Alguem ja viu esse sistema aqui??
-
o bom que o sistema de supercharger não fica o tempo todo 100%, acredito que boa parte ele deve ficar <50% de seu funcionamento, pois não é toda hora que vc vai ficar com um motor nos 7000rpm.
o interessante é que depois de testado e aprovado é fazer como foi dito pelo flavio cruz…
substituir por engrenagens maiores, +/- no esquema da foto de um compressor que foi postado na pagina anterior para entendimento.
acredito que um molykote deve ajudar este seu sistema, se por acaso tiver alguma sobra pincele as engrenagens com ele e jogue um pouco do molykote de cambio juntamente com o oleo que voce pretende usar na lubrificação.
é preciso verificar tambem balançeamento do sistema, para ver se não vai haver vibração no conjunto ou desalinhamento durante o funcionamento. acredito que isto seja tranquilo pois voce pegou engrenagens de furadeira e ja devem estar prontas para isso.
-
o foda de ir no sapinho, eh q ele vai cobrar o olho da cara, e não tendo certeza q vai funcionar direito eh phoda…
-
ja testou o balanceamento fora do carro? tipo com uma furadeira?
-
o grande problema desse sistema ainda são os rolamentos… como vai girar mt, tem que usar rolamentos especiais, ou no minimo rolamento com folga c3, isso ja ajuda um pouco...
-
já pensou em ir num sapinho da vida e ver engrenagem de caixa que possam ser adaptadas.
muito legal …
mais acho que vai girar muito e essas engrenagens vão abrir o bico logo ...
o que seria sapinho ???
ja testou o balanceamento fora do carro? tipo com uma furadeira?
liguei ele em um motor elétrico que uso ligado a um alternador para usar como caregador de bateria dai tirei o alternador e coloquei o compressor mas não dava pra aperta a coreia se não o motor parava por falta de força , mas ele tocava o compressor com a coreia escoregando e já fazia um vento legal, aparentemente tava tudo ok com o compressor. o motor que usei não deve ter nem 1cv.
-
o que seria sapinho ???
liguei ele em um motor elétrico que uso ligado a um alternador para usar como caregador de bateria dai tirei o alternador e coloquei o compressor mas não dava pra aperta a coreia se não o motor parava por falta de força , mas ele tocava o compressor com a coreia escoregando e já fazia um vento legal, aparentemente tava tudo ok com o compressor. o motor que usei não deve ter nem 1cv.
sapinho é o gênio da lampada dos cambios….engrenagens russas é com ele mesmo porem os preços, ahhhh os preços....moram lá na casa do carai. tu pega engrenagem e deixa um rim la.
isso é uma alternativa se o seu esquema ficar top top. para substituir essas engrenagens que você esta utilizando hoje. mas acredito que se voce utiliza-se rolamentos skf seria bom também em um futuro distante.
-
fenomenal sua idéia, velho.
pelo que vi a força lateral que a correia vai exercer não será sobre o eixo da turbina mas sim sobre o eixo da transmissão que você contruiu, certo? então se você conseguir montar o sistema da maneira correta vai funcionar sim.
tenho certeza que a idéia é viavel, só tem o velho problema do dinheiro necessário para trilhar o caminho das pedras.
boa sorte.
-
iai, tive um pequeno problema hoje com o óleo, eu fui meio estupido em não parar para pensar bem nessa parte , bom coloquei primeiro um pouquinho de óleo 50 e em quanto eu colocava o bardhal o óleo 50 foi escorendo por dentro do rolamento e fez uma meleca no rotor do compressor só que eu fiquei puto da vida que eu não parei para pensar que ao colocar o bardhal as engrenagens iriam rodar muito pesadas pois ele é muito viscoso, quando eu girei com a mão a polia do compressor nossa tava muito pesado, agora to eu aqui esperando escorer o bardhal pra colocar no lugar graxa patente que ao meu ver é a unica coisa que não vai vazar e não vai pesar nas engrenagens. se alguem tiver uma dica será bem vinda. valeu
-
iai, tive um pequeno problema hoje com o óleo, eu fui meio estupido em não parar para pensar bem nessa parte , bom coloquei primeiro um pouquinho de óleo 50 e em quanto eu colocava o bardhal o óleo 50 foi escorendo por dentro do rolamento e fez uma meleca no rotor do compressor só que eu fiquei puto da vida que eu não parei para pensar que ao colocar o bardhal as engrenagens iriam rodar muito pesadas pois ele é muito viscoso, quando eu girei com a mão a polia do compressor nossa tava muito pesado, agora to eu aqui esperando escorer o bardhal pra colocar no lugar graxa patente que ao meu ver é a unica coisa que não vai vazar e não vai pesar nas engrenagens. se alguem tiver uma dica será bem vinda. valeu
eita, esse oleo ai não é o oleo de cambio certo?
