Montagem de turbo em parati 1.8 1989
-
caros amigos
é com muita alegria que venho ao forum dizer a todos os amigos que até que enfim vou ter meu primeiro carro turbo . apesar de não ter muitos posts, participo do forum ativamente acompanhando os topicos e, como ja percebi que alguns ja tiveram muita decepção com mecanicos, resolvi montar o kit eu mesmo.
queria ajuda do pessoal aqui do forum se for possivel.
o carro eh uma parati 1.8 1989 e o kit veio completo com uma turbina 50/58 pulsativa no farol. ja comprei tb um jogo de junta do motor e a junta de aão do cabeçote.
estou querendo saber os cuidados que devo ter na hora da montagem a as peças que tenho que comprar para não ser pego de surpresa na hora da montagem. afinal, num tem nada mais chato que parar um servião por falta de peça ow ferramenta.
outra duvida eh quanto ao acerto inicial do carro com relação a regulagem de ponto.
qual e a melhor forma de se fazer para os primeiros teste.
espero a ajuda de todos aqui do forum…..
-
po que legal parabens, não vejo a hora de dizer isso tb , daqui a pouco o pessoal entendido vem ajuda-lo, voce manja de mecanica p/ fazer isso sozinho?
[snapback]616892[/snapback]
ol? amigo, eu tenho uma noção muito boa de mecanica e tenho um pouco de bom senso e boa vontade.. acho que com isso ja da pra encarar a caixa de ferramentas.
e a minha intenção ?h fazer um carro turbo que me de prazer ao dirigir… num precisa ser muito forte. acho que se eu chegar nos 170~180 cv eu fico satisfeito.
abraão pra vc
-
1a coisa que eu faria seria dar uma geral no motor.
já que vai trocar as juntas, troque a dor carter também e verifique o número de capa da biela p/ evitar surpresas desagrad?veis.
uma verificada nos anéis e bronzinas tbm é uma boa. já aproveita e da uma geral no cabeçote, uma limpeza.
p/ saber o que voce vai precisar só tendo a lista de peças que veio no kit turbo.
boa sorte com o projeto.
-
uia
conheci esse cara qdo ele ainda era moleque em bh e acessava a cdr ainda.
boa sorte no projeto e no que precisar é só postar aqui que a gente ajuda.
acho que além do b?sico de toda montagem, o pipix ja deu uns toques legais do que revisar.
o ponto é bom vc deixar original na primeira montagem e limitar o avanço dele pra evitar surpresas desagradaveis.
-
uia
conheci esse cara qdo ele ainda era moleque em bh e acessava a cdr ainda.
boa sorte no projeto e no que precisar é só postar aqui que a gente ajuda.
acho que além do b?sico de toda montagem, o pipix ja deu uns toques legais do que revisar.
o ponto é bom vc deixar original na primeira montagem e limitar o avanço dele pra evitar surpresas desagradaveis.
[snapback]616902[/snapback]
fala parceiro….
espero contar com sua ajuda nessa nova empreitada.... assim que for montando, vou postando algumas fotos.....
abra
-
-
boa sorte
minha palha é a seguinte:
-
cuidado para na hora de fazer o retorno, ele ficar acima do nível do óleo no carter
-
comece a regulagem com baixa pressão
[snapback]617310[/snapback]
isso.
e só adicionando: na hora do acerto comece gordo e depois vê emagrecendo a mistura.
-
-
boa sorte
minha palha é a seguinte:
-
cuidado para na hora de fazer o retorno, ele ficar acima do nível do óleo no carter
-
comece a regulagem com baixa pressão
[snapback]617310[/snapback]
ok. dica anotada.
muito grato pela ajuda
isso.
e só adicionando: na hora do acerto comece gordo e depois vê emagrecendo a mistura.
[snapback]617367[/snapback]
alguma dica com relação a montagem da bomba eletrica? tenho que ter algum ciudado em especial?
e com relação a descarga? tenho todos os meteriais/ ferramentas para fazer mais ainda num tenho a minima nação do como começar.
se alguem tiver uma dica, fico agradecido
-
-
alguma dica com relação a montagem da bomba eletrica? tenho que ter algum ciudado em especial?
e com relação a descarga? tenho todos os meteriais/ ferramentas para fazer mais ainda num tenho a minima nação do como começar.
