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Pistões hipereut?ticos para turbos

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    rallye
    escreveu em última edição por
    #6

    pra que isso, um jogo de forjados iapel aguentam muito mais porrada e não fazem o motor ficar com barulho de motor diesel .

    acho esse negocio de hipereuticos a maior besteira   se sair do original é para ir para algo bem superior, ai forja logo direito, ate pq, em materia de preão nem faz tanta diferença.

    [snapback]541784[/snapback]

    realmente anderson.. porem deixa eu explicar…

    pistões forjados iapel para meu carro custam 1500,

    pistões powertech ou iasa custam r$800 e os mahle

    originais custam r$260 dentro da concessionaria,

    fora o desconto de oficina, ou seja.. a diferença ?

    bem discrepante.

    ja tenho as bielas forjadas na minha mão e o acerto

    fino será feito com o innovate lm1, entao achei que

    poderia abusar um pouco com os pistões.

    1 Resposta Última resposta
    • A Offline
      A Offline
      Anderson Torres
      escreveu em última edição por
      #7

      realmente anderson.. porem deixa eu explicar…

      pistões forjados iapel para meu carro custam 1500,

      pistões powertech ou iasa custam r$800 e os mahle

      originais custam r$260 dentro da concessionaria,

      fora o desconto de oficina, ou seja.. a diferença ?

      bem discrepante.

      ja tenho as bielas forjadas na minha mão e o acerto

      fino será feito com o innovate lm1, entao achei que

      poderia abusar um pouco com os pistões.

      [snapback]541970[/snapback]

      poxa… vc tem bielas super legais e ainda tem o inovate para deixar tudo acertadinho, vai logo de forjado que vale a pena. pensa bem, se os iasa custam 800 e os originais quase 300 reias, não tem motivos para pensar muito, já que os forjados aguenta muuuuito mais kct que os originais.

      explico aqui pq acho desnecessario o uso de hipereut?ticos. em geral, os pistões originais (com acerto legal) suportam bastante porrada, dependendo do motor, as bielas vão antes dos pistões (geralmente é assim), de forma que se for para fazer um upgrade, vai ser para vir realmente muito mais potencia, ai não acho legal ficar fazendo economia, pq se vc quer ir para guerra, é melhor que vê bem armado. não achei caro esses 800 reias dos iasa se comparado ao material que vc já tem em mãos.

      1 Resposta Última resposta
      • C Offline
        C Offline
        coisa_triste
        escreveu em última edição por
        #8

        tudo depende do objetivo do dono do carro..

        pra que gastar uma puta grana com pistoes forjados se o cara quer somente 300cv por exemplo?

        falar que hipereut?ticos é bobagem é pra quem pensa em muita potencia…

        agora se o cara quer um carro que nao vê ter uma calavaria gigantesca...

        sim...vale a pena...

        1 Resposta Última resposta
        • R Offline
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          RodrigoLóke
          escreveu em última edição por
          #9

          qual a folga radial recomendada pelo fabricante dos pistões iapel ?

          1 Resposta Última resposta
          • A Offline
            A Offline
            Anderson Torres
            escreveu em última edição por
            #10

            qual a folga radial recomendada pelo fabricante dos pistões iapel ?

            [snapback]542031[/snapback]

            já vem neles 0,6 não bate nada

            1 Resposta Última resposta
            • R Offline
              R Offline
              rallye
              escreveu em última edição por
              #11

              um camarada me recomendou o uso de hipereuteticos

              se nao fosse girar muito, porem estou querendo bater

              os 8mil rpm e a cada novo gasto eu vejo o final do

              projeto mais distante, eu ja estou me mordendo aki..

              os forjados ainda terão gastos com retifica do bloco,

              novos aneis e usinagem para as cavas de valvulas.

              qual a folga radial recomendada pelo fabricante dos pistões iapel ?

