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Enchimento volumetrico

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    16volts
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    #11

    jr, não foi eu quem postou as fórmulas, nem sei elas de cabeça.

    qto ao soft, sim, tem partes dele (como a estimativa de potência) q não tem como levar a sério devido às zilhões de variáveis envolvidas num motor em termos de aumento de potência. mas essa parte de enchimento/preenchimento é algo concreto tanto quanto 1+1 = 2. pura matemática e um pouco de física. e nesse caso do calculo, o enchimento é estático, tratando-se como se estivesse em outro nível de pressão atmosférica.

    é algo relativamente simples.

    complicado carol…

    se eu tivesse condições faria o teste com o mesmo equipamento e as duas taxas pra matar de vez... vou te falar que não é ilógico o lance do enchimento , mas será que compensa destaxar o motor e perder torque é essas coisas acabam sendo uma balança e equilibrá-la nem sempre é uma tarefa fácil.

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      * Caroline Stella *
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      #12

      complicado carol…

      se eu tivesse condições faria o teste com o mesmo equipamento e as duas taxas pra matar de vez... vou te falar que não é ilógico o lance do enchimento , mas será que compensa destaxar o motor e perder torque é essas coisas acabam sendo uma balança e equilibrá-la nem sempre é uma tarefa fácil.

      daniel, no começo, qdo me falaram (o mack) a respeito disso eu estranhei. passou um tempo e li um extenso artigo na revista turbo & high performance magazine, q vc sabe ser uma bíblia de preparação internacional, onde estavam testando um motor taxado e com menor pressão x um destaxado e com mais pressão. a vitória foi do motor com menor taxa e pouca coisa a mais de pressão.

      em seguida tive acesso a esse soft, vendido pra mim pelo carlos (cunhado do flavio ancona) em pessoa, que tb explicou um pouco sobre o lance de taxa, q eles la ja haviam feito tudo o q foi teste e motor com menor taxa rendia bem mais.

      depois foi minha vez de testar tudo isso. então falo com experiência de vida q o tal lance de menor taxa realmente tras mais rendimento.

      qto a pegada, lembra q comentei varias vzs aqui a tempos, q tudo isso tem um jeito, da mesma forma q o pessoal converte carros de gasolina p/ alcool mantendo a taxa baixa e ainda assim tem força em baixa :hauhau:

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        16volts
        escreveu em última edição por
        #13

        daniel, no começo, qdo me falaram (o mack) a respeito disso eu estranhei. passou um tempo e li um extenso artigo na revista turbo & high performance magazine, q vc sabe ser uma bíblia de preparação internacional, onde estavam testando um motor taxado e com menor pressão x um destaxado e com mais pressão. a vitória foi do motor com menor taxa e pouca coisa a mais de pressão.

        em seguida tive acesso a esse soft, vendido pra mim pelo carlos (cunhado do flavio ancona) em pessoa, que tb explicou um pouco sobre o lance de taxa, q eles la ja haviam feito tudo o q foi teste e motor com menor taxa rendia bem mais.

        depois foi minha vez de testar tudo isso. então falo com experiência de vida q o tal lance de menor taxa realmente tras mais rendimento.

        qto a pegada, lembra q comentei varias vzs aqui a tempos, q tudo isso tem um jeito, da mesma forma q o pessoal converte carros de gasolina p/ alcool mantendo a taxa baixa e ainda assim tem força em baixa :hauhau:

        eu não cheguei a trabalhar firme com análise de fluídos, o que eu estudei foi basicamente pra fechar um convênio com a parte da (ex)faculdade que trabalha com cfd

        é como vc fazer dobrar uma esquina de carro… vc terá que diminuir a velocidade pra contorná-la, em compensação, uma curva aberta você faz em alta velocidade sem muitos problemas. o ar tende a ir pelo caminho mais fácil ...

        na figura a zona vermelha é onde há maior perda de pressão/turbulência, justamente na parte em que a curva é mais fechada. embora esteja muuuito simplificado pra um coletor de admissão, pois nesse escoamento não há pulsos que existem dentro da admissão e modificam muito mesmo a mecânica dos fluídos, serve pra explicar o pq da diferença do 1o pro 4o cilindro.

