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Pistões hipereut?ticos para turbos

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  • R Offline
    R Offline
    rallye
    escreveu em última edição por
    #1

    a algum tempo estou pesquisando sobre estes pistões hipereut?ticos…

    são pistões fundidos com uma carga maior de silicio, os tornando mais macios

    e que alguns chamam de semi-forjados.

    a vantatem é que custam muito menos, nao precisa

    abrir o bloco e nao fazem barulho de carro a diesel

    encontrei especificações dizendo segurar entre 1,5 e 2hps por polegada cubica.

    não é muita coisa.. um 2.0 seguraria algo mais que uns 240hps...

    o bom que aqui no brasil existe alcool e sem a pre-ignição acho

    que esse numero deve subir bastante, nao sei o real parametro disso.

    1. alguem utiliza estes pistões para uso di?rio em turbo adaptado?

    2. quantos hps em dino ja viram carros utilizando esses pistoes chegarem?

    podendo ate mesmo utilizar bielas forjadas.

    1. alguem tem algum historico de quebras e se possivel a cavalaria presumida?
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    • A Offline
      A Offline
      Anderson Torres
      escreveu em última edição por
      #2

      pra que isso, um jogo de forjados iapel aguentam muito mais porrada e não fazem o motor ficar com barulho de motor diesel .

      acho esse negocio de hipereuticos a maior besteira se sair do original é para ir para algo bem superior, ai forja logo direito, ate pq, em materia de preão nem faz tanta diferença.

      1 Resposta Última resposta
      • J Offline
        J Offline
        JF
        escreveu em última edição por
        #3

        pra que isso, um jogo de forjados iapel aguentam muito mais porrada e não fazem o motor ficar com barulho de motor diesel .

        acho esse negocio de hipereuticos a maior besteira   se sair do original é para ir para algo bem superior, ai forja logo direito, ate pq, em materia de preão nem faz tanta diferença.[snapback]541784[/snapback]

        não tenho ideia dos valores exatos, mas garanto com certeza que faz diferença sim, mais de quase 600,00.

        1 Resposta Última resposta
        • S Offline
          S Offline
          streit
          escreveu em última edição por
          #4

          o sil?cio os torna mais resistentes, não tem nada a ver com macios .

          motor diesel usa bastante hipereut?tico, e aguenta bem o pau.

          mas como ja disseram, se a diferença de preão for pouca, vai de forjado.

          1 Resposta Última resposta
          • R Offline
            R Offline
            RodrigoLóke
            escreveu em última edição por
            #5

            pra que isso, um jogo de forjados iapel aguentam muito mais porrada e não fazem o motor ficar com barulho de motor diesel .

            acho esse negocio de hipereuticos a maior besteira   se sair do original é para ir para algo bem superior, ai forja logo direito, ate pq, em materia de preão nem faz tanta diferença.

            [snapback]541784[/snapback]

            discordo…........depende do uso que será submetido o carro.

            1 Resposta Última resposta
            • R Offline
              R Offline
              rallye
              escreveu em última edição por
              #6

              pra que isso, um jogo de forjados iapel aguentam muito mais porrada e não fazem o motor ficar com barulho de motor diesel .

              acho esse negocio de hipereuticos a maior besteira   se sair do original é para ir para algo bem superior, ai forja logo direito, ate pq, em materia de preão nem faz tanta diferença.

              [snapback]541784[/snapback]

              realmente anderson.. porem deixa eu explicar…

              pistões forjados iapel para meu carro custam 1500,

              pistões powertech ou iasa custam r$800 e os mahle

              originais custam r$260 dentro da concessionaria,

              fora o desconto de oficina, ou seja.. a diferença ?

              bem discrepante.

              ja tenho as bielas forjadas na minha mão e o acerto

              fino será feito com o innovate lm1, entao achei que

              poderia abusar um pouco com os pistões.

              1 Resposta Última resposta
              • A Offline
                A Offline
                Anderson Torres
                escreveu em última edição por
                #7

                realmente anderson.. porem deixa eu explicar…

                pistões forjados iapel para meu carro custam 1500,

                pistões powertech ou iasa custam r$800 e os mahle

                originais custam r$260 dentro da concessionaria,

                fora o desconto de oficina, ou seja.. a diferença ?

                bem discrepante.

                ja tenho as bielas forjadas na minha mão e o acerto

                fino será feito com o innovate lm1, entao achei que

                poderia abusar um pouco com os pistões.

