Explosão do filtro de oleo
-
amigos, meu carro ficou parado 6 meses, nesse tempo foi retirado motor do cofre, caso é que na ultima sexta feira (01/08/2008) peguei meu carro de volta, andei na boa, rodei algo em torno de 250km (dois trechos de pouco mais de 120km e um menor de uns 7km), ate abusei um pouco na velo e nas aceleradas, minha bateria tinha ido pro espaço (creio eu que foi roubado mais deixa pra lá) ontem a noite cheguei com ele em casa, normalmente, fui tirar a bateria do carro do meu irmão (o celta carrocinha de cachorro quente ) pra colocar no meu, as duas baterias são 60amp, quando coloquei no meu carro, liguei o mesmo, motor girou na boa, depois de uns 10s de motor funcionando em lenta, dei uma cutucada no acelerador, o giro não subiu mais que 2500rpm e fez um barulho alto de algum liquido sendo borrifado, desliguei o motor e vi oleo no chão, entrei em desespero pensei _ f@#$%, já era meu motor _ já que tava f@#$%&, tentei ligar o carro de novo e o motor girou na boa, mas continuou jorrando oleo, desliguei e fui dar uma olhada e não vi nenhum burado em bloco nem nada, não da pra ver o filtro de oleo todo, mas to achando que é dele que ta vazando, acho que ele afrouxou.
isso pode acontecer é porque é fui eu que troquei o oleo do meu carro (sempre eu que faço) e sei que não se deve apertar o filtro com nenhuma peça somente com a mão e assim sempre o fiz, meu carro já tava no ponto de troca (rodado quase 13mil km) so uso oleo semi-sintetico e nenhum outro carro aconteceu isso, todos os carros aqui de casa eu troco oleo, sempre do mesmo jeito.
to achando que mexeram em alguma coisa no meu carro e deixaram o filtro frouxo, mas porque ele soltou sem nem ao menos ser exigido, já tinha chegado em casa tinha tempo (chego por volta das 17:00 e fui mexer no carro as 20:30 mais ou menos) o motor estava frio e o tanto que rodei e ele não soltou foi so cuspir oleo em casa ?
graças a deus que foi em casa
-
putz que estranho andré…..
o carro estava em algum lugar que possam ter fuçado nele??
estranho pois imagino que se fosse p/ frouxar o filtro seria nesse percurso que voce andou e não em marcha lenta em casa.....
estava na oficina, por isso desconfio de lá.
brabo é que eu, assim que tirei o carro da oficina, desci a bota ainda na gasolina (tava sem o kit gnv) e abusei do bicho, depois foi mais tranquilo, mas mesmo assim um pouco quente a pilotagem e nesse tempo, nada, so depois de um tempo parado, motor frio e ligado parado com giro pouco mais alto é que ele deu isso.
como eu disse, graças a deus foi em casa, olha que pego serra bem ingreme todo dia, ida e volta pra casa.
-
cara nem deu pra mexer no filtro, tenho que levantar o carro pra tirar peito de aço e tals e numa quinta feira fica complicado, tenho que acordar 04:30 pra vir pro trabalho, so da pra ver sexta depois do trabalho, hoje vou comprar oleo, filtros (ar, oleo e combustivel) e velas pra trocar tudo amanha.
espero que tenha sido rachadura ou se for pela rosca, que a mesma não tenha empenado ou rachado, so afrouxado
-
bom, vamos aos resultados
ontem mesmo comprei filtros (ar, oleo e gasolina) velas e oleo semi-sintetico, pensei em fazer tudo hoje, mas tinha um compromisso que não poderia faltar então arrisquei de fazer 50% do serviço ontem mesmo, tirei peito de aço e fui ver o que tinha acontecido, pois bem, o problema era dos menores, mas estranho, nunca tinha visto, arrebentou a borracha de vedação do filtro de oleo, sendo que não tinha aperto a não ser o que dei com a mão quando troquei na ultima vez, fiquei intrigado e tentando entender como aquilo foi acontecer e a unica explicação que encontrei foi que como o carro ficou muito tempo parado a borracha deve ter resecado e deveria estar rachada, dai dei a sorte dela estourar em casa com pouca pressão dada no acelerador, apreveitei troquei vela e filtro de ar.
hoje vou colocar o filtro de oleo novo, oleo e o filtro de gasolina, deixei a noite inteira arriando o oleo já que não tinha como esquentar o motor depois vou trocar o filtro de gasolina e ver como o motor ficou.
to bolado é que tenho que levar o carro pra regular o gnv de novo porque quando foi regulado o filtro de ar e as velas já estavam ruins.
