Coletor de cano comum x coletor de inox
-
um preparador bem dos conhecidos de s. paulo me disse que no meu caso se eu fosse montar meu atual carro eu teria ganho de potência só pelo fato do coletor de inox. me disse uma porcentagem medida em alguns carros no dinamometro da sua oficina mas para ser sincero não me lembro de valores exatos..
-
eu acho que pelo custo do inox acaba nem compensando.. é muito dinheiro por pouca coisa a mais.
-
a grande sacada do inox, é que ele retem muito mais calor dentro da tubulação… ja o aão carbono, deixa esse calor passar pra fora mais facil...
alem das trincas, etc... ja vi muito coletor de inox sem ser polido... parecendo um de aão carbono mesmo... polimento é so beleza...
-
a grande sacada do inox, é que ele retem muito mais calor dentro da tubulação… ja o aão carbono, deixa esse calor passar pra fora mais facil...
alem das trincas, etc... ja vi muito coletor de inox sem ser polido... parecendo um de aão carbono mesmo... polimento é so beleza...
[snapback]624569[/snapback]
termotape já não resolveria esse problema de reter calor?
-
termotape já não resolveria esse problema de reter calor?
[snapback]624570[/snapback]
ajuda, o problema eh que como fica bem mais quente, acelera o processo de oxidação do coletor… ideal mesmo é dar algum banho que utilize material refratério (p/ segurar o calor dentro dos dutos) e que impeça a oxidação do mesmo ...
-
ajuda, o problema eh que como fica bem mais quente, acelera o processo de oxidação do coletor… ideal mesmo é dar algum banho que utilize material refratério (p/ segurar o calor dentro dos dutos) e que impeça a oxidação do mesmo ...
[snapback]624581[/snapback]
e nesse ponto é que entraria a ceramica?
-
aão inox é o mais recomendado para usos visando alta performance (sempre).
motivos:
resist?ncia a corrosão (motivo de muitas quebras/fendas/entupimentos parciais,etc.)
resist?ncia a oxidação (em temperaturas elevadas a formação de uma espessa crosta de oxido.)
resist?ncia mecânica (por isso é usado em partes de aeronaves e mêsseis, vasos de pressão,etc.)
o que torna o aão inoxidavel é (obviamente) sua composição e para o caso específico (coletor) o melhor aão é o que tem maior concentração de cromo (no mínimo 12%).
os aíos inoxid?veis martens?ticos são os menos resistentes e os austen?ticos os mais resistentes é corrosão. partindo desta constatação e seguindo a norma 13.1 astm a-249 - tipos de aão inox para o construir coletores: abnt (302 b , 308 ou 309).
para melhor escolha analisar a concentração de néquel(ductilidade - resist?ncia mecânica a quente - soldabilidade) molibd?nio e o cobre (aumenta a resist?ncia é corrosão por via ?mida) sil?cio e o alumínio(melhora a resist?ncia é oxidação a alta temperatura.)tit?nio e o ni?bio (estabilizam os aíos austen?ticos evitando o empobrecimento de cromo a 700?c)
ter sempre em mente que o cromo e o niquel constituem os elementos primordiais dos aíos inoxid?veis.
-
eu fiz o meu esses dias, e optei por cano normal…
de inox é mais bonito...
se falar em durabilidade, vamos supor q vc fique com seu kit montado por 3 anos... do de cano tb dura td isso, e se for bem feito até mais..
entao, optei por cano, sem contar, que é mto mais em conta q inox, e funciona igualzinho.
ao meu ver, coletor de inox é um gasto desnecessario... pq é caro pra kct..
abraços
-
pessoal, por favor, falem tubo, não cano, pois isso é coisa de construção civil..
quem chegar numa loja de ferragens pedindo cano de aão vai receber um belo tarugo para fazer a ligação hidr?ulica da casa.
outra coisa: o inox é melhor devido suas propriedades mecânicas. vai resistir mais é corrosão e também aos esfor?os mecânicos.
o problema é que exsitem vêrios tipos de inox no mercado, e apenas alguns atenderão a essa solicitação de coletor de escape. se o construtor da peça não saber exatamente qual utilizar, o resultado será uma catéstrofe.
no quesito efici?ncia, o inox tende a ser mais liso internamente, justamente por não oxidar como o de aão comum. o que é ben?fico para o escoamento.
um banho de cer?mica sempre é bem-vindo, independente se aão ou inox.
acabamentos superficiais tipo zincado ou cromado também ajudam a prevenir a corrosão. mas com o calor dos gases pode danificar essa camada.
-
uma coisa, o banho de ceramica é feito por fora ou por dentro do coletor???
[snapback]624594[/snapback]
ou meu já veio com ceramica….........? tanto interno quanto externo. no meu caso, até parece que o coletor é feito de aluminio ( pelo acabamento que aparenta ).
segue foto do meu coletor http://img97.imageshack.us/img97/2701/dsc032611ac.jpg
abraço.
-
como faz parte do tópico, na semana passada eu fiz cotação:
coletor em aão inox no dudu, p/ ap (4x2x1) está 1300.
na german = 2300
[snapback]624645[/snapback]
coletor 6x2 aspro inox na german r$ 2500,00