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Chavinha pra desligar o alternador

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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  • ? Offline
    ? Offline
    Visitante
    escreveu em última edição por
    #26

    sim.

    [snapback]537854[/snapback]

    tá começando a entender:

    seria como um gerador de energia (tipo um de trio eletrico, por exemplo) que dependendo do tamanho e potencia que ele consiga produzir vai precisar de um motor de x cavalos para empurrar ….........? isso ???

    será que eu me confundi com uma coisa tão simples assim ???

    ps: depois vamos refazer as contas............. :ppteam:

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    • S Offline
      S Offline
      SemControle
      escreveu em última edição por
      #27

      uma coisa eu sei, qnt mais energia vc consumir no carro, mais energia o alternador rouba do motor

      eu sei e tenho como exemplo o ex corsa q em lenta se mandasse bala no botao da maritma, quase q morria, acredito q se nao soltasse morreria o motor, isso qnd a bateria tava no bico do corvo e era de 42ah

      vejo outros carros de bateria pequena q qnd liga a ventilacao do radiador vc sente o carro dar akela balancada na rotacao

      1 Resposta Última resposta
      • A Offline
        A Offline
        Adriano Sushi
        escreveu em última edição por
        #28

        como pra que??? quero saber como faz.

        [snapback]537402[/snapback]

        desculpa perguntei por curiosidade somente… :ppteam:

        1 Resposta Última resposta
        • T Offline
          T Offline
          Tshiii
          escreveu em última edição por
          #29

          ? fato q a energia na natureza nunca se cria, sempre se transforma…

          exemplos: energia eletrica da sua casa, é a energia q tem a agua de um curso de rio caindo de um grande desnivel, q é transformanda na energia q giram os rotores das turbinas das hidreletricas, q se transforma em energia eletrica,q chega na sua casa, e se transforma em energia de calor e luminosidade, qdo vc acende a sua lampada...

          no carro eh a mesma coisa, se vc tem 2 cv sendo gerados em energia eletrica, eles sairam de algum outro tipo de energia... nesse caso mecanica, sendo roubada do eixo do seu virabrequim...

          detalhe: até o som do seu motor, é uma forma de dissipação de energia... ou seja, perda de potencia...

          1 Resposta Última resposta
          • ? Offline
            ? Offline
            Visitante
            escreveu em última edição por
            #30

            ? fato q a energia na natureza nunca se cria, sempre se transforma…

            exemplos: energia eletrica da sua casa, é a energia q tem a agua de um curso de rio caindo de um grande desnivel, q é transformanda na energia q giram os rotores das turbinas das hidreletricas, q se transforma em energia eletrica,q  chega na sua casa, e se transforma em energia de calor e luminosidade, qdo vc acende a sua lampada...

            no carro eh a mesma coisa, se vc tem 2 cv sendo gerados em energia eletrica, eles sairam de algum outro tipo de energia... nesse caso mecanica, sendo roubada do eixo do seu virabrequim...

            detalhe: até o som do seu motor, é uma forma de dissipação de energia... ou seja, perda de potencia...

            [snapback]538112[/snapback]

            agora sim :ppteam:

            1 Resposta Última resposta
            • I Offline
              I Offline
              Italo
              escreveu em última edição por
              #31

              agora sim

              vc acha q o motor entrega a potencia de gra?a? ou me explique como ele gera essa corrente aplique a lei de ohm e pronto. essa é a potencia entregue pelo alternador.

              não preciso te dizer q a energia química é transformada em mecânica e o alternador aproveita pela polia para tranforma-la em elétrica. não tem segredo

              ?????

              o q importa é q entendeu.

              1 Resposta Última resposta
              • F Offline
                F Offline
                Flavio Cruz
                escreveu em última edição por
                #32

                não precisa desligar o alternador nao… tem um lance  :ppteam:  de colocar uma polia menor nele...

                [snapback]537817[/snapback]

                mais pra ele ficar mais leve .. noa deveria ser uma polia maior?