a graxa é uma boa opção porem será que com a alta velocidade essas engrenagens ai não vão azular com a graxa? não sera melhor oelo mesmo porem um oleo fino….
-
ainda nao entendo como é que pode com qualquer tipo de oleo ou graxa, a parada ficar pesada pra girar na mão… nao compreendo...
-
acho que o melhor a fazer na parte de lubrificação, seria usar rolamentos blindados (2rs), rancar a blindagem de um lado, e enxer a carcaça central de graxa.
se ele usar oleo, vai ter q usar um oleo especial (oleo de cambio talvez) e vai ter q lacrar tudo pra não ficar vazando…
o grande problema desse sistema ainda são os rolamentos… como vai girar mt, tem que usar rolamentos especiais, ou no minimo rolamento com folga c3, isso ja ajuda um pouco...
bom eu passei umas dicas pra vc sobre isso, e pelo jeito vc nem viu…
-
cara, antes de ligar a pressurização no motor, faz um tubo com um tampao na ponta e uma pop-off, pra liberar a pressao, coloca um manometro de turbo tbem… pra ver se ta pressurizando....
se desfragmentar tudo, pelomenos vc nao perde o motor do carro por alguma eventual parte de rotor que possa sobrar na admissao
mas a ideia é muito boa mesmo parabens pela iniciativa
ah outra coisa, acho que isso ai so vai funcionar bem mesmo se fizer o eixo flutuante igual numa turbina mesmo...
-
ainda nao entendo como é que pode com qualquer tipo de oleo ou graxa, a parada ficar pesada pra girar na mão… nao compreendo...
simples… é uma redução ao contrário , por natureza isso fica pesado pra virar no eixo de entrada.
fazendo uma analogia bem tosca mesmo, seria a mesma coisa que andar de bicicleta colocando a marcha no volantão e na catraquinha ...
-
eu tava navegando na net, e achei esse link…aqui
nao li, mas tem varias formulas (que eu nunca vou usar… heheeh) mas pode ser util pra vcs...
outra coisa que eu tava pensando, é usar uma turbina completa, apenas sem a caixa quente e ao invez de ter um rotor quente, ter uma engrenagem... assim, esse eixo que tem que girar altissimas rpms, seria banhado por oleo...
para eliminar eventuais pulos de engrenagens e / ou desalinhamento do eixo, causando desgaste dos mancais, poderia usar um oleo de cambio cvt, onde li em algum lugar que as engrenagens nao encostam uma nas outras...
ou sera que viajei... ehehehe
-
eita, esse oleo ai não é o oleo de cambio certo?
a graxa é uma boa opção porem será que com a alta velocidade essas engrenagens ai não vão azular com a graxa? não sera melhor oelo mesmo porem um oleo fino….
o problema é que com um óleo 50 já vaza imagina um mais fino.
bom eu passei umas dicas pra vc sobre isso, e pelo jeito vc nem viu…
o problema é que vaza o óleo de um lado do rolamento para o outro dai escore pelo eixo e vai pro rotor, só se eu usasse um retentor para parar o vazamento mas eu não tenho como fazer isso.
ps: li suas dicas.
-
o problema é que com um óleo 50 já vaza imagina um mais fino.
o problema é que vaza o óleo de um lado do rolamento para o outro dai escore pelo eixo e vai pro rotor, só se eu usasse um retentor para parar o vazamento mas eu não tenho como fazer isso.
ps: li suas dicas.
vaza mesmo com todas as vedações que voce fez?