Sugestáes no meu gol gti.
-
saudações amigos
tá querendo compartilhar informa?oes pra saber se mudo alguma coisa no acerto do meu carro. aí vão as especificações:
gol gti 1994 amarelo (gema de ovo liiindo… )
motor ap 2.0 com pistoes 83mm.........tudo original. taxa de 9,2:1
cabeçote mecanico com 049g com polia regulavel.
carburador 3e de opala (não me batam ) pois comprei o carro sem nada de mecanica, incluido a injeção.........
turbina mp .50 x .102 com eixo pequeno (leve). kit bi-pulsativo e talz...
cambio ps com 4? encurtada...
ponto inicial de 14? e final de 20?
não posso comprar nem mais um parafuso agora, ok? ?
o que tá pensando:
deixo essa carca?a .102 ou boto uma .48 mono que tenho guardada???
uso 0,8+ 1,2kg no booster com o ponto citado acima. será que dá pra tentar algo como 1,0 + 1,5 kg e ao memso tempo aumentar o ponto para 16? inicial e algo tipo 22?~24? final ??? o que acham???
o que mais sugerem na regulagem do carro, visto que não to querendo gastar muito.....
ps: to postando isso aqui pq andei lendo uns tópicos sobre ponto, taxa, alimentação e fiquei meio perdido. tipo aquela frase:
tá na hora de mudar seus conceitos
valeu galera
[]?s
-
.48 no 2.0? nem pensar, sacril?gio mecânico pra quem ja andou em outros carros turbinados com turbo adequado pra cilindrada do motor.
se for um 2.0 caretinha , vai de .63. se for um 2.0 de resonsa , vai de .82. até sua 1.02 pode ser aproveitada dependendo do eixo q vc tem.
tem gente daqui com 1.9 que usa 1.00. antes de montar ficou com receio de lag alto. depois de montada 1.00 pergunta se o cara voltou pra .58 antiga dele…
tudo depende da sua vontade: de andar na m?nha, tiozinho staile, trocando de marcha la no torque e sem pretensões mais animadas pro carro.
ou de andar um pouco mais rapido, usando tudo o que seu equipamento pode fornecer.
o problema que vejo ai é a resist?ncia mecânica do teu motor. não vai aguentar 1,5 bar com acerto correto, pra render mesmo.
? o único porém de usar a 1.00, mas não justifica matar o motor com uma .48.
-
.48 no 2.0? nem pensar, sacril?gio mecânico pra quem ja andou em outros carros turbinados com turbo adequado pra cilindrada do motor.
se for um 2.0 caretinha , vai de .63. se for um 2.0 de resonsa , vai de .82. até sua 1.02 pode ser aproveitada dependendo do eixo q vc tem.
tem gente daqui com 1.9 que usa 1.00. antes de montar ficou com receio de lag alto. depois de montada 1.00 pergunta se o cara voltou pra .58 antiga dele…
tudo depende da sua vontade: de andar na m?nha, tiozinho staile, trocando de marcha la no torque e sem pretensões mais animadas pro carro.
ou de andar um pouco mais rapido, usando tudo o que seu equipamento pode fornecer.
o problema que vejo ai é a resist?ncia mecânica do teu motor. não vai aguentar 1,5 bar com acerto correto, pra render mesmo.
? o único porém de usar a 1.00, mas não justifica matar o motor com uma .48.
[snapback]260206[/snapback]
certo, certo….....
na verdade, essa carca?a .102 é original garrett e é para eixos pequenos, tipo de apl-240, então vc olhando ela, é grande mais é fina em comparação com essas .70 e .82 bi-pulsativas que nego vende por ai.
tava no meu gol de arrancada (1.9+forjado+cabeçote+etc.etc.etc...) e rendia muuuito bem. pensei na .48 só pra fazer um mal nas ruas.....não no sentido de pegas, mas no sentido de encher rápido e dar aquela estilingada, hehehehee...
e com certeza não sou tiozão stile ........eu tiro tudo do equipamento............mas não toda hora, entende??? ja andei com carro original na rua, 2,0kg no booster e nunca quebrei, visto que sei muito bem utilizar o equipamento, e não costumo virar 8.000 rpm de 5? marcha como fez seu amigo..........que quebrou os mancais e talz..........cara, que coisa linda
um dia chego lá...........
o que me deixou mais pensativo digamos, foi o lance do ponto. após ler alguns depoimentos aqui no forum, fiquei com algumas ideias meio não convencionais .........hehehehehheeee........
por isso to pedindo as sugestáes....
