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  4. Qual a diferença externa entre bloco gm 2.0 e 2.2?

Qual a diferença externa entre bloco gm 2.0 e 2.2?

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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  • E Offline
    E Offline
    Elmo
    escreveu em última edição por
    #1

    pessoal, alguém sabe qual a diferença entre um bloco de motor 2.0 e 2.2 da gm? vou ter que comprar um bloco com baixa no detran para poder lagalizar meu carro, pois o bloco que está lá é de retífica e tem numeração 0000 . o dono da retífica me garantiu que todo daewoo espero é 2.2 por causa das medidas internas, mas na verdade, eles são 2.0 mesmo. agora fiquei encucado achando que o danado meteu um bloco 2.2 num cabeçote que é de 2.0. medi a altura do bloco e deu 29cm, da junção com o cabeçote até a junção com o c?rter, e o di?metro do pistão é de 86mm.

    alguém pode dar uma ajuda?

    agrade?o

    1 Resposta Última resposta
    • D Offline
      D Offline
      Da Luz Racing BR
      escreveu em última edição por
      #2

      amigo, veja só.

      a diferença entre bloco 2.0 e 2.2 8v esta basicamente na altura.

      o bloco 2.2 é mais alto em cerca de 9 mm. os blocos 2.2 16v tem diferenças na parte de baixo nos mancais com mais uma grade e 2 eixos balanceadores.

      tem tambem pequenas diferenças internas de espessura de paredes galerias d agua etc. o diametro dos cilindros em ambos quando std é 86,00 mm

      não tem como usar bloco do 2.2 se manter virabrequim e bielas do 2.0 .

      o pistão tambem é praticamente o mesmo.

      abraços

      1 Resposta Última resposta
      • E Offline
        E Offline
        Elmo
        escreveu em última edição por
        #3

        amigo, veja só.

        a diferença entre bloco 2.0 e 2.2 8v esta basicamente na altura.

        o bloco 2.2 é mais alto em cerca de 9 mm. os blocos 2.2 16v tem diferenças na parte de baixo nos mancais com mais uma grade e 2 eixos balanceadores.

        tem tambem pequenas diferenças internas de espessura de paredes galerias d agua etc.  o diametro dos cilindros em ambos quando std é 86,00 mm

        não tem como usar bloco do 2.2 se manter virabrequim e bielas do 2.0 .

        o pistão tambem é praticamente o mesmo.

        abraços

        [snapback]667985[/snapback]

        obrigado, da luz mas eu gostaria de saber se o bloco que está no meu carro é 2.0 ou 2.2, pois preciso comprar outro bloco com baixa pra transferir tudo o que tem dentro do atual para esse que vou comprar, então tenho que ter certeza com relação é cilindrada. como disse antes, o que está lá no carro tem 29cm de altura, essa medida é de um bloco 2.0 ou 2.2?

        grato

        1 Resposta Última resposta
        • S Offline
          S Offline
          SemControle
          escreveu em última edição por
          #4

          uma ideia idiota….

          mas se seu bloco fosse 2.2 16v, nao daria pra ta montado 2.0 8v, a correia dentada nao serviria, mesmo a do 2.0 8v pq o bloco é menor, ela ficaria folgada, correto? ou to doido, os esticadores dariam conta da diferenca?

          1 Resposta Última resposta
          • D Offline
            D Offline
            Da Luz Racing BR
            escreveu em última edição por
            #5

            geralmente vem marcações nos blocos sobre o modelo. a gm faz isso em alto relevo se não me engano. veja no bloco que esta no seu carro.

            mas mencionou que seu carro é o espero.

            este carro no brasil pelo que sei so foi importado na versão 2.0 8v e poquissimos 16v.

            então o bloco é iguasl aos nossos gm fase ii.

            e muito simples saber.

            basta medir o curso do vira. se for de 86,00 mm é 2.0

            se for de 94,60 mm é 2.2.

            seu carro pode ter o motor já trocado em outra ocasi?o.

            ai nada impediria que colocassem a parte de baixo (bloco, vira, bielas e pistão ) do 2.2 8v.