              [snapback]542031[/snapback]

              pistão 86,00 vem 85,90mm, 86,50 vem 86,40mm

              os gm vem com 10 de folga, tanto iapel qto iasa, nao sei o resto.

              mas a folga vai depender do seu projeto.

              tem quem recomende de acordo com

              a pressão, outros com a cavalaria.

              acreditava que até o curso e limite de rotação tinha

              q entrar no calculo por causa da velocidade dos pistões

              mas nao faão ideia como esse calculo é feito.

              1 Resposta Última resposta
              • R Offline
                R Offline
                RodrigoLóke
                escreveu em última edição por
                #12

                já vem neles   0,6    não bate nada

                [snapback]542063[/snapback]

                a folga radial não vem com o pistão…..não tem nem como.

                o que a fabrica faz é especificar a folga necessária entre pistão e cilindro (ou camisa) por conta da dilatação do material utilizado.

                1 Resposta Última resposta
                • R Offline
                  R Offline
                  RodrigoLóke
                  escreveu em última edição por
                  #13

                  um camarada me recomendou o uso de hipereuteticos

                  se nao fosse girar muito, porem estou querendo bater

                  os 8mil rpm e a cada novo gasto eu vejo o final do

                  projeto mais distante, eu ja estou me mordendo aki..

                  os forjados ainda terão gastos com retifica do bloco,

                  novos aneis e usinagem para as cavas de valvulas.

                  pistão 86,00 vem 85,90mm, 86,50 vem 86,40mm

                  os gm vem com 10 de folga, tanto iapel qto iasa, nao sei o resto.

                  mas a folga vai depender do seu projeto.

                  tem quem recomende de acordo com

                  a pressão, outros com a cavalaria.

                  acreditava que até o curso e limite de rotação tinha

                  q entrar no calculo por causa da velocidade dos pistões

                  mas nao faão ideia como esse calculo é feito.

                  [snapback]542065[/snapback]

                  a verdade é a seguinte, não faz sentido ter pistões forjados se você não for realmente exigir o que eles tem a oferecer.

                  pistão forjado possui uma folga maior devido a dilatação do material e se você não us?-lo dentro da temperatura correta, você terá um motor com folgas maiores do que realmente são necessárias. isso te trar? problemas a m?dio/longo prazo (desgaste prematuro da camisa, perda de compressão, etc).

                  cada tipo pistão tem um porque de existir. o importante é você aplic?-lo corretamente as condições que seu carro será submetido.

                  1 Resposta Última resposta
                  • M Offline
                    M Offline
                    marcioap
                    escreveu em última edição por
                    #14

                    a folga radial não vem com o pistão…..não tem nem como.

                    o que a fabrica faz é especificar a folga necessária entre pistão e cilindro (ou camisa) por conta da dilatação do material utilizado.

                    [snapback]542069[/snapback]

                    os pistão iapel são o seguinte, si tu tem un cilindro de exatos 81mm o pistão vem menor, ja prevendo a folga necessaria. o pistão original por ej, snme é 0.03 então os iapel vem 0.03mm menor que o original, ai somando esses 0.03 com os 0.03 da folga do original, se tem os 0.06mm q é o recomendado pela iapel.

                    o objetivo deles com isso, é permitir ao cliente a simples troca de pistão sem ter q retificar os cilindros nem nada. logico q isso seria só no caso de un motor com pouca km. e outro motivo disso tamben é q quando vc for montar o motor original pra vender o carro por ej, vc tira teu pistão forjado, e vai encontrar un pistão original na medida certa sem ter q mexer en cilindro.

                    abraços

                    1 Resposta Última resposta
                    • R Offline
                      R Offline
                      RodrigoLóke
                      escreveu em última edição por
                      #15

                      os pistão iapel são o seguinte, si tu tem un cilindro de exatos 81mm o pistão vem menor, ja prevendo a folga necessaria. o pistão original por ej, snme é 0.03 então os iapel vem 0.03mm menor que o original, ai somando esses 0.03 com os 0.03 da folga do original, se tem os 0.06mm q é o recomendado pela iapel.

