Cabeçote 20v –> bloco ap
-
engracado, meu prof de termica falo justamente q o problema das camisas de nikasil foi o alcool e varios tipos de solventes misturados a gasolina nacional da epoca de importacao delas.
[snapback]264852[/snapback]
mas é o que tá escrito no texto em ingl?s…
problema causado por combustável de má qualidade... com susbst?ncias nocivas como o enxofre em sua composição...
-
levando em conta que entre os produtos resultantes da combustão estão o sox, hbr e hcl.
hbr e hcl são mais suaves quando comparados ao ?cido sulf?rico e ?cido sulfuroso, mas afetam substancialmente a estabilidade do óleo lubrificante, provocando sua oxidação.
os compostos mais prejudiciais são os monossulfetos, dissulfetos e os mercaptans, sendo este último um composto orgúnico com alto teor de enxotre, que exala um fedor insuportável.
tudo vai depender das camisas. alumínio vai de boa no nikasil, ferro fundido não, principalmente se o teor de carbono for alto, junta a isso ao nosso petróleo ser do tipo parafúnico, com alto teor de enxofre e temos um desastre é vista.
embora em néveis menores, combust?veis vegetais também apresentam estes produtos.
abraços
-
como o vicente usa metanol … creio que não tenha mt problema ..
[]?s
[snapback]264965[/snapback]
na verdade, não é metanol , e sim o resultado da fabricação de um combustivel diferente .
as veses ele usa metanol com podium , quando consegue, usa um combustivel, que antigamente era fabricado pela petrobras para os carros de rally , hoje feito sobre encomenta e com custo proibitivo para nos , ( 15 dolares o litro ) , de vez em quando o coki fazia para nos um combustivel bem parecido , mas alguns componentes como xileno hoje som com autorização da pf mesmo para qualquer quantidade , ai danouse…..
somente quando o coki ia para o paraguai conseguia para nos , mas combustivel igual agora so daqui a um ano e meio , pois ele foi um dos 15 profissionais no mundo chamado pela motec para estagiar por esse periudo na mesma , atualmente ta de ferias na nova zelandia , indo para a australia para a motec daqui a uns 40 dias......
abraços
ivo
-
-
nikasil funciona bem na europa por causa do petróleo de base naftúnica, com baixo teor de enxofre.
aqui, a adição de etanol seria um benefício e não um obst?culo ao uso do nikasil.
abraços
[snapback]264896[/snapback]
e outra coisa, a extração do enxofre do combustável eh um processo muito caro….....utilizando como exemplo do diesel, o nacional chegou a ter 2000ppm, de enxofre.....agora tem 500ppm, q eh um grande progresso....mas o diesel europeu tem 50ppm....
abraços
-
só por curiosidade: ( e voltando ao tópico…)
acabei de falar com um amigo dos usa.
ele conseguiu tirar 400hp de um motor vw 2.0 16v com tudo original, exceto parafusos de biela arp, turbina gt 35r (ballbearing) com 35psi e gasolina especial rc 16 de 114 octanas.......se não me engano...
então perguntei por que ele não usa um cabeçote de 20v, já que outro membro da equipe (race101.com) usa em um motor aspirado e tá marcando 10,4s nos 402 metros....
1? - ele disse que é muito mais caro pra mecher do que no 16v. tem que ser tudo gringo ...hehehehe....europeu......muitos $$$.....schrick e companhia....
então se é caro pra mecher em 20v lá...imagine aqui no nosso brasilz?o ...
2? - quando perguntei sobre cfmês ele disse que original o 20v rende mais. ok, sem misterio, mas quando parte pra preparação pesada, ele disse que o 20v perde, porque não se pode usar comandos com levante muito alto...
as válvulas de admissão batem nas de escape devido ao angulo de montagem....... e se forem aumentadas então......empena tudo....
não quero impor nenhuma verdade, mas esse foi um depoimento de quem tá lá preparando e vivendo a coisa a beeem mais tempo que nés...
abraão galera
-
pode até ser …
mas que as válvulas de escape perpendiculares é cabeça dos pistões prejudicam um pouco no caso do 16v, é pto pac?fico ...
[snapback]265311[/snapback]
eh, so q tem uma coisa chamado comando q pode amenizar em muito esse tipo de problema…
-
achei umas coisinhas interessantes sobre o tema original no vwvortex.
comparação entre cabeçotes vw 20v e 16v:
esse aqui é do 8v, reparem a diferença:
aqui o gr?fico de um 20v preparado:
e por fim, lá eles dizem que um 16v arrombado rende pouco a mais que um 20v stock. e tambem que um 20v bem feitinho chega a ter de 20 a 40 mais cfm que um 16v preparado. sem falar no formato da c?mara do 20v ser bem superior ao 16v.
-
ok
não vou discutir com gr?ficos e formulas….mas bancada de fluxo é igual a dinam?metro.........não muito confiavel e certos quesitos......mas não quero criar polemica......como em outros tópicos...
o negócio é que eu conversei com pessoas que fizeram a preparação em ambos cabeçotes com motor aba 2.0l (que proporcionar fluxo diferente dos 1.8 mostrados, não? ?) e eles disseram o que eu já citei num post ali em cima...
falowz...
-
eu acho resultado tanto de banca de fluxo quanto de dino confi?veis desde que vc saiba da proced?ncia. não adianta apenas cuspir um valor sem saber exatamente o que está se passando por detr?s daquilo tudo. peguei isso no vwvortex e as pessoas que mostraram isso foram bem contundentes.
além do mais, não concebo a idéia de alguem dizer que algo é melhor ou pior, existe mais cfm ou menos cfm. e isso só aparece em resultados medidos em bancas de fluxo e postados em gr?ficos.
quanto ao 20v não permitir levantes muito altos, primeiro que não sei se isso é verdade, vendo as fotos desse cabeçote não imagino que esse encontro de valvula de admissão com valvula de escape ir? ocorrer algum dia. segundo que com válvulas menores, o seu levante tb pode ser menor, visto que um levante acima de 3x o diametro da valvula não vai mudar em nada o escoamento.