My car in home garage
-
se vc tem potência máxima a 5.600rpm precisa calcular a quinta pra dar velocidade máxima perto disso ai… no caso 5.600rpm vc estaria a 192km/h (com uns 170cv vc deve ter pelo menos uns 220km/h reais o que te dá uns 6.400rpm, ou seja n averdade se vc tem interesse em explorar todo o potencial de velocidade máxima vc teria é que alongar o cambio cerca de 7% ... pra dar perto de uns 6.000rpm (rotação ligeiramente acima da de potencia máxima pra aproveitar o máximo de powerband do motor).
já pra pista onde vc jamais deve ter espaço e condições de chegar a velocidade máxima (ainda mais alongando o cambio)...como vc disse... chegava no fim da reta a uns 190km/h..exatamente na rotação de potencia máxima ou seja poderia encurtar uma merreca, acho que num vale a pena.
agora, na condição de comando mais graduado, onde a potencia máxima ocorrerá numa rotaçao maior...é precisoa rever qual sera a potencia e em que rotação ocorrerá... ai pode estimar a velocidade máxima e so assim ver se vale a pena encurtar o cambio ou naum...
-
opa hj teve um pouquinho de trampo aqui em casa hehe
tirei o cambio fora para tentar achar alguma coisa quebrada ou desgastada….
bom o que eu vi foi que todas as engrenagens do cambio e aneis sincrozinados estão em perfeito estado...
embreagem esta praticamente nova tanto plator qto o disco....
olhei o diferencial se tinha algum dente quebrado ou rolamento fudido e nada....
kkkkk porraa ate agora estou matutando aqui pensando que pode ter acontecido.....
ah uma coisa que vi foi que o eixo piloto parace estar solto ao carretel de engrenagens.... não sei se isso e normal do cambio ou se esse seria o problema, pois no mesmo eixo piloto existe um rententor de oleo que fica preso na caixa seca do cambio e pelo que vi o oleo que vaso parece ter cido por ele .....
ah uma coisa o eixo piloto e o carinha que recebe toda a potencia do virabrequin que e fixado no disco da embragem caso alguem não tivesse entendido ainda
bomm hj foi o dia do achismo kkkk eu acho .... tem um visinho amigo meu que trabalha numa oficina q se chama tecno cambio aqui proximo do autodromo... vou pedir um help para ele e dizer o que pode ter ocorrido......
se repararem no video na hora que o carro começa a patinar não escuta barulho nenhum diferente no cambio troca se a marcha normalmente....
http://www.youtube.c…h?v=acftw2cic48
ahn uma coisa que gostaria de saber so pessoal que tem gm…. qual a relãção de diferencial que os cambio f16 usam é quero deixar esse cambio um pouco mais curto...
putz 240kmh a 7k de 5 marcha e muita coisa pro que tenho atualmente....
me falaram que o dif do f16 ja eh mais curto....
bom galera e isso tirei umas fotos para entenderem ou opninarem tbém
abçs
já pensou no câmbio da montana? tempos atrás me disseram ser mais curto que o f16 que acho que equipa o corsa 1.8 também.
-
já pensou no câmbio da montana? tempos atrás me disseram ser mais curto que o f16 que acho que equipa o corsa 1.8 também.
o da montana 1.8 é mais curto do que do corsa 1.8.
1.8 montana:
diferencial 4,19 1. 3,73 2. 1,96 3. 1,31 4. 0,95 5. 0,761.8 corsa:
diferencial 3,94 1. 3,73 2. 1,96 3. 1,32 4. 0,95 5. 0,76 -
o da montana 1.8 é mais curto do que do corsa 1.8.
1.8 montana:
diferencial 4,19 1. 3,73 2. 1,96 3. 1,31 4. 0,95 5. 0,761.8 corsa:
diferencial 3,94 1. 3,73 2. 1,96 3. 1,32 4. 0,95 5. 0,76sim, foi o que quis dizer, o f16 se não me engano é o câmbio do corsa 1.8, e a montana tem diferencial mais curto, pode ser que seja uma boa opção para o corsinha de nosso amigo.
