Enchimento volumetrico
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duvida de noob, mas queria saber se isso do quote abaixo é veridico, e se possivel qual a formula para calcular este dado… pois a pessoa que digitou o texto abaixo escreveu escreveu mas nao há calculo algum... entao como saber se isso é realmente procedente?
veja o lance do enchimento:
motor 2.0 com 12:1 de taxa e 1 bar de pressão: 4149,20 cc
motor 2.0 com 8,5:1 de taxa e 1 bar de pressão: 4232,96 cc
numa comparação entre dois motores aspirados preparados, essa diferença faz uma diferença num mano-a-mano. mas ainda não é ai q quero chegar com esse meu post.
veja o resultado da taxa dinâmica:
motor 2.0 com 12:1 de taxa e 1 bar de pressão = 24:1
motor 2.0 com 8,5:1 de taxa e 1 bar de pressão = 17:1
isso ja mostra que o destaxado alem de render mais com a mesma pressão do taxado, ainda aguenta muito mais pressão q isso ai de cima, ao passo q o taxado ja esta no bico do urubu .
agora vamos equilibrar as coisas pra não cometer injustiças hehehe. vamos deixar ambos com a mesma taxa dinâmica (24:1 nos dois) e assim podermos fazer a verdadeira comparação:
motor 2.0 com 24:1 de taxa dinâmica = 1 bar de pressão e 4149,20 cc
motor 2.0 com 24:1 de taxa dinâmica = 1,82 bar de pressão e 6084,87 cc
entendeu a diferença? covardia pura, não tem nem comparação direta. destaxado rende mais e ainda aguenta mais.
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posso fazer um quadro ?
meu que demais isso por isso montei com 8 de taxa e vai adar com 1,8kfg/.²
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procede sim
esse post foi originado aqui no pp e hj em dia é postado nos mais variados foruns de mecânica.
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respeito mas não concordo
2 motores iguais e c a mesma preparação…..........o taxado anda bem +
isso não é teoria, é física e matemática.
o vento existe, mesmo que não sejamos capaz de ve-lo.
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qual o calculo ou qual programa foi usado pra chegar nesses valores de enchimento?
embora a citação pareça ser verdadeira, o jeito que os numeros estão dispostos nao prova muita coisa…
(nao leve a mal só quero saber como foram conseguidos os valores de enchimento)
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qual o calculo ou qual programa foi usado pra chegar nesses valores de enchimento?
embora a citação pareça ser verdadeira, o jeito que os numeros estão dispostos nao prova muita coisa…
(nao leve a mal só quero saber como foram conseguidos os valores de enchimento)
aqui mesmo no pp ja foram postadas as fórmulas.
esse post foi feito a partir de um soft vendido a anos na ancona. serviu para explicar muitas coisas que acontecem na prática ao se destaxar os motores e subir pouca coisa a pressão do turbo.
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carol
na época desse topico eu usie a busca e num achei as formulas… e sinceramente desconfio um pouco delas... o enchimento num é algo estático... depende da rotação e uma série de coisas... se vc puder ver se acha as formulas eu agradeceria
ps: estes softwares nem semrpe são 100% confiáveis, como por exemplo os dino200 da vida...
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carol
na época desse topico eu usie a busca e num achei as formulas… e sinceramente desconfio um pouco delas... o enchimento num é algo estático... depende da rotação e uma série de coisas... se vc puder ver se acha as formulas eu agradeceria
ps: estes softwares nem semrpe são 100% confiáveis, como por exemplo os dino200 da vida...
jr, não foi eu quem postou as fórmulas, nem sei elas de cabeça.
qto ao soft, sim, tem partes dele (como a estimativa de potência) q não tem como levar a sério devido às zilhões de variáveis envolvidas num motor em termos de aumento de potência. mas essa parte de enchimento/preenchimento é algo concreto tanto quanto 1+1 = 2. pura matemática e um pouco de física. e nesse caso do calculo, o enchimento é estático, tratando-se como se estivesse em outro nível de pressão atmosférica.
é algo relativamente simples.
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jr, não foi eu quem postou as fórmulas, nem sei elas de cabeça.
qto ao soft, sim, tem partes dele (como a estimativa de potência) q não tem como levar a sério devido às zilhões de variáveis envolvidas num motor em termos de aumento de potência. mas essa parte de enchimento/preenchimento é algo concreto tanto quanto 1+1 = 2. pura matemática e um pouco de física. e nesse caso do calculo, o enchimento é estático, tratando-se como se estivesse em outro nível de pressão atmosférica.
é algo relativamente simples.
complicado carol…
se eu tivesse condições faria o teste com o mesmo equipamento e as duas taxas pra matar de vez... vou te falar que não é ilógico o lance do enchimento , mas será que compensa destaxar o motor e perder torque é essas coisas acabam sendo uma balança e equilibrá-la nem sempre é uma tarefa fácil.
