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Enchimento volumetrico

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    * Caroline Stella *
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    #8

    qual o calculo ou qual programa foi usado pra chegar nesses valores de enchimento?

    embora a citação pareça ser verdadeira, o jeito que os numeros estão dispostos nao prova muita coisa…

    (nao leve a mal só quero saber como foram conseguidos os valores de enchimento)

    aqui mesmo no pp ja foram postadas as fórmulas.

    esse post foi feito a partir de um soft vendido a anos na ancona. serviu para explicar muitas coisas que acontecem na prática ao se destaxar os motores e subir pouca coisa a pressão do turbo.

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      overspeed
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      #9

      carol

      na época desse topico eu usie a busca e num achei as formulas… e sinceramente desconfio um pouco delas... o enchimento num é algo estático... depende da rotação e uma série de coisas... se vc puder ver se acha as formulas eu agradeceria

      ps: estes softwares nem semrpe são 100% confiáveis, como por exemplo os dino200 da vida...

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        * Caroline Stella *
        escreveu em última edição por
        #10

        carol

        na época desse topico eu usie a busca e num achei as formulas… e sinceramente desconfio um pouco delas... o enchimento num é algo estático... depende da rotação e uma série de coisas... se vc puder ver se acha as formulas eu agradeceria

        ps: estes softwares nem semrpe são 100% confiáveis, como por exemplo os dino200 da vida...

        jr, não foi eu quem postou as fórmulas, nem sei elas de cabeça.

        qto ao soft, sim, tem partes dele (como a estimativa de potência) q não tem como levar a sério devido às zilhões de variáveis envolvidas num motor em termos de aumento de potência. mas essa parte de enchimento/preenchimento é algo concreto tanto quanto 1+1 = 2. pura matemática e um pouco de física. e nesse caso do calculo, o enchimento é estático, tratando-se como se estivesse em outro nível de pressão atmosférica.

        é algo relativamente simples.

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          16volts
          escreveu em última edição por
          #11

          jr, não foi eu quem postou as fórmulas, nem sei elas de cabeça.

          qto ao soft, sim, tem partes dele (como a estimativa de potência) q não tem como levar a sério devido às zilhões de variáveis envolvidas num motor em termos de aumento de potência. mas essa parte de enchimento/preenchimento é algo concreto tanto quanto 1+1 = 2. pura matemática e um pouco de física. e nesse caso do calculo, o enchimento é estático, tratando-se como se estivesse em outro nível de pressão atmosférica.

          é algo relativamente simples.

          complicado carol…

          se eu tivesse condições faria o teste com o mesmo equipamento e as duas taxas pra matar de vez... vou te falar que não é ilógico o lance do enchimento , mas será que compensa destaxar o motor e perder torque é essas coisas acabam sendo uma balança e equilibrá-la nem sempre é uma tarefa fácil.

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            * Caroline Stella *
            escreveu em última edição por
            #12

            complicado carol…

            se eu tivesse condições faria o teste com o mesmo equipamento e as duas taxas pra matar de vez... vou te falar que não é ilógico o lance do enchimento , mas será que compensa destaxar o motor e perder torque é essas coisas acabam sendo uma balança e equilibrá-la nem sempre é uma tarefa fácil.

            daniel, no começo, qdo me falaram (o mack) a respeito disso eu estranhei. passou um tempo e li um extenso artigo na revista turbo & high performance magazine, q vc sabe ser uma bíblia de preparação internacional, onde estavam testando um motor taxado e com menor pressão x um destaxado e com mais pressão. a vitória foi do motor com menor taxa e pouca coisa a mais de pressão.

            em seguida tive acesso a esse soft, vendido pra mim pelo carlos (cunhado do flavio ancona) em pessoa, que tb explicou um pouco sobre o lance de taxa, q eles la ja haviam feito tudo o q foi teste e motor com menor taxa rendia bem mais.

            depois foi minha vez de testar tudo isso. então falo com experiência de vida q o tal lance de menor taxa realmente tras mais rendimento.

            qto a pegada, lembra q comentei varias vzs aqui a tempos, q tudo isso tem um jeito, da mesma forma q o pessoal converte carros de gasolina p/ alcool mantendo a taxa baixa e ainda assim tem força em baixa :hauhau:

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              16volts
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              #13

              daniel, no começo, qdo me falaram (o mack) a respeito disso eu estranhei. passou um tempo e li um extenso artigo na revista turbo & high performance magazine, q vc sabe ser uma bíblia de preparação internacional, onde estavam testando um motor taxado e com menor pressão x um destaxado e com mais pressão. a vitória foi do motor com menor taxa e pouca coisa a mais de pressão.

