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vc programa onde ele vai fazer o corte.
por ex, se passar de 0,5bar e a sonda acusar menos de 800mv.
nao tem entrada de tps, mas de pressao.
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ah ta … agora fui olhar pra traz nao tinha lido direito nao tinha entendido que ele funcionava a partir de uma pressão x ... tinha entendido que se programava ele pra cortar se ultrapassase uma certa pressao ...
da pra fazer com um comparador sim ... eh ateh digamos simples demais ...vou ver se consigo que um amigo meu me ajude a fazer um desenho de um cirquitinho desses dai posto aki o esquema
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pra mim o principal eh definir como interagir com a bobina… ja que existem varias maneiras.
pra colocar a inteligencia em um microcontrolador posso fazer rapidinho.
se alguem tiver o circuito de atuacao na bobina, que receba um sinal binario (0, 5v), posso criar o programa que leia pressao, rpm e sonda e aceite os parametros para o corte da faisca. assim criariamos o primeiro produto fruto da unicao dos conhecimentos do pessoal do proprio forum
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o certo não seria cortar o combustável ?
se cortar a fa?sca , continuar? jogando combustável p dentro ?
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até continuaria jogando combustivel .. mas nao creio que isso seja um grande problema … ja me aconteceu de estar pisando e desengatar chicote de bobina .. ou um carro que tinha corte de bobina de um amigo meu (pra segurança) nao da nada ... só da um pipocão no escape depois q volta a faiscar
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cortando combustivel pressurizando iria furar o pistão na hora por falta não?
nao.
falta é consequência de mistura pobre - pouco combustável, porém tem que ter um mínimo necessário para que ocorra a combustao.
aus?ncia total de combustável = aus?ncia de combustao.
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o mais seguro é cortar a faisca mesmo…
pessoal, o que eu quis dizer sobre o 0, 5v é que posso fazer um programa, que por exemplo mantenha um sinal de 5v em um fio, que ligado ao circuito que desliga/liga a bobina, vai manter a bobina ligada, quando for pra cortar a ignicao, o programa baixaria o sinal nesse fio pra 0, fazendo com que o circuito que atua na bibina, a desligue.
posso fazer isso controlando um rele ligado ao positivo da bobina, funcionaria bem, mas teria o pequeno delay de um rele, apesar de ser muito pequeno pra criar algum tipo de problema. apos o corte pode ser estabelecido qual o tempo minimo para a re-ativacao da bobina, evitando cortes muito rapidos.
o unico problema de cortar a ignicao e nao cortar o combustivel, é que ao retornar a ignicao, vai fazer um pipoco daqueles... mas podemos cortar o combustivel tambem, cortando o positivo dos bicos tambem. assim seria seguro e ainda evitaria os pipocos. o que nao aconselho é cortar apenas o combustivel.
iae, pode ser com rele mesmo? alguem tem alguma ideia melhor?
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o mais seguro é cortar a faisca mesmo…
pessoal, o que eu quis dizer sobre o 0, 5v é que posso fazer um programa, que por exemplo mantenha um sinal de 5v em um fio, que ligado ao circuito que desliga/liga a bobina, vai manter a bobina ligada, quando for pra cortar a ignicao, o programa baixaria o sinal nesse fio pra 0, fazendo com que o circuito que atua na bibina, a desligue.
posso fazer isso controlando um rele ligado ao positivo da bobina, funcionaria bem, mas teria o pequeno delay de um rele, apesar de ser muito pequeno pra criar algum tipo de problema. apos o corte pode ser estabelecido qual o tempo minimo para a re-ativacao da bobina, evitando cortes muito rapidos.
o unico problema de cortar a ignicao e nao cortar o combustivel, é que ao retornar a ignicao, vai fazer um pipoco daqueles... mas podemos cortar o combustivel tambem, cortando o positivo dos bicos tambem. assim seria seguro e ainda evitaria os pipocos. o que nao aconselho é cortar apenas o combustivel.
iae, pode ser com rele mesmo? alguem tem alguma ideia melhor?
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a corrente é muito alta??? algo com transistor nao funciona neh?
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a corrente é muito alta??? algo com transistor nao funciona neh?
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tem igbt, tiristor e outras chaves microcontroladas que suportam mais potência, e tal…
de cabeça não lembro, mas, se procurar em algum catélogo, acha algo com relação a isso...
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a corrente é muito alta??? algo com transistor nao funciona neh?
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a corrente deve ser proxima a 12, 15a. mas é corrente de pico, soh tem corrente quando a bobina esta sendo induzida… em um carro com injecao, isso dura 3ms por faisca.
tem igbt, tiristor e outras chaves microcontroladas que suportam mais potência, e tal…
de cabeça não lembro, mas, se procurar em algum catélogo, acha algo com relação a isso...
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basta suportar a quantidade de watts que vai ser dissipada com o motor em rotacao maxima(quanto mais rotacao, maior a frequencia com que as cargas de 3ms acontecem) e tambem tem que ter resistencia minima, pra nao diminuir a carga, por consequencia a energia contida na faisca.
cortar combustivel como recurso de um carro q esta dando falta eu acho q nao é boa ideia, alem do q, esse eps foi feito pra qquer carro, como um carburado, q nao tem como cortar comb.
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isso, por isso se corta a faisca primeiro, ou entao os 2 juntos… nunca soh o combustivel....
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ops mal ae kra to sem internet ainda… me casei, e no condominio onde eu to morando ainda nao tem nada de banda larga. mas como eh um condominio novo, parece que tao instalando ainda e logo logo vai ter...
kra, vamo fazer sim porque nao? eh soh testar manter o positivo da bobina passando por um transistor, seja um tip ou um fet (fet vai ser mais dificil pq a maioria eh de acionamento pelo polo positivo, npn, e pra esse caso tem que ser acionamento pelo negativo, pnp)
tem que procurar um que tenha o minimo de resistencia... tip normalmente tem muita resistencia... ou passar por um rele apesar de ser lento acho que funcionaria né
quem manja de eletronica ai da uma forca que eu faco o sistema e forneco o microcontrolador...
ps: to em belo horizonte, filando a internet da cunhada
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opa, da uma força com a eletronica ae ricardo… tambem temos que pensar quais os parametros interessantes pra definir quando a ignicao deve ser cortada, pra podermos fazer o sw que vai controlar o corte da alimentacao da bobina... seria se lambda abaixo de x por y de tempo e pressao de turbo acima de w, e assim por diante... o rpm tb pode entrar no jogo, soh corta se tudo isso for verdadeiro ou se alguns forem, ai tem que pensar...