-
certo, certo….....
na verdade, essa carca?a .102 é original garrett e é para eixos pequenos, tipo de apl-240, então vc olhando ela, é grande mais é fina em comparação com essas .70 e .82 bi-pulsativas que nego vende por ai.
tava no meu gol de arrancada (1.9+forjado+cabeçote+etc.etc.etc...) e rendia muuuito bem. pensei na .48 só pra fazer um mal nas ruas.....não no sentido de pegas, mas no sentido de encher rápido e dar aquela estilingada, hehehehee...
e com certeza não sou tiozão stile ........eu tiro tudo do equipamento............mas não toda hora, entende??? ja andei com carro original na rua, 2,0kg no booster e nunca quebrei, visto que sei muito bem utilizar o equipamento, e não costumo virar 8.000 rpm de 5? marcha como fez seu amigo..........que quebrou os mancais e talz..........cara, que coisa linda
um dia chego lá...........
o que me deixou mais pensativo digamos, foi o lance do ponto. após ler alguns depoimentos aqui no forum, fiquei com algumas ideias meio não convencionais .........hehehehehheeee........
por isso to pedindo as sugestáes....
[snapback]260339[/snapback]
uaeuhaeuhaeuh meu colega que teve os mancais quebrados ta armando outra usina, do mesmo naipe que não quebra as peças m?veis hehehe esse é o mérito: montar a mecanica que não quebre partes m?veis.
em parte estática não tem o q fzr né…só um reforão tipo o q o troyano fez na saveiro q saiu na revista...pode ver que motor usina corre o risco de quebrar mancais mesmo, tanto que o cara ja se previniu, e a toa não foi. vc mesmo sabe, ta ligado, motor preparado no talo e que rende tudo (no caso de pista ou de rua mal criado) ta sujeito a isso.
de boa: .48 em 2.0 pra dar pegada é furada, coisa pra motor com pouco acerto, onde tudo depende do turbo, senão não anda nada...pura ilusão de escutar um turbo pequeno zumbindo alto e achar q tudo o q assobia alto é avião...
se por do lado (numa pista) com outro 2.0 usando um turbo adequado, vai tomar marcha feia. ja cansei de ver isso de perto. não tem essa conversa de pular na frente com caixa quente pequena, basta o motorista do 2.0 com caixa maior saber usar o equipamento (dar umas 2 bombadas no acelerador na saida) que tem e pronto, sem chance, sem conversa, ja era.
-
eu concordo com o ka sou contra caixa quente pequena em carro turbo de alta performance eu deixaria a 1.02 msm qto ao ponto, eu achu q 22~24 de ponto final seria uma boa e os 16 iniciais deixam o carro mais facil de sair…
abraços
[snapback]260399[/snapback]
e uma apl 240 garrett, com parte quente .63, como ficaria no meu ap 1,6?
[snapback]260326[/snapback]
o carro do celta t (na verdade um vw ap 1.6) usa caixa quente .82 e tem la pra 300cvs de potencia.
o lance ali foi a combinação de eixo leve numa caixa quente bem livre.
isso serve pra mostrar pros incr?dulos que caixa quente pequena + eixo pequeno é coisa do passado. atualmente da pra ter pegada e giro alto, basta saber configurar um turbo-compressor.
o problema é que brasileiro (na maioria) é cheio de preconceitos e frescuras, enquanto isso, os gringos fazem o turbo como bem entendem.
engraçado que aqui, torcem o nariz, chamam de frankstein um turbo montado de acordo com o motor e a necessidade de cada um, ja no exterior chamam de tuned turbo e cobram o olho da cara por isso…q coisa...
-
pois é….......o carro é de rua, como falei...e a turbina é uma mp .50 com rotor de apl (pequeno) e carca?a quente .102 enchendo que é uma beleza...
sem maiores problemas about that...
agora quanto ao ponto e/ou alimentação só no bura..............alguém se atreve a opinar ??????????
