Mazda rx-8 r3
-
o único problema de matriz realmente tecnica do motor wankel é o material utilizado nos lóbulos do rotor . só isso . **o desafio é a adoção de uma material resistente o suficiente para fazer a vedação das câmaras .
se a indústria automobilística estivesse interessada em pesquisa de formatos a materiais para lóbulos e bloco do motor , estaríamos andando hoje em carros com aproveitamento volumetrico melhor , menores , mais leves , silenciosos e etc , etc , etc …**
tenho plena consciencia de que ainda é impossível utilizar esse conceito em larga escala . como eu disse , falta a descoberta de um material resistente o suficiente para fazer a vedação dos lóbulos de maneira a termos uma vida útil aceitável e um consumo de óleo aceito nos atuais padrões .
abraço .
enquanto alguém não achar a solução dos rotativos para alguém copiar, as montadoras continuaram investindo no basicão…
será que alguem leu meus topicos ?
pelo que sei é um motor que tem uma serie de problemas, aquecimento acima do normal, problemas de vedação das camaras, mais poluente… a propria mercedes desistiu de desenvolve-lo pelo custo de projeto e retorno de dor de cabeça.
parece que tem um canadense que resolveu esse problema.
li muito a respeito desse motor, funciona de varias formas, ate com ar comprimido (a ser movido) e já foi considerado a evolução dos wankel s mas como o fiasa e o coisa disseram, tudo gira em torno dos $$$$$$$$$ se for algo que tire dos bolsos de quem constroe, esqueçe, não vai a frente, alem do fato da opep investir pesado contra motores que não queimem petroleo e seus derivados.
-
conheço o conceito do quasiturbine . é brilhante e muito simples de ser entendido , apesar da geometria difícil . tem a solução de balanceiros fazendo a vedação e também a compressão , admissão e escape , ocupando ou abrindo espaços conforme a disposição do estator . snme as pontas são até mesmo roletadas . o único problema que eu vejo é que não permite variação no formato do estator , coisa que não acontece com o wankel trilobular convencional .
justiça seja feita . a única grande corporação que investiu a contento e esteve a beira da aplicação do wankel em larga escala foi a gm . a mercedes fez algumas pesquisas no fim dos anos 60 e só .
o conceito de bomba lobular é mais antigo que a maquina de watt . wankel teve a ideia de fundir o conceito de motor de combustão interna e uma bomba lobular . ele era um pesquisador que buscava soluções nelhores para os motores de combustão interna e ele sabia que o ponto fraco do motor convencional a pistão é a atuação de forças axiais opostas , que geram vibrações e que demandam muita perda de energia termica .
as pesquisas da mazda com hidrogenio acho que vão ser um outro passo crucial . vamos ver no que vai dar .
abraços .