Skip to content
  • Recente
  • Usuários
Collapse

Preparados

M

marlouco16v

@marlouco16v
About
Posts
21
Tópicos
1
Grupos
0
Seguidores
0
Seguindo
0

Posts

Recente

  • [duvida] qual a real vantagem em usar amplificador de faisca
    M marlouco16v

    rsrsrs já tinha me prometido a não responder mais a tópicos relacionados a cm… porém.... o sistema de centelha perdida é tão falado pq para quem não sabe.... a explosão se apaga assim que se choca com as paredes do cilindro… (isso já foi comprovado com fotos da câmara de explosão) e é ai que a segunda centelha tem o seu papel fundamental queimando o restante dos gases não queimados na primeira centelha, idependente dos míseros microsegundos da centelha longa e forte.... isso sim evita a carbonização do motor, lógico que o aproveitamento desse sistema não tem efeito em giros mais altos do motor, mas quem é que anda sempre acima de 3.000 rpm…

    agora para ilucidar a falta de sentido na afirmativa de centelha mais longa e eficiente do mercado, vamos aos calculos:

    1 segundo equivale a 1.000,000 de microsegundos

    vou me basear no meu motor em uma velocidade do pistão de 20m/seg = 20.000 mm/seg

    o curso do meu vira é de 90mm

    diante disso e falando de um motor de ciclo-otto teremos a fase de admissão, compressão, expanção e escape... na fase de expanção é onde teremos efetivamente a força cinemática gerada pela explosão dos gases originados pela centelha que se dá entre o final da fase de compressão com a da expansão dependendo do grau de avanço utilizado( espero que os fans da cm não me venham falar que a centelha é na fase de escape como da outra vez e tenha que explicar o que é e o que faz o avanço do ponto...)

    diante dessas informações… podemos concluir que necessitaríamos de uma centelha capaz de se manter acesa durante toda a fase de expansão do ciclo para ter 100% de aproveitamento, então o que nos interessa é saber o tempo de uma descida em 90mm… regra de 3...se em 1.000.000 microseg o pistão percorre 20.000 mm em quantos microsegundos vai percorrer 90mm? resp 4.500 microsegundos... será que a centelha tem tempo suficiente para durar antes da explosão se apagar nas paredes do cilindro? pois no mínimo para ser melhor que as outras ela deveria ser capaz de gerar uma centelha que durace após o choque...

    em relação aos trechos em negrito, não é exatamente assim: quando ocorre a troca de calor da chama com as paredes com a extinção da chama como vc mencionou, ela já se propagou. neste caso a combustão foi normal e não houve missfire, e se ocorreu missfire foi de forma parcial e a vela nada mais pode fazer, isso se chama variação do ciclo otto e é uma limitação natural, infelizmente, do ciclo, onde nem tudo é aproveitado sempre. prosseguindo, se ela se apagar na periferia da camara portanto longe da vela como vc mencionou, na circunvizinhança da vela a mistura já queimou e torna-se inerte, não adiantando outro disparo. a finalidade do multispark é fazer com que a chama se propague numa combustão que ainda não aconteceu, forçando-a a acontecer.

    o outro ponto, que está associado com o que eu disse no paragrafo acima: se a chama se propagar, não precisa mais de centelha. sendo assim, não há a necessidade do disparo perdurar até 100% do curso de descida. o que seria muito bom fazer sempre era manter a centelha desde o avanço imposto pela ie original do carro, até o pms, o ideal seria que fosse sempre assim. isso significa algo na casa de 6º a 40º do virabrequim, depende do mapa de avanço original do carro. na pratica isso é complicado e demanda muita energia do sistema de ignição manter um disparo continuo de 2ms na lenta, por exemplo.

