Qual a diferença externa entre bloco gm 2.0 e 2.2?
-
170cv quase 3x o original 60cv
qnt a vistoria ta certo pq sabe q um carro desse nao é pra andar de boa….
-
pensei em 130/135 cv, pois não tenho pretenções de quase 200cv num corsinha e sei dos limites estruturais da carroceria, na realidade estava pensando em 140cv, será que chega mesmo nesses 170? não tenho pretenções de turbin?-lo, pois acho que já não daria tanta surpresa pro pessoal dos audi, astra, vectra que já levam benga do meu carro, rs rs rs lembrem-se que só vou taxar com pistões de monza é álcool, bicos de astra flex, chip, escape de 2 pol com coletor de escape original e comando também original, que tenho quase que certeza que é o mesmo do kadett gsi.
obrigado pelas dicas
-
to comecando achar q esses bikos do astra flex possam ser pequenos
pensei q seriam grandes pro meu caso e to achando pequenos ja…mas cada motor é um motor....eu diria q estao no osso pra alimentar 101cv
-
170cv quase 3x o original 60cv
qnt a vistoria ta certo pq sabe q um carro desse nao é pra andar de boa….
[snapback]668030[/snapback]
digo em relação as soldas na longarina, o motor pode passar sem problemas.
pensei em 130/135 cv, pois não tenho pretenções de quase 200cv num corsinha e sei dos limites estruturais da carroceria, na realidade estava pensando em 140cv, será que chega mesmo nesses 170? não tenho pretenções de turbin?-lo, pois acho que já não daria tanta surpresa pro pessoal dos audi, astra, vectra que já levam benga do meu carro, rs rs rs lembrem-se que só vou taxar com pistões de monza é álcool, bicos de astra flex, chip, escape de 2 pol com coletor de escape original e comando também original, que tenho quase que certeza que é o mesmo do kadett gsi.
obrigado pelas dicas
[snapback]668046[/snapback]
kra, com taxa um pouco maior que 13:1 chegaria proximo disso mesmo,
se eu nao estiver com os calculos errados , mas somente com o bloco
e cilindrada do 2.2 e voce vai conseguir essa taxa apenas com o pistao
de monza sem precisar taxar o cabeçote.
-
rally, era isso q dizia, nao pelo motor q pode se por até mais forte e tal….
mas pro carro nao desmontar andando, pra ter o minimo de seguranca pq ja se sabe q sera usado pra acelerar
-
ai rallye, blz.
creio que não seja possivel conseguir aumento de quase 40% na potencia do motor, passando de 123 para 170 cv somente com aumento da taxa de compressão. por um simples motivo. a razão de aumento da taxa de compressão não é a mesma dos ganhos de potencia. isso já é confirmado a muito tempo em testes praticos de dinamometro. a partir de um valor de taxa de compressão ( que varia de motor para motor) começa ocorrer o contrario, se perde potencia e aumenta riscos de quebra, aumento de temperatura etc, que inviablizam o aumento da taxa.
tambem não se pode relacionar o valor de taxa de compressão com potencia e ainda entre motores diferentes.
ex se um motor 1.6 tem 10 de taxa e 100 cv e outro motor 1.6 tem 11,5 de taxa e tem os mesmos 100 cv ou pouco mais.
pois tem algo muito importante ai, a eficiencia volumetrica do motor.
pois pode aconter de ter outro motor 1.6 com 9 de taxa e ter tambem 100 cv. fora uma outra infinidade de fatores que e variaveis que influenciam.
imagino ganhos na ordem de 10% com aumento da taxa de compressão sem que se autere demais peças do motor.
outro fator importante é a ignição. ao se aumentar muito a taxa quase que como regra deve se atrasar o ponto de ignição. isso em alta rotação freia o motor e faz com que não se atingia rotações altas e a potencia fique estabilizada. se consegue sim mais torque de baixa.
abraços.
cara, 135hpo hehehhee
se for o 2.2 tem 123hp original e um calculo burro
só aumentando a taxa com pistao de monza,
nao sei se fiz algum calculo errado, mas vai
pra quase 170hp sem taxar o cabeçote
[snapback]668018[/snapback]
-
baum… que eu saiba espero só tem 2.0 8v (e 1.8 8v mas num vio pro brasil), e snme é o motor ainda baseado no do kadett e naum no de vectra, tipo muda bomba de óleo eu acho entre outras pequenas coisas como o lado que vão os furos pros suportes de acessórios.
entaum o seu é um 2.0 (se for de espero mesmo)... mesmo que fosse 2.2 num teria prolema em usar cabeçote do 2.0, pois são os mesmos (a gm usa o mesmo cabeçote nos motores 2.0 a 2.2)
qto ao aumento de taxa, a grosso modo e apenas pra ter noção de ordem de grandeza e pra pequenas mudanças, por exemplo se o motor tem 10,5:1 e 100cv...se taxar pra 12:1 =
12/10,5 = 1,14
0,14/2 x 100 = 7cv...
ou seja a ordem de grandeza é na base dos 5 a 10cv apenas com a taxa, claro que vc melhorando ponto e alimentação pode ser bem mais que isso... mas num passa muito naum...e como o da luz falou, se vc exagerar começa a perder potência... principalmente se num mexer no ponto
ah...outra coisa, claro que o comando interfere muito em qto ganha...
um 2.2 8v tem seus 123 cv com 13:1 de taxa usando alcool deve ir pra perto dos 140~145cv , se melhorar admissão, escape, etc pode vir um teco a mais...
-
pois é jackson e over, por isso que falei que é um calculo burro, fiz baseado
na formulazinha que tenho aki coloquei na planilha e sempre bate muito
proximo com os carros originais.
p = (txvmn?rpm)/1200, dá em w…
tx = taxa do motor
vm = volume do motor
n?rpm = rotação de potencia maxima
1kw = 1000w
ai é so transformar em hp multiplicando por 1,34
multiplicando por 1,014 voce obtem cavalo
o motor de vectra 2.2 8v original tem 123hp
((9,2 * 2198 * 5200) / 1200 * 1,34 * 1,014) /1000 = 119cv
agora com 13 de taxa
((13 * 2198 * 5200) / 1200 * 1,34 * 1,014) /1000 = 168cv
fiquem a vontade pra brincar com a formula para qualquer carro original ou nao
nessa planilha que montei eu tenho curso, diametro e volume de piscina de pistao,
junta, volume de camara, aí ele calcula o volume, taxa, deck, vmp e potencia.
agora vem a pergunta:
? possivel que a faixa de rpm de potencia maxima possa ser deslocada
pra baixo em virtude da taxa? se precisar remover ponto provavelmente,
mas lembre-se que ele estará no alcool agora, então não poderia
acontecer o contrário e ganhar mais ponto mesmo em alta?
-
@rallye Ainda tem essa planilha para disponibilizar?