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[polemica] corte de molas

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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  • R Offline
    R Offline
    realz
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    #6

    vou contar minha parte e minha opnião…

    logo que comprei meu carro, cortei 3 elos na frente e 3,5 atrás... o paralama ficou beirando o pneu, mas nao aguentei andar 1 mes, ficou duro, só pancada seca no carro, pulava, alem doque a mola caia sempre do prato...

    levei o carro dum amigo pra cortar a mola, foi tirado 1,5 elo na frente e 2 atras...

    melhorou consideravelmente o comportamento do carro, mas a susp. ficou com batidas secas tambem... mas para as molas nao cairem, foi feita garras no prato inferior, assim , as mesmas nao caem do prato....

    enfim, na minha opnião, a mola, original, tem x de altura, e o amortecedor, original, tem x de altura...

    se voce tira 2 da mola, ela tera x-2 e o amortecedor x, assim fica diferente o comportamento...

    por isso sou a favor de suspensao/amortecedor preparados, pois serão feitos para determinados fins exatamente...

    já uma susp. de rosca, onde a altura de trabalho do amortecedor varia, na minha opniao, se tem o mesmo efeito de andar de mola cortada, ou susp original, ou um meio termo...já que a altura em que ocorrer? o trabalho do amortecedor, implicara na sua eficiencia...

    ? apenas minha opniao...

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    • J Offline
      J Offline
      JF
      escreveu em última edição por
      #7

      eu ja tive molas cortadas no meu gol 1.8 aspro digo por experiencia, que cortar a mola p/ carro ficar bonito até da, mas a estabilidade fica uma droga, eu quase me ferrei pq acelerei legal e não tive estabilidade mas consegui segurar o carro.

      eu tinha cortado 2,5 na frente e 3 atras sempre gostei do carro reto (sem deixar a traseira mais alta q a frente) visto que fiz mais por estilo do que p/ estabilidade mas depois fiz o motor e me arrependi de ter cortado e fiz a susp. como deveria ser, com buchas melhores, molas, amortecedor, batente etc.

      agora com a susp. devidamente preparada a figura muda da agua pro vinho.

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      • P Offline
        P Offline
        PrEsA
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        #8

        ok, mas o que são molas preparadas ??

        1 Resposta Última resposta
        • J Offline
          J Offline
          JF
          escreveu em última edição por
          #9

          se não me engano não existe mola preparada.

          elas são geralmente aquecida e encolhida, ou cortasse a mola mas prepara o amortecedor (não se deixa original)

          daqui a pouco alguem confirma.

          1 Resposta Última resposta
          • C Offline
            C Offline
            coisa_triste
            escreveu em última edição por
            #10

            a grande cagada é corta a mola pra abaixar o carro (mola serve pra dar a altura por assim dizer) e manter os amortecedores originais..

            a? amortecedor fica dando fim de curso toda hora…já que ele já está com menos curso pra ser usado, pois o carro está mais baixo..

            então seria mais coerente, se for cortar as molas, usar amortecedores de maior carga e hastes menores...

            mas o correto mesmo seria usar um conjunto de suspenção correto...

            molas, amortecedores, trabalhar telescopio...

            1 Resposta Última resposta
            • J Offline
              J Offline
              JF
              escreveu em última edição por
              #11

              exatamente cassiano, se cortar a mola sem mexer no amortecedor é besteira, pois detonar? o amortecedor, e não tera o trabalho correto da susp.

              1 Resposta Última resposta
              • M Offline
                M Offline
                MicGTS
                escreveu em última edição por
                #12

                respondendo ao companheiro ai q perguntou o q é uma mola preparada .

                eu uso molas preparadas da lobo, na verdade mesmo ela são cortadas de acordo com a altura q o carro vai andar, mas isso envolve o curso do amortecedor.

                um exemplo: se vc for usar o carro bem baixo, o amortecedor vai ter q ter pouco curso e uma mola bem cortada, e como o outro companheiro acima citou, ela vai trabalhar na parte mais dura dela, fazendo com q o carro fique duro q nem um pau , dai ele quica.

                pra amenizar essa quicação ai entra o retrabalho de amortecedor, mas ai é outra história.

                pelo menos é o q me foi passado até hj.

                não sou engenheiro e nunca parei pra estudar a fundo o assunto, tudo q sei foi na prática mesmo.

                perdi um santana turbinado pq eu usava amortecedores originais com molas muito cortadas, dai um belo dia peguei um ressalto numa curva e decolei em um canteiro….. :^^:

                por isso minha bronco com molas cortadas, mas infelizmente pro meu gol gts não existem molas tipo eibach, que já são feitas pra trabalhar mais macias.... :d

                1 Resposta Última resposta
                • P Offline
                  P Offline
                  PrEsA
                  escreveu em última edição por
                  #13

                  ok, então molas preparadas são molas cortadas, certo

                  sei que existe quem aque?a a mola, comprima ela para alterar sua altura e depois dá um banho de óleo. mas como garantir que o tratamento térmico deixe as molas com condições iguais?? isto sim eu considero uma grande burrada.

                  qto a precisar mexer nos amortecedores, sem qq dúvida mas antes de entrar nesta parte, vamos discutir um pouco mais sobre molas, ok?

                  pq eu não vejo problemas em cortar molas.

                  • pq elas suportam trabalhar mais comprimidas (qdo vc corta vc comprime mais o pedaão restante)

                  • pq o carro não sabe se o que suporta seu peso é uma mola eibablabla ou uma cortada ele se importa na altura que o carro esta, devido a geometria da suspensão, e dureza da mola (ou coeficiente de torção angular) para que você saiba o quanto o carro vai subir e descer, e com que força para uma mesma perturbação.

