Radiador de oleo…
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no mazda, a muito tempo atrás, eu tinha uma radiador de óleo da b&m, que esfriava muito, a ponto de me dar trabalho com os tuchos.
sem ele a temperatura subia, e pressão do oleo tombava (sensor na galeria do 2? cabeçote)
pra resolver eu instalei uma valvula eletrica de um volvo turbo, que trabalhava com a temperatura (passava pelo radiador quando a temp do oleo subia de 110, passava pelo desvio quando baixava de 90)
era perfeito, a pressão do oleo ficava sempre dentro do padr?o. e o oleo tava sempre dentro do ideal.
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eu fiz alguns testes com meu carro…
com o carro ligado a mais de 1:40 no transito de são paulo parando, andando, parando, andando... a pressão do óleo naum abaixo por nada no mundo de 3kg....
e uma coisa engraçada, meu carro esquenta mais na estrada (anchieta por exemplo) do que parado no transito....
no transito temperatura menos da metade (se a metade for 110 ele fica em 80)
na estrada temperatura menos da metade (se a metade for 110 ele fica em 100)
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eu fiz alguns testes com meu carro…
com o carro ligado a mais de 1:40 no transito de são paulo parando, andando, parando, andando... a pressão do óleo naum abaixo por nada no mundo de 3kg....
e uma coisa engraçada, meu carro esquenta mais na estrada (anchieta por exemplo) do que parado no transito....
no transito temperatura menos da metade (se a metade for 110 ele fica em 80)
na estrada temperatura menos da metade (se a metade for 110 ele fica em 100)
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quanto de ponto vc usa??? nao ta mto atrasado isso ai nao??
vc esta usando as prote?oes de papelao do radiador?? tem intercooler na frente do radiador ou algo assim??
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onde voces sugerem q seja colocado um radiador num at 1000 16v turbo?
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cara … tu acha que o 1.0 16v fica no limite? se o teu fica fica é pq tem alguma coisa errada.
tenho um 1.0 16v turbo adaptado e a temperatura nao passa de 90 graus nem por um decreto. na estrada, dependendo da velocidade, chega a cair para quase 70 graus. e isso pq o sistema de refrigeração do motor é orige.
a minha tomada de oleo para o manometro fica no alto do cabeçote. em marcha lenta, com o carro quente, consigo coisa de 2,5kg de pressão. como o teu esta marcando?
lembro que qdo eu tinha um corsa gsi, a temperatura normal de trabalho era na casa dos 100 graus. eu ainda acho isso muito estranho até hoje mas foi o que todas as autorizadas gm me falaram na época. este sim, para mim é um carro que trabalha no limite.
[]?s
fabio
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outro detalhe: depois de instalado o radiador de oleo, meu carro nunca mais bateu tucho. eu tinha cabecote hidraulico e girava 7000 rpm sem dá. nao descarregava tucho nem a pau… literalmente falando.
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galera, a função do radiador de oleo é obvia: deixar o oleo mais frio… assim sendo, é natural que a pressão de oleo suba por causa disso, pois o oleo estará mais grosso...
outra coisa que deve ser pensada é que ao instalar um radiador de oleo num carro que originalmente nao tem esse radiador, deve-se colocar oleo a mais pra compensar a maior volta que o oleo dá...
l? no clube do marea, por exemplo, temos um marea 2.0 que foi turbinado e o dono adaptou um radiador de oleo... originalmente, cabem 5 litros de oleo no motor do marea 2.0... no marea desse cara ele usa 6,5l e mesmo assim a vareta fica só na metade, indicando que cabe ainda mais oleo
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pra gente ver q por mais simples q as coisas sejam, não eh tão simples assim
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ao mesmo tempo….......aumentar o volume costuma diminuir a pressão
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da mesma forma, o aumento no volume de óleo (quantidade) costuma ajudar a manter a temperatura, tendo mais óleo para trocar o calor…
me surgiu uma dúvida... não existe algo como uma válvula termost?tica específica para o radiador de óleo?
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ao mesmo tempo….......aumentar o volume costuma diminuir a pressão
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nao concordo muito com voce … voce tem uma ideia meio estranha ao meu ver sobre sistemas de fluidos dinamicos ...
isto que voce falou e ja falou em um topico sobre coletor de admi?ao se aplica a quantidades de fluido estaticas .. onde nao tem-se uma bomba rodando o tempo todo ...e oleo circulando ...
voce ter uma mangueira de agua conectada na torneira com uma ponta que restrinja a sua vazao , e a pressao dentro da mangueira sendo constante a 0.5 bar ... voce alterar o comprimento de 5 para 50 metros , tendo vazao suficiente na torneira a pressao nao vai mecher nem um pentelhonesimo ...
e o volume variou ...
acho importante nao serem desprezados nem um dos fatores q influenciam os fenomenos ...
