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Finalmente saindo do papel - ap stage ii

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    pepsimanbr
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    #1

    ae galera, estou precisando de uma ajudinha, vou fazer o motor e montar e preciso de uma ajudinha de vcs aos poucos vou postando fotos do andamento do projeto.

    obs. infelizmente o meu preparador andou dando umas mancadas feias comigo e vou pedir para um mecanico de confianca meu mas que mexe mais motor original a entrar com a mão de obra e eu como a forma deve ser feita nos casos de acertar o motor turbo.

    o kit já está montado no motor ainda orignal e estou andando. só vou fazer o motor e fazer os devidos ajustes.

    o motor vai ser o seguinte: gts ap 1.8 turbo, álcool, turbina garrett .42.42, pistões iapel de 82mm (81,94mm real), embreagem cerâmica 4 pastilhas 980lbs, carbura 2e e o resto original. expectativa de potencia máxima: 250cv

    1. tendo em vista a potencia esperada, qual o torque dos parafusos dos mancais e do cabeçote? ou é só seguir o torque original? tem que deixar alguma folga?

    2. como vai ser pistões iapel, ele já vem com folga de 0,06mm, dá pra confiar nessa folga?

    3. pistões iapel têm algum lado para ser montado ou tanto faz?

    4. vou usar anéis cofap 1.8 de 1mm, preciso fazer alguma alteração ou é só colocará

    5. qto de pressão do turbo seria bom pra amaciar o motor?

    6. qual o ponto inicial e final relativo à pressão utilizada pra início de amaciamento do motor vcs recomendam?

    7. alguém sabe qto de taxa mais ou menos ficaria com esses iapel?

    se for aparecendo mais dúvidas vou colocando aqui.

    espero que alguém possa me ajudar.

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      036ullivan
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      #2
      1. torque original é mais do que suficiente;

      2. claro, eles são feitos para trabalhar com no máximo isso de folga, pode ir sem medo;

      3. todo pistão para ser montado tem lado, agora eu não sei dizer ao certo como é hehehhe :hauhau: ;

      4. normalmente é só colocar os aneis, visto que é a medida exata para os pistões;

      5. 0,0 pressão, pra amaciar, ande sem pressão amigo, rode aí uns 500 ou 1000km para amaciar, e só aí comece a fazer o acerto;

      6. acredito que possa trabalhar tranquilamente com 18 inicial e 24 final;

      7. normalmente fica em 8:5:1 ou 8:0:1 com cabeçote std;

      o pessoal poderá falar melhor :beijo:

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      • G Offline
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        gti-xxe
        escreveu em última edição por
        #3

        e as bielas vai usar as originais?

        no meu eu vou usar uns parafusos allen de aço para prender o cabeçote

        monta ele e conta o resultado

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        • P Offline
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          pepsimanbr
          escreveu em última edição por
          #4

          e as bielas vai usar as originais?

          no meu eu vou usar uns parafusos allen de aço para prender o cabeçote

          monta ele e conta o resultado

          eu vou montar original sim as bielas, por isso que pretendo chegar até uns 250cv, que seria bem perto do limite do cambio e bielas.

          1 Resposta Última resposta
          • A Offline
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            Adriano Sushi
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            #5

            bestera vc gastar com pistões forjados e usar bielas originais… eh melhor fazer o contrario, bielas forjadas e pistões originais...

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            • P Offline
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              pepsimanbr
              escreveu em última edição por
              #6

              bestera vc gastar com pistões forjados e usar bielas originais… eh melhor fazer o contrario, bielas forjadas e pistões originais...

              eu fiz isso pq eu ouvi falar que os pistões aguentam menos que as bielas, e tbm de que seria mais fácil acertar com pistões forjados do que com original pq não precisa andar com a mistura tão gorda qto os originais… agora eu não sei se as pessoas que falaram sabem de alguma coisa... agora vc me pegou... ehehehe

              1 Resposta Última resposta
              • A Offline
                A Offline
                Adriano Sushi
                escreveu em última edição por
                #7

                então cara.

                se o motor estiver com combustivel e ponto certinho, o pistão aguenta mt sim.

                tem uns casos na oficina onde vou, que servem de exemplo.

                um gol 1.8 miolo original e 3e, e um passat 1.8 tb com miolo original e weber. ambos andam nas arrancadas q tem por aqui.

                o gol perdeu o motor por causa da biela q rompeu, e abriu 2 buracos no bloco, e o passat chegou a entortar a biela, e os pistões originais tão la, firmes e fortes…

                pra potencia q vc quer, eu não gastaria com forjados... mas ja q vai forjar, eu falo q eh melhor começar com bielas...