                      o objetivo deles com isso, é permitir ao cliente a simples troca de pistão sem ter q retificar os cilindros nem nada. logico q isso seria só no caso de un motor com pouca km. e outro motivo disso tamben é q quando vc for montar o motor original pra vender o carro por ej, vc tira teu pistão forjado, e vai encontrar un pistão original na medida certa sem ter q mexer en cilindro.

                      abraços

                      [snapback]542117[/snapback]

                      ha sim…...agora está explicado mas a folga recomenda é 0,06mm ou 0,1mm ?

                      se for 0,06 é bem razoável.....me parece dar pra rodar com forjado sem problema algum.....

                      1 Resposta Última resposta
                      • M Offline
                        M Offline
                        marcioap
                        escreveu em última edição por
                        #16

                        ha sim…...agora está explicado mas a folga recomenda é 0,06mm ou 0,1mm ?

                        se for 0,06 é bem razoável.....me parece dar pra rodar com forjado sem problema algum.....

                        [snapback]542159[/snapback]

                        a folga q eles peden é 0.06 nos pistão iapel. 0.1 q seria 0.10 é a folga dos power tech.

                        1 Resposta Última resposta
                        • Q Offline
                          Q Offline
                          quarteto
                          escreveu em última edição por
                          #17

                          um camarada me recomendou o uso de hipereuteticos

                          se nao fosse girar muito, porem estou querendo bater

                          os 8mil rpm e a cada novo gasto eu vejo o final do

                          projeto mais distante, eu ja estou me mordendo aki..

                          os forjados ainda terão gastos com retifica do bloco,

                          novos aneis e usinagem para as cavas de valvulas.

                          [snapback]542065[/snapback]

                          e qual o problema de girar 8000 rpm com os hipereut?ticos?

                          tinha gente aqui no fórum q tinha carro montado enchendo quase 2 bar de turbo, destaxado, girando 7750 rpm e com curso bem maior q o do gm 2.0 e não teve problema nenhum…

                          a não ser q vc queire montar um monstro de mais de 400 cv e além disso deseja ter taxa de compressão estática alta (o q a gente aqui tá careca de saber que não é a melhor solução pra turbo, mas isso não vem ao caso), não vejo razão pra vc usar forjados...

                          eu acho q os iapel pra gm 16v já vêm com as cavas de válvulas, anéis e pinos, mas não tenho certeza...alguém confirma?

                          e outra, turbinar sem abrir o motor, ainda mais pelo q vc falou q tem de intensões, é pedir pra quebrar...se vc tiver com folga axial, alinhamento de mancal de apoio e/ou folga radial um mpouquinho fora q seja, calos nos cilindros e/ou com compressão baixa, vc vai ter q retificar o motor...no mínimo uma troca de casquilhos é recomendável, mesmo q seu motor tenha baixa quilometragem...não é bom ficar regulando grana nesse tipo de coisa pq é o barato q sai caro depois....

                          1 Resposta Última resposta
                          • R Offline
                            R Offline
                            RodrigoLóke
                            escreveu em última edição por
                            #18

                            e qual o problema de girar 8000 rpm com os hipereut?ticos?

                            tinha gente aqui no fórum q tinha carro montado enchendo quase 2 bar de turbo, destaxado, girando 7750 rpm e com curso bem maior q o do gm 2.0 e não teve problema nenhum…

                            a não ser q vc queire montar um monstro de mais de 400 cv e além disso deseja ter taxa de compressão estática alta (o q a gente aqui tá careca de saber que não é a melhor solução pra turbo, mas isso não vem ao caso), não vejo razão pra vc usar forjados...

                            eu acho q os iapel pra gm 16v já vêm com as cavas de válvulas, anéis e pinos, mas não tenho certeza...alguém confirma?