            1 Resposta Última resposta
            • E Offline
              E Offline
              Elmo
              escreveu em última edição por
              #6

              geralmente vem marcações nos blocos sobre o modelo. a gm faz isso em alto relevo se não me engano. veja no bloco que esta no seu carro.

              mas mencionou que seu carro é o espero.

              este carro no brasil pelo que sei so foi importado na versão 2.0 8v e poquissimos 16v.

              então o bloco é iguasl aos nossos gm fase ii.

              e muito simples saber.

              basta medir o curso do vira. se for de 86,00 mm é 2.0

              se for de 94,60 mm é 2.2.

              seu carro pode ter o motor já trocado em outra ocasi?o.

              ai nada impediria que colocassem a parte de baixo (bloco, vira, bielas e pistão ) do 2.2 8v.

              [snapback]668003[/snapback]

              sim o motor veio de um daewoo espero 2.0 8v, mas o bloco e os componentes internos vieram de retífica e o cara da retífica garantiu que todo espero é 2.2 por causa das medidas internas. meu carro é um corsa com esse motor… estou achando que ele meteu um bloco 2.2 em um cabeçote 2.0, entende? será que realmente pode-se ver essa diferença atravṍs da correia dentada e concluir se um bloco é 2.0 ou 2.2 atravṍs dela?

              agrade?o

              1 Resposta Última resposta
              • R Offline
                R Offline
                rallye
                escreveu em última edição por
                #7

                pessoal, alguém sabe qual a diferença entre um bloco de motor 2.0 e 2.2 da gm? vou ter que comprar um bloco com baixa no detran para poder lagalizar meu carro, pois o bloco que está lá é de retífica e tem numeração 0000 . o dono da retífica me garantiu que todo daewoo espero é 2.2 por causa das medidas internas, mas na verdade, eles são 2.0 mesmo. agora fiquei encucado achando que o danado meteu um bloco 2.2 num cabeçote que é de 2.0. medi a altura do bloco e deu 29cm, da junção com o cabeçote até a junção com o c?rter, e o di?metro do pistão é de 86mm.

                alguém pode dar uma ajuda?

                agrade?o

                [snapback]667879[/snapback]

                se realmente for um espero é 2.0, se vc comprou o motor parcial completo com

                virabrequime tudo mais nao tem problema, o cabeçote do 2.2 ou 2.0 é o mesmo e

                serve e o 2.2 8v nao tem o eixo contra-balanceador.

                vendo o bloco só a altura deles mesmo que difere, nem pelo cepgm

                consigo ver pela numeração que a maioria nao tem cadastro.

                a fdp da gm coloca o 2.0 no cabeçote, aparece 2.0e ou 1.8e ou 2.2

                desconheão outra numeração ou identificação que voce possa fazer sem medir o

                comprimento do bloco e a diferença é de menos de 1cm, o 29cm é o 2.2

                o 2.0 tem praticamente 28cm, a diferença de deck é de 9,3mm

                as peças internas do 2.0 mudam completamente, o virabrequim, biela e pistoes

                são diferentes, nao se usa pistao do 2.0 no 2.2 por causa da taxa, embora seja

                a mesma em ambos motores, a cava do 2.0 é menor que o do 2.2, ou seja

                o pistao do 2.2 é bem destaxado, mas eles possuem mesmo diametro,

                mesmo pino e tem mesma altura de compressão.

                vira do 2.2 tem curso de 94,6mm contra 86mm do 2.0

                bielas do 2.2 tem comprimento de 148mm contra 143mm do 2.0

                pistoes do 2.2 tem piscina de algo proximo a 20cc

                e o 2.0 algo proximo a 14cc e ambos tem 86mm medida std.

                um pistao de 2.0 de monza a alcool no 2.2 ficaria

                com mais de 13 de taxa sem tirar nada do cabeçote

                e tirando 1mm vai pra quase 15:1 de taxa :ohoh:

                se voce preferir, voce ainda tem um monte de gambiarra bacana

                pra fazer nesse bloco, usar vira de 2.0 com bielas de 2.2 voce

                vai continuar com um 2.0, mas com 0,29 de r/l, precisa arrancar

                um pouco do topo do bloco pra melhorar a taxa.

                no final das contas vai depender da utilização final do seu carro.

                a correia dentada muda de um pro outro sim, mas nunca tentei

                colocar a correia do 2.0 no 2.2.

