Alguem ja viu esse sistema aqui??
-
tem que ver qual a relação de engrenagens q tem ai dentro dessa caixa…
-
caaarra
não esconde o ouro não
coloca aí mais fotos/specs… foi vc que fez? já instalou?
sim eu que montei, vou tentar colocar no meu passat. vou colocar uma polia junto com a da bomba d agua dai cada volta que der nessa polia q vai junto com a bomba vai dar 3 voltas na do compressor centrifugo e a engrenagem dentro do compressor vai multiplicar por 10, isso se minhas contas não estiverem erradas, tipo motor a 3000 rpm x 3 da polia junto a bomba x 10 do compressor = 90.000 rpm sem contar que da polia do vira pra polia da bomba d agua aumenta um pouco a rpm. eu montei esse compressor só por causa dessas fotos do opala, meu compressor é algo totalmente caseiro
-
mto bacana cara
usou rolamentos cerâmicosó pelos seus calculos o eixo aí vai chegar a quantos rpm (máxima)?
lubrificação?
não entendi ali o esquma das engrenagens. parece que não se encaixam…
eu já pensei em montar um desse, mas depois acabei desistindo. mto fácil a instalação de um compressor desse, não precisa mexer em escape, não precisa desmontar praticamente nada, não precisa de valvula de alívio...
[] s
-
mto bacana cara
usou rolamentos cerâmicosó pelos seus calculos o eixo aí vai chegar a quantos rpm (máxima)?
lubrificação?
não entendi ali o esquma das engrenagens. parece que não se encaixam…
eu já pensei em montar um desse, mas depois acabei desistindo. mto fácil a instalação de um compressor desse, não precisa mexer em escape, não precisa desmontar praticamente nada, não precisa de valvula de alívio...
[] s[/quote]
cara não usei rolamentos cerâmicos, esse é meu maior medo tomara que eles aguentem um tempo já que o compressor não vai ficar sempre ligado só vou usar ele em algum momento dai vo lá e colocco a coreia e ligo novamente o canal da pressurização, calculei mais ou menos uns 216,000 rpm com o motor a 6000 rpm isso c ele não desmancha antes , vai ficar cheio de óleo dentro espero que isso aumente a vida dos rolamentos, qualquer dúvida perguntem ai.
-
cara não usei rolamentos cerâmicos, esse é meu maior medo tomara que eles aguentem um tempo já que o compressor não vai ficar sempre ligado só vou usar ele em algum momento dai vo lá e colocco a coreia e ligo novamente o canal da pressurização, calculei mais ou menos uns 216,000 rpm com o motor a 6000 rpm isso c ele não desmancha antes , vai ficar cheio de óleo dentro espero que isso aumente a vida dos rolamentos, qualquer dúvida perguntem ai.
esse rolamentos ai vão ver tocha
o esquema de lubrificação dos rolamentos voce pretende fazer selado mesmo? ou bypass igual ao caracol?
acho que no selado fica bom sim, mas um oleo bem parrudo é bem vindo.
-
só uma dica, nao use polia de aluminio para acionar o sistema.
mande fazer no torno uma de ferro, de preferencia 1020 ou 1045 (aco mais mole, trabalha melhor aonde tem vibracao) e depois de pronta mande nitretar para criar camada superficial dura.
polia de aluminio come muito rapido.
[]s
-
magnarock este seu já aparenta ser viável.
a única dúvida virá com relação a durabilidade dessas engrenagens né, vai ter que caprichar num óleo ai pra elas trabalharem banhadas.
imagino que vc fará um bujão nessa capa redonda que cobrirá as engrenagens. faz 2, um em cima e um embaixo, pra vc poder trocar esse óleo com mais facilidade. no início faça essa troca constantemente e analise o óleo, se tem muita limalha de ferro.
coloque um dos bujões com imã, pra reter essas limalhas com ele e não danificar mais.
e vamos que vamos, tá bacana isso, agora precisa funcionar pra ir corrigindo pequenos problemas que poderão aparecer.
e tem que ver também o quanto isso vai roubar do vira.
mas parabéns pela iniciativa ai, e boa sorte
-
mande fazer no torno uma de ferro, de preferencia 1020 ou 1045 (aco mais mole, trabalha melhor aonde tem vibracao) e depois de pronta mande nitretar para criar camada superficial dura.