        se vc faz tanta questão de fabricar o coletor eu faria algumas modificações pra ficar mais parecido com isso

        http://www.horsepowerfreaks.com/images/pro…takechrome1.jpg

        não precisa chegar a tanto, mas acho que vai dar um up legal.

        não sei quantificar o tanto de diferença em termos de torque/potência, ainda mais num turbo, mas que de migalha em migalha a galinha enxe o papo, isso é ponto pacífico

        de maneira análoga, eu também tenho minhas dúvidas com um soft antigo que calcule a cilindrada teórica. são tantos fatores que influem que o algoritimo usado pelo programa pode levar a um resultado distante. no fundo o que importa de verdade é que o conjunto aguente o tranco da potência extra e o uso que o motorista faz do carro. isso com 6, 7 ou 10 de taxa e que a dirigibilidade seja a mais agradável possível. afinal, carro indomável é bonito pra mostrar pros amigos que o treco lixa de 3a, mas pra virar tempo é uma bela m

        abraços :hauhau:

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          * Caroline Stella *
          escreveu em última edição por
          #14

          daniel, acho q vc postou a resposta no tpc errado hehehehe

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            16volts
            escreveu em última edição por
            #15

            putz, verdade…

            tem como transferir o post é heheeh

            foi mal

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            • S Offline
              S Offline
              sleep
              escreveu em última edição por
              #16

              carol

              na época desse topico eu usie a busca e num achei as formulas… e sinceramente desconfio um pouco delas... o enchimento num é algo estático... depende da rotação e uma série de coisas... se vc puder ver se acha as formulas eu agradeceria

              ps: estes softwares nem semrpe são 100% confiáveis, como por exemplo os dino200 da vida...

              nao sou das antigas por aqui… mas logo que cheguei fui em busca do topico que originou essa citação e tambem procurei em outros topicos os tais calculos e nao os achei... :hauhau:

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              • N Offline
                N Offline
                Nick_Destroyer
                escreveu em última edição por
                #17

                pode ser verdade…. mas não estou convencido até obtermos a fórmula.

                dos bons, velhos e verdadeiros livros.

                faz sentido o de menor taxa e mais pressão render maisó claro... e isso não é nada mais que o óbvio. afinal o compressor de maior pressão vai deslocar uma massa de ar maior. logo o enchimento será maior.

                também temos que notar que pressão excessiva na câmara leva a mistura muito ricas e pouco avanço de ignição. isso rouba muita potência. principalmente o ponto.

                vamo esperar para ver.....

                carol, não tem como você passar esta matéria para o pessoal aqui do forum... ou pelo menos o título?

                abraço

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                • G Offline
                  G Offline
                  gti-xxe
                  escreveu em última edição por
                  #18

                  bom pelo que vi o motor destaxado e com mais pressao rende mais

                  mas me corijao se eu estiver erado

                  quanto mais pressao mais cv s, serto

                  para por mais pressao terei que destaxar o motor, serto

                  entao para motores fortes usar motor destaxado com mais pressao

                  se eu quero menos potencia e um motor mais esperto vou usar mais taxa e menos pressao e terei menos potencia porem um motor mais esperto de baixa, serto

                  agora se pegarmos dois motores para rodar com 0,6k um taxado e um destaxado o taxado vai surar o destaxado, serto

                  porem o destaxado e so aumentar a pressao que virao mais cvs mas comparando os dois com a mesma pressao o taxado e mais forte e nao pode esceder o seu limite enquanto o destaxado pode trabalhar com maior pressao consequentemente tera mais potencia

                  em resumo cada preparação tem as suas vantagens se quer menos potencia monta mais taxado e se quer grande cavalaria usa destaxado

                  lembrando que o taxado e muito mais economico que o destaxado

                  me corijao se estou erado

                  e la vai um exemplo

                  se quero um motor de 240cv como vou montar taxado ou destaxado

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                  • R Offline
                    R Offline
                    Ricardo
                    escreveu em última edição por
                    #19

                    na minha opinião, um bom parâmetro - claro, dentro das devidas proporções - é a taxa que as fábricas usam nos turbo originais.

                    1 Resposta Última resposta
                    • C Offline
                      C Offline
                      coisa_triste
                      escreveu em última edição por
                      #20

                      certo…

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                      • G Offline
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                        gti-xxe
                        escreveu em última edição por
                        #21

                        concordo

                        mas asa fabricas calculao a taxa para aquela potencia de fabrica

                        1 Resposta Última resposta
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                          * Caroline Stella *
                          escreveu em última edição por
                          #22

                          turbo de fábrica leva em conta diversos fatores, como consumo, emissões, potência, dirigibilidade e tal.