                1 Resposta Última resposta
                • E Offline
                  E Offline
                  Elmo
                  escreveu em última edição por
                  #8

                  se realmente for um espero é 2.0, se vc comprou o motor parcial completo com

                  virabrequime tudo mais nao tem problema, o cabeçote do 2.2 ou 2.0 é o mesmo e

                  serve e o 2.2 8v nao tem o eixo contra-balanceador.

                  vendo o bloco só a altura deles mesmo que difere, nem pelo cepgm

                  consigo ver pela numeração que a maioria nao tem cadastro.

                  a fdp da gm coloca o 2.0 no cabeçote, aparece 2.0e ou 1.8e ou 2.2

                  desconheão outra numeração ou identificação que voce possa fazer sem medir o

                  comprimento do bloco e a diferença é de menos de 1cm, o 29cm é o 2.2

                  o 2.0 tem praticamente 28cm, a diferença de deck é de 9,3mm

                  as peças internas do 2.0 mudam completamente, o virabrequim, biela e pistoes

                  são diferentes, nao se usa pistao do 2.0 no 2.2 por causa da taxa, embora seja

                  a mesma em ambos motores, a cava do 2.0 é menor que o do 2.2, ou seja

                  o pistao do 2.2 é bem destaxado, mas eles possuem mesmo diametro,

                  mesmo pino e tem mesma altura de compressão.

                  vira do 2.2 tem curso de 94,6mm contra 86mm do 2.0

                  bielas do 2.2 tem comprimento de 148mm contra 143mm do 2.0

                  pistoes do 2.2 tem piscina de algo proximo a 20cc

                  e o 2.0 algo proximo a 14cc e ambos tem 86mm medida std.

                  um pistao de 2.0 de monza a alcool no 2.2 ficaria

                  com mais de 13 de taxa sem tirar nada do cabeçote

                  e tirando 1mm vai pra quase 15:1 de taxa :ohoh:

                  se voce preferir, voce ainda tem um monte de gambiarra bacana

                  pra fazer nesse bloco, usar vira de 2.0 com bielas de 2.2 voce

                  vai continuar com um 2.0, mas com 0,29 de r/l, precisa arrancar

                  um pouco do topo do bloco pra melhorar a taxa.

                  no final das contas vai depender da utilização final do seu carro.

                  a correia dentada muda de um pro outro sim, mas nunca tentei

                  colocar a correia do 2.0 no 2.2.

                  [snapback]668012[/snapback]

                  muit?ssimo obrigado pela explicação, rallye

                  a correia, pelo que me lembro, comprei de 2.0 e ficou lá no lugar, mas medi a altura do bloco e deu 29cm cravados (vou medir novamente pra desencargo de consci?ncia), pretendo colocar pistões de monza ou ?mega é álcool para chegar numa taxa legal, mandar chipar e colocar escape de 2 pol usando o coletor de escape original e caixa de marcha do corsa gsi (que já está comigo), assim deve-se chegar em mais ou menos uns 130/135cv e com uma bruta arrancada.

                  abraços e obrigado novamente

                  1 Resposta Última resposta
                  • R Offline
                    R Offline
                    rallye
                    escreveu em última edição por
                    #9

                    muit?ssimo obrigado pela explicação, rallye

                    a correia, pelo que me lembro, comprei de 2.0 e ficou lá no lugar, mas medi a altura do bloco e deu 29cm cravados (vou medir novamente pra desencargo de consci?ncia), pretendo colocar pistões de monza ou ?mega é álcool para chegar numa taxa legal, mandar chipar e colocar escape de 2 pol usando o coletor de escape original e caixa de marcha do corsa gsi (que já está comigo), assim deve-se chegar em mais ou menos uns 130/135cv e com uma bruta arrancada.