                            e outra, turbinar sem abrir o motor, ainda mais pelo q vc falou q tem de intensões, é pedir pra quebrar...se vc tiver com folga axial, alinhamento de mancal de apoio e/ou folga radial um mpouquinho fora q seja, calos nos cilindros e/ou com compressão baixa, vc vai ter q retificar o motor...no mínimo uma troca de casquilhos é recomendável, mesmo q seu motor tenha baixa quilometragem...não é bom ficar regulando grana nesse tipo de coisa pq é o barato q sai caro depois....

                            [snapback]542393[/snapback]

                            turbinar sem abrir…..? coisa de mexanico.....

                            1 Resposta Última resposta
                            • R Offline
                              R Offline
                              rallye
                              escreveu em última edição por
                              #19

                              e qual o problema de girar 8000 rpm com os hipereut?ticos?

                              nao sei

                              mas ele me falou que quebrou pistoes mahle em carro aspro

                              e em turbo estavam segurando mais de 300hps medidos

                              na ponta do vira, porem girando menos de 6500rpm

                              a não ser q vc queire montar um monstro de mais de 400 cv

                              quero

                              eu acho q os iapel pra gm 16v já vêm com as cavas de válvulas, anéis e pinos, mas não tenho certeza…alguém confirma?

                              sim, tem cavas e eu provavelmente pegaria um pistao aspro pra usinar

                              e chegar a taxa que eu quero.

                              e outra, turbinar sem abrir o motor, ainda mais pelo q vc falou q tem de intensões, é pedir pra quebrar…

                              eu abri esse motor uma vez só pra ver as medidas e eram todas

                              standart troquei todas as bronzinas e os aneis, bomba de agua e óleo

                              nova, fiz o cabeçote, mas decidi montar 16v mesmo e vou abrir de

                              novo.. hoje ele tem cerca de 10mil km rodados.

                              vou de forjados.. nao tenho mais duvida…

                              1 Resposta Última resposta
                              • R Offline
                                R Offline
                                RodrigoLóke
                                escreveu em última edição por
                                #20

                                vou de forjados.. nao tenho mais duvida…

                                [snapback]542683[/snapback]

                                se vc pretende a potência q mencionou acima…....está no caminho certo.

                                1 Resposta Última resposta
                                • Q Offline
                                  Q Offline
                                  quarteto
                                  escreveu em última edição por
                                  #21

                                  nao sei

                                  mas ele me falou que quebrou pistoes mahle em carro aspro

                                  e em turbo estavam segurando mais de 300hps medidos

                                  na ponta do vira, porem girando menos de 6500rpm

                                  quero

                                  sim, tem cavas e eu provavelmente pegaria um pistao aspro pra usinar

                                  e chegar a taxa que eu quero.

                                  eu abri esse motor uma vez só pra ver as medidas e eram todas

                                  standart troquei todas as bronzinas e os aneis, bomba de agua e óleo

                                  nova, fiz o cabeçote, mas decidi montar 16v mesmo e vou abrir de

                                  novo.. hoje ele tem cerca de 10mil km rodados.

                                  vou de forjados.. nao tenho mais duvida…

                                  [snapback]542683[/snapback]

                                  pois é…

                                  depois do nosso papo via msn é o mais sensato q vc deve fazer...

                                  mas eu continuo não concordando com a sua idéia...

                                  1 Resposta Última resposta
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                                    escreveu em última edição por
                                    #22

                                    e qual o problema de girar 8000 rpm com os hipereut?ticos?

                                    tinha gente aqui no fórum q tinha carro montado enchendo quase 2 bar de turbo, destaxado, girando 7750 rpm e com curso bem maior q o do gm 2.0 e não teve problema nenhum…

                                    a não ser q vc queire montar um monstro de mais de 400 cv e além disso deseja ter taxa de compressão estática alta (o q a gente aqui tá careca de saber que não é a melhor solução pra turbo, mas isso não vem ao caso), não vejo razão pra vc usar forjados...

                                    [snapback]542393[/snapback]

                                    disso ai pra bem mais…

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • N Offline
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                                      #23

                                      e-mail recebido da mahle, sobre pistões hipereut?ticos:

                                      a mahle metal leve agradece o contato.

