frio e ficou pobre a mistura (0,93 de lambda). ainda não tive tempo para fazer as correções como eu quero, mas sei q é possivel.
no seu caso seria ainda mais importante ter uma sonda wide full time no carro, já que é um motor carburado que vai sempre sofrer mais com mudanças climaticas.
-
bom mesmo é andar com a sonda wide full time ate conseguir fazer todos os parametros de correção por temperatura (fueltech). aqui eu acertei o carro com tempo quente, no ultimo track day que andei tive q dar mais combustivel pq o tempo tava frio e ficou pobre a mistura (0,93 de lambda). ainda não tive tempo para fazer as correções como eu quero, mas sei q é possivel.
no seu caso seria ainda mais importante ter uma sonda wide full time no carro, já que é um motor carburado que vai sempre sofrer mais com mudanças climaticas.
[snapback]615845[/snapback]sim sim, legal mesmo seria ter ela o tempo todo. pensei em colocar só p/ ajustes pq disseram q a wide não suporta mto tempo/temperatura alta.
-
sim sim, legal mesmo seria ter ela o tempo todo. pensei em colocar só p/ ajustes pq disseram q a wide não suporta mto tempo/temperatura alta.
[snapback]615853[/snapback]depende de qual modelo vc for usar
as q vêm nos golfs/audis/etc. garanto pra vc que duram bastante
-
esse assunto mto me interessa, ja q não confio mais a teeeeempos em sonda narrow (mesmo tendo dois halmeters no carro) e minha sonda foi-se.
temos q pensar num jeito de converter o sinal da sonda de audi. -
esse assunto mto me interessa, ja q não confio mais a teeeeempos em sonda narrow (mesmo tendo dois halmeters no carro) e minha sonda foi-se.
temos q pensar num jeito de converter o sinal da sonda de audi.
[snapback]615855[/snapback]so pegar aquele link que eu passei e montar o projetinho.
la fora ja vendem ate o kit pronto com tudo que precisa+placa desenhada pra vc montar em casa -
temos q pensar num jeito de converter o sinal da sonda de audi.
[snapback]615855[/snapback]um negócio legal é q as sondas wide dos audis e golfs gti turbo não são tão caras…
depois eu vou conversar com o pessoal e pesquisar mais a fundo sobre esse chip da bosch necessário pra controlar essa sonda q o ronin falou...
-
a questao da temperatura acho que é mais relacionada ao aquecimento interno feito pela propria sonda que pelo calor gerado no escape, senao nao teriamos necessidade do dispositivo pra controlar o aquecimento dela.
[snapback]615856[/snapback]sim…
essas sondas precisam ter um controle de temperatura mais preciso, fora o esquema de calibragem...já rolam altos aparelhos no mercado q vc não precisa mais calibrar a sonda....a da ft mesmo não precisa, e se não me engano é por causa desse bendito chip...
-
sim…
essas sondas precisam ter um controle de temperatura mais preciso, fora o esquema de calibragem...já rolam altos aparelhos no mercado q vc não precisa mais calibrar a sonda....a da ft mesmo não precisa, e se não me engano é por causa desse bendito chip...
[snapback]615860[/snapback]?, a da ft se calibra automaticamente. e ela vai te informando tudo q esta acontecendo pelo visor, é muito bacana.
em breve vai rolar data-log tambem, ela já tem recurso, agora parece q vai ser tudo integrado quando sair a interface grafica da ft.
-
sim…
[snapback]615860[/snapback]exatamente tetinha
esse chip vai lendo o valor do resistor da propria sonda e faz os ajuste de calibracao.
link pro kit completo que me lembrou um meter novo.