-
na verdade é o f17
-
vou trocar o dif para um 3.94 que seria do f16….
a questão do motor ter potencia maxima em 5600 não quer dizer q eu tenha que deixar o rpm sempre em cima dessa rotação...
para eu ter um aproveitamento correto dessa potecnai nessa rotação eu teria que escalonar todo o meu cambio e não trocar somente coroa e pinhão .. e isso não esta nos meus planos.........
do seu que ta o escalonamento do meu cambio hj se eu fizer trocas ah 5600... o giro cai muito antes da faixa de torque e potencia maxima.........
com essa nova relação vou perder 20kmh de velocidade final... que so caso era de 240 e que agora ficara em 220... como a ideia do carro e somente track daysnão estou muito preocupado em passar dessa velicidade por enquanto.... tanto que em intelagos se meu carro chegar a 200 final de reta pqp ..... do caramba.. sera otimo....
hj com esse cambio longo troco marchas perto dos 6500 rpm... as torcas de marchas sempre caem para 5000rpm.. bem perto da faixa maxima de potencia do motor....
e assim depois dos 5600 que e potencia maxima o motor ele não para de render... ele desenvolve muito bem ate 6500... tanto que na folha do dyno de 5600 ate 7000 eu perco somente 8cv de potencia... ou seja curva quase plana......
mas e isso ai talvez eu ande dia 31 de janeiro no track day da fasp com novo up de cambio acerto de chão novo e estrutura um pouco mais rigida
buchas de pu
bandeijas
morcegôes
barra estabilizadora
-
devagar… teu cambio num é o do vectra gsi/calibra ?
se for vc tá no caminho errado... teu diferencial hoje é o mais longo de todos, 3,55 com quinta 0,89.
se usar 3,94 vai encurtar 10%, ou seja nos mesmos 192km/h que vc via 5.600rpm vai passar a ver uma rotação de 6.200rpm o que eu acho extremamente alta... vai deixar o carro muito mais arisco de retomada e acelerãção..mas mataria de final
-
se for vc tá no caminho errado... teu diferencial hoje é o mais longo de todos, 3,55 com quinta 0,89.
se usar 3,94 vai encurtar 10%, ou seja nos mesmos 192km/h que vc via 5.600rpm vai passar a ver uma rotação de 6.200rpm o que eu acho extremamente alta... vai deixar o carro muito mais arisco de retomada e acelerãção..mas mataria de final
over, essa receita já foi testada e aprovada num corsa de longa-duração com 264cv com f18 e diferencial f16, foi a melhor relação encontrada entre as originais, tudo bem que o corsa era pelado, só tinha 1 banco concha e tinha santo antonio e etc mas dava pau em ferrari 355.
-
vou trocar o dif para um 3.94 que seria do f16….
a questão do motor ter potencia maxima em 5600 não quer dizer q eu tenha que deixar o rpm sempre em cima dessa rotação...
para eu ter um aproveitamento correto dessa potecnai nessa rotação eu teria que escalonar todo o meu cambio e não trocar somente coroa e pinhão .. e isso não esta nos meus planos.........
do seu que ta o escalonamento do meu cambio hj se eu fizer trocas ah 5600... o giro cai muito antes da faixa de torque e potencia maxima.........
com essa nova relação vou perder 20kmh de velocidade final... que so caso era de 240 e que agora ficara em 220... como a ideia do carro e somente track daysnão estou muito preocupado em passar dessa velicidade por enquanto.... tanto que em intelagos se meu carro chegar a 200 final de reta pqp ..... do caramba.. sera otimo....
hj com esse cambio longo troco marchas perto dos 6500 rpm... as torcas de marchas sempre caem para 5000rpm.. bem perto da faixa maxima de potencia do motor....
e assim depois dos 5600 que e potencia maxima o motor ele não para de render... ele desenvolve muito bem ate 6500... tanto que na folha do dyno de 5600 ate 7000 eu perco somente 8cv de potencia... ou seja curva quase plana......
mas e isso ai talvez eu ande dia 31 de janeiro no track day da fasp com novo up de cambio acerto de chão novo e estrutura um pouco mais rigida
buchas de pu
bandeijas
morcegôes
barra estabilizadoraquanto saiu o jogo de buchas pu e onde ??
-
over, essa receita já foi testada e aprovada num corsa de longa-duração com 264cv com f18 e diferencial f16, foi a melhor relação encontrada entre as originais, tudo bem que o corsa era pelado, só tinha 1 banco concha e tinha santo antonio e etc mas dava pau em ferrari 355.
num corsa com 264cv e que tenha potencia máxima numa rotação muito maior que 5.600 eu até concordo… no caso dele vai ser um encurtamento excessivo... exceto se ele partir para o uso de comandos bem mais graduados...
entenda que atualmente ele hoje ta na casa dos 190km/h a 5.600rpm... o carro dele deve ir a uns 220km/h reais no minimo... isso daria uns 6.500rpm o que já considero bem curto pra se dar umas seguradas de final... se ele ecnurtar vai ficar pior ainda...