              em seguida tive acesso a esse soft, vendido pra mim pelo carlos (cunhado do flavio ancona) em pessoa, que tb explicou um pouco sobre o lance de taxa, q eles la ja haviam feito tudo o q foi teste e motor com menor taxa rendia bem mais.

              depois foi minha vez de testar tudo isso. então falo com experiência de vida q o tal lance de menor taxa realmente tras mais rendimento.

              qto a pegada, lembra q comentei varias vzs aqui a tempos, q tudo isso tem um jeito, da mesma forma q o pessoal converte carros de gasolina p/ alcool mantendo a taxa baixa e ainda assim tem força em baixa :hauhau:

              eu não cheguei a trabalhar firme com análise de fluídos, o que eu estudei foi basicamente pra fechar um convênio com a parte da (ex)faculdade que trabalha com cfd

              é como vc fazer dobrar uma esquina de carro… vc terá que diminuir a velocidade pra contorná-la, em compensação, uma curva aberta você faz em alta velocidade sem muitos problemas. o ar tende a ir pelo caminho mais fácil ...

              na figura a zona vermelha é onde há maior perda de pressão/turbulência, justamente na parte em que a curva é mais fechada. embora esteja muuuito simplificado pra um coletor de admissão, pois nesse escoamento não há pulsos que existem dentro da admissão e modificam muito mesmo a mecânica dos fluídos, serve pra explicar o pq da diferença do 1o pro 4o cilindro.

              se vc faz tanta questão de fabricar o coletor eu faria algumas modificações pra ficar mais parecido com isso

              http://www.horsepowerfreaks.com/images/pro…takechrome1.jpg

              não precisa chegar a tanto, mas acho que vai dar um up legal.

              não sei quantificar o tanto de diferença em termos de torque/potência, ainda mais num turbo, mas que de migalha em migalha a galinha enxe o papo, isso é ponto pacífico

              de maneira análoga, eu também tenho minhas dúvidas com um soft antigo que calcule a cilindrada teórica. são tantos fatores que influem que o algoritimo usado pelo programa pode levar a um resultado distante. no fundo o que importa de verdade é que o conjunto aguente o tranco da potência extra e o uso que o motorista faz do carro. isso com 6, 7 ou 10 de taxa e que a dirigibilidade seja a mais agradável possível. afinal, carro indomável é bonito pra mostrar pros amigos que o treco lixa de 3a, mas pra virar tempo é uma bela m

              abraços :hauhau:

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                * Caroline Stella *
                escreveu em última edição por
                #14

                daniel, acho q vc postou a resposta no tpc errado hehehehe

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                  16volts
                  escreveu em última edição por
                  #15

                  putz, verdade…

                  tem como transferir o post é heheeh

                  foi mal

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                  • S Offline
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                    sleep
                    escreveu em última edição por
                    #16

                    carol

                    na época desse topico eu usie a busca e num achei as formulas… e sinceramente desconfio um pouco delas... o enchimento num é algo estático... depende da rotação e uma série de coisas... se vc puder ver se acha as formulas eu agradeceria

                    ps: estes softwares nem semrpe são 100% confiáveis, como por exemplo os dino200 da vida...

                    nao sou das antigas por aqui… mas logo que cheguei fui em busca do topico que originou essa citação e tambem procurei em outros topicos os tais calculos e nao os achei... :hauhau:

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                    • N Offline
                      N Offline
                      Nick_Destroyer
                      escreveu em última edição por
                      #17

                      pode ser verdade…. mas não estou convencido até obtermos a fórmula.

                      dos bons, velhos e verdadeiros livros.

                      faz sentido o de menor taxa e mais pressão render maisó claro... e isso não é nada mais que o óbvio. afinal o compressor de maior pressão vai deslocar uma massa de ar maior. logo o enchimento será maior.

                      também temos que notar que pressão excessiva na câmara leva a mistura muito ricas e pouco avanço de ignição. isso rouba muita potência. principalmente o ponto.

                      vamo esperar para ver.....

                      carol, não tem como você passar esta matéria para o pessoal aqui do forum... ou pelo menos o título?

                      abraço

                      1 Resposta Última resposta
                      • G Offline
                        G Offline
                        gti-xxe
                        escreveu em última edição por
                        #18

