Projeto maverick 1974
-
olha…eu curti as lanternas desses 2 mavecos do batistinha...
e olha q sou meio careta tbm...mas essa modificação com certeza eu faria...
e nao pode faltar dizer q sou louco por maverick...
foi meu 1o carro...
um gt 2.3 ohc 1976 -
concordo contigo. o recordista da stt possui esta carburação, mas a gente tem que levar em consideração que é carro de pista né é quero um carro forte, mas pelo menos com uma dirigibilidade razoável. não queria que meu carro somente apresentasse um rendimento top em full throttle. é coisa de se investigar bastante ainda para não gastar uma furtuna em algo que só vê me dar dor de cabeça.
vou te falar que esse negócio da lenta nem me chateou não, embora seja um saco (já tive ap turbo com weber no alcool). o que realmente me faz pensar é o carro não possuir um sistema de progressão bacana.
muito legal as informações rix, valeu pela pesquisa. dos mustangs 95 eu sabia, mas não imaginava que a explorer também tinha essa motorização.
[snapback]678447[/snapback]rodrigo, apesar da declaração do weslake q o streit colocou, eu ainda tenho minhas dúvidas se um v8 com 4 weber ficaria tão aquém assim…
? fato q os ianques preferem os quadrijets é webers...tanto é q até hj eles usam isso até mesmo em carro de corrida...o último q eu vi com isso foi o zf q veio pra correr de endurance aqui no brasil (2005/6)...usava um gm 350 com um quadrijet barry grant demon...fora isso os stock jaca usam combinação parecida...os europeus preferem as 4 webers, e isso a gente pode ver até nos f1 das antigas, com motor cosworth, e outros carros de alto desempenho e que usavam essa carburação...
acho q é uma questão mais de facilidade de achar um bom acerto rápido (convenhamos, equalizar 4 webers é um trabalhão danado, ainda mais comparando com 1 q-jet) do q propriamente de render menos...
e tb acho q é possível conseguir boa progressão com as webers....nada comparado com o q-jet, mas tb o carro não vai ficar chucro igual carro de corrida
eu tenho vontade de ver um v8 com 4 deitadas, igual já passou por foto aqui....deve ser animal demais....e se vc resolvesse fazer isso, dava pra usar as solex 40 de alfa, que acha com relativa facilidade e preão atrativo
-
rodrigo, apesar da declaração do weslake q o streit colocou, eu ainda tenho minhas dúvidas se um v8 com 4 weber ficaria tão aquém assim…
? fato q os ianques preferem os quadrijets é webers...tanto é q até hj eles usam isso até mesmo em carro de corrida...o último q eu vi com isso foi o zf q veio pra correr de endurance aqui no brasil (2005/6)...usava um gm 350 com um quadrijet barry grant demon...fora isso os stock jaca usam combinação parecida...os europeus preferem as 4 webers, e isso a gente pode ver até nos f1 das antigas, com motor cosworth, e outros carros de alto desempenho e que usavam essa carburação...
acho q é uma questão mais de facilidade de achar um bom acerto rápido (convenhamos, equalizar 4 webers é um trabalhão danado, ainda mais comparando com 1 q-jet) do q propriamente de render menos...
e tb acho q é possível conseguir boa progressão com as webers....nada comparado com o q-jet, mas tb o carro não vai ficar chucro igual carro de corrida
eu tenho vontade de ver um v8 com 4 deitadas, igual já passou por foto aqui....deve ser animal demais....e se vc resolvesse fazer isso, dava pra usar as solex 40 de alfa, que acha com relativa facilidade e preão atrativo
[snapback]678514[/snapback]até acho que acertar as 04 pode não ser tão complicado se voce dispor de uma instrumentação legal para acertar é fato que voce terá q vir fazendo isso cilindro a cilindro, o que demoraria, no mínimo, 8x mais tempo que um quadrijet.
sempre fui apaixonado por ver as 4 weber trabalhando em cima de um v8, só essa conversa que tive com o torres que me desanimou um pouco. mas é questão de pesquisar um pouco mais e estudar os prós e contras de cada configuração.
alias, você tem alguma foto dessas 4 webers deitadas é se não me engano, esse tipo de coletor existe somente para o chevy, nunca vi nenhum desses para ford.
a verdade é que, se voce abre o capo e mostra as 4 webers na cara do sujeito, o cara desiste até de encostar do seu lado com o carro
-
as fotos q eu vi foram as postadas aqui no pp….será q não rola nenhum coletor desse pra ford?
inclusive nesse exato momento eu tá procurando por elas, mas é muito foda de achar...qdo encontro é com as em po...
eu lembrei do bumblebee do filme transformers....antes de ele virar um camaro novo, ele era um antigo e o motor possuía exatamente essa configuração
inclusive a gostosinha qdo o moleque abre o capo olha e fala q ele tem 2 carburadores quadruplos
-
quantos cfm dá essas 4 webers?
e o q-jet?
[snapback]678541[/snapback]se não me engano, cada weber 40 tem 220cfm
-
hmmm… se são 220 cfm... 220 x 4 = 880cfm.
gerakmente os q-jets holley que se usa em 302 são de 650 ou 750cfm.
e eles não são um gargalo na preparação do motor, aspirado, para uso de rua. será que as webers não seriam uma dor de cabeça por causa de sobrecarburação?lembrando que não entendo nada disso, são só suposições minhas.
