Skip to content
  • Recente
  • Usuários
Collapse

Preparados

1. Home
  2. Categorias
  3. Mecânica e Preparação
  4. Pirometro, qual temperatura é segura

Pirometro, qual temperatura é segura

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
83 Posts 17 Posters 12.2k Visualizações
  • Mais Antigo para Mais Recente
  • Mais Recente para Mais Antigo
  • Mais Votados
Entre para responder
Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
  • L Offline
    L Offline
    Lost
    escreveu em última edição por

o meu chegava a 860,880, com o escape menor, depois que troquei pra 2.5 pol, caiu pra 780, 800, agora com minha i.e., nao passou dos 700. meu pirometro (que eu mesmo fiz) marca a temp maxima, e na ultima vez que derreteu uma valvula de escap, a maxima foi de 740 graus…. entao o negocio é meio maluco....

mas da pra ver que a alimentacao mais rica regulada na fuelbox baixou bem a temperatura. nada mais foi alterado, nem ponto nem nada.

sao valores meio loucos mesmo...

1 Resposta Última resposta
    • R Offline
      R Offline
      Raptor2k5

acredito que atrasando ponto a temperatura no escape aumente por que a mistura ainda sai queimando, e adiantando ponto aumenta a temperatura na camara de combustao, vai ver foi por isso que lost derreteu valvula e a temp. de escape nao aumentou.

sei la, nao sei se meu pensamento esta correto.

• L Offline
        L Offline
        Lost

acredito que atrasando ponto a temperatura no escape aumente por que a mistura ainda sai queimando, e adiantando ponto aumenta a temperatura na camara de combustao, vai ver foi por isso que lost derreteu valvula e a temp. de escape nao aumentou.

sei la, nao sei se meu pensamento esta correto.

[snapback]675363[/snapback]

exato, concordo com vc. por isso é complicado… pra servir pra alguma info, vc tem que ter controle total do ponto, pra poder perceber se a temp esta variando pelo ponto (quando existe mudanca no ponto) ou se é por causa de mistura...

se bem que o ponto muda amistura tb... ponto mais atrasado, indica mistura mais pobre, ponto mais adiantado, mistura mais rica, heheheh entao confunde tudo, pq atrasando o ponto, a temp no escape aumenta, a mistura parece pobre, ai vc pensa que a temp aumentou por causa da mistura pobre quando na verdade foi por causa do ponto mais atrasado, ai acha que o motor vai explodir pq a temp ta alta e a mistura pobre, porem, nesse caso o motor ta é na boa, pq o calor todo ta la fora, e boa parte do combustivel que passou pela camara não gerou força, mas estava la pra roubar temperatura da camara... hehehehe o negocio é complicado de se analizar.

desculpem a propaganda, mas isso vai ser legal ver na fuelbox, pelo grafico de historico (linhas) será possivel acompanhar a variacao do ponto e da mistura

e as consequencias na temp... :d

• A Offline
          A Offline
          AVILA GTS

penso que medir temperatura depois da turbina é praticamente inútil.

[snapback]675262[/snapback]

na aviação o sensor da egt fica depois da turbina, pq nos carros seria diferente??

• mais de boa e cidade ~500oc

[snapback]675349[/snapback]

caraca de boa o meu fica com 250 pra baixo com lambda 0,86, colocando para arder o máximo que já deu 650.

• P Offline
            P Offline
            PrEsA

na aviação o sensor da egt fica depois da turbina, pq nos carros seria diferente??

caraca de boa o meu fica com 250 pra baixo com lambda 0,86, colocando para arder o máximo que já deu 650.

[snapback]675370[/snapback]

a recomendação é usar depois da turbina, senão o sensor vai ficar em região quente demais antes da turbina a temp pode passar tranquilamente de 1000oc, ainda mais se tiver ponto atrasado e turbina pequena (como a minha).

quanto a andar de boa, o meu carro marca 300oc em marcha lenta :d ;) ;)

? meio estranho, mas h? um ano usando na estrada, e rodando quase 10mil km nunca deu pau…. deve ser o ponto que está muito atrasado mesmo

• P Offline
              P Offline
              PrEsA

a recomendação é usar depois da turbina, senão o sensor vai ficar em região quente demais antes da turbina a temp pode passar tranquilamente de 1000oc, ainda mais se tiver ponto atrasado e turbina pequena (como a minha).

quanto a andar de boa, o meu carro marca 300oc em marcha lenta :d ;) ;)

? meio estranho, mas h? um ano usando na estrada, e rodando quase 10mil km nunca deu pau…. deve ser o ponto que está muito atrasado mesmo

• G Offline
                G Offline
                Gaucho

meu carro marca 300oc em marcha lenta  :d  ;)  ;)

o meu tb ;) …......... e 100 p hora constante é 520? e a 140 marca 580?

