Dúvida sobre capacidade dos bicos injetores.
-
tanto que la so exite 1 controlador de bico que é fabricado pela hks, nenhuma outra fabrica controladores de bico.
acho que não, hein
-
ou seja, um bico com vazão de 160 lb/h representa o mesmo que um bico de 1680 ml/min.
agora, usando o bfsc para determinar a quantidade de bicos de um motor, teremos:
motor hipot?tico de 500hp, 8 bicos injetores operando em 80% e usando bfsc = 0,5.
500 x 0,5 / 8 x 0,8 = 39 lb/h cada injetor.
multiplicando por 10,5 = 410 ml/min.
usando essa mesma lágica, um bico de 160lb/h com bfsc de 0,5 alimenta hipot?ticos 256hp.
-
ou seja, um bico com vazão de 160 lb/h representa o mesmo que um bico de 1680 ml/min.
agora, usando o bfsc para determinar a quantidade de bicos de um motor, teremos:
motor hipot?tico de 500hp, 8 bicos injetores operando em 80% e usando bfsc = 0,5.
usando essa mesma lágica, um bico de 160lb/h com bfsc de 0,5 alimenta hipot?ticos 256hp.
[snapback]271553[/snapback]
peeeeeeeerae….deixa eu entender esta f?rmula...
500 = cavalaria a ser alimentada
0,5 = bfsc (qual a f?rmula pra calculo disso?)
8 = número de bicos?
0,8 = ???? (abertura do bico em %?)
pq eu tentei fazer o calculo reverso...
c = cavalaria a ser alimentada...
sendo:
((c x 0.5)/ 8) x 0,8 = 25lb/h
(c x 0.5)x 0.8 = 25 x 8
(c x 0.5)x 0.8 = 200
(c x 0.5) = 200 / 0.8
(c x 0.5) = 250
c = 250 / 0.5
c = 500hpo
eh isso?
no caso, 8 bicos injetores supririam 500hp, não sendo errado portanto dividir 500 / 8 = 62.5hp pra cada bico de 25lb/h...
eh isso o eu fiz uma grande e errada conta estápida ?
-
fiz as contas aqui (não conferi se tem erros). esse bico de 160 lb/h daria uma vazão de 1210 ml/min.
o bico de 40 ml/min daria uma vazão de 5,34 lb/h.
só para comparação com esse resultado do site…..
[snapback]271569[/snapback]
qual a f?rmula que tu usa pra transformar lb/h pra ml/min???
-
? nisso que da o cara ter preguiça de abrir o site.. tsc tsc.
f?rmula para se obter quantidade de bicos e converter as unidades:
essa daqui é pra quem quer aumentar apenas a pressão na linha de combustável mantendo o mesmo bico:
mais moleza que isso só maria mole.
bfsc está relacionado com o tipo do motor e preparação, é um valor obtido empiricamente que se chegou a um concenso, segundo o site:
_* brake specific should be:
.45 to .50 for naturally aspirated engines,
.55 to .60 for supercharged engines,
and .60 to .65 for turbocharged engines._
-
hahahaha, tranquilo, perai:
vazão do bico = (potência x bfsc) / (n? de bicos x %de abertura do bico)
agora mudando a pressão na linha:
nova vazão do bico = [raiz quadrada(nova pressão/antiga pressão)] x vazão antiga
ps: se for deixar na mão do teu preparador e tacar um foda-se, cuidado hein, tem cada cara por aí…
-
eh assim ?… como o streit jah postou...
cvxbsfc = tamanho do bico em lbs/hr para utilização de gasolina…
nbixciclo
nbi= numero de bicos injetores
ciclo em %( por exemplo, usa 0,8 para 80% de ciclo)
para o uso de alcool de posto o tamanho dos bicos deve ser em média 65% maior e para metanol seria 95% maior ... mas jah vi pessoas usando 110% para metanol...
a tranformação de lbs/h para ml/min deve ser igual a tranformação de lbs/h para cc/min... pois 1cc=1ml....
e sobre o bsfc...
