Coletores para carros turbo
-
o motor aspirado é diferente do turbo. tem mais taxa, comandos diferentes e bielas e pistões mais fracos. é um motor que não aguenta muito tempo 250cv nas rodas. o turbo aguenta 300cv nas rodas por muito tempo. basta programar direito.
[snapback]267274[/snapback]
vc está falando de um aspro com cabeçote 2v ou 4v/5v por cilindro??
-
não dá pra comparar o 1.8 20v aspro com turbo, os comandos são muito diferentes… numa mesma época eu montei um aspro com 0,8bar e um turbo com 1bar ambos no alcool, o aspro veio mais potência que o turbo com 0,2bar a mais... só pra ter noção originais aspro tem potência máxima a 6.000rpm e o turbo 5.500 (5.750 no tt)
qto ao comparativo, tem um fator muito mais importante do que serem iguais, mais sim o comprimento dos canos do coletor é que deu fundamento a essa diferença gritante de desempenho...além do mais o resultado depende da turbina utilizada...? amplamente sabido que coletores de admissão com dutos curtos privilegiam potência e os compridos privilegiam torque, nos de escape se inverte, coletor curto privilegia torque (pode ver a pegada antes até 4.750rpm) e coletor comprido privilegia potência (até certo ponto )
? bom lembrar que motor é como uma orquestra.... vc precisa de mais do que virtusoses na musica, precisa de que todos funcionem miuto bem entrosados e no mesmo tom.
um coletor de admissão comprido demais acaba perdendo em troque tbm.... um de escape acaba perdendo potência, então o mais importante é antes de se começar a comprar peças apenas se baseando em resultados individuais pesqusiar e projetar se o casamento de diferntes peças fica bom.... não adianta por exemplo um coletor de escape de canos cumpridos numa turbina pequena como uma k03 num motor 1.8 20vt...e não adianta usar um coletor extra curto se vc usar uma k27 que a pegada em baixa não vai mudar substancialmente...? preciso casar o comportamento..
-
? amplamente sabido que coletores de admissão com dutos curtos privilegiam potência e os compridos privilegiam torque, nos de escape se inverte, coletor curto privilegia torque (pode ver a pegada antes até 4.750rpm) e coletor comprido privilegia potência (até certo ponto )[snapback]267367[/snapback]
-
[snapback]267370[/snapback]
com dutos curtos como o primeiro coletor em regimes baixos os gases rapidamente empurram a turbina, mas em regimes altos acaba sendo uma confusão como uma sa?da do estádio após seu time ganhar o tátulo brasileiro… todo mundo quer sair e num tem escoamento pra todos ao mesmo tempo
já no coletor cumprido demora pra vc empurrar a turbina qdo muda de fluxo (o que acontece normalmente em motores não estacion?rios), mas em regimes altos vem tudo divididinho e tem tempo suficiente pra formar um regime de escoamento mais linear... e com isso gera menos confusão na hora de passar pela catraca chamada turbina
-
só 1.8t 20v. é só o que pesquisei nos últimos meses.
[snapback]267394[/snapback]
rapaz…me passe a sua fonte então pq essa eu realmente quero ler...
nego monta por aí aspro multivólvulas pra correr de endurance com 300 cv e não quebra pq somente esse motor quebraria???
-
com dutos curtos como o primeiro coletor em regimes baixos os gases rapidamente empurram a turbina, mas em regimes altos acaba sendo uma confusão como uma sa?da do estádio após seu time ganhar o tátulo brasileiro… todo mundo quer sair e num tem escoamento pra todos ao mesmo tempo
já no coletor cumprido demora pra vc empurrar a turbina qdo muda de fluxo (o que acontece normalmente em motores não estacion?rios), mas em regimes altos vem tudo divididinho e tem tempo suficiente pra formar um regime de escoamento mais linear... e com isso gera menos confusão na hora de passar pela catraca chamada turbina
[snapback]267397[/snapback]
meio que oposto ao coletor 4x1 de aspirado, onde mais comprido= mais torque e mais curto= mais potência.
-
lapa de turbina
-
[snapback]268326[/snapback]
aeaeuaeuaeuauhaeuaeuaeuaeuhaeuaeuhaeuhaeuhaeuhaeaeuuhaeeau
não fica assim hehehehehe turbo engana muuuito.
logo de cara me liguei q o tubo de escape era muito grande, o que sugere um rotor fermentado
-
equalização não é a diferença principal do coletor da fullrace sobre o coletor pente da foto. a diferença absurda de hp (que nem é tão absurda assim no pico pois corresponde é cerca de 5-6%, em um carro de alt?ssima potência) vem dos dutos separados desembocando em um coletor.
em turbo, a equalização tem papel secund?rio.
abraço
-
equalização não é a diferença principal do coletor da fullrace sobre o coletor pente da foto. a diferença absurda de hp (que nem é tão absurda assim no pico pois corresponde é cerca de 5-6%, em um carro de alt?ssima potência) vem dos dutos separados desembocando em um coletor.
em turbo, a equalização tem papel secund?rio.
abraço
[snapback]268520[/snapback]
agora me explique como vc faria essa separa?ao de tubos, em um coletor feito em série ???
-
agora me explique como vc faria essa separa?ao de tubos, em um coletor feito em série ???
[snapback]268534[/snapback]
basta olhar pro famigerado coletor da apr…