    é por isso que ao inves de fazer uma ignição com a tensão muito alta, seria melhor aumentar o valor do capacitor, pq a duração da centelha não está associada a tensão mas sim está associada ao valor do capacitor em uf, quanto mais uf melhor, e ter mais tensão não necessariamente é o melhor.

    isso se chama variação do ciclo otto e é uma limitação natural, infelizmente, do ciclo, onde nem tudo é aproveitado sempre.

    não preciso acrecentar mais nada, vc mesmo acabou de confirmar que idempendente da força e duração da centelha o resultado será o mesmo pela limitação do ciclo e que nem tudo é queimado… é justamente nesse nem tudo é queimado que entra o sistema de centelha perdida...

    não adiantando outro disparo. a finalidade do multispark é fazer com que a chama se propague numa combustão que ainda não aconteceu, forçando-a a acontecer.

    como o motor funciona se a centelha não ocorreu no momento certo é e outra... o que exatamente é a carbonização na cabeça do pistão e arredoresó não é combustível não queimado?

    eu posso afirmar que somente a retirada do meu distribuidor e colocação da bobina do corsa com o sistema de centelha perdida melhorou muito o carro... 300cv módulo de potência ao meu ver só é necessário para taxas elevadíssimas onde a centelha em um sistema normal teria dificuldade em se propagar...


  • [duvida] qual a real vantagem em usar amplificador de faisca
    M marlouco16v

    alguem se propoe a explicar qual é a real necessidade de multiplas centelhas, sabendo que pelos manuais da msd elas não tem tempo para funcionar sendo otimista acima dos 3000 rpm que é onde todo motor começa a chegar proximo do seu pico de torque ou onde as turbinas bem dimensionadas começam a assoprar??? pergunto isso pois é um marketing muito forte em cima disso, e é realmente de fundamental importancia??.

    rsrsrs já tinha me prometido a não responder mais a tópicos relacionados a cm… porém.... o sistema de centelha perdida é tão falado pq para quem não sabe.... a explosão se apaga assim que se choca com as paredes do cilindro... (isso já foi comprovado com fotos da câmara de explosão) e é ai que a segunda centelha tem o seu papel fundamental queimando o restante dos gases não queimados na primeira centelha, idependente dos míseros microsegundos da centelha longa e forte.... isso sim evita a carbonização do motor, lógico que o aproveitamento desse sistema não tem efeito em giros mais altos do motor, mas quem é que anda sempre acima de 3.000 rpm...

    agora para ilucidar a falta de sentido na afirmativa de centelha mais longa e eficiente do mercado, vamos aos calculos:

    1 segundo equivale a 1.000,000 de microsegundos

    vou me basear no meu motor em uma velocidade do pistão de 20m/seg = 20.000 mm/seg

    o curso do meu vira é de 90mm

    diante disso e falando de um motor de ciclo-otto teremos a fase de admissão, compressão, expanção e escape... na fase de expanção é onde teremos efetivamente a força cinemática gerada pela explosão dos gases originados pela centelha que se dá entre o final da fase de compressão com a da expansão dependendo do grau de avanço utilizado( espero que os fans da cm não me venham falar que a centelha é na fase de escape como da outra vez e tenha que explicar o que é e o que faz o avanço do ponto...)

    diante dessas informações... podemos concluir que necessitaríamos de uma centelha capaz de se manter acesa durante toda a fase de expansão do ciclo para ter 100% de aproveitamento, então o que nos interessa é saber o tempo de uma descida em 90mm... regra de 3...se em 1.000.000 microseg o pistão percorre 20.000 mm em quantos microsegundos vai percorrer 90mm? resp 4.500 microsegundos... será que a centelha tem tempo suficiente para durar antes da explosão se apagar nas paredes do cilindro? pois no mínimo para ser melhor que as outras ela deveria ser capaz de gerar uma centelha que durace após o choque...