0.40 para carros originais aspirados
0.45 para aspirados pesados
0.50 é 0.55 para superchargers e/ou turbo de rua
0.60 é 0.65 para turbo de competição...
eh assim q eu aprendi...
t+ galera...
-
[snapback]271553[/snapback]
então teoricamente um motor de 500 hp so precisaria de 2 bicos de 160lbs/h ?? ou entao 4 bicos com 60lbs/h ??? quatro bicos extras de 160lbs/h está sendo uma exageiro dos grande ?
-
no site da fuel tech tem uma calculadora de tamanho de bico..
www.fueltech.com.br la no canto inferior esquerdo.
-
amo muito este fórum
huahuahuahuahuahuhuaa
conhecimento aki sempre eh compartilhado… hehehe
valeu streit... mas se for o hondinha, huahuahua, é da minha mão eh direto pra overspeed... não tem outro preparador que me passou tanta humildade e conhecimento e confian?a quanto eles, hehehe (ae jr... quero desconto depois dessa )
se for um ap no bura... bom... ae eh briga dura pq ou vai pra over, ou ele desce a serra pra mão do ka... hehehehe mas tah mais pra over por conta do que tá se motrando o ap do meu irmão...
(quero mais desconto depois desta segunda puxada de saco)
valeu valeu... agora eh sentar e fazer vê???rios cálculos aki... hehehehe
abraços
(edited)
ali?s...
dah pra usar este mesmo calculo na conversão de um carro pra alcool?
pode-se utilizar bicos de alta vazão (25lb/h) pra alimentar um carro original, convertido pro alcool?
-
então teoricamente um motor de 500 hp so precisaria de 2 bicos de 160lbs/h ?? ou entao 4 bicos com 60lbs/h ??? quatro bicos extras de 160lbs/h está sendo uma exageiro dos grande ?
[snapback]271612[/snapback]
opa quis dizer 4 bicos de 80lbs/h
pq eu não consigo editar meus post ?? tem tempo para editar ?
-
teoricamente sim.
mas veja bem, bfsc é um valor característico de cada motor. é um resultado que se obtem medindo o carro em dinamometro. esse valor de 0,5 é uma média que se convencionou para motores originais.
agora imagine um motor tipo um ap 2.0 8v turbo no metanol, com 500hp. certamente a sua efici?ncia não será a mesma de outros motores. então provavelmente esse valor de bfsc suba para a casa dos 0,65 a 0,7. refazendo os cálculos, usando bfsc de 0,65 teremos:
(160 lb/h x 0,8)/0,65 = 196 hp para cada bico de 160 lb/h.
500 / 196 = 2,5. ou seja, já tem de usar pelo menos 3 bicos desses. mas por ser um motor 4 cilindros, então usa-se 4 para melhor distribuir o combustável e proporcionar uma montagem mais harmoniosa. podendo assim diminuir o duty cicle, de 80% pode ir pra 60%, ou mesmo diminuir um pouco a pressão da linha de combustável.
obviamente esse é apenas um valor estimado que serve como ponto de partida para o acerto. em cima disso é que o preparador vai realizar os acertos necessários até obter o comportamento esperado do motor. agora, usar 8 desses e milhares de bombas para essa potência logo de cara se mostra realmente um exagero que não tem motivo de ser.
-
qual a f?rmula que tu usa pra transformar lb/h pra ml/min???
o que fiz foi conversões de unidades
converti lb para kg ( 1 kg aprox 2,2 lb) depois de kg para litros e consequentemente ml (agora que me lembrei que usei a densidade da água. foi mal) e mudei de hora para minutos.
-
a formula específica eu nao sei, mas no site da rc, www.rceng.com como você pode ver ai em cima eles chegaram ao numero de 10,5 é so multiplicar
##lbs/h x 10,5 = ##cc