-
quanto saiu o jogo de buchas pu e onde ??
cara o nome do lugar e aj buchas especiais
andre nome da pessoa responsável
produto de excelente qualidade e pelo que vi ele faz para quanse todos os carros nacionais e imprtados, e o que não tivera pronta entrega ele faz por encomenda…
nesse kit eu paguei 120,00 reais
telefone: 5971 5927
nextel: 9*13817abçs
-
imagine eu trocando marchas a 5600….
agora imagine o quanto não vai cair o giro do motor...
o que vc acha
do mais um pouco de rpm.... ou troco marhas antes ??
6500 no meu carro e 200 kmh cravado
e isso seria maximo que ele daria em interlagos e em curtitiba chegaria uns 210 chutando alto.....
pra mim estaria otimo mano....
-
se a potência máxima é a 5.600 isso quer dizer que vc nunca vai trocar de marcha nessa rotação quando quer máximo desempenho..vc precisa calcular qual a powerband, ou seja aonde trocando de marcha você terá o máximo de potência média (pra cada marcha)… mas como adianto que como te falei naquele dia...a powerbando do teu motor ficou excelente (como vc mesmo disse cai apenas 8cv desde potência máxima até o corte...por isso vc pode sossegadamente trocar de marcha sempre no limite de giro ou perto dele.
vc calcula assim:
se trocar de primeira pra segunda no limitador de giro cai para qual rotação ?... ai calcula (ou estima já que num tem uma formula pra curva de potencia que seja sua conhecida)a potencia média... verifica se trocando antes num aumenta a potencia porque a rotação cai num valor melhor ..e assim por diante...
se vc pretende ter no máximo 210km/h limitando pelo cambio pode realmente encurtar bastante que ganhará em agilidade (retomada e aceleração) e deve até chagaar mais rapido a velocidade limite (calculada)...
-
se a potência máxima é a 5.600 isso quer dizer que vc nunca vai trocar de marcha nessa rotação quando quer máximo desempenho..vc precisa calcular qual a powerband, ou seja aonde trocando de marcha você terá o máximo de potência média (pra cada marcha)… mas como adianto que como te falei naquele dia...a powerbando do teu motor ficou excelente (como vc mesmo disse cai apenas 8cv desde potência máxima até o corte...por isso vc pode sossegadamente trocar de marcha sempre no limite de giro ou perto dele.
vc calcula assim:
se trocar de primeira pra segunda no limitador de giro cai para qual rotação ?... ai calcula (ou estima já que num tem uma formula pra curva de potencia que seja sua conhecida)a potencia média... verifica se trocando antes num aumenta a potencia porque a rotação cai num valor melhor ..e assim por diante...
se vc pretende ter no máximo 210km/h limitando pelo cambio pode realmente encurtar bastante que ganhará em agilidade (retomada e aceleração) e deve até chagaar mais rapido a velocidade limite (calculada)...
isso mesmo manoo agora chegamos a um concenço(e assim que escreve) rsrs
abçs
-
dando um up no tópico, a quantas anda o carro, dan? nunca mais tivemos notícias.
abs
fala elmo tranquilo com vc
cara o corsa esta do mesmo jeito tanto em mecanica como em estetica…..
deixei de postar algumas coisas aqui no pp pela falta de interesse dos usuarios pelo meu projeto......
desanimei de postar aqui..... infelismente pois e um forum de muito bom nivel masssss......
bom a gente se fala depois por msn
abraços
-
fala daniel blz?
então, tentei mandar mp pra vc, mas não ta chegando, add eu no msn pq to precisando falar com vc. [email protected]
abrazzz
-
dando um up no tópico, a quantas anda o carro, dan? nunca mais tivemos notícias.
abs
fala elmo tranquilo com vc
cara o corsa esta do mesmo jeito tanto em mecanica como em estetica…..
deixei de postar algumas coisas aqui no pp pela falta de interesse dos usuarios pelo meu projeto......
desanimei de postar aqui..... infelismente pois e um forum de muito bom nivel masssss......
bom a gente se fala depois por msn
abraços
nada cara, o negócio é que o fórum ficou um tempo fora do ar mas agora voltou ao normal.
vá postando mais sobre a evolução do projeto