                    abraços e obrigado novamente

                    [snapback]668016[/snapback]

                    cara, 135hpo hehehhee

                    se for o 2.2 tem 123hp original e um calculo burro

                    só aumentando a taxa com pistao de monza,

                    nao sei se fiz algum calculo errado, mas vai

                    pra quase 170hp sem taxar o cabeçote :ohoh:

                    1 Resposta Última resposta
                    • S Offline
                      S Offline
                      SemControle
                      escreveu em última edição por
                      #10

                      rally, mais ai comeca a deteriorar o chassi do corsa…..

                      lembre q nao é num vectra q ta o motor.....

                      eu lembro dessas ideias maldosas la no corsa clube ainda :ohoh:

                      1 Resposta Última resposta
                      • R Offline
                        R Offline
                        rallye
                        escreveu em última edição por
                        #11

                        rally, mais ai comeca a deteriorar o chassi do corsa…..

                        lembre q nao é num vectra q ta o motor.....

                        eu lembro dessas ideias maldosas la no corsa clube ainda :ohoh:

                        [snapback]668020[/snapback]

                        nao sei se o chassi teria problema, mas tem um camarada aki em brasilia

                        com um brinquedo desses, um 2.2 com pistao do 2.4 e o carrinho é bruto.

                        reclamava sempre de quebra no cambio e pistoes, pois vmp dele passa

                        a ser muito alta, a 7mil rpm ele já estará em 22m/s e o recomendável

                        ? sempre estar abaixo de 20m/s.

                        1 Resposta Última resposta
                        • S Offline
                          S Offline
                          SemControle
                          escreveu em última edição por
                          #12

                          ah nao sei…o ultimo 2.2t q eu vi desmontou...

                          nao sei se o elmo lembra ou é do tempo dele...o corsa carvao (putz nao lembro se era esse o nick) abriu na linha da porta

                          1 Resposta Última resposta
                          • R Offline
                            R Offline
                            rallye
                            escreveu em última edição por
                            #13

                            ah nao sei…o ultimo 2.2t q eu vi desmontou...

                            nao sei se o elmo lembra ou é do tempo dele...o corsa carvao (putz nao lembro se era esse o nick) abriu na linha da porta

                            [snapback]668023[/snapback]

                            mas o carro dele vai ser aspro ou turbo?

                            ele quer montar com pistoes alcool deve ser aspro neh?

                            ou terá pretensões turbinenses futuras :ohoh: ?

                            se turbinar, entope o carro de barra e cuidado com as

                            soldas nas longarinas, pois se precisar de vistoria técnica

                            o carro poder? se reprovado de bobeira, pelo menos

                            aqui em brasilia o pessoal da finatec nao deixa passar.

                            1 Resposta Última resposta
                            • S Offline
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                              SemControle
                              escreveu em última edição por
                              #14

                              170cv quase 3x o original 60cv

                              qnt a vistoria ta certo pq sabe q um carro desse nao é pra andar de boa….

                              1 Resposta Última resposta
                              • E Offline
                                E Offline
                                Elmo
                                escreveu em última edição por
                                #15

                                pensei em 130/135 cv, pois não tenho pretenções de quase 200cv num corsinha e sei dos limites estruturais da carroceria, na realidade estava pensando em 140cv, será que chega mesmo nesses 170? não tenho pretenções de turbin?-lo, pois acho que já não daria tanta surpresa pro pessoal dos audi, astra, vectra que já levam benga do meu carro, rs rs rs lembrem-se que só vou taxar com pistões de monza é álcool, bicos de astra flex, chip, escape de 2 pol com coletor de escape original e comando também original, que tenho quase que certeza que é o mesmo do kadett gsi.

