Finalmente saindo do papel - ap stage ii
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concordo com o sushi, mas não comentei nada pq o amigo ja comprou os pistões.
andei umas 3 semanas com 1.5bar acertados com wide band acho que 0,84 de lambda, o carro ficou muito bom, só parei pq pensei que tinha quebrado canaleta, mas na verdade foi um caninho de cobre do carbura que caiu pra dentro do cilindro, não fez nada de grave, umas marquinhas nos pistões e no cabeçote, mas ta tudo bala. mas ja que desmontou mandei fazer tudo forjado pra não ter dor de cabeça com pressão.
que noticia boa xara
bloco ficou 100%?
abs e que venha forjado e mais forte pra esfarelar os cambios hehehe
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exato só falar pro teu mecânico seguir o padrão de montagem normal, montando as bielas nos seus lugares corretos.
meus pistões tmb são côncavos, logo, não tem posição para montar.
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na verdade, não eh pq eh concavo, se for reto tb não tem lado, desde que seja simetrico…
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falei bosta huahauhauhauhauahuaha
malz
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falei bosta huahauhauhauhauahuaha
malz
mas são simétricos neh??? hehehehee
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- tendo em vista a potencia esperada, qual o torque dos parafusos dos mancais e do cabeçote? ou é só seguir o torque original? tem que deixar alguma folga?
r: serguir o original
- como vai ser pistões iapel, ele já vem com folga de 0,06mm, dá pra confiar nessa folga?
r: eu uso no meu 2.0 com essa folga e naum deu em nada até agora… nem parece q é forjado... q fika com akeles tec-tec por causa da folga
- pistões iapel têm algum lado para ser montado ou tanto faz?
r: não pode montar com qualquer lado... nesse caso só bielas tem lado
- vou usar anéis cofap 1.8 de 1mm, preciso fazer alguma alteração ou é só colocará
r: pelo meu conhecimento é só comprar os aneis da medida do seu pistão.. em qualquer autopeças vendi...
- qto de pressão do turbo seria bom pra amaciar o motor?
r: até 0,6kg vc naum corre risco de kebrar o motor
- qual o ponto inicial e final relativo à pressão utilizada pra início de amaciamento do motor vcs recomendam?
r: ai é vai de cada um eu tava com o meu 12 inicial e 22 final
- alguém sabe qto de taxa mais ou menos ficaria com esses iapel?
r: naum sei
outros cuidados
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nos parafusos do volante passa trava rosca (loctite 290)
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nas travas dos pinos dos pistões... toma cuidado só coloke uma vez só as travas o melhor seria usar akelas travas q parecem um cogumelo
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junta do carter: tem uma q é de ferro coberta com borracha é a melhor q tem
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1 semana depois q vc andar com o carro da um reaperto nos parafuso em geral
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use sempre marca confiaveis cofap, fram, trw pq outras marcas podem vir a ferrar seu motor e frustração é grande.. ainda mais quando o motor zoa ainda quando é novo...
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vou deixar com o ponto inicial uns 18º e 24º final, uma simples pistola de ponto dá pra saber o ponto final?? eu pergunto pq ouvi dizer em pistola de ponto com avanço ou todas são com avanço?
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- qual o ponto inicial e final relativo à pressão utilizada pra início de amaciamento do motor vcs recomendam?
r: ai é vai de cada um eu tava com o meu 12 inicial e 22 final
outros cuidados
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nas travas dos pinos dos pistões… toma cuidado só coloke uma vez só as travas o melhor seria usar akelas travas q parecem um cogumelo
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junta do carter: tem uma q é de ferro coberta com borracha é a melhor q tem
pensando bem no ponto, acho q vou com mais calma, não vou deixar tanto como citei antes…
na caixa dos iapel veio umas travas junto com ele, nem ví direito, será q são bons?
valeu mesmo pelas dicas ae
abraços
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com esses pistões compensa colocar bielas de kdá o próprio pistão já destaxa, se eu colocar essas bielas destaxaria demaisó resumindo: compensa?
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tem q ver seu gosto pessoal cara.
vc vai ter q fazer uns trabalhos pra poder rodar com elas, e alguns são irreversiveis… mas elas guentam o pau sim...
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tem q ver seu gosto pessoal cara.
vc vai ter q fazer uns trabalhos pra poder rodar com elas, e alguns são irreversiveis… mas elas guentam o pau sim...
então, por enquanto, eu não estava pensando em fazer alterações irreversíveis no motor, imagino eu que este tipo de alteração seria um pouco ao extremo …
se eu for usar bielas originais (ainda não sei o nº dos meus) a partir de que nº já está bom pra potencia que eu espero atingir? existe algum tipo de padrão, p.ex. no ap 1.8 vem o nº x e o 2.0 vem o nº y ?
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vai ae algumas fotos das peças que irão para o novo motor:
bomba de óleo schadeck e embreagem de 4 pastilhas de 980lbs da maxfort
pistões 82mm, anéis cofap e retentores
conforme o andamento vou postando mais fotos.
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o motor está aberto, adivinha, bielas nº 45 , o mancal da biela está com 0,25 mas não sei se compensa retificar ele, se a retifica falar que é só dar uma polida nele e trocar os mancais da biela não tem problema? eu falo isso pra manter a medida pra não ter que ficar abrindo…
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finalmente consegui tirar as medidas do eixo e do rotor da minha turbina…
é uma .42 fria .42 quente (esse não tenho certeza, não tem nada escrito a medida dela, foi o mecanico quem falou), rotor 45mm e eixo 50mm....
o que vcs acham dessa turbina? é uma simples apl?
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eh uma simples apl sim…
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eh uma simples apl sim…
vc acredita que dá pra colocar no máximo qto de pressão pra não dar overspeed?
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bom… 1.4bar acho que é o limite pra não estourar a turbina.
se fosse .50 fria e pelo menos .58 quente poderia colocar um pouco mais de pressão.
estou usando uma apl porém com fria .50 e .58 quente, eixo 49mm e rotor 46mm, e ficou bem legal.
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bom… 1.4bar acho que é o limite pra não estourar a turbina.
se fosse .50 fria e pelo menos .58 quente poderia colocar um pouco mais de pressão.
estou usando uma apl porém com fria .50 e .58 quente, eixo 49mm e rotor 46mm, e ficou bem legal.
pois é… infelismente o ar do meu é .42.42... se fosse esse eixo e rotor nessa medida que estou usando numa caixa maior.... mas tah valendo, depois eu troco ele...
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ae consegui umas bielas 76 e atualmente o motor está na retífica…. vou deixar com 6 de folga mesmo e depois mesmo assim vou conferir com um amigo torneiro se está tudo ok com as folgas...
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o q as bielas de kd suportam é algo incomparável para as bielas de ap, mesmo as com numeração alta.
vc no caso de motor 1.8, precisa trocar as buchas das bielas (kd) e colocar pistões de ap 1.6 alcool, assim dispensa o rebaixamento do bloco.
se for motor em 2.0 ou 1.9, ai o trabalho é um pouco mais extenso, mas nada de matar .
por aqui roda um gol 1.9 (bielas de kd + pistões de mt + bloco rebaixado) com cabeçote 20v e uma hx 40. deu um pouco de trabalho, nada q não fosse resolvido em menos de uma semana no total. o rendimento é da lua , mesmo com pressão baixinha…