sim,quando o cara tem grana pra gastar,aí sim,faz a ar compra casal de weber 40(que custa o preço de um motor ap carburado,usado,em bom estado e com nota fiscal),kit de pistão e camisa da mahle de 1.800,00 conto ou mais,virabrequim de curso maior(de também não sei mais quantos mil),comando engle importado de 500 conto,mas não sei quantos de cabeçote e etc.sem contar que tem cacife de bancar mão de obra de preparador féra de motor a ar. e quando o cara não tem(como é o meu caso)compra lá,flange,berço de motor,coroa e pinhão de sp2,motor ap carburado com nota fiscal e monta um fusquinha muito interessante( não gastando quase nada e tendo um carro andando muito,sem fazer muito esforço).faz menos esforço do que faria para tirar cavalaria de um a ar por exemplo.e ganhando em potencia liquida pois basta fazer as contas de quantos cavalos tem um a ar original,quantos cavalos tem um ap original(sem preparo) e quanto gasta para fazer um a ar andar,pelo menos perto da pontencia original de um ap simples contas e ainda é capaz de deixar muito carrinho de boy(tração dianteira,turbão etc),muito sem graça perto dele
no lance lá de ter chão ,quis dizer que o fusca tem muito mais chão(por ser tração traseira),do que qualquer carro que saiu originalmente com ap(por serem tração dianteira).foi isto que eu quiz dizer abraços
eu falo com conhecimento de causa, pois tive um fusca a ar turbo. pistoes 90,5mm, virabrequim original, bielas de aço das antigas, cabeçote autolinea com valulas maiores, comando engle tcs-20 e 2 carburadores solex 32. pra que weber se existem uma infinidade de kits para alimentação suplentar que custam 500 reais?? meu carro era liso, liso de baixo até o final do contagiros (7500 rpm). patada em 3000 rpm. era tão ruim de andar que quase passei em cima de um audi tt quattro na estrada. já brinquei com ferrari 360 modena (melhor puxada ever até hoje).
o carro andava com 1,5 bar de pressão. tinha 2 bicos monoponto na suplementar que abriam cerca de 80%. eu chuto que vinha entre 250 e 300 cv (não tem como precisar, obvio).
custou cerca de r$ 10.000,00 para fazer o brinquedo. valeu a pena? muito. faria de novo? certamente? montaria ap se custasse 10% desse valor? de jeito nenhum. absolutamente nada substitui o prazer de para num semafaro com aquele barulho caracteristico de máquina de costura, olhar pro prayboy do audi do lado, o cara dar uma risadinha e sair fritando e antes do final da primeira marcha, voce estar 1 carro na frente dele. nada paga isso.
é questão de gosto. muitas pessoas acham que não há nada melhor do que o ap. eu entendo que existe um mundo inteiro para ser preparado. cada motor com suas caracteristicas boas e ruins.
com relação ao mecânico, eu vejo que se voce quer ter carro preparado, enfia a mão na graxa e vai aprender, porque se tiver que depender sempre de alguem para ajustar uma coisinha ou outra, voce está frito.
um abraço.
gustavo.