Adaptando bomba eletrica no lugar da mecanica
-
se eu colocar o dosador perto do tanque depois da bomba levando somente a linha principal p/ o carburador será que iria prestará
até funciona, mas eh um porre pra regular, e tb a mangueira de tomada de pressão ficando mt comprida, pode dar variação e delay… se fosse aspirado não teria mt problema, ja q a pressão eh fixa...
já ví algumas adaptações que a bomba fica no cofre do motor….
aí a tubulação de tecalon original é aproveitada só pra puxada, com um t antes da bomba ?
isso funciona bem?
essas adaptações geralmente são em carros q ja tem uma bomba interna no tanque, q serve pra mandar o combustivel até a bomba forte, e ela da a pressão final.
-
eu uso minha bomba em baixo do carro, a chance de dar falta segundo alguns amigos e menor, pois ela esta na horizontal e o comb desce até ela com mais facilidade, está pouca atrás do meio do carro.
-
já ví algumas adaptações que a bomba fica no cofre do motor….
aí a tubulação de tecalon original é aproveitada só pra puxada, com um t antes da bomba ?
isso funciona bem?
quanto aa bomba, ela deve ficar proxima ao tanque… bombas eletricas não são mto boas pra puxar combustível... (experiencia propria)
até funciona, mas eh um porre pra regular, e tb a mangueira de tomada de pressão ficando mt comprida, pode dar variação e delay… se fosse aspirado não teria mt problema, ja q a pressão eh fixa...
essas adaptações geralmente são em carros q ja tem uma bomba interna no tanque, q serve pra mandar o combustivel até a bomba forte, e ela da a pressão final.
…e geralmente nao funciona muito bem... dependendo dos casos chega a secar a linha e o carro dá falta...
experiencia propria...
-
tem uns esquemas aqui neste link
-
eu to instalando uma no meu chevas,, e como o tanque é dentro do porta malas .. atraz do banco,, eu simplesmente coloquei ela logo abaixo da saida e fiz um retorno do lado da boia, e ja fiz a instalação eletrica tb, coloquei um positivo direto da bateria c fio d 6 mm para o positivo direto do rele e saida d 6mm tb direto para a bomba e usei no positivo d entrada um esqueminha q aprendi e um forum d jipeiros,, usando um outro rele menor eu fiz o acionamento dela pós chave, poren sendo intermediado pela luz do alternador e um botão d emergencia caso falte combustivel no carburador, qnd o motor esta desligado a luz da bateria fica acesa no painel e ela desativa o primeiro rele q desativa o segundo (coloquei o menor pra naum pesar na fiação do alternador) e qnd o motor funciona e apaga a luz a bomba de combustivel é acionada,, (neste caso fiz por segurança msm para o caso d o motor morrer a bomba não continua funcionando e como dito no forum q eu peguei.. em caso d batida , o motor normalmente morre e se ocorrer um vazamento d combustivel, imediatamente ele será sanado, pois a energia da bomba sera cortada) e o botão de emergencia é simples para o caso de probls c o alternador ou o carburador ficar seco, pois sem o motor funcionar a bomba não funciona tb…
espero ter sido util... (todo o sistema é logico protegido por fusivel de 30 amps)
-- chevette do futuro--
-
e eu esqueci… esses canos d tecalon são akeles q parecem d plastico , igual os que vem nos sistemas originais d carros mais novos?? ou akelas d borracha normalmente encontradas azuis para combustivel msm.. q pos sinal são bem caras
ja fiz toda a instalação da bomba tanto eletrica qnt dela propria.. mais não decidi qual manqueira usar ainda..
ficaria grato por uma ajuda na decisão
chevette do futuro
-
aproveitando o embalo e acredito que poderá ajudar tbm o cht, vai ae a minha dúvida:
eu uso a bomba dentro do cofre do motor, foi o mexanico quem colocou lá, e quero passar para trás do carro, perto da tanque, como o relê já está na frente, eu posso deixar o relê onde está e só passar o fio que liga a bomba ou eu tenho q deixar o relê perto da bomba, lá atrás tbm??
como vcs fazem pra ligar a mangueira na bomba de combustível? a entrada da bomba tem um diametro mto maior do que as mangueiras de tecalon, e por causa disso foi colocado mais duas mangueiras uma em cima da outra até dar o mesmo diametro da bomba, achie meio gambiarra isso, eu queria pelo menos uma mangueira a mais até chegar na bomba.
