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[polemica] corte de molas

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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  • P Offline
    P Offline
    PrEsA
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    #8

    ok, mas o que são molas preparadas ??

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    • J Offline
      J Offline
      JF
      escreveu em última edição por
      #9

      se não me engano não existe mola preparada.

      elas são geralmente aquecida e encolhida, ou cortasse a mola mas prepara o amortecedor (não se deixa original)

      daqui a pouco alguem confirma.

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      • C Offline
        C Offline
        coisa_triste
        escreveu em última edição por
        #10

        a grande cagada é corta a mola pra abaixar o carro (mola serve pra dar a altura por assim dizer) e manter os amortecedores originais..

        a? amortecedor fica dando fim de curso toda hora…já que ele já está com menos curso pra ser usado, pois o carro está mais baixo..

        então seria mais coerente, se for cortar as molas, usar amortecedores de maior carga e hastes menores...

        mas o correto mesmo seria usar um conjunto de suspenção correto...

        molas, amortecedores, trabalhar telescopio...

        1 Resposta Última resposta
        • J Offline
          J Offline
          JF
          escreveu em última edição por
          #11

          exatamente cassiano, se cortar a mola sem mexer no amortecedor é besteira, pois detonar? o amortecedor, e não tera o trabalho correto da susp.

          1 Resposta Última resposta
          • M Offline
            M Offline
            MicGTS
            escreveu em última edição por
            #12

            respondendo ao companheiro ai q perguntou o q é uma mola preparada .

            eu uso molas preparadas da lobo, na verdade mesmo ela são cortadas de acordo com a altura q o carro vai andar, mas isso envolve o curso do amortecedor.

            um exemplo: se vc for usar o carro bem baixo, o amortecedor vai ter q ter pouco curso e uma mola bem cortada, e como o outro companheiro acima citou, ela vai trabalhar na parte mais dura dela, fazendo com q o carro fique duro q nem um pau , dai ele quica.

            pra amenizar essa quicação ai entra o retrabalho de amortecedor, mas ai é outra história.

            pelo menos é o q me foi passado até hj.

            não sou engenheiro e nunca parei pra estudar a fundo o assunto, tudo q sei foi na prática mesmo.

            perdi um santana turbinado pq eu usava amortecedores originais com molas muito cortadas, dai um belo dia peguei um ressalto numa curva e decolei em um canteiro….. :^^:

            por isso minha bronco com molas cortadas, mas infelizmente pro meu gol gts não existem molas tipo eibach, que já são feitas pra trabalhar mais macias.... :d

            1 Resposta Última resposta
            • P Offline
              P Offline
              PrEsA
              escreveu em última edição por
              #13

              ok, então molas preparadas são molas cortadas, certo

              sei que existe quem aque?a a mola, comprima ela para alterar sua altura e depois dá um banho de óleo. mas como garantir que o tratamento térmico deixe as molas com condições iguais?? isto sim eu considero uma grande burrada.

              qto a precisar mexer nos amortecedores, sem qq dúvida mas antes de entrar nesta parte, vamos discutir um pouco mais sobre molas, ok?

              pq eu não vejo problemas em cortar molas.

              • pq elas suportam trabalhar mais comprimidas (qdo vc corta vc comprime mais o pedaão restante)

              • pq o carro não sabe se o que suporta seu peso é uma mola eibablabla ou uma cortada ele se importa na altura que o carro esta, devido a geometria da suspensão, e dureza da mola (ou coeficiente de torção angular) para que você saiba o quanto o carro vai subir e descer, e com que força para uma mesma perturbação.

              1 Resposta Última resposta
              • S Offline
                S Offline
                Steve McQueen
                escreveu em última edição por
                #14

                galera, isso tudo depende da altura que o cidadão vai rodar também, ou não?

                tipo assim, pra rodar enterrado e seguro, um jogo de amortecedores preparados e molas menores é necessário… mas e se eu quiser diminuir só um pouco a altura de rodagem? tipo uns 50 mm menos na altura?

                e a

                1 Resposta Última resposta
                • J Offline
                  J Offline
                  JF
                  escreveu em última edição por
                  #15

                  sei que li uma materia que esquentar a mola p/ encolher não é aconselhavel, pois destempera o aão alguem confirma?

                  1 Resposta Última resposta
                  • S Offline
                    S Offline
                    Steve McQueen
                    escreveu em última edição por
                    #16

                    sei que li uma materia que esquentar a mola p/ encolher não é aconselhavel, pois destempera o aão alguem confirma?

                    [snapback]534988[/snapback]

                    até onde sei jaime, esquentar a mola é a ultima coisa que você deve fazer. o esquentar/esfriar destempera o aío, e deixa ele suscetável a quebras.

                    melhor cortar do que esquentar.

                    1 Resposta Última resposta
                    • J Offline
                      J Offline
                      JF
                      escreveu em última edição por
                      #17

                      até onde sei jaime, esquentar a mola é a ultima coisa que você deve fazer.  o esquentar/esfriar destempera o aío, e deixa ele suscetável a quebras.

                      melhor cortar do que esquentar.

                      [snapback]534997[/snapback]

                      ? exatamente isso que pensei,…... eu particularmente prefiro cortar tb, trabalhando o restante da susp.

                      1 Resposta Última resposta
                      • R Offline
                        R Offline
                        realz
                        escreveu em última edição por
                        #18

                        meu carro da batida no chao, mas nao da fim de curso, nem pancada seca….

