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[polemica] corte de molas

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  • J Offline
    J Offline
    JF
    escreveu em última edição por
    #11

    exatamente cassiano, se cortar a mola sem mexer no amortecedor é besteira, pois detonar? o amortecedor, e não tera o trabalho correto da susp.

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    • M Offline
      M Offline
      MicGTS
      escreveu em última edição por
      #12

      respondendo ao companheiro ai q perguntou o q é uma mola preparada .

      eu uso molas preparadas da lobo, na verdade mesmo ela são cortadas de acordo com a altura q o carro vai andar, mas isso envolve o curso do amortecedor.

      um exemplo: se vc for usar o carro bem baixo, o amortecedor vai ter q ter pouco curso e uma mola bem cortada, e como o outro companheiro acima citou, ela vai trabalhar na parte mais dura dela, fazendo com q o carro fique duro q nem um pau , dai ele quica.

      pra amenizar essa quicação ai entra o retrabalho de amortecedor, mas ai é outra história.

      pelo menos é o q me foi passado até hj.

      não sou engenheiro e nunca parei pra estudar a fundo o assunto, tudo q sei foi na prática mesmo.

      perdi um santana turbinado pq eu usava amortecedores originais com molas muito cortadas, dai um belo dia peguei um ressalto numa curva e decolei em um canteiro….. :^^:

      por isso minha bronco com molas cortadas, mas infelizmente pro meu gol gts não existem molas tipo eibach, que já são feitas pra trabalhar mais macias.... :d

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      • P Offline
        P Offline
        PrEsA
        escreveu em última edição por
        #13

        ok, então molas preparadas são molas cortadas, certo

        sei que existe quem aque?a a mola, comprima ela para alterar sua altura e depois dá um banho de óleo. mas como garantir que o tratamento térmico deixe as molas com condições iguais?? isto sim eu considero uma grande burrada.

        qto a precisar mexer nos amortecedores, sem qq dúvida mas antes de entrar nesta parte, vamos discutir um pouco mais sobre molas, ok?

        pq eu não vejo problemas em cortar molas.

        • pq elas suportam trabalhar mais comprimidas (qdo vc corta vc comprime mais o pedaão restante)

        • pq o carro não sabe se o que suporta seu peso é uma mola eibablabla ou uma cortada ele se importa na altura que o carro esta, devido a geometria da suspensão, e dureza da mola (ou coeficiente de torção angular) para que você saiba o quanto o carro vai subir e descer, e com que força para uma mesma perturbação.

        1 Resposta Última resposta
        • S Offline
          S Offline
          Steve McQueen
          escreveu em última edição por
          #14

          galera, isso tudo depende da altura que o cidadão vai rodar também, ou não?

          tipo assim, pra rodar enterrado e seguro, um jogo de amortecedores preparados e molas menores é necessário… mas e se eu quiser diminuir só um pouco a altura de rodagem? tipo uns 50 mm menos na altura?

          e a

          1 Resposta Última resposta
          • J Offline
            J Offline
            JF
            escreveu em última edição por
            #15

            sei que li uma materia que esquentar a mola p/ encolher não é aconselhavel, pois destempera o aão alguem confirma?

            1 Resposta Última resposta
            • S Offline
              S Offline
              Steve McQueen
              escreveu em última edição por
              #16

              sei que li uma materia que esquentar a mola p/ encolher não é aconselhavel, pois destempera o aão alguem confirma?

              [snapback]534988[/snapback]

              até onde sei jaime, esquentar a mola é a ultima coisa que você deve fazer. o esquentar/esfriar destempera o aío, e deixa ele suscetável a quebras.

              melhor cortar do que esquentar.

              1 Resposta Última resposta
              • J Offline
                J Offline
                JF
                escreveu em última edição por
                #17

                até onde sei jaime, esquentar a mola é a ultima coisa que você deve fazer.  o esquentar/esfriar destempera o aío, e deixa ele suscetável a quebras.

                melhor cortar do que esquentar.

                [snapback]534997[/snapback]

                ? exatamente isso que pensei,…... eu particularmente prefiro cortar tb, trabalhando o restante da susp.