-
aproveitando o embalo e acredito que poderá ajudar tbm o cht, vai ae a minha dúvida:
eu uso a bomba dentro do cofre do motor, foi o mexanico quem colocou lá, e quero passar para trás do carro, perto da tanque, como o relê já está na frente, eu posso deixar o relê onde está e só passar o fio que liga a bomba ou eu tenho q deixar o relê perto da bomba, lá atrás tbm??
como vcs fazem pra ligar a mangueira na bomba de combustível? a entrada da bomba tem um diametro mto maior do que as mangueiras de tecalon, e por causa disso foi colocado mais duas mangueiras uma em cima da outra até dar o mesmo diametro da bomba, achie meio gambiarra isso, eu queria pelo menos uma mangueira a mais até chegar na bomba.
em casa de conexões industriais vc encontra niples que fazem a redução da entrada da bomba pro diametro do tubo de tecalon.custa cerca de r$ 5,00 cada uma.
o macete é vc usar mangueiras de diametro do tubo de tecalon até a entrada do niple adaptador.
já instalei a bomba no cofre do motor…até agora não tive problemas, mesmo com o ponteiro na reserva ela puxa bem o combustível.
-
axo q a bomba no cofre num deve ser mt boa idéia.. pq alem do aquecimento da msm.. ela força mais pra puxa dq pra empurrar como ja foi dito.. e em questão ao rele naum tem probl.. pq na maioria dos carros o rele da bomba ou fica dentro do motor (cofre) ou proxima a caixa de fusiveis, aí é só leva um fio d um bom diametro e qualidade até ela.. no meu caso estou montando c um fio d 6mm e o rele d 30 amp embaixo do painel
e em questão a mangueira, o meu tanque tem a saida d rosca, entaum tirei ela fora e refiz c a msm medida da entrada da bomba e usei uma mangueira do msm diametro de injeção goodyear nelas e na d tecalon usei um pedacinho pra fazer a emenda entre as duas, só q coloquei um tubinho d cobre por dentro da boca da de tecalon pra nao correr o risco dela c fexar e dar vazamento, e usei 2 abraçadeiras pra cada lado… (2 na bomba .. e 2 na imenda)
espero ter cido util..
-
axo q a bomba no cofre num deve ser mt boa idéia.. pq alem do aquecimento da msm.. ela força mais pra puxa dq pra empurrar como ja foi dito.. e em questão ao rele naum tem probl.. pq na maioria dos carros o rele da bomba ou fica dentro do motor (cofre) ou proxima a caixa de fusiveis, aí é só leva um fio d um bom diametro e qualidade até ela.. no meu caso estou montando c um fio d 6mm e o rele d 30 amp embaixo do painel
e em questão a mangueira, o meu tanque tem a saida d rosca, entaum tirei ela fora e refiz c a msm medida da entrada da bomba e usei uma mangueira do msm diametro de injeção goodyear nelas e na d tecalon usei um pedacinho pra fazer a emenda entre as duas, só q coloquei um tubinho d cobre por dentro da boca da de tecalon pra nao correr o risco dela c fexar e dar vazamento, e usei 2 abraçadeiras pra cada lado… (2 na bomba .. e 2 na imenda)
espero ter cido util..
com certeza, foi muito útil as dicas onde vc achou esse tubinho de cobre?
-
http://www.balaroti.com/wfcatgru.aspx?gru_id=1832
achei os preços não muito caros.
-
cotovelos e conexoes em cobre
http://www.twenga.com.br/dir-jardim-bricol…o,conexao-cobre
tabela com as classes
-
esses eu tinha na oficina msm.. mais vc encontra pra compra em casa de ferragem.. ou em casa especializadas em refrigeração
-
pessoal alguem ai pode tirar fotos e postar aqui pra ajudar???? estou precisando refazer a do meu carro e nao consigo nenhum exemplo na internet
tirar fotos de qual mangueira e pra onde vai, encaixes no dosador e principalmente o retorno de combustivel !!!
se algum iluminado puder fazer isso ajudaria muitoo!!!