                          ja nós, vamos em busca de potência em primeiro lugar, e em seguida de dirigibilidade. consumo fica em 2º plano. então baixamos mais a taxa do os fabricantes. eles usam em média 8:1, e até mesmo 7,8:1 de taxa como era o uno turbo ou o tempra turbo, não lembro ao certo. ambos eram movidos a gasolina. usamos taxa nesse patamar rodando com alcool, ja que vamos muito além de 1 bar de pressão como vinham nesses dois modelos q citei.

                          1 Resposta Última resposta
                          • G Offline
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                            gti-xxe
                            escreveu em última edição por
                            #23

                            o novo audi 2.0 turbo usa 10,5:1 de taxa pra 200cv

                            para um carro nacional com esta taxa ex: o ap 2.0, da pra usar quanto de pressao?

                            1 Resposta Última resposta
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                              * Caroline Stella *
                              escreveu em última edição por
                              #24

                              não existe como comparar diretamente o 2.0 usado no audi com o 2.0 de santana.

                              1 Resposta Última resposta
                              • F Offline
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                                escreveu em última edição por
                                #25

                                concordo com tudo que foi dito mas hoje temos recursos pra contorar os problemas de taxa alta que existiam antigamente e assim chegar num equilibrio .

                                se voce for olha hoje na pista, é dificil ver um carro destaxadao igual existia antes… principalmente nos multivalvulas. galera ta rodando com 9/9.5 de taxa no alcool/metanol e socando pressao pra dentro.

                                tudo é uma questão de acerto. hoje voce consegue contornar todos os problemas de se alimentar, gerenciar ponto, etc em um turbo com taxa alta .

                                1 Resposta Última resposta
                                • * Offline
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                                  escreveu em última edição por
                                  #26

                                  fluff, lembre que taxa pra alcool é uma, e pra metanol é outra, bem mais alta (e mais alta ainda se tiver nitrometano na mistura). tanto taxa qto quantidade de combustivel a ser injetada.

                                  a intenção de se usar taxa baixa nos motores a alcool hj em dia nada tem a ver com detonação, ponto & cia, como era a algumas décadas.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • G Offline
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                                    #27

                                    concordo com tudo que foi dito mas hoje temos recursos pra contorar os problemas de taxa alta que existiam antigamente e assim chegar num equilibrio .

                                    se voce for olha hoje na pista, é dificil ver um carro destaxadao igual existia antes… principalmente nos multivalvulas. galera ta rodando com 9/9.5 de taxa no alcool/metanol e socando pressao pra dentro.

                                    tudo é uma questão de acerto. hoje voce consegue contornar todos os problemas de se alimentar, gerenciar ponto, etc em um turbo com taxa alta .

                                    compartilho da mesma opinião.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • F Offline
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                                      #28

                                      fluff, lembre que taxa pra alcool é uma, e pra metanol é outra, bem mais alta (e mais alta ainda se tiver nitrometano na mistura). tanto taxa qto quantidade de combustivel a ser injetada.

                                      sim, sim. por isso coloquei ali no meu post alcool/metanol .

                                      o pessoal tem usado na casa dos 9/9.5 tanto pra um qto pra outo, diferenciando o acerto no tanto de ponto que da (ou tira).

                                      tem historias ai de gente andando com ponto quase 0 la no alto e socando pressão pra dentro pro bicho render horrores.

                                      :hauhau:

                                      agora nitrometano sao ooooooooooutros 500.

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • G Offline
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                                        #29

                                        e la vai um exemplo

                                        se quero um motor de 240cv como vou montar taxado ou destaxado

                                        se for ap mi, monte o turbo no motor original de fábrica q aguenta 240 cvs na boa

                                        se for meu vts essa pot vem c 0,2 a 0,3 de turbo :hauhau: :hauhau: :hauhau: :hauhau:

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                                          #30

                                          fluff

                                          vc disse que usao o ponto a quase 0 pra poder por pressao e assim render mais

                                          se isso for usado em um motor de miolo original vai traser rendimento ou nao, ou isso e um caso so para os motores top pra arancada somente

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