  • Projeto tipo 2.0 16v turbo
    M marlouco16v

    galera, peguei as peças na retífica, porém o meu eixo que veio no lugar do nitretado( outra retífica) tb era enchido… vão me devolver o dinheiro, porém estou sem eixo novamente :hauhau:

    olhem ai o eixo de contrabalanço que vou deixar parado agora…

    bem... se alguém tiver ou souber de um eixo std ou que já esteja em 0.10 já retificado para vender me avisem... projeto parado por causa disso :hauhau:


  • Projeto tipo 2.0 16v turbo
    M marlouco16v

    o vira do tempra/tipo são problemáticos pq são macios para absorver a vibração da r/l de 31… depois da primeira retificada tendem realmente a ficarem bem mais fracos, por isso minha preocupação em nitretar...

    onde tirastes essa informação ?

    rl do meu motor é 0,27 (86mm de curso c bielas de 158mm) então o vira seria + duro ?

    acho que ele quis dizer que além do vira ser macio o rl piora as coisas por ser de 0,31

    mas o contrário (seu motor) foi falha de interpretação sua.

    abraço.

    é exatamente isso amigo… lembresse que o projeto do tipo é italiano... possui 2 eixos de contrabalanço justamente para ajudar na r/l ficando mais liso em alta... o mesmo projeto de motor foi usado no tempra montado na argentina, e nem por isso tiveram a preocupação em colocar os eixos para amenisar a trepidação... então não podemos comparar o seu motor com de outro carro, mesmo pq sua r/l é baixa 0,27, ou seja... com suas bielas maiores e curso menor o seu vira tem um aproveitamento melhor na força (vertical) exercida em suas bielas acarretando bem menas força aplicadas nas saias dos pistões com as camisas pelo pêndulo formado entre eles... com a r/l maior, ou seja... meu curso é de 90mm com bielas de 144,78mm (original) devido ao curso maior e bielas menores o pêndulo formado entre eles é mais na horizontal, forçando verticalmente as saias dos pistões com as camisas... dai toda a tremedeira, agora com a adaptação que fiz com as bielas de opala... curso de 90mm + bielas de 6 = 152,4mm baixando minha r/l para 0,29... esse eixo é realmente macio, quem já teve esse carro sabe que qualquer coisa mínima na lubrificação se perde mais de uma medida, por isso é tão difícil se achar eixo inteiro para ele... e tb o sr antonine da nova aksone retífica de peso aqui do rj como outras retíficas sérias confirmam que para tempra e tipo 2,0 não é recomendado eixos abaixo de 0,25...


  • Projeto tipo 2.0 16v turbo
    M marlouco16v

    qual coletor de escape ta usando ?

    a mil anos atrás, ví um gol ap com o coletor tubular do tempra 16v snme adaptado pra turbo….e olha que ficou até bonito, viu ?

    :hauhau:

    estou usando um feito de tubos… antes que me detonem, eu fiz essa pintura para não enferrujar no tempo em que ficou parado quando comprei o carro rsrsrs

    aproveitando… essa foi a modificação na roda fônica que tive que fazer para instalar a pandoo...


  • Projeto tipo 2.0 16v turbo
    M marlouco16v

    opa cara, tudo bom?

    velinho, me tira uma duvida. no tópico inicial você disse que tirou o distribuidor e a bobina e está usando bobina de corsa (funcionando com centelha perdida).

    está montado com roda-fônica então, correto?

    isso mesmo amigo, tive que adaptar uma 60-2 do tempra, pq a roda fônica original do sedici é de apenas 4 pinos… estou com um indutive hall e sensor original.


  • Projeto tipo 2.0 16v turbo
    M marlouco16v

    a merda é que como eles fazem na medida que pedir… já vai passando pela cabeça usar os pistões de 85mm com pino deslocado e aumentar um pouco o curso rsrsrsr


  • Projeto tipo 2.0 16v turbo
    M marlouco16v

    galera acho que vou ter que fazer uma mudança nos planos devido ao virabrequin…. um amigo pegou ele e vai trazer para mim, porém é na medida de 0.10, já achei uma empresa que nitreta o vira e é até barato, a nitron... nitretação a plasma sai por r$ 7,72 o kg ou seja bem barato, porém eles alertam que se for um virabrequim usado ele pode estar com tensões que pode se manifestar quando submetidas a temperatura e apresentar deformações que não podem evitar e nem ser responsabilizados, mas se estiver sem tensões eles garantem que não haverá deformação alguma.

    verifiquei tb outra opção, a sufran, que achei muito atraente apesar do preço que devido ao produto é até barato...

    especificações:

    virabrequim para motor fiat/tempra 2.0

    -construído em aço forjado sae 4340, temperado e revenido

    -tratamento térmico final por nitretação gasosa

    -dureza de núcleo 28 a 32 hrc

    -dureza superficial medida com micro-durometro de 650 hv (57 hrc aprox.)