                [snapback]541970[/snapback]

                poxa… vc tem bielas super legais e ainda tem o inovate para deixar tudo acertadinho, vai logo de forjado que vale a pena. pensa bem, se os iasa custam 800 e os originais quase 300 reias, não tem motivos para pensar muito, já que os forjados aguenta muuuuito mais kct que os originais.

                explico aqui pq acho desnecessario o uso de hipereut?ticos. em geral, os pistões originais (com acerto legal) suportam bastante porrada, dependendo do motor, as bielas vão antes dos pistões (geralmente é assim), de forma que se for para fazer um upgrade, vai ser para vir realmente muito mais potencia, ai não acho legal ficar fazendo economia, pq se vc quer ir para guerra, é melhor que vê bem armado. não achei caro esses 800 reias dos iasa se comparado ao material que vc já tem em mãos.

                1 Resposta Última resposta
                • C Offline
                  C Offline
                  coisa_triste
                  escreveu em última edição por
                  #8

                  tudo depende do objetivo do dono do carro..

                  pra que gastar uma puta grana com pistoes forjados se o cara quer somente 300cv por exemplo?

                  falar que hipereut?ticos é bobagem é pra quem pensa em muita potencia…

                  agora se o cara quer um carro que nao vê ter uma calavaria gigantesca...

                  sim...vale a pena...

                  1 Resposta Última resposta
                  • R Offline
                    R Offline
                    RodrigoLóke
                    escreveu em última edição por
                    #9

                    qual a folga radial recomendada pelo fabricante dos pistões iapel ?

                    1 Resposta Última resposta
                    • A Offline
                      A Offline
                      Anderson Torres
                      escreveu em última edição por
                      #10

                      qual a folga radial recomendada pelo fabricante dos pistões iapel ?

                      [snapback]542031[/snapback]

                      já vem neles 0,6 não bate nada

                      1 Resposta Última resposta
                      • R Offline
                        R Offline
                        rallye
                        escreveu em última edição por
                        #11

                        um camarada me recomendou o uso de hipereuteticos

                        se nao fosse girar muito, porem estou querendo bater

                        os 8mil rpm e a cada novo gasto eu vejo o final do

                        projeto mais distante, eu ja estou me mordendo aki..

                        os forjados ainda terão gastos com retifica do bloco,

                        novos aneis e usinagem para as cavas de valvulas.

                        qual a folga radial recomendada pelo fabricante dos pistões iapel ?

                        [snapback]542031[/snapback]

                        pistão 86,00 vem 85,90mm, 86,50 vem 86,40mm

                        os gm vem com 10 de folga, tanto iapel qto iasa, nao sei o resto.

                        mas a folga vai depender do seu projeto.

                        tem quem recomende de acordo com

                        a pressão, outros com a cavalaria.

                        acreditava que até o curso e limite de rotação tinha

                        q entrar no calculo por causa da velocidade dos pistões

                        mas nao faão ideia como esse calculo é feito.

                        1 Resposta Última resposta
                        • R Offline
                          R Offline
                          RodrigoLóke
                          escreveu em última edição por
                          #12

                          já vem neles   0,6    não bate nada

                          [snapback]542063[/snapback]

                          a folga radial não vem com o pistão…..não tem nem como.

                          o que a fabrica faz é especificar a folga necessária entre pistão e cilindro (ou camisa) por conta da dilatação do material utilizado.

                          1 Resposta Última resposta
                          • R Offline
                            R Offline
                            RodrigoLóke
                            escreveu em última edição por
                            #13

                            um camarada me recomendou o uso de hipereuteticos

                            se nao fosse girar muito, porem estou querendo bater

                            os 8mil rpm e a cada novo gasto eu vejo o final do

                            projeto mais distante, eu ja estou me mordendo aki..

                            os forjados ainda terão gastos com retifica do bloco,

                            novos aneis e usinagem para as cavas de valvulas.