[]s[/quote]
mas ai sai mais caro, não sai?
acho que nessa fase de desenvolvimento é mais facil fazer de aluminio. depois que tiver as dimensoes dela certinhas, ai manda fazer de um material mais resistente.
isso é, caso a de aluminio seja mais em conta que a outra
-
essas engrenagens não poderiam ser bem mais generozas nao? não digo em relação as relacoes e sim a largura das peças em sí…
-
acho que o melhor a fazer na parte de lubrificação, seria usar rolamentos blindados (2rs), rancar a blindagem de um lado, e enxer a carcaça central de graxa.
se ele usar oleo, vai ter q usar um oleo especial (oleo de cambio talvez) e vai ter q lacrar tudo pra não ficar vazando…
-
acho legal vc estar tentando fazer uma coisa diferente, vale para pelo menos aprender como funciona
sem querer jogar água na fogueira, mas uma vez que não foram usados rolamentos cerâmicos, seria imprescindível ter tomado o máximo de cuidado no que diz respeito à centralização das peças, o que, convenhamos, não tem como garantir, considerando que foi usado varão roscado para prender uma peça na outra.
ainda assim, eu espero que dê certo sua engenhoca
mas cara, toma cuidado hein… se os rolamentos azularem, pode acontecer do óleo pegar fogo.
-
[]s[/quote]
cara eu ja tenho uma polia de ferro na mesma medida da de aluminio só que vou usar a de aluminio por enquanto por recomendação do torneiro onde fiz os eixos, ele achou a minha polia de ferro muito pesada para os rolamentos que usei, mas qualquer coisa é só por uma de aluminio nova caso haja algum desgaste ela não é muito cara.
magnarock este seu já aparenta ser viável.
a única dúvida virá com relação a durabilidade dessas engrenagens né, vai ter que caprichar num óleo ai pra elas trabalharem banhadas.
imagino que vc fará um bujão nessa capa redonda que cobrirá as engrenagens. faz 2, um em cima e um embaixo, pra vc poder trocar esse óleo com mais facilidade. no início faça essa troca constantemente e analise o óleo, se tem muita limalha de ferro.
coloque um dos bujões com imã, pra reter essas limalhas com ele e não danificar mais.
e vamos que vamos, tá bacana isso, agora precisa funcionar pra ir corrigindo pequenos problemas que poderão aparecer.
e tem que ver também o quanto isso vai roubar do vira.
mas parabéns pela iniciativa ai, e boa sorte
eu ainda não sei qual óleo vou usar, tava pensando em usar aquele bardhal prolonga para motores cansados aquilo é bem viscoso. sim fiz um bujão ali já ta pronto todo selado só esperando um óleo. não entendi a idéia de 2 bujões.
essas engrenagens não poderiam ser bem mais generozas nao? não digo em relação as relacoes e sim a largura das peças em sí…
hheehhe eram as unicas que eu tinha, um dia fiquei pensando onde iria achar as engrenagens no tamanho que eu queria, dai resolvi abri uma furadeira minha e lá estavam elas perfeitas para o que eu queria sorte que ela tava nova ainda dai as engrenagem não tinham desgaste.
achei muito legal seu sistema…
vai entrar em que motor??
com esses calculos que vc fez vai dar quanto de pressao??
e por ultimo, se vc puder me falr quanto gastou para fazer isso agradeço..
valeu
pretendo colocar no meu passat ap 1.8, gastei acho que perto de 250.
-
imagino que seja algo assim:
se colocar só um em cima, como faz pra tirar o óleo velho?
e se colocar só um embaixo, como faz pra colocar óleo novo, depois de tirar o velho?
só retirar o compressor e escorer o óleo velho e colocar pelo mesmo lugar, só fica meio chato ter que desmontar.