                  1 Resposta Última resposta
                  • S Offline
                    S Offline
                    Steve McQueen
                    escreveu em última edição por
                    #14

                    galera, isso tudo depende da altura que o cidadão vai rodar também, ou não?

                    tipo assim, pra rodar enterrado e seguro, um jogo de amortecedores preparados e molas menores é necessário… mas e se eu quiser diminuir só um pouco a altura de rodagem? tipo uns 50 mm menos na altura?

                    e a

                    1 Resposta Última resposta
                    • J Offline
                      J Offline
                      JF
                      escreveu em última edição por
                      #15

                      sei que li uma materia que esquentar a mola p/ encolher não é aconselhavel, pois destempera o aão alguem confirma?

                      1 Resposta Última resposta
                      • S Offline
                        S Offline
                        Steve McQueen
                        escreveu em última edição por
                        #16

                        sei que li uma materia que esquentar a mola p/ encolher não é aconselhavel, pois destempera o aão alguem confirma?

                        [snapback]534988[/snapback]

                        até onde sei jaime, esquentar a mola é a ultima coisa que você deve fazer. o esquentar/esfriar destempera o aío, e deixa ele suscetável a quebras.

                        melhor cortar do que esquentar.

                        1 Resposta Última resposta
                        • J Offline
                          J Offline
                          JF
                          escreveu em última edição por
                          #17

                          até onde sei jaime, esquentar a mola é a ultima coisa que você deve fazer.  o esquentar/esfriar destempera o aío, e deixa ele suscetável a quebras.

                          melhor cortar do que esquentar.

                          [snapback]534997[/snapback]

                          ? exatamente isso que pensei,…... eu particularmente prefiro cortar tb, trabalhando o restante da susp.

                          1 Resposta Última resposta
                          • R Offline
                            R Offline
                            realz
                            escreveu em última edição por
                            #18

                            meu carro da batida no chao, mas nao da fim de curso, nem pancada seca….

                            1 Resposta Última resposta
                            • C Offline
                              C Offline
                              coisa_triste
                              escreveu em última edição por
                              #19

                              ok, então molas preparadas são molas cortadas, certo

                              sei que existe quem aque?a a mola, comprima ela para alterar sua altura e depois dá um banho de óleo. mas como garantir que o tratamento térmico deixe as molas com condições iguais?? isto sim eu considero uma grande burrada.

                              qto a precisar mexer nos amortecedores, sem qq dúvida mas antes de entrar nesta parte, vamos discutir um pouco mais sobre molas, ok?

                              pq eu não vejo problemas em cortar molas.

                              • pq elas suportam trabalhar mais comprimidas (qdo vc corta vc comprime mais o pedaão restante)

                              • pq o carro não sabe se o que suporta seu peso é uma mola eibablabla ou uma cortada ele se importa na altura que o carro esta, devido a geometria da suspensão, e dureza da mola (ou coeficiente de torção angular) para que você saiba o quanto o carro vai subir e descer, e com que força para uma mesma perturbação.

                              [snapback]534955[/snapback]

                              errado.

                              1 Resposta Última resposta
                              • S Offline
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                                Steve McQueen
                                escreveu em última edição por
                                #20

                                galera, isso tudo depende da altura que o cidadão vai rodar também, ou não?

                                tipo assim, pra rodar enterrado e seguro, um jogo de amortecedores preparados e molas menores é necessário… mas e se eu quiser diminuir só um pouco a altura de rodagem? tipo uns 50 mm menos na altura?

                                e aí?

                                [snapback]534980[/snapback]

                                :^^:

                                1 Resposta Última resposta
                                • M Offline
                                  M Offline
                                  miozao
                                  escreveu em última edição por
                                  #21

                                  bom, experiencia minha:

                                  amortecedores + duros

                                  30 a 40% mais de carga.

                                  eu andava assim, com 2 elos a menos na frente e atras, e não ficavam aquelas famosas pancadas secas que parece que vai quebrar o carro no meio.

                                  em compensação agora, que já se foram meus 4 amortecedores (já estouraram e eu ainda não fiz denovo)… tá batendo seco denovo :^^:

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • E Offline
                                    E Offline
                                    el.rafar
                                    escreveu em última edição por
                                    #22

                                    por isso minha bronco com molas cortadas, mas infelizmente pro meu gol gts não existem molas tipo eibach, que já são feitas pra trabalhar mais macias…. :^^:

                                    [snapback]534914[/snapback]

                                    teeemmm siiimmm … nos eua tem molas eibach e koni pro scirocco e pro fox ( nosso voyage) e la nao sao caras... pois sao pra carros fora de moda...

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • M Offline
                                      M Offline
                                      MicGTS
                                      escreveu em última edição por
                                      #23

                                      teeemmm siiimmm … nos eua tem molas eibach e koni pro scirocco e pro fox ( nosso voyage) e la nao sao caras... pois sao pra carros fora de moda...

                                      [snapback]535124[/snapback]

                                      :d poooodes crer

                                      tem o fox, vulgo voyage… hehehhehe

                                      mas sera q a suspencao e igual?

                                      se for correrei atras.... :^^:

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • M Offline
                                        M Offline
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                                        escreveu em última edição por
                                        #24

                                        eu fui por uma teoria doida minha, cortei as molas, coloquei amortecedores de menos curso, e fui testar….

                                        mesmo depois de + - 3 anos, ainda estão lá, firmes e fortes... não tenho do q/ reclamar...

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • P Offline
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                                          PrEsA
                                          escreveu em última edição por
                                          #25

                                          sei que li uma materia que esquentar a mola p/ encolher não é aconselhavel, pois destempera o aão alguem confirma?

                                          [snapback]534988[/snapback]

                                          sim, dá pau, pq o processo de tempera é diferente do que fazem… neste caso o melhor é não fazer.

                                          1 Resposta Última resposta

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