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[polemica] corte de molas

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  • J Offline
    J Offline
    JF
    escreveu em última edição por
    #7

    eu ja tive molas cortadas no meu gol 1.8 aspro digo por experiencia, que cortar a mola p/ carro ficar bonito até da, mas a estabilidade fica uma droga, eu quase me ferrei pq acelerei legal e não tive estabilidade mas consegui segurar o carro.

    eu tinha cortado 2,5 na frente e 3 atras sempre gostei do carro reto (sem deixar a traseira mais alta q a frente) visto que fiz mais por estilo do que p/ estabilidade mas depois fiz o motor e me arrependi de ter cortado e fiz a susp. como deveria ser, com buchas melhores, molas, amortecedor, batente etc.

    agora com a susp. devidamente preparada a figura muda da agua pro vinho.

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    • P Offline
      P Offline
      PrEsA
      escreveu em última edição por
      #8

      ok, mas o que são molas preparadas ??

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      • J Offline
        J Offline
        JF
        escreveu em última edição por
        #9

        se não me engano não existe mola preparada.

        elas são geralmente aquecida e encolhida, ou cortasse a mola mas prepara o amortecedor (não se deixa original)

        daqui a pouco alguem confirma.

        1 Resposta Última resposta
        • C Offline
          C Offline
          coisa_triste
          escreveu em última edição por
          #10

          a grande cagada é corta a mola pra abaixar o carro (mola serve pra dar a altura por assim dizer) e manter os amortecedores originais..

          a? amortecedor fica dando fim de curso toda hora…já que ele já está com menos curso pra ser usado, pois o carro está mais baixo..

          então seria mais coerente, se for cortar as molas, usar amortecedores de maior carga e hastes menores...

          mas o correto mesmo seria usar um conjunto de suspenção correto...

          molas, amortecedores, trabalhar telescopio...

          1 Resposta Última resposta
          • J Offline
            J Offline
            JF
            escreveu em última edição por
            #11

            exatamente cassiano, se cortar a mola sem mexer no amortecedor é besteira, pois detonar? o amortecedor, e não tera o trabalho correto da susp.

            1 Resposta Última resposta
            • M Offline
              M Offline
              MicGTS
              escreveu em última edição por
              #12

              respondendo ao companheiro ai q perguntou o q é uma mola preparada .

              eu uso molas preparadas da lobo, na verdade mesmo ela são cortadas de acordo com a altura q o carro vai andar, mas isso envolve o curso do amortecedor.

              um exemplo: se vc for usar o carro bem baixo, o amortecedor vai ter q ter pouco curso e uma mola bem cortada, e como o outro companheiro acima citou, ela vai trabalhar na parte mais dura dela, fazendo com q o carro fique duro q nem um pau , dai ele quica.

              pra amenizar essa quicação ai entra o retrabalho de amortecedor, mas ai é outra história.

              pelo menos é o q me foi passado até hj.

              não sou engenheiro e nunca parei pra estudar a fundo o assunto, tudo q sei foi na prática mesmo.

              perdi um santana turbinado pq eu usava amortecedores originais com molas muito cortadas, dai um belo dia peguei um ressalto numa curva e decolei em um canteiro….. :^^:

              por isso minha bronco com molas cortadas, mas infelizmente pro meu gol gts não existem molas tipo eibach, que já são feitas pra trabalhar mais macias.... :d

              1 Resposta Última resposta
              • P Offline
                P Offline
                PrEsA
                escreveu em última edição por
                #13

                ok, então molas preparadas são molas cortadas, certo

                sei que existe quem aque?a a mola, comprima ela para alterar sua altura e depois dá um banho de óleo. mas como garantir que o tratamento térmico deixe as molas com condições iguais?? isto sim eu considero uma grande burrada.

                qto a precisar mexer nos amortecedores, sem qq dúvida mas antes de entrar nesta parte, vamos discutir um pouco mais sobre molas, ok?

                pq eu não vejo problemas em cortar molas.

                • pq elas suportam trabalhar mais comprimidas (qdo vc corta vc comprime mais o pedaão restante)

                • pq o carro não sabe se o que suporta seu peso é uma mola eibablabla ou uma cortada ele se importa na altura que o carro esta, devido a geometria da suspensão, e dureza da mola (ou coeficiente de torção angular) para que você saiba o quanto o carro vai subir e descer, e com que força para uma mesma perturbação.

                1 Resposta Última resposta
                • S Offline
                  S Offline
                  Steve McQueen
                  escreveu em última edição por
                  #14

                  galera, isso tudo depende da altura que o cidadão vai rodar também, ou não?

                  tipo assim, pra rodar enterrado e seguro, um jogo de amortecedores preparados e molas menores é necessário… mas e se eu quiser diminuir só um pouco a altura de rodagem? tipo uns 50 mm menos na altura?

                  e a

                  1 Resposta Última resposta
                  • J Offline
                    J Offline
                    JF
                    escreveu em última edição por
                    #15

                    sei que li uma materia que esquentar a mola p/ encolher não é aconselhavel, pois destempera o aão alguem confirma?

                    1 Resposta Última resposta
                    • S Offline
                      S Offline
                      Steve McQueen
                      escreveu em última edição por
                      #16

                      sei que li uma materia que esquentar a mola p/ encolher não é aconselhavel, pois destempera o aão alguem confirma?

                      [snapback]534988[/snapback]

                      até onde sei jaime, esquentar a mola é a ultima coisa que você deve fazer. o esquentar/esfriar destempera o aío, e deixa ele suscetável a quebras.

                      melhor cortar do que esquentar.