-
3e de opala é bem abert?o, quase uma weber , quase…mas acho q uma evolução natural seria a troca do 3e por uma weber 40...se houver necessidade partir pra bico(s) suplementar(es)...
isso vai de carro pra carro: de um amigo tá com um setup parecido com o seu, mas tem a weber e 4 bicos. naum chegou a 2 bar de pressão, o carro tá bem mal criado e rompendo a barreira dos 300 cv (nas rodas, medidos no dynojet)
detalhe é q até agora ele naum ligou os bicos pq a weber tá alimentando bem e ele naum sentiu necessidade ainda, quem sabe qdo usar mais pressão
-
agora quanto ao ponto e/ou alimentação só no bura…...........alguém se atreve a opinar ??????????
[snapback]260663[/snapback]
monta o 3e com econostatos. tendo uma boa bomba de combustivel (pra manter a cuba sempre no nivel), vc não vai querer saber de bico extra.
ponto? muito relativo a outros fatores, como taxa e pressão.
pensa em começar com 17? inicial e 23? final.
3e de opala é bem abert?o, quase uma weber , quase…mas acho q uma evolução natural seria a troca do 3e por uma weber 40...se houver necessidade partir pra bico(s) suplementar(es)...
isso vai de carro pra carro: de um amigo tá com um setup parecido com o seu, mas tem a weber e 4 bicos. naum chegou a 2 bar de pressão, o carro tá bem mal criado e rompendo a barreira dos 300 cv (nas rodas, medidos no dynojet)
detalhe é q até agora ele naum ligou os bicos pq a weber tá alimentando bem e ele naum sentiu necessidade ainda, quem sabe qdo usar mais pressão
[snapback]260689[/snapback]
weber alimenta legal, da pra alimentar um motor movido a alcool de posto mesmo com pressão de turbo bem alta sem usar um bico extra sequer. o mal será o consumo, pois mesmo andando de boa, o carro vai beber quase q como se tivesse acelerando forte.
-
e uma apl 240 garrett, com parte quente .63, como ficaria no meu ap 1,6?
[snapback]260326[/snapback]
eu concordo com o ka sou contra caixa quente pequena em carro turbo de alta performance eu deixaria a 1.02 msm qto ao ponto, eu achu q 22~24 de ponto final seria uma boa e os 16 iniciais deixam o carro mais facil de sair…
abraços
[snapback]260399[/snapback]
o carro do celta t (na verdade um vw ap 1.6) usa caixa quente .82 e tem la pra 300cvs de potencia.
isso serve pra mostrar pros incr?dulos que caixa quente pequena + eixo pequeno é coisa do passado. atualmente da pra ter pegada e giro alto, basta saber configurar um turbo-compressor.
o problema é que brasileiro (na maioria) é cheio de preconceitos e frescuras, enquanto isso, os gringos fazem o turbo como bem entendem.
engraçado que aqui, torcem o nariz, chamam de frankstein um turbo montado de acordo com o motor e a necessidade de cada um, ja no exterior chamam de tuned turbo e cobram o olho da cara por isso…q coisa...
[snapback]260407[/snapback]
então, devo interpretar que posso usar a caixa quente .63 mono na apl 240?
lembrando que é um ap 1.6, comando 278x11x114?, cabeçote rebaixado 1,4mm, trabalhado em dutos, angulos e sedes de valvulas e pistoes a gasolina
em que rotação o turbo coem?aria a atuar?
? que estou com essa turbina em mãos, sendo que foi usada menos de 6 meses na d20 do meu irmão.
-
[snapback]260407[/snapback]
qual o eixo desta turbina ka apl com caixa 82 ??
-
injete.
-
não saquei o lance do econostato…...........
com? que fica ???
[snapback]260860[/snapback]
econostato q eu saiba eh tipo um tubinho q colocam no carbura como se fosse outra caneta pra alimentar melhor de alta…
qual o eixo desta turbina ka apl com caixa 82 ??
[snapback]260931[/snapback]
eu acho q eh o eixo da k24 normal… porém
quem souber morre
-
econostato q eu saiba eh tipo um tubinho q colocam no carbura como se fosse outra caneta pra alimentar melhor de alta…
eu acho q eh o eixo da k24 normal... porém
quem souber morre
[snapback]260967[/snapback]
kkk é foda mesmo o turbina do cacete para render
-
-
legal…........já uso isso aqui no meu 3ez?o, heheheee....
só não chamava eles de econostatos
e ka, só por curiosidade:
me passa um set-up de 3e para turbo (como o meu) aí de santos, que também é litoral, assim como são luis-ma, onde moro atualmente.
só por questao de comparação mesmo.
abraão