V8 x locomtiva…
-
e sem falar que uma composição não causa danos nas estradas e engarrafamentos gigantes. se fosse investido correntamente em ferrovias o preço seria melhor pro frete e teriamos na pratica menos caminhões na rua
o problema tem origem histórica :
nos anos 60 e 70 , quando da expansão logística do país , com a construção de inumeras rodovias e ferrovias , foram fechados acordos com as empresas automobilisticas , principalmente a mercedes benz e o governo passou a dar prioridade para os modais rodoviários . assim foram extintos todos os sistemas de bondes nas grandes cidades . os bondes deram lugar não a veiculos mais modernos sobre trilhos . deram lugar sim a onibus mercedes monobloco .
só não previam a crise dos anos 70 , que quebrou muitas empresas de transportes publicos no brasil , totalmente calçados em onibus diesel .
as ferrovias foram mantidas , mas com o desmantelamento da estrutura estatal nos anos 90 caíram no sucateamento e assim muitas foram fechadas . cidades como iperó , no interior de sp , praticamente foram varridas do mapa .
se lá atrás tivesse sido feito o planejamento logístico correto , baseado na eficiencia e no custo/benefício , teríamos os trens cumprindo o seu papel , os caminhões cumprindo o seu papel , os onibus cumprindo o seu papel , e os bondes/vlts/metro cumprindo seu papel . simples assim . teríamos lugar para todos os modais , utilizados conforme sua verdadeira aplicação .
um exemplo simples . é ridículo e risível do ponto de vista da eficiencia , desembarcar uma carga em santos e transportá-la mais de 1000kms num caminhão . assim como é ridículo e risível pensar que um trem possa carregar em um eadi e levar a carga ao destino final , o cliente .
mas tem pouca gente ganhando muito dinheiro com isso , e muita gente deixando de ganhar , por isso , vamos continuar nesse estado de coisas até que a defasagem chegue a um ponto tão insuportavel que se faça obrigatorio mudar .
abraços .
-
dessa da mb eu sabia. e pior, o que mais tem são esses cabritos of com motores dianteiros. na verdade são chassis de caminhão l meio enjambrados.
por experiência própria de projeto, scania é muito melhor.
eu gostaria muito que aumentasse bastante o tranporte ferroviário no brasil. é uma vergonha um país desse tamanho e não ter um transporte por trem decente.
-
dessa da mb eu sabia. e pior, o que mais tem são esses cabritos of com motores dianteiros. na verdade são chassis de caminhão l meio enjambrados.
por experiência própria de projeto, scania é muito melhor.
eu gostaria muito que aumentasse bastante o tranporte ferroviário no brasil. é uma vergonha um país desse tamanho e não ter um transporte por trem decente.
eu tenho caminhões e sei bem doq estão falando… realmente o lucro o dinheiro fala mais alto a porra da ganancia nao importando como e atraves de q... eles nao tao nem ai querem é dinheiro... um exemplo da eficiencia no transporte, seria a redução brutal de poluição... mas pergunte se eles estão ai? existem rotas, q poderiam ser feitas tranquilamente por composições ferroviarias... e poderiam mais tranquilamente ainda seguir adiante em determinados pontos por caminhoes menores 3/4, existem rotas em que um 1620 eletronico com 22ton roda uma pá de km bebendo 1,9km por litro devido ao peso em q ele vai de ponta a ponta com cobertura ferroviaria... digo 1... mas na verdade são milhares de caminhoes por ai rodando... é complicado
-
eu tenho caminhões e sei bem doq estão falando… realmente o lucro o dinheiro fala mais alto a porra da ganancia nao importando como e atraves de q... eles nao tao nem ai querem é dinheiro... um exemplo da eficiencia no transporte, seria a redução brutal de poluição... mas pergunte se eles estão ai? existem rotas, q poderiam ser feitas tranquilamente por composições ferroviarias... e poderiam mais tranquilamente ainda seguir adiante em determinados pontos por caminhoes menores 3/4, existem rotas em que um 1620 eletronico com 22ton roda uma pá de km bebendo 1,9km por litro devido ao peso em q ele vai de ponta a ponta com cobertura ferroviaria... digo 1... mas na verdade são milhares de caminhoes por ai rodando... é complicado
fica tenso mesmo se olhar pelo lado dos caminhoneiros autônomos. mas o governo que desse um jeito de realocar os eventuais desempregados.
-
aqui em santos estão querendo fazer um esquema legal na área do antigo pa de manutenção da spr , no saboó . será um grande terminal ferroviário de desembarque de cargas da mrs , as quais seguirão em caminhão (ou o veículo que for mais apropriado) para seus respectivos pontos de embarque .
ideia muito legal , muito boa , muito decente e etc , etc …
o problema é que está atrasada em mais de 30 anos ...
outro absurdo ridículo é o país com a maior bacia hidrográfica do mundo não transportar por hidrovias , não ter usinas de geração de energia eólica no nordeste , exportar esse tipo de tecnologia para a alemanha , etc ...