                      1 Resposta Última resposta
                      • J Offline
                        J Offline
                        JF
                        escreveu em última edição por
                        #17

                        até onde sei jaime, esquentar a mola é a ultima coisa que você deve fazer.  o esquentar/esfriar destempera o aío, e deixa ele suscetável a quebras.

                        melhor cortar do que esquentar.

                        [snapback]534997[/snapback]

                        ? exatamente isso que pensei,…... eu particularmente prefiro cortar tb, trabalhando o restante da susp.

                        1 Resposta Última resposta
                        • R Offline
                          R Offline
                          realz
                          escreveu em última edição por
                          #18

                          meu carro da batida no chao, mas nao da fim de curso, nem pancada seca….

                          1 Resposta Última resposta
                          • C Offline
                            C Offline
                            coisa_triste
                            escreveu em última edição por
                            #19

                            ok, então molas preparadas são molas cortadas, certo

                            sei que existe quem aque?a a mola, comprima ela para alterar sua altura e depois dá um banho de óleo. mas como garantir que o tratamento térmico deixe as molas com condições iguais?? isto sim eu considero uma grande burrada.

                            qto a precisar mexer nos amortecedores, sem qq dúvida mas antes de entrar nesta parte, vamos discutir um pouco mais sobre molas, ok?

                            pq eu não vejo problemas em cortar molas.

                            • pq elas suportam trabalhar mais comprimidas (qdo vc corta vc comprime mais o pedaão restante)

                            • pq o carro não sabe se o que suporta seu peso é uma mola eibablabla ou uma cortada ele se importa na altura que o carro esta, devido a geometria da suspensão, e dureza da mola (ou coeficiente de torção angular) para que você saiba o quanto o carro vai subir e descer, e com que força para uma mesma perturbação.

                            [snapback]534955[/snapback]

                            errado.

                            1 Resposta Última resposta
                            • S Offline
                              S Offline
                              Steve McQueen
                              escreveu em última edição por
                              #20

                              galera, isso tudo depende da altura que o cidadão vai rodar também, ou não?

                              tipo assim, pra rodar enterrado e seguro, um jogo de amortecedores preparados e molas menores é necessário… mas e se eu quiser diminuir só um pouco a altura de rodagem? tipo uns 50 mm menos na altura?

                              e aí?

                              [snapback]534980[/snapback]

                              :^^:

                              1 Resposta Última resposta
                              • M Offline
                                M Offline
                                miozao
                                escreveu em última edição por
                                #21

                                bom, experiencia minha:

                                amortecedores + duros

                                30 a 40% mais de carga.

                                eu andava assim, com 2 elos a menos na frente e atras, e não ficavam aquelas famosas pancadas secas que parece que vai quebrar o carro no meio.

                                em compensação agora, que já se foram meus 4 amortecedores (já estouraram e eu ainda não fiz denovo)… tá batendo seco denovo :^^:

                                1 Resposta Última resposta
                                • E Offline
                                  E Offline
                                  el.rafar
                                  escreveu em última edição por
                                  #22

                                  por isso minha bronco com molas cortadas, mas infelizmente pro meu gol gts não existem molas tipo eibach, que já são feitas pra trabalhar mais macias…. :^^:

                                  [snapback]534914[/snapback]

                                  teeemmm siiimmm … nos eua tem molas eibach e koni pro scirocco e pro fox ( nosso voyage) e la nao sao caras... pois sao pra carros fora de moda...

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • M Offline
                                    M Offline
                                    MicGTS
                                    escreveu em última edição por
                                    #23

                                    teeemmm siiimmm … nos eua tem molas eibach e koni pro scirocco e pro fox ( nosso voyage) e la nao sao caras... pois sao pra carros fora de moda...

                                    [snapback]535124[/snapback]

                                    :d poooodes crer

                                    tem o fox, vulgo voyage… hehehhehe

                                    mas sera q a suspencao e igual?

                                    se for correrei atras.... :^^:

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • M Offline
                                      M Offline
                                      Marc
                                      escreveu em última edição por
                                      #24

                                      eu fui por uma teoria doida minha, cortei as molas, coloquei amortecedores de menos curso, e fui testar….

                                      mesmo depois de + - 3 anos, ainda estão lá, firmes e fortes... não tenho do q/ reclamar...

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • P Offline
                                        P Offline
                                        PrEsA
                                        escreveu em última edição por
                                        #25

                                        sei que li uma materia que esquentar a mola p/ encolher não é aconselhavel, pois destempera o aão alguem confirma?

                                        [snapback]534988[/snapback]

                                        sim, dá pau, pq o processo de tempera é diferente do que fazem… neste caso o melhor é não fazer.

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • P Offline
                                          P Offline
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                                          escreveu em última edição por
                                          #26

                                          errado.

                                          [snapback]535091[/snapback]

                                          pq?

                                          mola preparada é a mola cortada.

                                          mas alem da mola cortada se faz uma preparação no amortecedor, para acompanhar a nova altura/geometria da suspensão.

                                          logo quem é preparada é a suspensão, e não a mola que ao contrário do amortecedor continua a mesma.

                                          ps. não adianta cortar 3 a 5 elos e achar que trabalhar o amortecedor vai resolver, pois a geometria que as bandejas, semi-eixo, etc irão trabalhar são muito diferentes da original, e vc não conseguir? dar regulagem para fazer um veículo estável.

                                          1 Resposta Última resposta

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