                        1 Resposta Última resposta
                        • C Offline
                          C Offline
                          coisa_triste
                          escreveu em última edição por
                          #19

                          ok, então molas preparadas são molas cortadas, certo

                          sei que existe quem aque?a a mola, comprima ela para alterar sua altura e depois dá um banho de óleo. mas como garantir que o tratamento térmico deixe as molas com condições iguais?? isto sim eu considero uma grande burrada.

                          qto a precisar mexer nos amortecedores, sem qq dúvida mas antes de entrar nesta parte, vamos discutir um pouco mais sobre molas, ok?

                          pq eu não vejo problemas em cortar molas.

                          • pq elas suportam trabalhar mais comprimidas (qdo vc corta vc comprime mais o pedaão restante)

                          • pq o carro não sabe se o que suporta seu peso é uma mola eibablabla ou uma cortada ele se importa na altura que o carro esta, devido a geometria da suspensão, e dureza da mola (ou coeficiente de torção angular) para que você saiba o quanto o carro vai subir e descer, e com que força para uma mesma perturbação.

                          [snapback]534955[/snapback]

                          errado.

                          1 Resposta Última resposta
                          • S Offline
                            S Offline
                            Steve McQueen
                            escreveu em última edição por
                            #20

                            galera, isso tudo depende da altura que o cidadão vai rodar também, ou não?

                            tipo assim, pra rodar enterrado e seguro, um jogo de amortecedores preparados e molas menores é necessário… mas e se eu quiser diminuir só um pouco a altura de rodagem? tipo uns 50 mm menos na altura?

                            e aí?

                            [snapback]534980[/snapback]

                            :^^:

                            1 Resposta Última resposta
                            • M Offline
                              M Offline
                              miozao
                              escreveu em última edição por
                              #21

                              bom, experiencia minha:

                              amortecedores + duros

                              30 a 40% mais de carga.

                              eu andava assim, com 2 elos a menos na frente e atras, e não ficavam aquelas famosas pancadas secas que parece que vai quebrar o carro no meio.

                              em compensação agora, que já se foram meus 4 amortecedores (já estouraram e eu ainda não fiz denovo)… tá batendo seco denovo :^^:

                              1 Resposta Última resposta
                              • E Offline
                                E Offline
                                el.rafar
                                escreveu em última edição por
                                #22

                                por isso minha bronco com molas cortadas, mas infelizmente pro meu gol gts não existem molas tipo eibach, que já são feitas pra trabalhar mais macias…. :^^:

                                [snapback]534914[/snapback]

                                teeemmm siiimmm … nos eua tem molas eibach e koni pro scirocco e pro fox ( nosso voyage) e la nao sao caras... pois sao pra carros fora de moda...

                                1 Resposta Última resposta
                                • M Offline
                                  M Offline
                                  MicGTS
                                  escreveu em última edição por
                                  #23

                                  teeemmm siiimmm … nos eua tem molas eibach e koni pro scirocco e pro fox ( nosso voyage) e la nao sao caras... pois sao pra carros fora de moda...

                                  [snapback]535124[/snapback]

                                  :d poooodes crer

                                  tem o fox, vulgo voyage… hehehhehe

                                  mas sera q a suspencao e igual?

                                  se for correrei atras.... :^^:

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • M Offline
                                    M Offline
                                    Marc
                                    escreveu em última edição por
                                    #24

                                    eu fui por uma teoria doida minha, cortei as molas, coloquei amortecedores de menos curso, e fui testar….

                                    mesmo depois de + - 3 anos, ainda estão lá, firmes e fortes... não tenho do q/ reclamar...

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • P Offline
                                      P Offline
                                      PrEsA
                                      escreveu em última edição por
                                      #25

                                      sei que li uma materia que esquentar a mola p/ encolher não é aconselhavel, pois destempera o aão alguem confirma?

                                      [snapback]534988[/snapback]

                                      sim, dá pau, pq o processo de tempera é diferente do que fazem… neste caso o melhor é não fazer.

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • P Offline
                                        P Offline
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                                        escreveu em última edição por
                                        #26

                                        errado.

                                        [snapback]535091[/snapback]

                                        pq?

                                        mola preparada é a mola cortada.

                                        mas alem da mola cortada se faz uma preparação no amortecedor, para acompanhar a nova altura/geometria da suspensão.

                                        logo quem é preparada é a suspensão, e não a mola que ao contrário do amortecedor continua a mesma.

                                        ps. não adianta cortar 3 a 5 elos e achar que trabalhar o amortecedor vai resolver, pois a geometria que as bandejas, semi-eixo, etc irão trabalhar são muito diferentes da original, e vc não conseguir? dar regulagem para fazer um veículo estável.

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • J Offline
                                          J Offline
                                          JESUS
                                          escreveu em última edição por
                                          #27

                                          teeemmm siiimmm … nos eua tem molas eibach e koni pro scirocco e pro fox ( nosso voyage) e la nao sao caras… pois sao pra carros fora de moda...

                                          [snapback]535124[/snapback]

                                          r$ 800 só pra refazer o revalvulamento dos meus amortecedores.

                                          perguntei o preão de um jogo igual ao meu hoje, instalado, praticamente r$ 3000,00.

                                          abri mão e a próxima vou fazer com o cara que fez o santana do coxa, aquilo sim ficou maravilhoso, altura boa, tração boa, conforto bom.

                                          1 Resposta Última resposta

                                          • Login

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