-
fica tenso mesmo se olhar pelo lado dos caminhoneiros autônomos. mas o governo que desse um jeito de realocar os eventuais desempregados.
esse país não vai pra frente em parte por causa dessa mentalidade tacanha . quem ganha dinheiro na verdade está pouco se lixando para o caminhoneiro autonomo , que ve o seu frete mirrado se esvair em pedágios e diesel caro .
uma cadeia logística eficiente traz mais competitividade , que traz mais demanda , que traz mais postos de trabalho . a combinação frete + armazenagem + carga tributária encarece os custos muitas vezes em mais de 100% , cem porcento o custo de uma operação de importação/exportação . isso estrangula o setor produtivo .
numa estação trabalhavam : manobradores , pessoal de manutenção e segurança . em todas as estações tinha pessoal de estação . estes foram mandados embora e representavam creio eu mais de dois terços do pessoal . até hoje , e provavelmente nunca , essa mão de obra será reabsorvida .
acabaram com as docas também com esse pretexto , agora pergunte se a mão de obra foi reabsorvida e/ou os serviços melhoraram é nem uma , nem outra .
abraço .
-
outro motivo que tb levou a isso foi que durante as guerras mundiais, as estradas de ferro feitas no brasil não possuíam a mesma bitola para todos os trechos.
ou seja, um trem feito pra rodar no sul do brasil não pode rodar no centro ou norte, pq a distância entre os trilhos é diferente
uma brilhante idéia para se evitar uma invasão em nosso país…
aqui em ctba a all comprou umas locomotivas com 1,2m de bitola, mas os trilhos aqui são de 1m. isso os fez adaptar um rodado de 1m. vcs já podem imaginar a maravilha que ficou.
mudando um pouco de assunto agora: será que o metrô em curitiba sai mesmo? e será que sai o super-trem ligando campinas-são paulo-curitiba?
-
outro motivo que tb levou a isso foi que durante as guerras mundiais, as estradas de ferro feitas no brasil não possuíam a mesma bitola para todos os trechos.
ou seja, um trem feito pra rodar no sul do brasil não pode rodar no centro ou norte, pq a distância entre os trilhos é diferente
uma brilhante idéia para se evitar uma invasão em nosso país…
aqui em ctba a all comprou umas locomotivas com 1,2m de bitola, mas os trilhos aqui são de 1m. isso os fez adaptar um rodado de 1m. vcs já podem imaginar a maravilha que ficou.
mudando um pouco de assunto agora: será que o metrô em curitiba sai mesmo? e será que sai o super-trem ligando campinas-são paulo-curitiba?
acho que sai, é importante essa ligação. mas o trem não iria até o rio?
-
esse país não vai pra frente em parte por causa dessa mentalidade tacanha . quem ganha dinheiro na verdade está pouco se lixando para o caminhoneiro autonomo , que ve o seu frete mirrado se esvair em pedágios e diesel caro .
uma cadeia logística eficiente traz mais competitividade , que traz mais demanda , que traz mais postos de trabalho . a combinação frete + armazenagem + carga tributária encarece os custos muitas vezes em mais de 100% , cem porcento o custo de uma operação de importação/exportação . isso estrangula o setor produtivo .
numa estação trabalhavam : manobradores , pessoal de manutenção e segurança . em todas as estações tinha pessoal de estação . estes foram mandados embora e representavam creio eu mais de dois terços do pessoal . até hoje , e provavelmente nunca , essa mão de obra será reabsorvida .
acabaram com as docas também com esse pretexto , agora pergunte se a mão de obra foi reabsorvida e/ou os serviços melhoraram é nem uma , nem outra .
abraço .
o foda é que isso é dito por aí. desculpinha syle, pra variar.
aqui faz uns 12 anos que tavam falando de um trem pra ligar caxias do sul e porto alegre. pergunta se saiu do papel…
-
**ou seja, um trem feito pra rodar no sul do brasil não pode rodar no centro ou norte, pq a distância entre os trilhos é diferente
uma brilhante idéia para se evitar uma invasão em nosso país…**
outra verdade . mas esse aspecto tem origens históricas ainda mais remotas que as guerras (talvez nao tenha sido padronizado por esse motivo) . eu que faço pesquisa sobre veículos ferroviários em santos sei algumas coisas sobre isso .
por exemplo , existe uma bitola estranha em santos que é a bitola dos bondes . os bondes em santos possuíam uma bitola unica no mundo de 1,35m (inclusive a do atual é assim) , porque os primeiros trechos de linha assentados nos anos 1880 para um trenzinho a vapor que fazia a ligação entre santos e sv utilizava esa estranha bitola e a concessionaria dos serviços decidiu aproveitar o trecho e padronizando toda a sua via permanente com essa dimensão .
a bitola utilizada nos eua é de 1,44m . todas as locos que vem de lá tem que ser rebitoladas .
já o padrão ingles é de 1,60m . toda a antiga rffsa obedecia esse padrão .
os padrões estaduais , da fepasa , etc , são de bitola metrica . 1m certinho .
todas essas medidas existiam em santos , exceto a de 1,44m . somadas a elas ainda haviam bitolas de 0,8 e 0,6m que eram usadas no transporte de pequenos volumes ao cais . como haviam muitos padrões na europa e as maquinas importadas eram de lá ou dos eua , ficou essa salada aí .
mas na malha de bitola mista , é possível sim combinar composições de metrica e larga (1,60) através de pranchas com os dois tipos de engates .
abraços .
-
outra verdade . mas esse aspecto tem origens históricas ainda mais remotas que as guerras (talvez nao tenha sido padronizado por esse motivo) . eu que faço pesquisa sobre veículos ferroviários em santos sei algumas coisas sobre isso .
por exemplo , existe uma bitola estranha em santos que é a bitola dos bondes . os bondes em santos possuíam uma bitola unica no mundo de 1,35m (inclusive a do atual é assim) , porque os primeiros trechos de linha assentados nos anos 1880 para um trenzinho a vapor que fazia a ligação entre santos e sv utilizava esa estranha bitola e a concessionaria dos serviços decidiu aproveitar o trecho e padronizando toda a sua via permanente com essa dimensão .
a bitola utilizada nos eua é de 1,44m . todas as locos que vem de lá tem que ser rebitoladas .
já o padrão ingles é de 1,60m . toda a antiga rffsa obedecia esse padrão .
os padrões estaduais , da fepasa , etc , são de bitola metrica . 1m certinho .
todas essas medidas existiam em santos , exceto a de 1,44m . somadas a elas ainda haviam bitolas de 0,8 e 0,6m que eram usadas no transporte de pequenos volumes ao cais . como haviam muitos padrões na europa e as maquinas importadas eram de lá ou dos eua , ficou essa salada aí .
mas na malha de bitola mista , é possível sim combinar composições de metrica e larga (1,60) através de pranchas com os dois tipos de engates .
abraços .
legal saber dessas coisas.
sem dúvida são máquinas fantásticas. o brasil deve urgentemente proliferar mais estradas de ferro. é uma vergonha não as termos em grande quantidade por aqui.
aqui em ctba tem uma viajem de trem curitiba-morretes que é show de bola. vc deveria fazer.
abraços.
-
com ctz . o dia que eu for visitar curitiba quero correr esse trecho .
ainda sobre guerras , aqui em santos tem duas locomotivas henschel & sohn apreendidas de um cargueiro alemão na época da 1ª guerra . uma infelizmente se perdeu porque ficava num parque onde hoje existe o ct do santos e depois da construção deste foi parar num ferro-velho . a outra se encontra preservada no parque anilinas em cubatão .
essas locomotivas eram as de bitola 0,8m .
e pesquisando sobre essas brigadeloks , descobri que os alemães iam assentando quilometros e quilometros de trilhos por dia para a passagem da própria máquina , que ia acompanhando . e isso é fato já que o mesmo se viu na 2ª guerra onde a blitzkrieg seria inviavel sem esse metodo . da mesma forma que vai se assentando linhas telefonicas e de suprimentos , se assentava a linha que fazia parte inclusive da linha de suprimentos .
portanto , se houve alguma intenção bélica na não-padronização das bitolas brasileiras , esse general era um autentico burro …
-
legal saber dessas coisas.
sem dúvida são máquinas fantásticas. o brasil deve urgentemente proliferar mais estradas de ferro. é uma vergonha não as termos em grande quantidade por aqui.
aqui em ctba tem uma viajem de trem curitiba-morretes que é show de bola. vc deveria fazer.
abraços.
eh de liturina? aquela vagao unico?
esse descia ate joinville e continuava ate sao francisco do sul.
-
eh de liturina? aquela vagao unico?
esse descia ate joinville e continuava ate sao francisco do sul.
tem o passeio de litorina e o de trem normal, com vários vagões.
esse de litorina é mais caro, mas pra quem curte o bagulho vale pena, pois ela faz umas presepadas no meio do caminho. tem uma ponte treliçada em que ela passa, volta de ré, e passa novamente. parte mais legal do trajeto.
recomendado pra quem gosta de trem ou é casado.
-
vou a curitiba há anos, conheço morretes, inclusive meu irmão se casou lá… mas eu nunca fiz esse bendito passeio, toda vez acontece alguma coisa que acaba não rolando. da proxima vez não passa, todo mundo diz que é mundo legal.