    -diâmetros dos colos de mancais e bielas originais ou alterados se necessário

    -dutos de lubrificação duplos

    -curso conforme necessidade

    valor r$ 3.900,00

    condições de pagamento: 50% no pedido, saldo na entrega

    prazo de entrega: 45 dias

    o vira do tempra/tipo são problemáticos pq são macios para absorver a vibração da r/l de 31... depois da primeira retificada tendem realmente a ficarem bem mais fracos, por isso minha preocupação em nitretar... mesmo pq já desmontei uma vez pq girou bronzina, porém não foi eu que montei... agora foi o vira nitretado montado com molycote spray que estava fora de especificação e não rodou 3.000km e isso com miolo original e nem 1kg de pressão... imagina agora? a retífica do vira ruim é que esta me enviando um já retificado na medida 0.10 sem enchimento... diante disso, penso em montar ele sem nitretar mesmo, montar tudo e acertar o carro com pouca pressão, no máximo 300cv para o carro não ficar parado e vou fazendo outras coisas... assim que terminar minha caravan que estou restaurando encomendo o vira da sufran e soco pressão para dentro.


  • Projeto tipo 2.0 16v turbo
    M marlouco16v

    www.sufran.com.br

    coloca na transportadora, vai de boa… empresa top

    valeu mesmo, vou dar entrar em contato com eles.

    abraço


  • Projeto tipo 2.0 16v turbo
    M marlouco16v

    marlouco, jah buretou o cabeçote pra ver como vai ficar a taxa???

    pistão reto acredito que vá ficar por volta dos 10:1… depois lah na frente pros 600cv vai dificultar essa taxa

    ainda não pois vou fazer um trabalhinho de retirada de pontos quentes, e os pistões vão ficar praticamente como os originais, pois mandei fazer as cavas das valvulas, motivo esse da demora da retífica em me entregar tudo… e vou usar a junta de aço na medida de 2,29mm e volume de 12,24cc.

    o que estou realmente precisando é de um lugar decente para fazer o serviço de nitretação do meu eixo... aqui no rj não existe.


  • Projeto tipo 2.0 16v turbo
    M marlouco16v

    que marca são os anéis?

    nessa montagem com bielas de 6 , quantos mm o pistão fica abaixo do bloco????

    os relogios autogauge, eu venderia para algum tunner e pegava pelo menos uns cronomac… tenho dois autogauge e são uma vergonha a leitura, bem fora de precisão são muitos bonitinhos mas para motor forte tem que ser preciso a medição

    os anéis são da própria powertech, pois nessa medida só achei os dela… 85mm do ap, os pistões ficam para cima do bloco como os originais, para ser mais preciso 0,01mm mais alto.. depois de ligar vou dar um confere nos manômetros, qualquer coisa destroco com a tempra que são os cronomac que rodavam nela.

    agora pergunta de prova para os entendidos... meu vira nitretado estava realmente f... foi constatado que não estava de acordo e a retífica onde comprei está me oferecendo um vira já retificado na medida 0.10, normalzinho sem enchimento ou tratamento... será que ele aguenta o tranco??? 400cvó?? se não aguentar, alguém saberia um local para o tratamento térmico dele como manda o figurino???

    abraço


  • Projeto tipo 2.0 16v turbo
    M marlouco16v

    galera, apesar da demora estou abrindo o tópico da minha preparação, o projeto já tem mais de um ano, já estava rodando com ela forte com miolo original e nessa nova empreitada estou forjando com algumas modificações. alguns membros já conhecem esse projeto do clube do tipo onde tudo começou, mas estou postando por aqui para pitacos mais consistentes… pois sou eu mesmo que faço tudo no carro, desde o aperto do vira como na instalação e acerto da pandoo.