-
mas andré será que o simples fato do carro ter ficado parado, estouraria a borracha??
nunca vi ninguem acontecendo isso, meu sogro tem costume de viajar e deixar o carro muito tempo sem ligar pois ele anda muito de onibus…...por isso não sei se acontece isso..
qto tempo seu carro ficou parado???
legal que não foi nada sério..
-
mas andré será que o simples fato do carro ter ficado parado, estouraria a borracha??
nunca vi ninguem acontecendo isso, meu sogro tem costume de viajar e deixar o carro muito tempo sem ligar pois ele anda muito de onibus…...por isso não sei se acontece isso..
qto tempo seu carro ficou parado???
legal que não foi nada sério..
acho que sim, porque a borracha estava dura e não muito maleavel, por isso tirei essa conclusão, ele ficou parado 6 meses sem nem ao menos ser ligado, nada.
-
qdo tava comprando peças do gts chegou um cara pedindo o filtro tal, mas só tinha outro, aó o cara disse que nao servia pq o anel de vedaçao era mais grosso ou mais fino, nao lembro, aó entupia algum duto e explodia os filtros.
abs e espero que resolva e ajude essa info
-
http://img513.imageshack.us/img513/1845/fotos2360fo2.jpg
olha o filtro com a vedação estorada
-
vou contar as 2 experiencia em a ja passei aki mais as duas foram com motor ap.. cheguei troca 5 filtros de oleo marcas diferentes e os 5 estouraram a solução pros 2 casos foi trocar a bomba de oleo… pressão excessiva de oleo.. no meu caso foi isso ja no seu ñ sei, esperar pra vc si ñ vai estourar denovo..
abçs: jonathan
-
já vi explodir um filtro de oleo certa vez que um colega foi calçar a mola da bomba de oleo para dar mais pressão. falei pra ele calçar com uma arroela de 1mm, o cara colou uma porca, deveria ter uns 5mm no mínimo.
loco, pressão deveter ido no teto.
qdo tava comprando peças do gts chegou um cara pedindo o filtro tal, mas só tinha outro, aó o cara disse que nao servia pq o anel de vedaçao era mais grosso ou mais fino, nao lembro, aó entupia algum duto e explodia os filtros.
abs e espero que resolva e ajude essa info
fala gili, cara, sempre usei o mesmo filtro, (tecfil) evito usar outro que não conheço, o unico filtro diferente no meu carro foi o original da peugeot, pra você ter uma ideia, comprei filtro de ar e de combustivel de uma tal de wega aparentemente é importado, nunca vi essa marca aqui, fogo é que não tinha nenhuma outra marca (uso filtro de ar fram e de combustivel tecfil tambem) então tive que comprar esses, to com o pe atras, mas acho que, como filtro de ar, não tem muito problema, to mais preocupado com o filtro de combustivel não filtrar direito e aumentar demais a pressão da bomba e acabar danificando-a.
-
vou contar as 2 experiencia em a ja passei aki mais as duas foram com motor ap.. cheguei troca 5 filtros de oleo marcas diferentes e os 5 estouraram a solução pros 2 casos foi trocar a bomba de oleo… pressão excessiva de oleo.. no meu caso foi isso ja no seu ñ sei, esperar pra vc si ñ vai estourar denovo..
abçs: jonathan
putz, espero que não, a cagada que esta aqui na garagem foi de assutar.
boa é que depois de tudo deu pra levantar uma fumaça com o borrão de oleo no chão
-
loco, pressão deveter ido no teto.
fala gili, cara, sempre usei o mesmo filtro, (tecfil) evito usar outro que não conheço, o unico filtro diferente no meu carro foi o original da peugeot, pra você ter uma ideia, comprei filtro de ar e de combustivel de uma tal de wega aparentemente é importado, nunca vi essa marca aqui, fogo é que não tinha nenhuma outra marca (uso filtro de ar fram e de combustivel tecfil tambem) então tive que comprar esses, to com o pe atras, mas acho que, como filtro de ar, não tem muito problema, to mais preocupado com o filtro de combustivel não filtrar direito e aumentar demais a pressão da bomba e acabar danificando-a.
se liga no filtro que o cunha colocou no meu motor, nunca vi essa porcaria.
http://smg.photobucket.com/albums/v155/bru…t=imggts004.jpg
abs
-
realmente, filtro é fram, principalmente de óleo.
nossa nunca vi acontecer isso, ja vi do filtro estourar de abrir buraco mas nunca de romper a borracha o_o
bom que aconteceu dentro da sua casa, agora espero que fique bom