                1 Resposta Última resposta
                • G Offline
                  G Offline
                  GusWRC
                  escreveu em última edição por
                  #33

                  bom, na minha época de mlk (muito antes da grande maioria daki), os carros de rua era muito limitados, não era qquer um q tinha motorzão galo, muito menos turbo.

                  o q era dominante na época eram os carros 1.6 e 1.8, com cabeçote, comando baixo e carburação de linha (as mini, 2e, 3e, h34 e as weber dmtb), e qquer recurso era vêlido pra se tirar água de pedra.

                  eu cansei de desligar alternador, e nunca tive problemas de queima ou qquer outro tipo, a não ser algumas vezes q esquecia de religar, ia pro trecho duas ou tr?s vezes na noite e no fim ficava sem bateria :ppteam:

                  chegamos ao extremo de tirar tapetes, estepe, alguns usavam baterias menores, tiravam revestimentos anti ruido e tudo mais, era o recurso que tinha na época.

                  quem tinha um motor como tenho hj, era o patr?o na rua, não tinha pra ninguém… como diz o thayde, q tempo bom, q não volta nunca mais ...

                  eu desligava direto o cabo, mas muita gente tinha chavinhas, dentro do cofre ou do carro.

                  1 Resposta Última resposta
                  • K Offline
                    K Offline
                    kmon
                    escreveu em última edição por
                    #34

                    bom, na minha época de mlk (muito antes da grande maioria daki), os carros de rua era muito limitados, não era qquer um q tinha motorzão galo, muito menos turbo.

                    o q era dominante na época eram os carros 1.6 e 1.8, com cabeçote, comando baixo e carburação de linha (as mini, 2e, 3e, h34 e as weber dmtb), e qquer recurso era vêlido pra se tirar água de pedra.

                    eu cansei de desligar alternador, e nunca tive problemas de queima ou qquer outro tipo, a não ser algumas vezes q esquecia de religar, ia pro trecho duas ou tr?s vezes na noite e no fim ficava sem bateria :ppteam:

                    chegamos ao extremo de tirar tapetes, estepe, alguns usavam baterias menores, tiravam revestimentos anti ruido e tudo mais, era o recurso que tinha na época.

                    quem tinha um motor como tenho hj, era o patr?o na rua, não tinha pra ninguém… como diz o thayde, q tempo bom, q não volta nunca mais ...

                    eu desligava direto o cabo, mas muita gente tinha chavinhas, dentro do cofre ou do carro.

                    [snapback]538558[/snapback]

                    muito bom saber :humpft: , o fio a ser desligado é o mais fino né?? sei que tem um preto de um lado e do outro dois vermelhos, um fino e um mais grosso.

                    1 Resposta Última resposta
                    • M Offline
                      M Offline
                      marcioap
                      escreveu em última edição por
                      #35

                      bom, na minha época de mlk (muito antes da grande maioria daki), os carros de rua era muito limitados, não era qquer um q tinha motorzão galo, muito menos turbo.

                      o q era dominante na época eram os carros 1.6 e 1.8, com cabeçote, comando baixo e carburação de linha (as mini, 2e, 3e, h34 e as weber dmtb), e qquer recurso era vêlido pra se tirar água de pedra.

                      eu cansei de desligar alternador, e nunca tive problemas de queima ou qquer outro tipo, a não ser algumas vezes q esquecia de religar, ia pro trecho duas ou tr?s vezes na noite e no fim ficava sem bateria :joia:

                      chegamos ao extremo de tirar tapetes, estepe, alguns usavam baterias menores, tiravam revestimentos anti ruido e tudo mais, era o recurso que tinha na época.

                      quem tinha um motor como tenho hj, era o patr?o na rua, não tinha pra ninguém… como diz o thayde, q tempo bom, q não volta nunca mais ...

                      eu desligava direto o cabo, mas muita gente tinha chavinhas, dentro do cofre ou do carro.

                      [snapback]538558[/snapback]

                      cara, tem certeza q tu desligava o alternador? ou vc tirava a correia? si desligar o fio fino e o grosso pode até ser, mais se desligar só o fino q é o sinal, queima, pelo menos foi isso que 2 eletrecistas aki falaran e o que aconteceu comigo.

                      1 Resposta Última resposta
                      • G Offline
                        G Offline
                        GusWRC
                        escreveu em última edição por
                        #36

                        cara, tem certeza q tu desligava o alternador? ou vc tirava a correia? si desligar o fio fino e o grosso pode até ser, mais se desligar só o fino q é o sinal, queima, pelo menos foi isso que 2 eletrecistas aki falaran e o que aconteceu comigo.

                        [snapback]539672[/snapback]

                        como eu disse, arrancava o plug, mas tinha gente (não era o meu caso) q tinha chavinha dentro do carro ou no cofre. vou ver certinho com um amigo meu q tem um esquema assim e aviso.