• H Offline
                  H Offline
                  halyssonw

comparar turbina de avião com oq vc usa no carro é sacanagem…

na fábrica, a regulagem do motor é feito monitorando temp na sa?da do cabeçote para não comprometer o mesmo e antes da turbina para não derreter rotor do escape ou dar fadiga na carca?a da turbina. se não for turbo a temperatura é monitorada na sonda para não acabar com esta.

se seu motor foi originalmente feito e regulado para atingir 750?c na sa?da do cabeçote, é ali que vc deve ter seu ponto medição.

como a maioria das turbinas são feitas para diesel, se vc quizer conservar a sua, vc deve controlar a temperatura na entrada da sua para que ela não passe do limite para o qual foi fabricada. e o que vale é na entrada, pois na sa?da já está bem mais frio.

• G Offline
                    G Offline
                    Gaucho

p defenestrar o tópico ;)

a temperatura em só não é o + importante, pois.:

cada relógio não marca perfeito igual ao outro, o termopar pode ser instalado em posições diferentes, cada 1 usa seu di?metro de escape e regulagem de ponto e taxas diferentes em motores completamente diferentes ;) .

instale o pir?metro na posição e do jeito q vc quiser ;)

passe o lambda meter no carro e se tiver c 0,86 ou + gordo (0,84…0,80 etc) vc saber? q a temperatura q marcar não vai derreter nada :d

tommando p base a temperatura + alta q marcar em wot nas últimas marchas.

• L Offline
                      L Offline
                      Lost

p defenestrar o tópico :d

cada relógio não marca perfeito igual ao outro, o termopar pode ser instalado em posições diferentes, cada 1 usa seu di?metro de escape e regulagem de ponto e taxas diferentes em motores completamente diferentes :( .

instale o pir?metro na posição e do jeito q vc quiser :d

passe o lambda meter no carro e se tiver c 0,86 ou + gordo (0,84…0,80 etc) vc saber? q a temperatura q marcar não vai derreter nada :mellow:

[snapback]675462[/snapback]

mas teria que monitorar o ponto ou o ks, pq mesmo gordo, se tiver muito ponto e bater pino, ja era… e ainda tem aquele lance, que se bater pino, a temp no pirometro ainda cai tudo pra enganar nois... :d

• B Offline
                        B Offline
                        Blackout

p defenestrar o tópico :d

cada relógio não marca perfeito igual ao outro, o termopar pode ser instalado em posições diferentes, cada 1 usa seu di?metro de escape e regulagem de ponto e taxas diferentes em motores completamente diferentes :( .

instale o pir?metro na posição e do jeito q vc quiser :d

passe o lambda meter no carro e se tiver c 0,86 ou + gordo (0,84…0,80 etc) vc saber? q a temperatura q marcar não vai derreter nada :mellow:

[snapback]675462[/snapback]

tenho que discordar de vc, como disse anteriormente o acerto depende de um cojunto de coisas como ponto, mistura estequiometrica, taxa, pressão etc, teoricamente um pirometro poderia informar qual eh o acerto que vc pode tirar o maximo do carro considerando tudo isso, vou dar um exemplo:

pega um gol 2.o forjado com 10,5 de taxa soca 3,5 bar de pressao e 45 de ponto final com 1,05 de sonda e ve se nao derrete, apostaria minha ficha que a temperatura no pirometro passaria de 1000 graus celsos e derrete pistao zoa cabeçote etc.

a merda eh que para cara motor , pisotes , deveria ter um valor tabelado para distancia x da turbina e isso nao existe, entao coloquei o topico para ter uma referencia.

dei umas esticadas no carro(que esta com a bobina fraca) com 0,7 de pressao atual a uns 160 por hora de terceira nao passou de 530 graus, quando tiver alimenta?ao pra socar pressao denovo vou repeitar os 720 graus de limite(que eh um valor o qual considero seguro se o carro estiver devidamente acertado.

mais um detalhe o meu termopar esta a 10 cm da flange da turbina como indica o manual

• G Offline
                          G Offline
                          Gaucho

pega um gol 2.o forjado com 10,5 de taxa soca 3,5 bar de pressao e 45 de ponto  final com 1,05 de sonda e ve se nao derrete,

1,05 claro q vai derreter…..........coloca 0,86 q nunca vai derreter :mellow:

to falando em lambda.

• P Offline
                            P Offline
                            PrEsA

comparar turbina de avião com oq vc usa no carro é sacanagem…

na fábrica, a regulagem do motor é feito monitorando temp na sa?da do cabeçote para não comprometer o mesmo e antes da turbina para não derreter rotor do escape ou dar fadiga na carca?a da turbina. se não for turbo a temperatura é monitorada na sonda para não acabar com esta.

se seu motor foi originalmente feito e regulado para atingir 750?c na sa?da do cabeçote, é ali que vc deve ter seu ponto medição.

como a maioria das turbinas são feitas para diesel, se vc quizer conservar a sua, vc deve controlar a temperatura na entrada da sua para que ela não passe do limite para o qual foi fabricada. e o que vale é na entrada, pois na sa?da já está bem mais frio.