    na primeira fase estava rodando no alcool com 4 bicos ford racing, velas de irídium 9graus, turbina t4 .50/.84 borg warner, pandoo onde fiz teste com bobina do gol mi e distribuidor onde retirei ele fora e coloquei apenas uma bobina do corsa, tive uma melhora considerável pelo sistema wasted spark... cabeçote com dutos reabertos e polidos (por mim tb rsrsr), rodei sem radiador de óleo e intercooler, acerto apenas no tato e com hallmeter narrowband, pressurização e descarga 2,5 , miolo todo original porém com balanceamento dinâmico do conjunto do vira nitretado, tudo montado com molycote spray + o a-2 para dentro.

    agora estou colocando as bielas forjadas do opala de 6 , pistões do ap 1.8 de 85mm com abertura dos cilindros em 0,07mm

    eixo nitretado foi para análise pq quando abri estava quadradão literalmente e todo fora de medida... aqui no rj é fogo, só tem uma retífica faz, ou melhor, manda para sp e revende aqui... se alguém souber de um outro local me avisa.

    carcaça quente .84 pulsativa, vai entrar uma mono.63

    rotor da criança… 64mm na ponta e 73mm na base.

    esse é do outro possante aqui de casa.

    e essa é do sedici na primeira fase…

    os vídeos dele andando posto depois.


  • Projeto turbina com gnv
    M marlouco16v

    ola galera to com um problemainnha e queria uma soluçao to querendo turbina minha saveiro com gnv, motivo to carregando 400kg de som na caçamba e to querendo um carro um pouco esperto queria sabe o que fazer.

    sei que fica bom para quem sabe, queria uma ajuda ja tenho tudo em mao guardado, usando uma turbina 42/50 \uso 3 escravo(dois alternador e um compreso do ar)…

    agradeço desde-ja.

    se quizer tb dá para fazê-la rodar na gasosa e no gnv turbo, basta usar um redutor para carros até 200cv para não dar falta e valvula de prioridade de carros originais, onde o ar não é eliminado, ou seja, esquece o espirro… pois senão encheria o cofre do motor de gnv. se tiver grana sobrando, utilize kit de ultima geração com bicos por cilindro para deixar o acerto fininho... mas com os de 3º geração tb dá para fazer, porém terá que deixar o difusor todo arrombado e utilizar uma extenção antes da borboleta para criar uma resistência de ar para poder ter lenta.

    no meu tempra turbo uso gnv e pressão original até 0,75kg, deve estar me rendendo 140cv fica meio xôxo para arrancar, mas depois que a turbina entra vai embora... quando quero pisar forte passo para a gasolina e quando quero realmente pisar dou no booster para 1.2kg e vamos embora.


  • Projeto futuro pro meu tempra
    M marlouco16v

    600cv e caixa .63???

    desisto

    kkkk não fio, 600cv agora não, não tenho suspenção,caixa e nem bolso para isso… no momento é 400 com um aproveitamento melhor da faixa de giro pq não pretendo elevar a rotação acima dos 7000 rpm apesar de ter conjunto para passar de 24 m/s... no momento quero deixá-lo forte e confiável para umas brincadeiras.... mas depois que vier a gtr35 e os devidos reforços... aí sim a coisa fica mais séria.

    no final de semana dependendo do tempo, abro o tópico do carro com fotos para o pessoal conhecer... bicos são 4 ford racing de 160lbs no alcool.

    abraço


  • Suporte técnico displatec embreagens
    M marlouco16v

    tb acho, porém o que me deixa realmente encucado é o pq de não raspar nada nos primeiros km… pode passar sem pena que não raspa nada, mas só abrindo mesmo.

    aproveitando... vou precisar de embreagem para o fiat 2.0 16v, a mesma do fiat coupé para até 600cv rua e pista, porém o sistema é hidráulico, o que vcs me sugerem?


