Área frontal
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tanto com a lanterna ou uma foto(com escala) vc consegue aproximar a área frontal, mas só pra ter um número, caso vc queira para questáes de aerodin?mica não serve, afinal o carro não é uma parede reta, uma frente perpendicular ao solo.
[snapback]271671[/snapback]
isso aí
dessa forma calculasse apenas area frontal.. mais nada…
se pegar uma gota com a mesma area frontal do carro dele, ela vai ter um desempenho aerodinamico mto superior...
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isso aí
dessa forma calculasse apenas area frontal.. mais nada…
se pegar uma gota com a mesma area frontal do carro dele, ela vai ter um desempenho aerodinamico mto superior...
[snapback]271679[/snapback]
exato. alem da area frontal, o programa pede tb o cx do carro, mas isso eu tenho.
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com a capota maritima
sem ela o arrasto chega a .53, maior que o da própria kombi.
abraços
[snapback]271777[/snapback]
affffffffffffffffffffffffffff…...........coeficiente de parede de concreto....
ps: já pensou em entrar em contato com a vw e perguntar ???
abraão
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felipe e thiago: o arrasto do vw é lamentavel e o da saveiro sem capota maritima (comprei a capota no dia seguinte da compra do carro ) é sofrável. tanto que muita gente qdo vai correr sem a capota abaixa a tampa traseira pra livrar a pressão. ai a coisa muda e muuito de figura e (dizem os entendidos) q rende melhor q um gol.
perguntar pra vw? eles só respondem pre vc caso vc tenha comprado recentemente um modelo top de linha. e mesmo assim demooooora…
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felipe e thiago: o arrasto do vw é lamentavel e o da saveiro sem capota maritima (comprei a capota no dia seguinte da compra do carro ) é sofrável. tanto que muita gente qdo vai correr sem a capota abaixa a tampa traseira pra livrar a pressão. ai a coisa muda e muuito de figura e (dizem os entendidos) q rende melhor q um gol.
perguntar pra vw? eles só respondem pre vc caso vc tenha comprado recentemente um modelo top de linha. e mesmo assim demooooora…
[snapback]271844[/snapback]
eu imaginava que fosse uns 0.45 o cx de um vw caixa mesmo.. o do fusca snme eh 0,50…
lembrando que isso muda (e pode ser consideravelmente) conforme os acessorios externos, largura do pneu e altura em relacao ao solo..
sei nao se uma saveiro com ca?amba aberta fique melhor que um gol, nao posso afirmar mas meu sentimento eh que deve ser pelo menos um pouco pior.
mas pra simplificar as coisas, ja que voce nao sabe mesmo o cx com precisao, coloca uns 2m^2 de area frontal que ja da pra ter uma ideia.
[]s
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vc é obrigado a calcular a área.
uma das formas é fazer a projeção da sombra, como o amigo falou. depois vc mede o comprimento total da risca na parede e divide o resultado por 4 e eleva ao quadrado e pronto.
lembrando que tem que deixar o carro a uma distancia de uns 2 metros da parede e a fonte de luz o mais longe possível (uns 15 ou 20 metros), e isso é muito chato.
qto mais perto do carro a fonte de luz, maior a sombra projetada.
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vc é obrigado a calcular a área.
uma das formas é fazer a projeção da sombra, como o amigo falou. depois vc mede o comprimento total da risca na parede e divide o resultado por 4 e eleva ao quadrado e pronto.
lembrando que tem que deixar o carro a uma distancia de uns 2 metros da parede e a fonte de luz o mais longe possível (uns 15 ou 20 metros), e isso é muito chato.
qto mais perto do carro a fonte de luz, maior a sombra projetada.
[snapback]272488[/snapback]
eu usar um barbante e passar desde o assoalho, porta, teto, porta e terminar no assoalho do outro lado do carro, medir o comprimento do barbante e fzr a conta q vc disse, tb daria certo?
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ka, pelo pouco q sei de fotografia, para nao haver distorcao, a objetiva tem que ser de 50mm pra cima
da para ver nitidamente ai na foto acima que a imagem foi distorcida
tenta tirar uma foto mais de longe e com zoom nos 80mm.. por ai
vlw
[snapback]272489[/snapback]
então, a foto foi só pra eu por as medidas e mostrar.
as medidas eu fiz direto no carro com uma trena
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como fica a parte das colunas, onde começa largo e afina no teto?
me baseio pela parte mais larga?
[snapback]272483[/snapback]
ka, nestra imagem que tu postou, não estou sacando uma coisa:
a medida da largura da cara da tua saveiro é maior que a medida da largura entre-base-de-espelhos-retrovisores ???
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ka, nestra imagem que tu postou, não estou sacando uma coisa:
a medida da largura da cara da tua saveiro é maior que a medida da largura entre-base-de-espelhos-retrovisores ???
[snapback]272492[/snapback]
então, como o marcelo tb reparou, isso é só uma imagem ilustrativa pra eu usar de base e por as medidas ao lado. medidas essas q fiz com uma trena no proprio carro.
a largura maior foi medida nos frisos que ficam nas laterais dos para-lamas, que são gordinhos .
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então, como o marcelo tb reparou, isso é só uma imagem ilustrativa pra eu usar de base e por as medidas ao lado. medidas essas q fiz com uma trena no proprio carro.
a largura maior foi medida nos frisos que ficam nas laterais dos para-lamas, que são gordinhos .[snapback]272493[/snapback]
aaaaaaaaaahhhhhhhh bom
tipo, p/ mim calcular ainda falta apenas a medida da altura entre o teto do carro e o nivel do caput.
se for p/ ficar mais preciso, preciso saber tbm quais as medidas dpo pneu que tu usa e qtos cm mais ou menos a frente da saveiro fica do ch?o.
da? calculo bem razoavelmente a área
levando em conta que, pelo que parece, teus espelhos retrovisores são super ultra mega aerodinamicos, não precisa incluir eles eu acho ? ?
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largura do pneu= 26,5 cms
distancia entre o parachoque e o ch?o= 9,2 cms
distancia entre o bico do capo e o topo do teto= 66cms (aproximado com pequena margem de erro, mto dificil medir essa parte).
os retrovisores são imitação dos de bmw m3, em formato de gota.
medi o carro com uma fita, enrrolando o carro desde o assoalho= 5,91 mt.
daria 2,18 m2 de área, praticamente o mesmo de um jetta antigo. acho que estamos chegando perto do alvo galera
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esse trabalho que to fazendo é pra usar o soft do gtech pra achar a perda por arrasto aerodin?mico, ja q o teste é feito em velocidade.