[snapback]617388[/snapback]
ae amigo de preferencia em puxar o fio positivo direto da bateria com uma chave apropriada para isso, sei q é chato nao ter a facilidade de ligar no positivo da bobina, mas a tensao da bomba deve ser sempre o mais proximo de 12v ok, é meio chatinho de fazer mas recompensador, e outra, compra logo uma bomba de gti mesmo, é caro, é … mas compensa, pq é o ideal pra qq projeto, mesmo q vc deve estar pensando q va usar baixa pressao, mas vale a pena sim o investimento qto a linha de alimenta?ao procure fazer com mangueiras de 8mm ( to exagerando um pouco ) mas cansei de ver mangueira q o povo usa de 6mm e fica toda hora reclamando q o carro da falta e coisa e tal, mau sabem eles q as vezes uma mangueira de combustivel mau dimensionada causa isso e detalhe tbm com a entrada da linha do bura seu, o nipe é bem pekeno, mas é facil de ser trocado por um maior, inclusive, fike atento com a agulha da boia ok, procure comprar de alta vazao q existe pra 2e/3e ok
qto ao escape, procure fazer o mais reto possivel, evite curvas em cotovelos ou algo do tipo, e se nao quiser muito barulho, e for usar uma pressao civilizada da pra usar um jk no meio, e a caixa turbo atras...
abraços e maos a obra, é muito divertido pode ter certeza amigo fllwww
-
correto mesmo pra bomba é pegar do pos chave pra alimentar um rele e por esse rele alimentar a bomba vindo com fio da bateria. não se esque?a de usar fusivel.
se bem que a minha bomba ( monza ) tá no pos-chave, mas pego logo o fio grosso vermelho que sai do miolo da chave.
-
ae amigo de preferencia em puxar o fio positivo direto da bateria com uma chave apropriada para isso, sei q é chato nao ter a facilidade de ligar no positivo da bobina, mas a tensao da bomba deve ser sempre o mais proximo de 12v ok, é meio chatinho de fazer mas recompensador, e outra, compra logo uma bomba de gti mesmo, é caro, é … mas compensa, pq é o ideal pra qq projeto, mesmo q vc deve estar pensando q va usar baixa pressao, mas vale a pena sim o investimento qto a linha de alimenta?ao procure fazer com mangueiras de 8mm ( to exagerando um pouco ) mas cansei de ver mangueira q o povo usa de 6mm e fica toda hora reclamando q o carro da falta e coisa e tal, mau sabem eles q as vezes uma mangueira de combustivel mau dimensionada causa isso e detalhe tbm com a entrada da linha do bura seu, o nipe é bem pekeno, mas é facil de ser trocado por um maior, inclusive, fike atento com a agulha da boia ok, procure comprar de alta vazao q existe pra 2e/3e ok
qto ao escape, procure fazer o mais reto possivel, evite curvas em cotovelos ou algo do tipo, e se nao quiser muito barulho, e for usar uma pressao civilizada da pra usar um jk no meio, e a caixa turbo atras...
abraços e maos a obra, é muito divertido pode ter certeza amigo fllwww
[snapback]617396[/snapback]
obrigado…. vou ter esses cuidados na hora da montagem da descarga. acredito que eu não demore mais que um dia pra fazer uma descarga descente.
grato mesmo
correto mesmo pra bomba é pegar do pos chave pra alimentar um rele e por esse rele alimentar a bomba vindo com fio da bateria. não se esque?a de usar fusivel.
se bem que a minha bomba ( monza ) tá no pos-chave, mas pego logo o fio grosso vermelho que sai do miolo da chave.
[snapback]617402[/snapback]
a minha tb vai ser de monza trabalhanda pra 9 kg mas vou rodar com apena 0.8 e acho que a bomba da conta.
quais são os cuidados com relação ao acerto da carburação e do distribuidor?? tenho medo de moer tudo com um ponto errado
abraão e obrigado
-
a minha tb vai ser de monza trabalhanda pra 9 kg mas vou rodar com apena 0.8 e acho que a bomba da conta.
quais são os cuidados com relação ao acerto da carburação e do distribuidor?? tenho medo de moer tudo com um ponto errado
abraão e obrigado
[snapback]617408[/snapback]
porque 9kg?
vc vai andar com 2e ( ou 3e ) e 0.8 de pressao num motor std né?
raramente vai passar de 1.3kg de pressao final de combustivel. eu nao retrabalharia nao, peça original pra min é sempre a mais confiavel. só pegaria uma bomba original do monza a alcool.