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                  036ullivan
                  escreveu em última edição por
                  #8

                  concordo com o sushi, mas não comentei nada pq o amigo ja comprou os pistões.

                  andei umas 3 semanas com 1.5bar acertados com wide band acho que 0,84 de lambda, o carro ficou muito bom, só parei pq pensei que tinha quebrado canaleta, mas na verdade foi um caninho de cobre do carbura que caiu pra dentro do cilindro, não fez nada de grave, umas marquinhas nos pistões e no cabeçote, mas ta tudo bala. mas ja que desmontou mandei fazer tudo forjado pra não ter dor de cabeça com pressão.

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                  • P Offline
                    P Offline
                    pepsimanbr
                    escreveu em última edição por
                    #9

                    então cara.

                    se o motor estiver com combustivel e ponto certinho, o pistão aguenta mt sim.

                    pra potencia q vc quer, eu não gastaria com forjados… mas ja q vai forjar, eu falo q eh melhor começar com bielas...

                    eu tbm fiquei mto na dúvida, mas apareceu os pistões do fabio delamarta, ficou quase o mesmo preço do que comprar original por isso que resolvi comprar… mas com certeza a próxima aquisição seria as bielas... eu só não sei como evitar quebras de cambio, que tbm já ficaria no limite se for original...

                    concordo com o sushi, mas não comentei nada pq o amigo ja comprou os pistões.

                    andei umas 3 semanas com 1.5bar acertados com wide band acho que 0,84 de lambda, o carro ficou muito bom, só parei pq pensei que tinha quebrado canaleta, mas na verdade foi um caninho de cobre do carbura que caiu pra dentro do cilindro, não fez nada de grave, umas marquinhas nos pistões e no cabeçote, mas ta tudo bala. mas ja que desmontou mandei fazer tudo forjado pra não ter dor de cabeça com pressão.

                    que pistões forjados vc colocou aí? se for iapel, teve lado pra colocará eu mandei uma msg pra iapel e falaram que não têm lado, o problema é de que eu perguntei se tinha lado e fui respondido assim: não …. foi uma resposta muito seca e sem explicação... só preciso confirmar com alguem que já colocou...

                    valeu

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                      P Offline
                      Pellegrino
                      escreveu em última edição por
                      #10

                      concordo com o sushi, mas não comentei nada pq o amigo ja comprou os pistões.

                      andei umas 3 semanas com 1.5bar acertados com wide band acho que 0,84 de lambda, o carro ficou muito bom, só parei pq pensei que tinha quebrado canaleta, mas na verdade foi um caninho de cobre do carbura que caiu pra dentro do cilindro, não fez nada de grave, umas marquinhas nos pistões e no cabeçote, mas ta tudo bala. mas ja que desmontou mandei fazer tudo forjado pra não ter dor de cabeça com pressão.

                      :hauhau: coisas que só um turbo te proporciona hehe

                      1 Resposta Última resposta
                      • A Offline
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                        Adriano Sushi
                        escreveu em última edição por
                        #11

                        se o seu pistão for concavo, e não tiver ressalto maior pra nenhum lado, então não tem lado pra montar, pq ele eh simetrico…

                        so q as bielas tem lado pra montar cara.

                        1 Resposta Última resposta
                        • P Offline
                          P Offline
                          pepsimanbr
                          escreveu em última edição por
                          #12

                          se o seu pistão for concavo, e não tiver ressalto maior pra nenhum lado, então não tem lado pra montar, pq ele eh simetrico…

                          so q as bielas tem lado pra montar cara.

                          eh simétrico então…ele é côncavo e não tem nehuma diferença.

                          como as bielas serão originais então é só montar de forma normal?

                          valeu

                          1 Resposta Última resposta
                          • G Offline
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                            Gili
                            escreveu em última edição por
                            #13

                            concordo com o sushi, mas não comentei nada pq o amigo ja comprou os pistões.

                            andei umas 3 semanas com 1.5bar acertados com wide band acho que 0,84 de lambda, o carro ficou muito bom, só parei pq pensei que tinha quebrado canaleta, mas na verdade foi um caninho de cobre do carbura que caiu pra dentro do cilindro, não fez nada de grave, umas marquinhas nos pistões e no cabeçote, mas ta tudo bala. mas ja que desmontou mandei fazer tudo forjado pra não ter dor de cabeça com pressão.