                            pistão 86,00 vem 85,90mm, 86,50 vem 86,40mm

                            os gm vem com 10 de folga, tanto iapel qto iasa, nao sei o resto.

                            mas a folga vai depender do seu projeto.

                            tem quem recomende de acordo com

                            a pressão, outros com a cavalaria.

                            acreditava que até o curso e limite de rotação tinha

                            q entrar no calculo por causa da velocidade dos pistões

                            mas nao faão ideia como esse calculo é feito.

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                            a verdade é a seguinte, não faz sentido ter pistões forjados se você não for realmente exigir o que eles tem a oferecer.

                            pistão forjado possui uma folga maior devido a dilatação do material e se você não us?-lo dentro da temperatura correta, você terá um motor com folgas maiores do que realmente são necessárias. isso te trar? problemas a m?dio/longo prazo (desgaste prematuro da camisa, perda de compressão, etc).

                            cada tipo pistão tem um porque de existir. o importante é você aplic?-lo corretamente as condições que seu carro será submetido.

                            1 Resposta Última resposta
                            • M Offline
                              M Offline
                              marcioap
                              escreveu em última edição por
                              #14

                              a folga radial não vem com o pistão…..não tem nem como.

                              o que a fabrica faz é especificar a folga necessária entre pistão e cilindro (ou camisa) por conta da dilatação do material utilizado.

                              [snapback]542069[/snapback]

                              os pistão iapel são o seguinte, si tu tem un cilindro de exatos 81mm o pistão vem menor, ja prevendo a folga necessaria. o pistão original por ej, snme é 0.03 então os iapel vem 0.03mm menor que o original, ai somando esses 0.03 com os 0.03 da folga do original, se tem os 0.06mm q é o recomendado pela iapel.

                              o objetivo deles com isso, é permitir ao cliente a simples troca de pistão sem ter q retificar os cilindros nem nada. logico q isso seria só no caso de un motor com pouca km. e outro motivo disso tamben é q quando vc for montar o motor original pra vender o carro por ej, vc tira teu pistão forjado, e vai encontrar un pistão original na medida certa sem ter q mexer en cilindro.

                              abraços

                              1 Resposta Última resposta
                              • R Offline
                                R Offline
                                RodrigoLóke
                                escreveu em última edição por
                                #15

                                os pistão iapel são o seguinte, si tu tem un cilindro de exatos 81mm o pistão vem menor, ja prevendo a folga necessaria. o pistão original por ej, snme é 0.03 então os iapel vem 0.03mm menor que o original, ai somando esses 0.03 com os 0.03 da folga do original, se tem os 0.06mm q é o recomendado pela iapel.

                                o objetivo deles com isso, é permitir ao cliente a simples troca de pistão sem ter q retificar os cilindros nem nada. logico q isso seria só no caso de un motor com pouca km. e outro motivo disso tamben é q quando vc for montar o motor original pra vender o carro por ej, vc tira teu pistão forjado, e vai encontrar un pistão original na medida certa sem ter q mexer en cilindro.

                                abraços

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                                ha sim…...agora está explicado mas a folga recomenda é 0,06mm ou 0,1mm ?

                                se for 0,06 é bem razoável.....me parece dar pra rodar com forjado sem problema algum.....

                                1 Resposta Última resposta
                                • M Offline
                                  M Offline
                                  marcioap
                                  escreveu em última edição por
                                  #16

                                  ha sim…...agora está explicado mas a folga recomenda é 0,06mm ou 0,1mm ?

                                  se for 0,06 é bem razoável.....me parece dar pra rodar com forjado sem problema algum.....

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                                  a folga q eles peden é 0.06 nos pistão iapel. 0.1 q seria 0.10 é a folga dos power tech.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • Q Offline
                                    Q Offline
                                    quarteto
                                    escreveu em última edição por
                                    #17

                                    um camarada me recomendou o uso de hipereuteticos

                                    se nao fosse girar muito, porem estou querendo bater

                                    os 8mil rpm e a cada novo gasto eu vejo o final do

                                    projeto mais distante, eu ja estou me mordendo aki..

                                    os forjados ainda terão gastos com retifica do bloco,

                                    novos aneis e usinagem para as cavas de valvulas.