                        1 Resposta Última resposta
                        • J Offline
                          J Offline
                          juliano lima
                          escreveu em última edição por
                          #37

                          quanto maior for a amperagem do alternador mais pesado ele ?, ou seja força muito mais o motor, na turismo daqui eles deixam a correia frouxa pra ter menos perda de potência, mas tem que estar funcional, pois muitos são desclassificados, principalmente quando chove que é obrigatéria usar as lanternas traseiras acesas, não acendeu ou falhou uma é penalização na certa

                          1 Resposta Última resposta
                          • G Offline
                            G Offline
                            Garcia
                            escreveu em última edição por
                            #38

                            mais ou menos assim:

                            quando o carro está desligado, a bateria é uma fonte de energia (?, eu sou inteligente :fppt:)

                            quando ligado, ele é um acumulador de energia, pura e simplesmente, pelo fato de o alternador mandar uma carga (tensão e corrente) maior.

                            mais ou menos assim: se você medir a tensão da bateria com o carro desligado, é normal ela estar próximo de 13v (o normal é 2,25v por elemento, multiplicado por 6 elementos = 13,5v).

                            quando ligado (e o alternador funcionando corretamente) essa tensão deve chegar próximo de 14,5v, para carregar a bateria.

                            eu não sei ao certo se esse procedimento (de colocar uma chavinha no cabo mais fino) dá certo, mas, esse seria o teste:

                            coloca a chave, deixa ela fechada (conduzindo), liga o carro e vê a tensão da bateria. depois, abra a chave e me?a a tensão. se altera valor, é pq funfou .

                            ok?

                            1 Resposta Última resposta
                            • G Offline
                              G Offline
                              gts turbo
                              escreveu em última edição por
                              #39

                              no meu carro nem dá pois a injeção fica maluca quando o alternador para

                              1 Resposta Última resposta
                              • G Offline
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                                Garcia
                                escreveu em última edição por
                                #40

                                no meu carro nem dá pois a injeção fica maluca quando o alternador para

                                [snapback]580480[/snapback]

                                mas, ela apenas acusa erro no painel, certo??

                                qual a central do seu carro??

                                1 Resposta Última resposta
                                • G Offline
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                                  escreveu em última edição por
                                  #41

                                  digipulse maxy, o proprio engenheiro comentou comigo, que minha fia?ao deveria estar todo completa e direita, pra naum ter problema

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • G Offline
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                                    Garcia
                                    escreveu em última edição por
                                    #42

                                    digipulse maxy, o proprio engenheiro comentou comigo, que minha fia?ao deveria estar todo completa e direita, pra naum ter problema

                                    [snapback]581948[/snapback]

                                    o que dá pra fazer, nesse caso, é jogar um sinal na hora em que desliga o alternador, pra ela não apresentar erro…

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • F Offline
                                      F Offline
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                                      escreveu em última edição por
                                      #43

                                      bom dia a todos,

                                      dando uma de coveiro, desenterrei este tópico pra ver se sano uma dúvida. o negócio é o seguinte, que o alternador pesa no motor, ou seja, rouba um pouco de potência, isto está bem claro. a minha dúvida é a seguinte. quanto maior a amperagem, maior será a perda ocasionada pelo alternador? por exemplo um alternador de 75 a, consumirá 50% a mais de potência que um de 50 aí teria como fazer um estimativa da perda de potência? considerando que a voltagem seja mantida entre 13,5 e 14 volts.

                                      agradeço quem puder me ajudar e, se possível, explicar de uma maneira que um leigo como eu possa entender.

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • S Offline
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                                        #44

                                        bom dia a todos,

                                        dando uma de coveiro, desenterrei este tópico pra ver se sano uma dúvida. o negócio é o seguinte, que o alternador pesa no motor, ou seja, rouba um pouco de potência, isto está bem claro. a minha dúvida é a seguinte. quanto maior a amperagem, maior será a perda ocasionada pelo alternador? por exemplo um alternador de 75 a, consumirá 50% a mais de potência que um de 50 aí teria como fazer um estimativa da perda de potência? considerando que a voltagem seja mantida entre 13,5 e 14 volts.

                                        agradeço quem puder me ajudar e, se possível, explicar de uma maneira que um leigo como eu possa entender.

                                        sim.

                                        a potência roubada pelo alternador será = tensão (13,8v constantes) x corrente (depende do alternador) + perdas mecânicas do alternador.

                                        quanto maior for o alternador, mais corrente ele gera e tb maiores as perdas mecânicas.

                                        de qualquer forma, vai roubar entre 1 e 2 cavalos. bem menos de 1%.

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • F Offline
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                                          FRMG78
                                          escreveu em última edição por
                                          #45

                                          obrigado streit, esta era uma dúvida que eu tinha e agora vou por em prática a mudança do meu alternador.

                                          1 Resposta Última resposta

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