  • Projeto futuro pro meu tempra
    M marlouco16v

    e o acerto do conjunto tb mantém a saude da caixa… caracol pequeno como vc quer, .63 vai ser moedor de relação... pra um 2.0 16v forjado com cabeçote de motor de verdade, no minimo uma .82 mono

    os anéis sincronizadores servem das tempras normais e até as do tipo, elba, uno e tudo mais… achei essa informação nas entrelinhas do reparador fiat, mas em breve verei na prática pq abrirei a do tts que está raspando a 2° e 3°... será que a caixa do sedici é a mesmo do fiat coupé turbo??? pq o bloco original dele, já vem com tudo pronto, até com uma tampa para fazer o retorno do óleo, idêntico ao do tts... só fui ver agora quando fui levar o bloco original para a retífica.... já os da tipo slx, que estava usando agora,não possui essa abertura e nem os jet oil... enquanto caixa da turbina rsrsrrs a intenção é essa mesmo, vai ficar com os mesmos rotores... caixa fria .50 rotor de 51mm caixa quente .63 mono rotor de 64mm conjunto rotativo borg warner, o controle de tração para não moer fica por conta da pandoo... pneus já estou com 4 goodyear excellence 195/60/15 zerados, minha preocupação maior é para reforçar a suspenção... ainda não tirei as medidas, mas no olho parece que dá para colocar a do tempra turbo com as barras de tração... só idéia por enquanto.


  • Projeto futuro pro meu tempra
    M marlouco16v

    se for um blocante bom, tipo um bertolotti resolve sim…

    opa… ai abaixa bastante o preço em frente a caixa toda forjada....ainda estou namorando aquela caixa do tts... mas não sei se daria muita diferença frente a do sedici... de final bate praticamente a mesma veloc, pelo menos orginal os 2...

    assim que pegar as peças na retífica abro um tópico do projeto.

    abraço.


  • Suporte técnico displatec embreagens
    M marlouco16v

    olá amigo…. a 2ª e 3ª do meu tempra turbo só arranha quando esquenta... de manhã, ou depois de muito tempo desligado, todas entram macias, normalzinho... mas depois de andar alguns kms só entra sem arranhar se for no tempo... o sistema de embreagem é hidráilico e já testei 2 cilindros em perfeito estado e o resultado é o mesmo, falta de óleo não é, pq tb já troquei 2 vezes e ainda uso um concentrado de mos (molycote)... anéis cincronizados arranharia mesmo frio....

    então a pergunta é: seria devido a embreagem de cerâmica que depois de quente dilata dificultando o engate, ou algum problema no platô?

    esqueci de mencionar, embreagem de cerâmica de 980lbs e segundo o antigo dono, seria de vcs... mas só abrindo para afirmar rsrsrs carro no booster com +-260cv.


  • Projeto futuro pro meu tempra
    M marlouco16v

    um blocante não resolveria o problema da caixa do tempra? em breve eu digo se a caixa do sedici aguenta a paulada rsrrs falta pouco.


  • Projeto futuro pro meu tempra
    M marlouco16v

    nunca tive mt potência,

    mas creio que potência é cachaça…

    quanto mais melhor

    agora vamos ver se a relação peso / poténcia da tempra

    vai dar para brigar bonito na arrancada do rj.

    vamos ver

    saudações marlouco, bacana te ver por aqui tb trazendo conhecimento.

    abração a todos.

    kkkk cachaça é pouco… fico imaginando se tivesse bolso, onde iria parar??? rsrsrs

    já está marcado, quando o tucão for levar o monstro dele para o rolo, vou levar o meu tts manco para medir no gnv, na gasolina e no booster com 1.2... tudo original somente com chip...vamos ver quanto rende a bagaça realmente, pena não estar com o sedici pronto, com 0.6kg estava andando bem mais que o tts com 1.2kg, apesar que o grandão tem um boto amarelo de 300kg no porta-malas rsrsrs

  • Login

  • Não tem uma conta? Cadastrar

  • Primeiro post
    Último post
0
  • Recente
  • Usuários