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nao concordo muito com voce … voce tem uma ideia meio estranha ao meu ver sobre sistemas de fluidos dinamicos ...
isto que voce falou e ja falou em um topico sobre coletor de admi?ao se aplica a quantidades de fluido estaticas .. onde nao tem-se uma bomba rodando o tempo todo ...e oleo circulando ...
voce ter uma mangueira de agua conectada na torneira com uma ponta que restrinja a sua vazao , e a pressao dentro da mangueira sendo constante a 0.5 bar ... voce alterar o comprimento de 5 para 50 metros , tendo vazao suficiente na torneira a pressao nao vai mecher nem um pentelhonesimo ...
e o volume variou ...
acho importante nao serem desprezados nem um dos fatores q influenciam os fenomenos ...
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em partes eu discordo de você, rui…
qualquer fluido que seja, ele é comprimóvel, independente de qual seja.
dizer que a água não comprime é falar besteira. ela comprime sim, claro, infinitamente menos que o ar, mas, comprime, ou, é comprimóvel.
e, no caso do óleo, se você tem um volume maior de óleo, você tem mais óleo para ser comprimido, diminuindo a pressão no final do sistema ...
mas, concordo no ponto em que essa compressão é quase que desprezável.
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eu fiz alguns testes com meu carro…
com o carro ligado a mais de 1:40 no transito de são paulo parando, andando, parando, andando... a pressão do óleo naum abaixo por nada no mundo de 3kg....
e uma coisa engraçada, meu carro esquenta mais na estrada (anchieta por exemplo) do que parado no transito....
no transito temperatura menos da metade (se a metade for 110 ele fica em 80)
na estrada temperatura menos da metade (se a metade for 110 ele fica em 100)
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o meu é assim tbm
só chega no meio da escala quando ta na estrada… normalmente ele sempre trabalha abaixo do meio...
to usando cebolinha de acionamento de passat 77 gasolina....
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eu tenho um radidaor de oleo aki em casa, instalei mas nao cheguei a andar com o carro…
começou a vazar 1 pouco de oleo da flange quando liguei o carro, ai, ja eratarde da noite, tirei e fiquei de reinstalar no dia seguinte... acabei desistindo e ta aqui guardado desde então...
o kit completo com rdiador mangueira niple ....
o que foi dito em relação ao oleo andar sempre frio... discordo, eu acho que ele ir? demorar realmente bem amis tempo pra esquentar... mas acredito que ir? chegar num patamar,por exemplo) 90 graus e se manter ali, quando originalmente sem radiador esse patamar seria 110 graus...
utilizando um sistema de radiador que nao atrapalhe o fluxo de oleo, digo, não crie resistencia e tenha uma otima vaz?o...
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galera, o santana 2.0 teve alguns modelos q saiu com radiador de óleo.
pra galera do ap é simples, use do santana
eu nao vejo problema em usa-lo, desde que com o oleo correto.
em motor original, nao vejo necessidade, mas em preparado é bom.
ai tem gente que nao coloca radiador mas muda o tipo de óleo, ai entramos naquela tabela e siglas q eu entendo quase nada mas q influenciam e muito.
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dei uns 5 vdo esses tempo atraz de 0-200 km/h meu manometro de oleo é ligado ali no filtro, a lenta ficou poco menos que 1 bar de oleo mas ja com 2.000 rpm ja esta marcando 5,5 bar, qual o melhor local para instalar o manometro do oleo?
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dei uns 5 vdo esses tempo atraz de 0-200 km/h meu manometro de oleo é ligado ali no filtro, a lenta ficou poco menos que 1 bar de oleo mas ja com 2.000 rpm ja esta marcando 5,5 bar, qual o melhor local para instalar o manometro do oleo?
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o ideal é que fosse instalado em um ponto distante da bomba. se possível, cabeçote….....mas...
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cara … tu acha que o 1.0 16v fica no limite? se o teu fica fica é pq tem alguma coisa errada.
tenho um 1.0 16v turbo adaptado e a temperatura nao passa de 90 graus nem por um decreto. na estrada, dependendo da velocidade, chega a cair para quase 70 graus. e isso pq o sistema de refrigeração do motor é orige.
a minha tomada de oleo para o manometro fica no alto do cabeçote. em marcha lenta, com o carro quente, consigo coisa de 2,5kg de pressão. como o teu esta marcando?
lembro que qdo eu tinha um corsa gsi, a temperatura normal de trabalho era na casa dos 100 graus. eu ainda acho isso muito estranho até hoje mas foi o que todas as autorizadas gm me falaram na época. este sim, para mim é um carro que trabalha no limite.
[]?s
fabio
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temperatura é cravado nos 90 … se cai ou sobe tem algo errado, no seu caso deve ser ausencia da valvula termostatica... coisa grave... eu acho que fica no limite sim, motor pequeno mais sobrealimenta?ao, leva o oleo no limite ... nesse motor o oleo chega a fritar em determinadas partes... eu colocaria mais por ego mesmo, conheco uma parati turbo com 231 mil rodados fez motor uma vez com 170 mil e nunca utilizou radiador de oleo
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ao mesmo tempo….......aumentar o volume costuma diminuir a pressão
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no caso do radiador de oleo nao … pq essa folga é compesada pela diminui?ao da temperatura, consequentemente mantendo a viscosidade e obviamente a pressao