Ap 8 v + forte do brasil é adianta girar 10k ?
-
alexandre henrique silva, o xande da espaço motor, não fugiu a regra. o piloto e preparador, que foi grande destaque nos campeonatos paranaense e ecpa de 2007, efetuou algumas mudanças na mecânica do gol g4. além de um novo coletor de escape, agora em aão inox, o piloto adotou um novo turbo desenvolvido pela master power. o turbo da nova linha racing foi fornecida pela turbo anhanguera, uma das patrocinadoras do piloto. com 3.3kg de pressão e mais alguns ajustes na injeção programóvel fueltech race pro1fi, o carro de xandre rendeu nada menos que incr?veis 702.5hp nas rodas batendo assim o recorde (dynojet) para motores de 4 cilindros equipados com cabeçote de 8 válvulas. com a correção de 20%, chegamos em uma potência aproximada de 842hp no motor o torque alcançado também impoe respeito são aproximadamente 79kgf despejados nos pneus do vw.
com essa potência, xande chegou muito próximo do recorde absoluto para motores 4 cilindros, que pertence a edenislon luna, o beleza, que conquistou 702.7hp nas rodas, porém com cabeçote 16v.
a equipe do dragsterbrasil.com parabeniza toda a equipe espaço motor por esta conquista
-
http://www.dragsterbrasil.com/bau/reportag…nde/grafico.jpg
http://www.dragsterbrasil.com/bau/reportag…ande/foto01.jpg
http://www.dragsterbrasil.com/bau/reportag…ande/foto02.jpg
http://www.dragsterbrasil.com/bau/reportag…ande/foto03.jpg
-
? tenho uma duvida..nessa foto
antes da borboleta ali é pressurizacao, pq tem como se fosse um recipiente, nao vem somente o cano, e do outro lado da borboleta um coletor…q sensor é akele ligado ja no coletor?pq tem esse coletor nessa posicao?
eu vejo 2 linhas de combustivel e tudo, a mangueira entra entre o coletor e a tampa de valvula, teria uma segunda bancada expremida ali?
gaucho esse lance da potencia vir nos 6.5, nao seria melhor contornado com um dimensionamento melhor da turbina e o uso de um comando mais graduado, com os devidos acertos de cabecote pra vir mais linear essa pressao?
mas tem q ver q isso é de pista, o cara nao se interessa por ter pressao e potencia linear o cara quer mais é q venha um soco e pronto
-
gaucho esse lance da potencia vir nos 6.5, nao seria melhor contornado com um dimensionamento melhor da turbina e o uso de um comando mais graduado, com os devidos acertos de cabecote pra vir mais linear essa pressao?
adoro ver gr?ficos de potência….....mas difácil ver algum q a potência máxima esteja acima de 7k.
esse cara tá de parabéns..........canhão no dino, e tomara q passe p ch?o.
-
o motor é forte. mas a potencia despenca depois que ela é atingida.
ou seja, é um motor que quando tudo esta certo. ok.se o piloto não tiver experiencia pode ser frustante.
em motores ap 8v fica dificil ter potencia acima de 6500 a 7000 rpm.
somente com bom estudo de cabeçote e comando.
já falei isso em outros forum e acho que aqui tambem.
como o gaucho falou sempre param antes disso.
mas os preparadores teimam em girar muito acima disso. e depois não sabem porque o motor quebra ou não tem rendimento.
eu testei muitos comandos em ap e depois vi que não adiantava nada.
quando atingimos a zona ciritica de velocidade maxima do pistão a potencia não sobe mais. não adianta nada quere girar mais alto.
as veses é melhor ter uma curva de torque mais plana e perder uns 50 cv que o carro na pista anda muito mais.
espero ver esse gol acelerando forte e liso aqui em curiiba.
mas acho que estes recordes de potencia não trazem grandes beneficios. são poucos os carros que tem seus 680/ 700 / 720 / 750 cv andando realmemte. liso e com repetitibilidade nas arrancadas.
dar uma puxada lisa em 10 acho que não adianta nada.
e tem muitos carros ai que segundo os preparadores não passam dos 500 e andam bem.
-
antes da borboleta ali é pressurizacao, pq tem como se fosse um recipiente, nao vem somente o cano, e do outro lado da borboleta um coletor…q sensor é akele ligado ja no coletor?pq tem esse coletor nessa posicao?
eu vejo 2 linhas de combustivel e tudo, a mangueira entra entre o coletor e a tampa de valvula, teria uma segunda bancada expremida ali?
mas tem q ver q isso é de pista, o cara nao se interessa por ter pressao e potencia linear o cara quer mais é q venha um soco e pronto
[snapback]670576[/snapback]
se eu nao estiver falando besteira aquele sensor é o de temperatura de ar.
no meu santana (le-jetronic), que é desse modelo de coletor (borboleta dupla), tem esse sensor e ele é de temperatura de ar.
abraco
-
valeu guilherme, eu olhei olhei, desconfiei, mas pra ter certeza perguntei….