                                      a empresa não trabalha com pistões hipereut?ticos no mercado de reposição

                                      nacional, as peças são fabricadas de acordo com o produto original.

                                      a mahle metal leve não orienta nenhum tipo de adaptação.

                                      a empresa deixa é disposição o servião de atendimento ao consumidor

                                      (s.a.c), com atendimento de segunda a sexta-feira, das 08h ?s 18h, para

                                      esclarecimentos de dúvidas técnicas, problemas técnicos, aplicações,

                                      reclamações e sugestáes. a central atende atravṍs do 0800-0150015 ou ainda

                                      atravṍs do endereão eletrúnico [email protected]

                                      atenciosamente,

                                      renata

                                      mahle metal leve s.a. - aftermarket

                                      sac / servião de atendimento ao consumidor

                                      rodovia limeira-mogi-mirim, km103, 13.480-970, limeira, brasil

                                      0800-0150015

                                      [email protected], www.mahle.com.br

                                      é fato que os pistões mahle aguentam muito em motores ap, alguém tem experiencia destes pistões em gm (300cv)??

                                      1 Resposta Última resposta
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                                        #24

                                        e-mail recebido da mahle, sobre pistões hipereut?ticos:

                                        a mahle metal leve agradece o contato.

                                        a empresa não trabalha com pistões hipereut?ticos no mercado de reposição

                                        nacional, as peças são fabricadas de acordo com o produto original.

                                        [snapback]546394[/snapback]

                                        então deixaram de fabricar ou o que o pessoal (inclusive eu) usa agora ficou para exportação, pq eles tem a letrinha (no código estampado no pistão) q identificam como hipereut?ticos, assim como nos dos gm conhecido como os mais resistentes da linha original .

                                        inclusive pelo que ando vendo por ai, 300cvs em gm o pessoal nem troca os pistões q vem originais.

                                        1 Resposta Última resposta
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                                          #25

                                          e-mail recebido da mahle, sobre pistões hipereut?ticos:

                                          a mahle metal leve agradece o contato.

                                          a empresa não trabalha com pistões hipereut?ticos no mercado de reposição

                                          nacional, as peças são fabricadas de acordo com o produto original.

                                          a mahle metal leve não orienta nenhum tipo de adaptação.

                                          a empresa deixa é disposição o servião de atendimento ao consumidor

                                          (s.a.c), com atendimento de segunda a sexta-feira, das 08h ?s 18h, para

                                          esclarecimentos de dúvidas técnicas, problemas técnicos, aplicações,

                                          reclamações e sugestáes. a central atende atravṍs do 0800-0150015 ou ainda

                                          atravṍs do endereão eletrúnico [email protected]

                                          atenciosamente,

                                          renata

                                          mahle metal leve s.a. - aftermarket

                                          sac / servião de atendimento ao consumidor

                                          rodovia limeira-mogi-mirim, km103, 13.480-970, limeira, brasil

                                          0800-0150015

                                          [email protected], www.mahle.com.br

                                          é fato que os pistões mahle aguentam muito em motores ap, alguém tem experiencia destes pistões em gm (300cv)??

                                          [snapback]546394[/snapback]

                                          bom.. essas informações sobre as letras nos pistoes eu peguei com um

                                          camarada das zoropas que tinha um documento da mahle impresso.

                                          infelizmente nao consegui uma c?pia, entretando eu conversei pelo telefone

                                          com um engenheiro da mahle chamado marcio imanisi que me confirmou

                                          isso ae, mas nao me recomentou nenhuma adaptação e que era possivel

                                          que eu nao conseguisse meu objetivo. me disse tambem que a mahle

                                          nao tem nenhum catalogo técnico a respeito de seus pistões, apenas

                                          catalogo de seus produtos online e impresso para revendedores.

                                          se alguem quiser conversar direto com ele a respeito, o e-mail

                                          que ele me passou foi o [email protected]

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