                                obrigado pelas dicas

                                1 Resposta Última resposta
                                • S Offline
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                                  escreveu em última edição por
                                  #16

                                  to comecando achar q esses bikos do astra flex possam ser pequenos

                                  pensei q seriam grandes pro meu caso e to achando pequenos ja…mas cada motor é um motor....eu diria q estao no osso pra alimentar 101cv

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • R Offline
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                                    rallye
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                                    #17

                                    170cv quase 3x o original 60cv

                                    qnt a vistoria ta certo pq sabe q um carro desse nao é pra andar de boa….

                                    [snapback]668030[/snapback]

                                    digo em relação as soldas na longarina, o motor pode passar sem problemas.

                                    pensei em 130/135 cv, pois não tenho pretenções de quase 200cv num corsinha e sei dos limites estruturais da carroceria, na realidade estava pensando em 140cv, será que chega mesmo nesses 170? não tenho pretenções de turbin?-lo, pois acho que já não daria tanta surpresa pro pessoal dos audi, astra, vectra que já levam benga do meu carro, rs rs rs   lembrem-se que só vou taxar com pistões de monza é álcool, bicos de astra flex, chip, escape de 2 pol com coletor de escape original e comando também original, que tenho quase que certeza que é o mesmo do kadett gsi.

                                    obrigado pelas dicas

                                    [snapback]668046[/snapback]

                                    kra, com taxa um pouco maior que 13:1 chegaria proximo disso mesmo,

                                    se eu nao estiver com os calculos errados :ohoh:, mas somente com o bloco

                                    e cilindrada do 2.2 e voce vai conseguir essa taxa apenas com o pistao

                                    de monza sem precisar taxar o cabeçote.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • S Offline
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                                      #18

                                      rally, era isso q dizia, nao pelo motor q pode se por até mais forte e tal….

                                      mas pro carro nao desmontar andando, pra ter o minimo de seguranca pq ja se sabe q sera usado pra acelerar

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • E Offline
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                                        #19

                                        além disso tudo será um carro para o dia-a-dia também… aceleradas somente quando os engraçadinhos quiserem tirar uma braba ou na estrada, com segurança.

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • D Offline
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                                          #20

                                          ai rallye, blz.

                                          creio que não seja possivel conseguir aumento de quase 40% na potencia do motor, passando de 123 para 170 cv somente com aumento da taxa de compressão. por um simples motivo. a razão de aumento da taxa de compressão não é a mesma dos ganhos de potencia. isso já é confirmado a muito tempo em testes praticos de dinamometro. a partir de um valor de taxa de compressão ( que varia de motor para motor) começa ocorrer o contrario, se perde potencia e aumenta riscos de quebra, aumento de temperatura etc, que inviablizam o aumento da taxa.

                                          tambem não se pode relacionar o valor de taxa de compressão com potencia e ainda entre motores diferentes.

                                          ex se um motor 1.6 tem 10 de taxa e 100 cv e outro motor 1.6 tem 11,5 de taxa e tem os mesmos 100 cv ou pouco mais.

                                          pois tem algo muito importante ai, a eficiencia volumetrica do motor.

                                          pois pode aconter de ter outro motor 1.6 com 9 de taxa e ter tambem 100 cv. fora uma outra infinidade de fatores que e variaveis que influenciam.

                                          imagino ganhos na ordem de 10% com aumento da taxa de compressão sem que se autere demais peças do motor.

                                          outro fator importante é a ignição. ao se aumentar muito a taxa quase que como regra deve se atrasar o ponto de ignição. isso em alta rotação freia o motor e faz com que não se atingia rotações altas e a potencia fique estabilizada. se consegue sim mais torque de baixa.

                                          abraços.

                                          cara, 135hpo hehehhee

                                          se for o 2.2 tem 123hp original e um calculo burro

                                          só aumentando a taxa com pistao de monza,

                                          nao sei se fiz algum calculo errado, mas vai

                                          pra quase 170hp  sem taxar o cabeçote :ohoh:

                                          [snapback]668018[/snapback]

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