                            que noticia boa xara

                            bloco ficou 100%?

                            abs e que venha forjado e mais forte pra esfarelar os cambios hehehe

                            1 Resposta Última resposta
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                              036ullivan
                              escreveu em última edição por
                              #14

                              exato só falar pro teu mecânico seguir o padrão de montagem normal, montando as bielas nos seus lugares corretos.

                              meus pistões tmb são côncavos, logo, não tem posição para montar.

                              1 Resposta Última resposta
                              • A Offline
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                                Adriano Sushi
                                escreveu em última edição por
                                #15

                                na verdade, não eh pq eh concavo, se for reto tb não tem lado, desde que seja simetrico…

                                1 Resposta Última resposta
                                • 0 Offline
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                                  036ullivan
                                  escreveu em última edição por
                                  #16

                                  falei bosta huahauhauhauhauahuaha

                                  malz :hauhau:

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • P Offline
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                                    pepsimanbr
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                                    #17

                                    falei bosta huahauhauhauhauahuaha

                                    malz :hauhau:

                                    mas são simétricos neh??? hehehehee

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • G Offline
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                                      #18
                                      1. tendo em vista a potencia esperada, qual o torque dos parafusos dos mancais e do cabeçote? ou é só seguir o torque original? tem que deixar alguma folga?

                                      r: serguir o original

                                      1. como vai ser pistões iapel, ele já vem com folga de 0,06mm, dá pra confiar nessa folga?

                                      r: eu uso no meu 2.0 com essa folga e naum deu em nada até agora… nem parece q é forjado... q fika com akeles tec-tec por causa da folga

                                      1. pistões iapel têm algum lado para ser montado ou tanto faz?

                                      r: não pode montar com qualquer lado... nesse caso só bielas tem lado

                                      1. vou usar anéis cofap 1.8 de 1mm, preciso fazer alguma alteração ou é só colocará

                                      r: pelo meu conhecimento é só comprar os aneis da medida do seu pistão.. em qualquer autopeças vendi...

                                      1. qto de pressão do turbo seria bom pra amaciar o motor?

                                      r: até 0,6kg vc naum corre risco de kebrar o motor

                                      1. qual o ponto inicial e final relativo à pressão utilizada pra início de amaciamento do motor vcs recomendam?

                                      r: ai é vai de cada um eu tava com o meu 12 inicial e 22 final

                                      1. alguém sabe qto de taxa mais ou menos ficaria com esses iapel?

                                      r: naum sei

                                      outros cuidados

                                      • nos parafusos do volante passa trava rosca (loctite 290)

                                      • nas travas dos pinos dos pistões... toma cuidado só coloke uma vez só as travas o melhor seria usar akelas travas q parecem um cogumelo

                                      • junta do carter: tem uma q é de ferro coberta com borracha é a melhor q tem

                                      • 1 semana depois q vc andar com o carro da um reaperto nos parafuso em geral

                                      • use sempre marca confiaveis cofap, fram, trw pq outras marcas podem vir a ferrar seu motor e frustração é grande.. ainda mais quando o motor zoa ainda quando é novo...

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • P Offline
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                                        escreveu em última edição por
                                        #19

                                        vou deixar com o ponto inicial uns 18º e 24º final, uma simples pistola de ponto dá pra saber o ponto final?? eu pergunto pq ouvi dizer em pistola de ponto com avanço ou todas são com avanço?

                                        1 Resposta Última resposta
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                                          #20
                                          1. qual o ponto inicial e final relativo à pressão utilizada pra início de amaciamento do motor vcs recomendam?

                                          r: ai é vai de cada um eu tava com o meu 12 inicial e 22 final

                                          outros cuidados

                                          • nas travas dos pinos dos pistões… toma cuidado só coloke uma vez só as travas o melhor seria usar akelas travas q parecem um cogumelo

                                          • junta do carter: tem uma q é de ferro coberta com borracha é a melhor q tem

                                          pensando bem no ponto, acho q vou com mais calma, não vou deixar tanto como citei antes…

                                          na caixa dos iapel veio umas travas junto com ele, nem ví direito, será q são bons?

                                          valeu mesmo pelas dicas ae

                                          abraços

                                          1 Resposta Última resposta

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