[snapback]675420[/snapback]

1o. qdo vc pindura uma turbina na sa?da de escape já não dá para usar par?metros de fábrica, certo?

2o. 750oc no cabecote é moleza… as fábricas usam mais que isto, senão o motor não rende e bebe muito, ainda mais se for girador

3o. realmente a temperatura de entrada na turbina é importante, mas se o limite fosse tão baixo assim, pq a vw utilizaria válvulas de escape que suportam até 1200oc nos gol tá

gaucho: em seu vts com acerto de ponto e wide qual a temperatura?

e vc consegueria (agora abusando mesmo ) atrasar 5o no avanço e medir a temp para postar resultados??

ps. eu tirei o sensor de temperatura do ar da admissão e a temperatura de escape andando normal caiu de ~500 para ~380/450. tenho que andar mais para medir melhor os novos par?metros...

• G Offline
                              G Offline
                              Gaucho

gaucho: em seu vts com acerto de ponto e wide qual a temperatura?

e vc consegueria (agora abusando mesmo ) atrasar 5o no avanço e medir a temp para postar resultados??

dá p fazer esses testes sim…........mas meu filho nasceu e to sem tempo nenhum........já isntalei os pir?metros e qq hora postarei aqui meus testes c o intercooler.

• B Offline
                                B Offline
                                Blackout

1,05 claro q vai derreter…..........coloca 0,86 q nunca vai derreter :mellow:

to falando em lambda.

[snapback]675703[/snapback]

com 0,86 vai derreter do mesmo jeito

• G Offline
                                  G Offline
                                  Gaucho

com 0,86 vai derreter do mesmo jeito

[snapback]675883[/snapback]

já vê q vc não entende nada de regulagem…....uso esse acerto no meu carro + de 4 anos :mellow:

esse valor de 0,86 é mundialmente aceito como a maior potência atingida.

• H Offline
                                    H Offline
                                    halyssonw

1o. qdo vc pindura uma turbina na sa?da de escape já não dá para usar par?metros de fábrica, certo?

2o. 750oc no cabecote é moleza…  as fábricas usam mais que isto, senão o motor não rende e bebe muito, ainda mais se for girador

3o. realmente a temperatura de entrada na turbina é importante, mas se o limite fosse tão baixo assim, pq a vw utilizaria válvulas de escape que suportam até 1200oc nos gol tá

[snapback]675722[/snapback]

1- não dá mais para usar os par?metros de fábrica relacionados a acerto (mistura e ponto). mas em relação as temperaturas de trabalho que fazem seu motor aguentar 100000 km de sarrafo vc pode utilizar os mesmos par?metros de fábrica, visto que vc não alterou a liga do cabeçote, valvulas, sedes além de não ter alterado o sistema de arrefecimento.

2- esse valor de 750?c é usual sim. pode ser que não seja o mais econômico, mas o enriquecimento utilizado acima da mistura ótima de potência não chega a baixar a potencia a ponto de sentir amarrar.

3- o material da valvula deve suportar 1200?c pois ela faz parte da camara de combustão e ela não está ligada ao sistema de arrefecimento. ela discipa calor apenas pela sede e pela guia. como a capacidade de discipação é baixa, sua temperatura pode ser mais elevada.

já vê q vc não entende nada de regulagem…....uso esse acerto no meu carro + de 4 anos :mellow:

esse valor de 0,86 é mundialmente aceito como a maior potência atingida.

[snapback]675885[/snapback]

carros de fábrica que tem lambda menor que 0,86 é porque esquentam. lambda 0,86 garante a maior potência e não a temperatura correta.

• G Offline
                                      G Offline
                                      Gaucho

carros de fábrica que tem lambda menor que 0,86 é porque esquentam. lambda 0,86 garante a maior potência e não a temperatura correta.

[snapback]675913[/snapback]

os vw mis de 97 em diante foram regulados na fábrica (a vw pediu assim p marelli) c lambda 1 até 4000 rpms e depois engordaram p 0,88 até o corte de giro

regulagem em wot.

• G Offline
                                        G Offline
                                        Gaucho

1- não dá mais para usar os par?metros de fábrica relacionados a acerto (mistura e ponto). mas em relação as temperaturas de trabalho que fazem seu motor aguentar 100000 km de sarrafo vc pode utilizar os mesmos par?metros de fábrica, visto que vc não alterou a liga do cabeçote, valvulas, sedes além de não ter alterado o sistema de arrefecimento.

concordo.

• L Offline
                                          L Offline
                                          LLFF

se usar o pir?metro full da odg, com um termopar por cilindro, quanto é pra dar a temperatura em cada cilindro :mellow:

foto:

• Login

• Não tem uma conta? Cadastrar

• Primeiro post
                                            Último post
                                          0
                                          • Recente
                                          • Usuários