                        bom pelo que vi o motor destaxado e com mais pressao rende mais

                        mas me corijao se eu estiver erado

                        quanto mais pressao mais cv s, serto

                        para por mais pressao terei que destaxar o motor, serto

                        entao para motores fortes usar motor destaxado com mais pressao

                        se eu quero menos potencia e um motor mais esperto vou usar mais taxa e menos pressao e terei menos potencia porem um motor mais esperto de baixa, serto

                        agora se pegarmos dois motores para rodar com 0,6k um taxado e um destaxado o taxado vai surar o destaxado, serto

                        porem o destaxado e so aumentar a pressao que virao mais cvs mas comparando os dois com a mesma pressao o taxado e mais forte e nao pode esceder o seu limite enquanto o destaxado pode trabalhar com maior pressao consequentemente tera mais potencia

                        em resumo cada preparação tem as suas vantagens se quer menos potencia monta mais taxado e se quer grande cavalaria usa destaxado

                        lembrando que o taxado e muito mais economico que o destaxado

                        me corijao se estou erado

                        e la vai um exemplo

                        se quero um motor de 240cv como vou montar taxado ou destaxado

                        1 Resposta Última resposta
                        • R Offline
                          R Offline
                          Ricardo
                          escreveu em última edição por
                          #19

                          na minha opinião, um bom parâmetro - claro, dentro das devidas proporções - é a taxa que as fábricas usam nos turbo originais.

                          1 Resposta Última resposta
                          • C Offline
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                            coisa_triste
                            escreveu em última edição por
                            #20

                            certo…

                            1 Resposta Última resposta
                            • G Offline
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                              gti-xxe
                              escreveu em última edição por
                              #21

                              concordo

                              mas asa fabricas calculao a taxa para aquela potencia de fabrica

                              1 Resposta Última resposta
                              • * Offline
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                                * Caroline Stella *
                                escreveu em última edição por
                                #22

                                turbo de fábrica leva em conta diversos fatores, como consumo, emissões, potência, dirigibilidade e tal.

                                ja nós, vamos em busca de potência em primeiro lugar, e em seguida de dirigibilidade. consumo fica em 2º plano. então baixamos mais a taxa do os fabricantes. eles usam em média 8:1, e até mesmo 7,8:1 de taxa como era o uno turbo ou o tempra turbo, não lembro ao certo. ambos eram movidos a gasolina. usamos taxa nesse patamar rodando com alcool, ja que vamos muito além de 1 bar de pressão como vinham nesses dois modelos q citei.

                                1 Resposta Última resposta
                                • G Offline
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                                  gti-xxe
                                  escreveu em última edição por
                                  #23

                                  o novo audi 2.0 turbo usa 10,5:1 de taxa pra 200cv

                                  para um carro nacional com esta taxa ex: o ap 2.0, da pra usar quanto de pressao?

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • * Offline
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                                    escreveu em última edição por
                                    #24

                                    não existe como comparar diretamente o 2.0 usado no audi com o 2.0 de santana.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • F Offline
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                                      #25

                                      concordo com tudo que foi dito mas hoje temos recursos pra contorar os problemas de taxa alta que existiam antigamente e assim chegar num equilibrio .

                                      se voce for olha hoje na pista, é dificil ver um carro destaxadao igual existia antes… principalmente nos multivalvulas. galera ta rodando com 9/9.5 de taxa no alcool/metanol e socando pressao pra dentro.

                                      tudo é uma questão de acerto. hoje voce consegue contornar todos os problemas de se alimentar, gerenciar ponto, etc em um turbo com taxa alta .

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • * Offline
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                                        #26

                                        fluff, lembre que taxa pra alcool é uma, e pra metanol é outra, bem mais alta (e mais alta ainda se tiver nitrometano na mistura). tanto taxa qto quantidade de combustivel a ser injetada.

                                        a intenção de se usar taxa baixa nos motores a alcool hj em dia nada tem a ver com detonação, ponto & cia, como era a algumas décadas.

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • G Offline
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                                          #27

                                          concordo com tudo que foi dito mas hoje temos recursos pra contorar os problemas de taxa alta que existiam antigamente e assim chegar num equilibrio .

                                          se voce for olha hoje na pista, é dificil ver um carro destaxadao igual existia antes… principalmente nos multivalvulas. galera ta rodando com 9/9.5 de taxa no alcool/metanol e socando pressao pra dentro.

                                          tudo é uma questão de acerto. hoje voce consegue contornar todos os problemas de se alimentar, gerenciar ponto, etc em um turbo com taxa alta .

                                          compartilho da mesma opinião.

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