-
porque 9kg?
vc vai andar com 2e ( ou 3e ) e 0.8 de pressao num motor std né?
raramente vai passar de 1.3kg de pressao final de combustivel. eu nao retrabalharia nao, peça original pra min é sempre a mais confiavel. só pegaria uma bomba original do monza a alcool.
[snapback]617443[/snapback]
vou usar essa bomba retrabalhada pq eu ja possuo essa mesmo.
abra
-
ja que vai abrir o carter … troca as bronzinas .. custam quase nada na consecionaria .. sempre fizemos isso aki e recomendo ....
sobre a linha de combustivel .. faça um pescador no tanque pode ser com um tubo de cobre por cima mesmo ... mas o ideal é voce fazer um catch tank ...
montamos uma parati aqui a um mes e poco .. e foi feito um catch tank de aluminio alimentado pela bomba mecanica original do motor 1.6 , dele sai por uma bomba de gti o combustivel para a 2e e do carburador retorna pra dentro do catch tank ...ficou limpo .. facil nao precisou fazer pescador no tanque ... somente foi feito uma mangueira de retorno pro tanque .. q foi moleza ..
o carro roda com 1,2 bar numa .42/.48 o dono pisa sem dá em curva e qualquer situia?ao .. mesmo com o tanque quase na reserva nao dá falta .... o catch ficou em baixo da barra de dire?ao ao lado do filtro de oleo do ap .. a instala?ao ficou 10
eu recomendo ... gostei muito ...fica ai como dica pra quem quer um turbo basico com 1 bomba só ...
-
ja que vai abrir o carter … troca as bronzinas .. custam quase nada na consecionaria .. sempre fizemos isso aki e recomendo ....
sobre a linha de combustivel .. faça um pescador no tanque pode ser com um tubo de cobre por cima mesmo ... mas o ideal é voce fazer um catch tank ...
montamos uma parati aqui a um mes e poco .. e foi feito um catch tank de aluminio alimentado pela bomba mecanica original do motor 1.6 , dele sai por uma bomba de gti o combustivel para a 2e e do carburador retorna pra dentro do catch tank ...ficou limpo .. facil nao precisou fazer pescador no tanque ... somente foi feito uma mangueira de retorno pro tanque .. q foi moleza ..
o carro roda com 1,2 bar numa .42/.48 o dono pisa sem dá em curva e qualquer situia?ao .. mesmo com o tanque quase na reserva nao dá falta .... o catch ficou em baixo da barra de dire?ao ao lado do filtro de oleo do ap .. a instala?ao ficou 10
eu recomendo ... gostei muito ...fica ai como dica pra quem quer um turbo basico com 1 bomba só ...
[snapback]617916[/snapback]
obrigado pela dica amigo…
no meu caso, quero rodar com no maximo 1kg e num quero nada muito absurdo naum...
vou fazer um carro beeeeem simples e tentar tirar o maximo de eficiencia com o maximo de simplicidade, ja que o proposito do carro eh apenas proporcionar prazer em dirigir.
muito o brigado pelas dicas e pode ter certeza que vão ser usadas.
-
rapaiz… sinceramente... eu tb ia fazer basic?o... e hoje estou forjado com bico extra, etc...
o escape eu faria em alguem que conhece, pois é um negócio que exige prática para não ficar ruim.
quanto ao ponto o pessoal pode te ajudar sobre como acertar o avanço. procure pela ferramenta e procura q tem uns dez tópicos sobre o assunto.
quanto é alimentação, eu iria de bico extra na pressurização, pois gosto de acertar o conjunto sem levantar o capo e fica um servião pronto para upgrades. mas o pessoal tem conseguido bons resultados com econostato. eu nunca fiz com econostato.
de resto... cuide do chão para o carro não ficar lixando, hehehe