[]s
-
o weber 40, com difusor de 36mm, tem 210 cfm por corpo.
são 420 por carburador.holley é tradição, mas um conjunto desses aqui…
weber p/fordse não me engano, cada weber 40 tem 220cfm
[snapback]678557[/snapback] -
amigo rodrigo, durante a tradicional visitada diária ao seu tópico, lendo o que os colegas do fórum postaram a respeito das webers, lembrei-me de um tópico onde participei em outro lugar sobre o este assunto, como estou meio sem tempo, vou apenas colar aqui o que escrevi lá.
só vale ressaltar que o escrito abaixo refere-se ?s webers 48, pois erra esta configuração que usavam tanto o maverick berta hollywood, quanto os próprios gt-40 de época, e também é usada pelo maverick recordista da stt do leovaldo petry.
?segundo minha pesquisa cada weber 48 idf apresenta um fluxo total de aproximadamente 610 cfm, em uma rápida soma, chegamos ao valor total do conjunto de 4 webers 48 idf de 2440 cfm
a essa altura já deve ter gente pensando ?mais é impossível que isso funcione, nem o tánel de vento da nasa produz tanto vento?.
porém vale lembrar que, por exemplo; em um motor equipado com um quadrijet de 750cfm, os cfm serão distribuídos pela ordem de aspiração do movimento do virabrequim, uma vez que as explosões ocorrem em sequência, isto quer dizer que cada cilindro terá disponível quase a quantidade total dos 750 cfm disponíveis pelo carburador (mas, com a desvantagem do desenho do coletor pleno que entrega proporções diferentes aos cilindros mais distantes, sem contar as perdas geradas por turbulencia geradas pelo cruzamento de válvulas etc.). ?eu particularmente levo fé nesta configuração, porém tenho preferência pessoal por uma versão injetada do conceito, espero que some alguma coisa, abrasão e mais uma vez parabéns pelo projeto.
-
entao luispa
acho q se trocar-mos as webers e colocar os corpos de injecao ( idf ou dcoe ) seria muito mais facil todo o acerto, e consequentimente o rendimento com menos trabalho
vc disse que uma weber 48 idf tem 610 cfm cada neh, isso pq ela tem venturi, difusor e tal.
e um corpo de injecao dcoe com borboletas de 45mm? que nao possui nada no interior do corpo? nenhuma estrangulacao, nada? traria mais cfm certo?
duvida que tenho eh essa
-
ele falou uma coisa importante.. tando injetado quanto carburado.. sendo aspro, a geometria do coletor é o que pega
-
ele falou uma coisa importante.. tando injetado quanto carburado.. sendo aspro, a geometria do coletor é o que pega
[snapback]678613[/snapback]concordo em genero, número e grau nesse caso os corpos deveriam estar montados em um coletor que os deixasse levemente inclinados para o centro (no caso do v8) para que o fluxo praticamente não faça curva em seu caminho até a válvula.
-
rodrigo, apesar da declaração do weslake q o streit colocou, eu ainda tenho minhas dúvidas se um v8 com 4 weber ficaria tão aquém assim…
acho q é uma questão mais de facilidade de achar um bom acerto rápido (convenhamos, equalizar 4 webers é um trabalhão danado, ainda mais comparando com 1 q-jet) do q propriamente de render menos…
e tb acho q é possível conseguir boa progressão com as webers….nada comparado com o q-jet, mas tb o carro não vai ficar chucro igual carro de corridaeu tenho vontade de ver um v8 com 4 deitadas, igual já passou por foto aqui....deve ser animal demais....e se vc resolvesse fazer isso, dava pra usar as solex 40 de alfa, que acha com relativa facilidade e preão atrativo
[snapback]678514[/snapback]amigo rodrigo, durante a tradicional visitada diária ao seu tópico, lendo o que os colegas do fórum postaram a respeito das webers, lembrei-me de um tópico onde participei em outro lugar sobre o este assunto, como estou meio sem tempo, vou apenas colar aqui o que escrevi lá.
só vale ressaltar que o escrito abaixo refere-se ?s webers 48, pois erra esta configuração que usavam tanto o maverick berta hollywood, quanto os próprios gt-40 de época, e também é usada pelo maverick recordista da stt do leovaldo petry.?segundo minha pesquisa cada weber 48 idf apresenta um fluxo total de aproximadamente 610 cfm, em uma rápida soma, chegamos ao valor total do conjunto de 4 webers 48 idf de 2440 cfm
a essa altura já deve ter gente pensando ?mais é impossível que isso funcione, nem o tánel de vento da nasa produz tanto vento?.
porém vale lembrar que, por exemplo; em um motor equipado com um quadrijet de 750cfm, os cfm serão distribuídos pela ordem de aspiração do movimento do virabrequim, uma vez que as explosões ocorrem em sequência, isto quer dizer que cada cilindro terá disponível quase a quantidade total dos 750 cfm disponíveis pelo carburador (mas, com a desvantagem do desenho do coletor pleno que entrega proporções diferentes aos cilindros mais distantes, sem contar as perdas geradas por turbulencia geradas pelo cruzamento de válvulas etc.). ?
eu particularmente levo fé nesta configuração, porém tenho preferência pessoal por uma versão injetada do conceito, espero que some alguma coisa, abrasão e mais uma vez parabéns pelo projeto.
[snapback]678602[/snapback]rodrigo aproveitando o quer foi dito acima pelos colegas, conversei com o leovaldo no festival de 2006 e ele me disse que comprou o conjunto das 04 weber 48 de um outro cara que decidiu vende-las por não ter conseguido acertá-las. então ele comprou e ficou durante 02 dias no autódromo de guaporé testando todos os tipos de caneta e giclagem de lenta até conseguir o acerto fino.
o acerto de progressão que ele conseguiu é fantástico, pois para fazer 1.6 s nos 60 pos e arrancando praticamente na lenta, sem o carro ficar engasopando e você tendo que levantar giro para limpar é coisa de se tirar o chapou.
acho que o ponto negativo desta configuaração realmente vai ficar por conta do valor investido. com certeza seria bastante dinheiro.
só não sei se este coletor é para chevy ou ford: