Inferno.
-
sleep, quebrou mesmo..
vou montar com os álcool, manter 3 metal leve e por 1 soloy no segundo cilindro ai vou montar com a válvula do vacuo no quarto cilindro (onde passa mais agua e é melhor refrigerado a gm mudou para o 4ºcil dos carros mais novos. ) ou colocar atrás do coletor para que todos os 4 façam o vácuo.. ai se parar de quebrar e eu ter certeza que era realmente isso eu vou montar com os metal leve gasolina ou forjados….
se eu tivesse colocado gasolina desta vez teria quebrado do mesmo jeito..
amanhã com as fotos vocês entenderam melhor.
-
cara ja vi mt chevette turbo, e com a tomada de vacuo do freio, nos lugares originais e nunca deram problema com isso.
so daria problema, se estiver com entrada de ar falsa…
e outra coisa, tanto faz aonde fica a tomada de ar do hidrovacuo, pq quando tem vacuo, eh no coletor inteiro...
como está quebrando sempre o segundo pistão, tenta ver como está o cabeçote...
-
cara ja vi mt chevette turbo, e com a tomada de vacuo do freio, nos lugares originais e nunca deram problema com isso.
so daria problema, se estiver com entrada de ar falsa…
e outra coisa, tanto faz aonde fica a tomada de ar do hidrovacuo, pq quando tem vacuo, eh no coletor inteiro...
como está quebrando sempre o segundo pistão, tenta ver como está o cabeçote...
o coletor do 2e e dos werber tem a tomada de de ar no quarto cilindro justo onde passa mais agua, faz muitooooo sentido isso…
vou inclusive trocar meu hidrovacuo inteiro.. preciso achar o cabo de dados para postar as fotos.
-
nada a ver, como o sushi falou, o vacuo e presente no coletor todo, se ohar por dentro do coletor vc vai entender, talvez a gm tenha mudado a posicao pra organizar melhor as mangueiras dentro do cofre.
alias o meu entao que nao vai usar o vacuo nao vai quebrar nunca se for assim.
abracos
wagner luis
-
e a unica explicação que encontro para ter havido 2 quebras no mesmo cilindro com 2 modelos de pistão e do mesmo lado e da mesmaaaaaaaaa forma… sismei que e isso, vou montar com 3 metal leve álcool e colocar 1 soloy meia boca que tenho aqui la no segundo cilindro, se não quebrar mais do mesmo jeito eu vou montar com pistão álcool, sou eu mesmo que estou desmontando e montando tudo :/
não encontrri o cabo, amanhã sem falta eu posto as fotos..
*ps eu desligo o carro e me pedal de freio sobe e instantâneo, desligou subiu (fica duro igual um pal ) sinceramente tem algo errado ai... isso começou depois do turbo..
-
acho q o fato de ter a mangueira do hidrovacuo em tal cilindro é coincidencia…
ainda acho q seu problema é q seu carro nao tá acertado...
reveja ponto e alimentação pra nao detonar pistao denovo...
lembre-se, errar é humano persistir no erro é burrice.
o freio ficar duro quando desliga o motor é normal... quem faz o vacuo pro freio ficar mais leve é o pistao descendo...
-
o q pode estar acontecendo, eh a valvula do hidrovacuo, estar danificada… pega a mangueira que vai la e ve se soprando ar, ele vai de boa... mas mesmo assim não e pra dar pau no motor isso. isso eh so pra ver se seu freio vai funcionar normal...
-
na minha mediocre opiniao pode ser biela torta (empenada), ja que quebrou duas vezes do mesmo lado do pistao…
vamos esperar alguem com mais conhecimento comentar meu post...
abracos
wagner luis
mandamos as bielas junto com o cabeçote para serem olhadas, estão zero ( modéstia parte, bielas de chevette são monstros de mais )
acho q o fato de ter a mangueira do hidrovacuo em tal cilindro é coincidencia…
ainda acho q seu problema é q seu carro nao tá acertado...
reveja ponto e alimentação pra nao detonar pistao denovo...
lembre-se, errar é humano persistir no erro é burrice.
o freio ficar duro quando desliga o motor é normal... quem faz o vacuo pro freio ficar mais leve é o pistao descendo...
será mesmo? ele não deveria ficar pelo menos uma bombada com vácuo?
a linha de comb está ok, está chegando com pressão boa.. cara cu total.
o q pode estar acontecendo, eh a valvula do hidrovacuo, estar danificada… pega a mangueira que vai la e ve se soprando ar, ele vai de boa... mas mesmo assim não e pra dar pau no motor isso. isso eh so pra ver se seu freio vai funcionar normal...
é vou verificar isso, estou quase trocando todo o sistema de hidrovácuo…
-
cara nem vai trocando as coisas assim a toa…
testa antes de sair gastando dinheiro com coisas que estão boas e funcionando...
-
uma vez o cara do auto eletrico perto de casa trocou meio mundo de coisas de um carro que morria aleatoriamente, gastou uns 1000 conto ai foram ver era o modulo flex que estava com pau, dava umas porradas nele o carro falhava e as vezes morria e pegava denovo, como aquilo é cheio de resina nem tinha como mexer para ver se era solda fria tb.
pergunta dá certo vc misturar um pistão diferente assim, mesmo só para testar ?
-
dar certo da, mas perde se o balanceamento do conjunto… ja vi mt caso de trocar so mente 1 pistão e o motor rodar de boa.
