só escrevi essa biblia pra dizer o seguinte: há uma enorme diferença entre estar livre e estar solto.
esse é o ponto.
pra mim o que conta é quanto tempo ele ficará preso. depois de solto, volta a trabalhar na rádio do pai e fica por isso mesmo.
pois é… ví agora que errei a conta ali em cima, 2/5 de 40 seriam 16 anos de regime fechado... o resto do raciocínio prevalece. ainda bem que não me graduei em exatas...
ele pode perfeitamente pegar 40 anos e ficar só dezesseis em reclusão... depois é solto (progride regime e deixa de ser recluso, continuando todos os efeitos da sentença, adaptados ao novo regime prisional).
essa possibilidade é plenamente viável. depois que o stf admitiu a hipótese de progressão de regime pra crimes hediondos, virou esse escarcéu.
só pra deixar claro, não estou justificando nem defendendo o cara, longe disso. só queria deixar claro que, quando vemos no jornal que fulano ou beltrano foram soltos, não significa necessariamente que extinguiram-se os efeitos da sentença.
a gente reclama do judiciário mas quem faz as leis é o legislativo, o judiciário só aplica. portanto, vejam bem os deputados e vereadores mais votados pra saber de quem é a culpa na verdade.