                                    [snapback]542065[/snapback]

                                    e qual o problema de girar 8000 rpm com os hipereut?ticos?

                                    tinha gente aqui no fórum q tinha carro montado enchendo quase 2 bar de turbo, destaxado, girando 7750 rpm e com curso bem maior q o do gm 2.0 e não teve problema nenhum…

                                    a não ser q vc queire montar um monstro de mais de 400 cv e além disso deseja ter taxa de compressão estática alta (o q a gente aqui tá careca de saber que não é a melhor solução pra turbo, mas isso não vem ao caso), não vejo razão pra vc usar forjados...

                                    eu acho q os iapel pra gm 16v já vêm com as cavas de válvulas, anéis e pinos, mas não tenho certeza...alguém confirma?

                                    e outra, turbinar sem abrir o motor, ainda mais pelo q vc falou q tem de intensões, é pedir pra quebrar...se vc tiver com folga axial, alinhamento de mancal de apoio e/ou folga radial um mpouquinho fora q seja, calos nos cilindros e/ou com compressão baixa, vc vai ter q retificar o motor...no mínimo uma troca de casquilhos é recomendável, mesmo q seu motor tenha baixa quilometragem...não é bom ficar regulando grana nesse tipo de coisa pq é o barato q sai caro depois....

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • R Offline
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                                      escreveu em última edição por
                                      #18

                                      e qual o problema de girar 8000 rpm com os hipereut?ticos?

                                      tinha gente aqui no fórum q tinha carro montado enchendo quase 2 bar de turbo, destaxado, girando 7750 rpm e com curso bem maior q o do gm 2.0 e não teve problema nenhum…

                                      a não ser q vc queire montar um monstro de mais de 400 cv e além disso deseja ter taxa de compressão estática alta (o q a gente aqui tá careca de saber que não é a melhor solução pra turbo, mas isso não vem ao caso), não vejo razão pra vc usar forjados...

                                      eu acho q os iapel pra gm 16v já vêm com as cavas de válvulas, anéis e pinos, mas não tenho certeza...alguém confirma?

                                      e outra, turbinar sem abrir o motor, ainda mais pelo q vc falou q tem de intensões, é pedir pra quebrar...se vc tiver com folga axial, alinhamento de mancal de apoio e/ou folga radial um mpouquinho fora q seja, calos nos cilindros e/ou com compressão baixa, vc vai ter q retificar o motor...no mínimo uma troca de casquilhos é recomendável, mesmo q seu motor tenha baixa quilometragem...não é bom ficar regulando grana nesse tipo de coisa pq é o barato q sai caro depois....

                                      [snapback]542393[/snapback]

                                      turbinar sem abrir…..? coisa de mexanico.....

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • R Offline
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                                        #19

                                        e qual o problema de girar 8000 rpm com os hipereut?ticos?

                                        nao sei

                                        mas ele me falou que quebrou pistoes mahle em carro aspro

                                        e em turbo estavam segurando mais de 300hps medidos

                                        na ponta do vira, porem girando menos de 6500rpm

                                        a não ser q vc queire montar um monstro de mais de 400 cv

                                        quero

                                        eu acho q os iapel pra gm 16v já vêm com as cavas de válvulas, anéis e pinos, mas não tenho certeza…alguém confirma?

                                        sim, tem cavas e eu provavelmente pegaria um pistao aspro pra usinar

                                        e chegar a taxa que eu quero.

                                        e outra, turbinar sem abrir o motor, ainda mais pelo q vc falou q tem de intensões, é pedir pra quebrar…

                                        eu abri esse motor uma vez só pra ver as medidas e eram todas

                                        standart troquei todas as bronzinas e os aneis, bomba de agua e óleo

                                        nova, fiz o cabeçote, mas decidi montar 16v mesmo e vou abrir de

                                        novo.. hoje ele tem cerca de 10mil km rodados.

                                        vou de forjados.. nao tenho mais duvida…

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • R Offline
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                                          RodrigoLóke
                                          escreveu em última edição por
                                          #20

                                          vou de forjados.. nao tenho mais duvida…

                                          [snapback]542683[/snapback]

                                          se vc pretende a potência q mencionou acima…....está no caminho certo.

                                          1 Resposta Última resposta

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