-
fala galera,
sou irmão do bruno, e acabo sendo envolvido nessa saga do motor turbo do carro dele.
primeiramente, discordo que a gm tenha mudado a posição da válvula do hidrovácuo para melhorar a distribuição dos cabos no cofre , nenhuma fabricante investiria dinheiro apenas com este propósito. ao mesmo tempo que não apostaria dinheiro que é somente esta a razão para a quebra, também não apostaria nessa de arrumação de cabos.
segundo: não sei se as bielas do carro do meu irmão foram para a retífica junto do bloco quando da primeira quebra, mas acredito que foram sim, dessa forma descartaria a possibilidade de a biela desse cilindro estar torta. e sobre o balanceamento do motor com os pistões quebrados, basta mandar para a retífica todo o conjunto.
quando vocês verem as fotos, poderão comparar como a quebra é muito parecida. é no mesmo local do primeiro pistão quebrado, e isso é muito estranho. se fosse apenas o excesso de taxa devido ao uso dos pistões a alcool, eu acho que a quebra deveria no mínimo mudar um pouco… no mínimo a posição da quebra. assim, eu acho que a possibilidade do hidrovácuo estar comprometendo a admissão do segundo cilindro algo a ser estudado. não entendo de mecânica turbo, mas quebrar no mesmo lugar, da mesma forma... não parece ser apenas falta de acerto ou uso de ponto e velas incorretas. é um problema interessante esse
-
bom vamos analisar então…
equalizar o peso dos pistões eh mt dificil alguma retifica fazer, isso tem q ser feito com balança de precisão, e mt paciencia. se tirar em local errado, vai enfraquecer o pistão.
então se olhando pros pistões, eles tiverem o mesmo formato, monta assim mesmo e boa.
quanto a gm mudar a posição, eu não tenho como saber, mas pode ser que mudaram por causa do modelo de carburador adotado, ou outra coisa. mas de qq forma, vacuo eh vacuo. não eh pq a tomada está no segundo cilindro q vai mudar isso.
se for pensar, como isso iria mudar a alimentação?
entrada falsa de ar? a lenta do carro não está normal? então não eh. e outra, mesmo q fosse entrada falsa, com o turbo em cima, não vai entrar mais ar, e sim sair um pouco de ar. o que faria a mangueira ou outra coisa, ficar melada de ar/alcool e faria a mangueira escapar...
agora vamos ver. velas quentes, mt ponto e uma pequena falta de combustivel. isso pra mim faz mt mais sentido.
o formato da camara, a posição da vela, faz com que a queima seja sempre no mesmo lugar em cima do pistão. isso pode fazer aquela parte do pistão esquentar um pouco mais. com velas mais quentes do que o motor nescessita, faz com que a camara fique mais quente ainda. e calor eh cumulativo.
se não tiver uma quantidade suficiente de combustivel dentro da camara, pra refrigerar um pouco ela, o calor vai aumentando. com mt ponto em cima e mais a pressão de turbo o que está quente e enfraquecido quebra.
pq sempre no segundo cilindro e no mesmo lugar? por causa do formato do cabeçote... pode ser q tenha algum resalto a mais nesse cabeçote, ou a vela fique um pouco mais pra dentro nessa camara.
se tivesse como ver de perto, seria mt mais facil diagnosticar essas quebras...
-
fala galera,
bom, até onde eu sabia, qualquer retífica decente faz o balanceamento das peças. se não é assim… me desculpe.
sobre a mudança de coletor em função da mudança do carburador, também faz sentido. e também porque o carburador que meu irmão montou no carro (2e) não é original com o coletor que ele utilizou, do carro mais velho e montando um baquelite sob medida para a adaptação. obviamente reconheço que toda as suas observações a respeito dos processos de queima são relevantes. não acho que o cabeçote tenha algum problema, pois ele foi trocado há pouco tempo e veio com um ok da retífica, claro que a retífica pode ter empurrado um cabeçote com alguma avaria, mas descartando essa hipótese ele está ok.
a questão então fica mais sobre o seguinte: caso o carro seja montado mais uma vez com pistão alcool, uma vez que ele já tem a peça para montagem, os ajustes de velas, ponto resolveriam o problema? será que realmente a hipótese do hidrovácuo deve ser mesmo descartada? por exemplo: o coletor mais novo, além do novo posicionamento da válvula, possui um melhor ângulo de curva, no antigo é quase um joelho 90 graus. talvez juntar o carburador 2e ao coletor original melhore a admissão.
-
o que falei sobre a camara, eh uma coisa q nenhuma retifica olha se vc não pedir, e mesmo pedindo, 90% das retificas não vão olhar.
são coisas que somente preparadores mt atenciosos olham. e mesmo assim não seria uma avaria. esse cabeçote se estiver mesmo com alguma coisa, rodaria normal em qq carro original.
com um acerto bem feito. não eh pra acontecer mais isso.
com um motor alcool/alcool, 0,8 bar de turbo eh quase a mesma coisa que 1,5 bar em um motor gasolina/alcool.
-
lembrando que a trinca aconteceu do lado onde a vela se hospeda .
-
cara assim q der posta as fotos.
-
cara assim q der posta as fotos.
isso…
lembre-se tambem q na primeira quebra foi faltinha hein... se agora derreteu daquele jeito mete giclezao ou econostat ae... o combustivel ajuda a esfriar a mistura e a camara de combustao, ajudando a nao quebrar... dando falta aquece muito a mistura e derrete pistao, comumente acontece na lateral dele, onde a mistura acha uma brecha nos aneis ae vaza um pouco de compressao, e com o sobe e desce rapido dos pistoes e a mistura saindo aquecida por aquele lugar acaba derretendo pistao