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complicado carol…
se eu tivesse condições faria o teste com o mesmo equipamento e as duas taxas pra matar de vez... vou te falar que não é ilógico o lance do enchimento , mas será que compensa destaxar o motor e perder torque é essas coisas acabam sendo uma balança e equilibrá-la nem sempre é uma tarefa fácil.
daniel, no começo, qdo me falaram (o mack) a respeito disso eu estranhei. passou um tempo e li um extenso artigo na revista turbo & high performance magazine, q vc sabe ser uma bíblia de preparação internacional, onde estavam testando um motor taxado e com menor pressão x um destaxado e com mais pressão. a vitória foi do motor com menor taxa e pouca coisa a mais de pressão.
em seguida tive acesso a esse soft, vendido pra mim pelo carlos (cunhado do flavio ancona) em pessoa, que tb explicou um pouco sobre o lance de taxa, q eles la ja haviam feito tudo o q foi teste e motor com menor taxa rendia bem mais.
depois foi minha vez de testar tudo isso. então falo com experiência de vida q o tal lance de menor taxa realmente tras mais rendimento.
qto a pegada, lembra q comentei varias vzs aqui a tempos, q tudo isso tem um jeito, da mesma forma q o pessoal converte carros de gasolina p/ alcool mantendo a taxa baixa e ainda assim tem força em baixa
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daniel, no começo, qdo me falaram (o mack) a respeito disso eu estranhei. passou um tempo e li um extenso artigo na revista turbo & high performance magazine, q vc sabe ser uma bíblia de preparação internacional, onde estavam testando um motor taxado e com menor pressão x um destaxado e com mais pressão. a vitória foi do motor com menor taxa e pouca coisa a mais de pressão.
em seguida tive acesso a esse soft, vendido pra mim pelo carlos (cunhado do flavio ancona) em pessoa, que tb explicou um pouco sobre o lance de taxa, q eles la ja haviam feito tudo o q foi teste e motor com menor taxa rendia bem mais.
depois foi minha vez de testar tudo isso. então falo com experiência de vida q o tal lance de menor taxa realmente tras mais rendimento.
qto a pegada, lembra q comentei varias vzs aqui a tempos, q tudo isso tem um jeito, da mesma forma q o pessoal converte carros de gasolina p/ alcool mantendo a taxa baixa e ainda assim tem força em baixa
eu não cheguei a trabalhar firme com análise de fluídos, o que eu estudei foi basicamente pra fechar um convênio com a parte da (ex)faculdade que trabalha com cfd
é como vc fazer dobrar uma esquina de carro… vc terá que diminuir a velocidade pra contorná-la, em compensação, uma curva aberta você faz em alta velocidade sem muitos problemas. o ar tende a ir pelo caminho mais fácil ...
na figura a zona vermelha é onde há maior perda de pressão/turbulência, justamente na parte em que a curva é mais fechada. embora esteja muuuito simplificado pra um coletor de admissão, pois nesse escoamento não há pulsos que existem dentro da admissão e modificam muito mesmo a mecânica dos fluídos, serve pra explicar o pq da diferença do 1o pro 4o cilindro.
se vc faz tanta questão de fabricar o coletor eu faria algumas modificações pra ficar mais parecido com isso
http://www.horsepowerfreaks.com/images/pro…takechrome1.jpg
não precisa chegar a tanto, mas acho que vai dar um up legal.
não sei quantificar o tanto de diferença em termos de torque/potência, ainda mais num turbo, mas que de migalha em migalha a galinha enxe o papo, isso é ponto pacífico
de maneira análoga, eu também tenho minhas dúvidas com um soft antigo que calcule a cilindrada teórica. são tantos fatores que influem que o algoritimo usado pelo programa pode levar a um resultado distante. no fundo o que importa de verdade é que o conjunto aguente o tranco da potência extra e o uso que o motorista faz do carro. isso com 6, 7 ou 10 de taxa e que a dirigibilidade seja a mais agradável possível. afinal, carro indomável é bonito pra mostrar pros amigos que o treco lixa de 3a, mas pra virar tempo é uma bela m
abraços
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daniel, acho q vc postou a resposta no tpc errado hehehehe
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carol
na época desse topico eu usie a busca e num achei as formulas… e sinceramente desconfio um pouco delas... o enchimento num é algo estático... depende da rotação e uma série de coisas... se vc puder ver se acha as formulas eu agradeceria
ps: estes softwares nem semrpe são 100% confiáveis, como por exemplo os dino200 da vida...
nao sou das antigas por aqui… mas logo que cheguei fui em busca do topico que originou essa citação e tambem procurei em outros topicos os tais calculos e nao os achei...
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pode ser verdade…. mas não estou convencido até obtermos a fórmula.
dos bons, velhos e verdadeiros livros.
faz sentido o de menor taxa e mais pressão render maisó claro... e isso não é nada mais que o óbvio. afinal o compressor de maior pressão vai deslocar uma massa de ar maior. logo o enchimento será maior.
também temos que notar que pressão excessiva na câmara leva a mistura muito ricas e pouco avanço de ignição. isso rouba muita potência. principalmente o ponto.
vamo esperar para ver.....
carol, não tem como você passar esta matéria para o pessoal aqui do forum... ou pelo menos o título?
abraço
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bom pelo que vi o motor destaxado e com mais pressao rende mais
mas me corijao se eu estiver erado
quanto mais pressao mais cv s, serto
para por mais pressao terei que destaxar o motor, serto
entao para motores fortes usar motor destaxado com mais pressao
se eu quero menos potencia e um motor mais esperto vou usar mais taxa e menos pressao e terei menos potencia porem um motor mais esperto de baixa, serto
agora se pegarmos dois motores para rodar com 0,6k um taxado e um destaxado o taxado vai surar o destaxado, serto
porem o destaxado e so aumentar a pressao que virao mais cvs mas comparando os dois com a mesma pressao o taxado e mais forte e nao pode esceder o seu limite enquanto o destaxado pode trabalhar com maior pressao consequentemente tera mais potencia
em resumo cada preparação tem as suas vantagens se quer menos potencia monta mais taxado e se quer grande cavalaria usa destaxado
lembrando que o taxado e muito mais economico que o destaxado
me corijao se estou erado
e la vai um exemplo
se quero um motor de 240cv como vou montar taxado ou destaxado
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certo…