Radiador de oleo…
-
tb penso assim…
a pressão teria q c manter a mesma apos colocar o radiador... e ele tem q ser bem eficiente pra deixar o oleo mais viscoso apenas, sem atrapalhar o fluxo.
-
não esque?am que:
-
mta gente liga o manometro de oleo em cima do filtro, e assim não mede nada alem da pressão da bomba, qdo o correto é medir a pressão no sistema todo, e com isso, facilmente a pressão sobe por pura e simples restrição na linha
-
um radiador de oleo eficiente + manometro de pressão ligado direito tb pode acusar aumento de pressão ou msm acusar menor perda de pressão qdo o oleo está aquecido devido a menor perda de viscosidade do óleo, q agora conta com a refrigeração .
-
-
sabe que pensando bem por outro lado, um radiador razoavel tb nao teria o pq ser malefico mesmo se usado num carro que não fica judiando toda hora.
queira ou não, oleo e agua trocam calor via bloco do motor. se o radiador de oleo joga calor demais fora, logo vai esfriar o motor, que vai esfriar a agua, que tem a temperatura controlada pela termostatica que enfim tb vai cessar a refrigeração do motor via agua, pra mante-lo aquecido, ou seja, refrigera mais o motor via oleo e usa-se menos o sistema de refrigeração a agua. em teoria é assim nao?
pensando assim me soa bem…
-
no mazda, a muito tempo atrás, eu tinha uma radiador de óleo da b&m, que esfriava muito, a ponto de me dar trabalho com os tuchos.
sem ele a temperatura subia, e pressão do oleo tombava (sensor na galeria do 2? cabeçote)
pra resolver eu instalei uma valvula eletrica de um volvo turbo, que trabalhava com a temperatura (passava pelo radiador quando a temp do oleo subia de 110, passava pelo desvio quando baixava de 90)
era perfeito, a pressão do oleo ficava sempre dentro do padr?o. e o oleo tava sempre dentro do ideal.
-
eu fiz alguns testes com meu carro…
com o carro ligado a mais de 1:40 no transito de são paulo parando, andando, parando, andando... a pressão do óleo naum abaixo por nada no mundo de 3kg....
e uma coisa engraçada, meu carro esquenta mais na estrada (anchieta por exemplo) do que parado no transito....
no transito temperatura menos da metade (se a metade for 110 ele fica em 80)
na estrada temperatura menos da metade (se a metade for 110 ele fica em 100)
-
eu fiz alguns testes com meu carro…
com o carro ligado a mais de 1:40 no transito de são paulo parando, andando, parando, andando... a pressão do óleo naum abaixo por nada no mundo de 3kg....
e uma coisa engraçada, meu carro esquenta mais na estrada (anchieta por exemplo) do que parado no transito....
no transito temperatura menos da metade (se a metade for 110 ele fica em 80)
na estrada temperatura menos da metade (se a metade for 110 ele fica em 100)
[snapback]646199[/snapback]
quanto de ponto vc usa??? nao ta mto atrasado isso ai nao??
vc esta usando as prote?oes de papelao do radiador?? tem intercooler na frente do radiador ou algo assim??
-
onde voces sugerem q seja colocado um radiador num at 1000 16v turbo?
[snapback]646055[/snapback]
cara … tu acha que o 1.0 16v fica no limite? se o teu fica fica é pq tem alguma coisa errada.
tenho um 1.0 16v turbo adaptado e a temperatura nao passa de 90 graus nem por um decreto. na estrada, dependendo da velocidade, chega a cair para quase 70 graus. e isso pq o sistema de refrigeração do motor é orige.
a minha tomada de oleo para o manometro fica no alto do cabeçote. em marcha lenta, com o carro quente, consigo coisa de 2,5kg de pressão. como o teu esta marcando?
lembro que qdo eu tinha um corsa gsi, a temperatura normal de trabalho era na casa dos 100 graus. eu ainda acho isso muito estranho até hoje mas foi o que todas as autorizadas gm me falaram na época. este sim, para mim é um carro que trabalha no limite.
[]?s
fabio
-
outro detalhe: depois de instalado o radiador de oleo, meu carro nunca mais bateu tucho. eu tinha cabecote hidraulico e girava 7000 rpm sem dá. nao descarregava tucho nem a pau… literalmente falando.
-
galera, a função do radiador de oleo é obvia: deixar o oleo mais frio… assim sendo, é natural que a pressão de oleo suba por causa disso, pois o oleo estará mais grosso...
outra coisa que deve ser pensada é que ao instalar um radiador de oleo num carro que originalmente nao tem esse radiador, deve-se colocar oleo a mais pra compensar a maior volta que o oleo dá...
l? no clube do marea, por exemplo, temos um marea 2.0 que foi turbinado e o dono adaptou um radiador de oleo... originalmente, cabem 5 litros de oleo no motor do marea 2.0... no marea desse cara ele usa 6,5l e mesmo assim a vareta fica só na metade, indicando que cabe ainda mais oleo
-
pra gente ver q por mais simples q as coisas sejam, não eh tão simples assim
-
ao mesmo tempo….......aumentar o volume costuma diminuir a pressão
[snapback]646446[/snapback]
da mesma forma, o aumento no volume de óleo (quantidade) costuma ajudar a manter a temperatura, tendo mais óleo para trocar o calor…
me surgiu uma dúvida... não existe algo como uma válvula termost?tica específica para o radiador de óleo?
-
ao mesmo tempo….......aumentar o volume costuma diminuir a pressão
[snapback]646446[/snapback]
nao concordo muito com voce … voce tem uma ideia meio estranha ao meu ver sobre sistemas de fluidos dinamicos ...
isto que voce falou e ja falou em um topico sobre coletor de admi?ao se aplica a quantidades de fluido estaticas .. onde nao tem-se uma bomba rodando o tempo todo ...e oleo circulando ...
voce ter uma mangueira de agua conectada na torneira com uma ponta que restrinja a sua vazao , e a pressao dentro da mangueira sendo constante a 0.5 bar ... voce alterar o comprimento de 5 para 50 metros , tendo vazao suficiente na torneira a pressao nao vai mecher nem um pentelhonesimo ...
e o volume variou ...
acho importante nao serem desprezados nem um dos fatores q influenciam os fenomenos ...