                1 Resposta Última resposta
                • R Offline
                  R Offline
                  realz
                  escreveu em última edição por
                  #18

                  meu carro da batida no chao, mas nao da fim de curso, nem pancada seca….

                  1 Resposta Última resposta
                  • C Offline
                    C Offline
                    coisa_triste
                    escreveu em última edição por
                    #19

                    ok, então molas preparadas são molas cortadas, certo

                    sei que existe quem aque?a a mola, comprima ela para alterar sua altura e depois dá um banho de óleo. mas como garantir que o tratamento térmico deixe as molas com condições iguais?? isto sim eu considero uma grande burrada.

                    qto a precisar mexer nos amortecedores, sem qq dúvida mas antes de entrar nesta parte, vamos discutir um pouco mais sobre molas, ok?

                    pq eu não vejo problemas em cortar molas.

                    • pq elas suportam trabalhar mais comprimidas (qdo vc corta vc comprime mais o pedaão restante)

                    • pq o carro não sabe se o que suporta seu peso é uma mola eibablabla ou uma cortada ele se importa na altura que o carro esta, devido a geometria da suspensão, e dureza da mola (ou coeficiente de torção angular) para que você saiba o quanto o carro vai subir e descer, e com que força para uma mesma perturbação.

                    [snapback]534955[/snapback]

                    errado.

                    1 Resposta Última resposta
                    • S Offline
                      S Offline
                      Steve McQueen
                      escreveu em última edição por
                      #20

                      galera, isso tudo depende da altura que o cidadão vai rodar também, ou não?

                      tipo assim, pra rodar enterrado e seguro, um jogo de amortecedores preparados e molas menores é necessário… mas e se eu quiser diminuir só um pouco a altura de rodagem? tipo uns 50 mm menos na altura?

                      e aí?

                      [snapback]534980[/snapback]

                      :^^:

                      1 Resposta Última resposta
                      • M Offline
                        M Offline
                        miozao
                        escreveu em última edição por
                        #21

                        bom, experiencia minha:

                        amortecedores + duros

                        30 a 40% mais de carga.

                        eu andava assim, com 2 elos a menos na frente e atras, e não ficavam aquelas famosas pancadas secas que parece que vai quebrar o carro no meio.

                        em compensação agora, que já se foram meus 4 amortecedores (já estouraram e eu ainda não fiz denovo)… tá batendo seco denovo :^^:

                        1 Resposta Última resposta
                        • E Offline
                          E Offline
                          el.rafar
                          escreveu em última edição por
                          #22

                          por isso minha bronco com molas cortadas, mas infelizmente pro meu gol gts não existem molas tipo eibach, que já são feitas pra trabalhar mais macias…. :^^:

                          [snapback]534914[/snapback]

                          teeemmm siiimmm … nos eua tem molas eibach e koni pro scirocco e pro fox ( nosso voyage) e la nao sao caras... pois sao pra carros fora de moda...

                          1 Resposta Última resposta
                          • M Offline
                            M Offline
                            MicGTS
                            escreveu em última edição por
                            #23

                            teeemmm siiimmm … nos eua tem molas eibach e koni pro scirocco e pro fox ( nosso voyage) e la nao sao caras... pois sao pra carros fora de moda...

                            [snapback]535124[/snapback]

                            :d poooodes crer

                            tem o fox, vulgo voyage… hehehhehe

                            mas sera q a suspencao e igual?

                            se for correrei atras.... :^^:

                            1 Resposta Última resposta
                            • M Offline
                              M Offline
                              Marc
                              escreveu em última edição por
                              #24

                              eu fui por uma teoria doida minha, cortei as molas, coloquei amortecedores de menos curso, e fui testar….

                              mesmo depois de + - 3 anos, ainda estão lá, firmes e fortes... não tenho do q/ reclamar...

                              1 Resposta Última resposta
                              • P Offline
                                P Offline
                                PrEsA
                                escreveu em última edição por
                                #25

                                sei que li uma materia que esquentar a mola p/ encolher não é aconselhavel, pois destempera o aão alguem confirma?

                                [snapback]534988[/snapback]

                                sim, dá pau, pq o processo de tempera é diferente do que fazem… neste caso o melhor é não fazer.