-
-
só com este gr?fico não da para dizer muita coisa, mas vamos esclarecer dois erros comuns; carro de pista não se troca marcha logo que da o pico de potência e muito menos na próxima marcha a rotação cai na faixa de torque máximo, pode até cair mas é coicid?ncia. a faixa de rotação das marchas é aquela que da o maior valor m?dio de potência, limitado ao escalonamento total das marchas, imagine que esta fosse realmente a curva de potência real deste motor certamente o piloto teria que segurar até uns 8000rpm, onde ele ainda tem + de 600hp, para conseguir cair no mínimo na casa de 6000rpm onde ainda tem mais de 600hp na próxima marcha.
alem disso tem outros fatores que pesam muito no caso de um carro de pista ou rali, como por exemplo dirigibilidade, as vezes para ter o carro na mão vc precisa segurar na marcha por bem mais tempo quando contorna uma curva
por isso que carro de pista as vezes o pessoal coloca para girar bem mais que o ponto do pico de potência, é tudo questão do que o cronometro fala
-
[snapback]670576[/snapback]
tem sim
-
ou seja, é um motor que quando tudo esta certo. ok.se o piloto não tiver experiencia pode ser frustante.
mas os preparadores teimam em girar muito acima disso. e depois não sabem porque o motor quebra ou não tem rendimento.
quando atingimos a zona ciritica de velocidade maxima do pistão a potencia não sobe mais. não adianta nada quere girar mais alto.
as veses é melhor ter uma curva de torque mais plana e perder uns 50 cv que o carro na pista anda muito mais.
mas acho que estes recordes de potencia não trazem grandes beneficios. são poucos os carros que tem seus 680/ 700 / 720 / 750 cv andando realmemte. liso e com repetitibilidade nas arrancadas.
e tem muitos carros ai que segundo os preparadores não passam dos 500 e andam bem.
[snapback]670582[/snapback]
cara conseguimos no meu gts cravar a potencia máxima de 470cv a 7500 rpm com um 49g e 49 kg de torque a 6500 rpm com pressão de 1.8kg.
-
cara conseguimos no meu gts cravar a potencia máxima de 470cv a 7500 rpm com um 49g e 49 kg de torque a 6500 rpm com pressão de 1.8kg.
[snapback]670616[/snapback]
percebeu que o cabeçote do record é um side flow?
eu nao conheão o teu carro, mas eu chuto que
provavelmente o seu é crossflow.
-
tem sim
http://www.dragsterbrasil.com/bau/reportag…ande/foto05.jpg
[snapback]670615[/snapback]
valeu…to melhorando ja consigo ver e ter uma nocao do q tem......
percebeu que o cabeçote do record é um side flow?
eu nao conheão o teu carro, mas eu chuto que
provavelmente o seu é crossflow.
[snapback]670648[/snapback]
cara nao fica dando ideia…....
-
se seu motor usa virabrequim do 1.8 isso é nornal de acontecer. (ter potencia na faixa de 7500)
mas se usa vira de 2.0 já é um fato meio raro e certamente seu motor esta muito bema certado .
[snapback]670616[/snapback]
-
em relação ao regime de rotação de trocas de marcha, é quse uma unanimidade no mundo que não seultrapasse mais de 700 a 1000 rpm..
se for preciso passar disso é porque tem algo errado(espressão para dizer que talves não estaja com rela?oes corretas apra a curva de potencia e torque) com relação de cambio ou o motor ainda mantei a curva de potencia com quenda suave, que justifica girar mais.
claro que testes praticos de pista vão provar o que relamente da resultado.
mas girar 1500 / 2000 / 2500 a mais é muito mesmo.
e se ta andando bem e fazendo bons tempo não interessa. rsrrsrsr
-
em relação ao regime de rotação de trocas de marcha, é quse uma unanimidade no mundo que não seultrapasse mais de 700 a 1000 rpm..
concordo
99% dos carros originais , o corte de giro não ultrapassa 1000 rpms a pot máxima
no meu vts a pot máxima é nos 6500 e o corte em 7200/7300 (isso original)
-
**quando atingimos a zona ciritica de velocidade maxima do pistão a potencia não sobe mais. não adianta nada quere girar mais alto.
[snapback]670582[/snapback]
e viva os torqueless tem curva de torque plana e gera potencia ateeee que a vmp maxima seja atingida… nao lixa pneus, etc...
vide o golf do gerdau (1.7 16v) e os boatos da saveiro do amboni, que quando explodiu o bloco usava bielas mais compridas que ja se viram em ap... provavelmente vira de 1.8 ou 1.6....**