                                1 Resposta Última resposta
                                • P Offline
                                  P Offline
                                  PrEsA
                                  escreveu em última edição por
                                  #26

                                  errado.

                                  [snapback]535091[/snapback]

                                  pq?

                                  mola preparada é a mola cortada.

                                  mas alem da mola cortada se faz uma preparação no amortecedor, para acompanhar a nova altura/geometria da suspensão.

                                  logo quem é preparada é a suspensão, e não a mola que ao contrário do amortecedor continua a mesma.

                                  ps. não adianta cortar 3 a 5 elos e achar que trabalhar o amortecedor vai resolver, pois a geometria que as bandejas, semi-eixo, etc irão trabalhar são muito diferentes da original, e vc não conseguir? dar regulagem para fazer um veículo estável.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • J Offline
                                    J Offline
                                    JESUS
                                    escreveu em última edição por
                                    #27

                                    teeemmm siiimmm … nos eua tem molas eibach e koni pro scirocco e pro fox ( nosso voyage) e la nao sao caras… pois sao pra carros fora de moda...

                                    [snapback]535124[/snapback]

                                    r$ 800 só pra refazer o revalvulamento dos meus amortecedores.

                                    perguntei o preão de um jogo igual ao meu hoje, instalado, praticamente r$ 3000,00.

                                    abri mão e a próxima vou fazer com o cara que fez o santana do coxa, aquilo sim ficou maravilhoso, altura boa, tração boa, conforto bom.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • P Offline
                                      P Offline
                                      PrEsA
                                      escreveu em última edição por
                                      #28

                                      r$ 800 só pra refazer o revalvulamento dos meus amortecedores.

                                      perguntei o preão de um jogo igual ao meu hoje, instalado, praticamente r$ 3000,00.

                                      abri mão e a próxima vou fazer com o cara que fez o santana do coxa, aquilo sim ficou maravilhoso, altura boa, tração boa, conforto bom.

                                      [snapback]535784[/snapback]

                                      mas vcs vão colocar as molas de um modelo de carro que tem distribuição de peso diferente do seu só pq ela tem uma marca?? isto sim me parece burrada, se o que você busca é funcionalidade.

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • M Offline
                                        M Offline
                                        m4c4c0
                                        escreveu em última edição por
                                        #29

                                        entendo que a quase totalidade dos veículos fabricados no pa?s tem molas e suspensão projetadas para atender um misto de conforto x estabilidade x curso para o comprador padr?o , que circula em um trajeto padr?o . mudar esta configuração para ter mais estabilidade ou estática quase sempre comprometer? o conforto ou o curso.

                                        molas mais baixas com a mesma firmeza apenas reduzem o curso, embora muitas molas tenham passo variável , ou seja, as extremidades tem resist?ncia a compressão diferente do meio da mola. cortando a ponta , altera-se a resist?ncia do conjunto como um todo.

                                        e os amortecedores (e as molas) são projetados para um determinado curso entre a posição inicial de apenas apoio do peso do carro e a posição exigida sobre cada roda pelo deslocamento do centro de gravidade em curvas, acelerações e frenagens, assim como lombadas e elevações. a inclinação do veículo em curvas também é considerada no desempenho e na exig?ncia dos componentes de suspensão e frenagem. suspensões mais firmes tendem a avisar menos ao motorista que estão sendo exigidas próximo ao limite.

                                        se a mola é menor, o amortecedor original já inicia numa posição mais comprimida do que foi projetada inicialmente, tendo menor curso e consequentemente, menor efici?ncia.

                                        baixar um carro, portanto, mantendo estabilidade, sacrificará conforto e/ou curso. se for para faz?-lo, que seja com molas de maior carga e amortecedores adequados ao novo curso e dureza da suspensão.

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • P Offline
                                          P Offline
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                                          escreveu em última edição por
                                          #30

                                          outra coisa muito importante:

                                          amortecedores com maior carga aumentam muito a dirigibilidade do veículo, pois tornam as respostas do veículo mais rápidas e diminuem a reação de veículo (não sei a tradução para overshooting).

                                          1 Resposta Última resposta

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