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Taxa de 7,5:1 no alcool

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  • M Offline
    M Offline
    Maxxx
    escreveu em última edição por
    #56

    http://www2.uol.com.br/bestcars/classicos/chevette-4.htm

    pode conferir, a taxa do 1.6 a gasolina é igual a do 1.4 gasolina…

    mas nitidamente os cabeçotes tem câmaras de combustão de tamanhos diferentes.

    câmaras de tamanho diferente para volumes de deslocamento diferentes.. lembre que taxa de compressão é uma relação geométrica… já vi muito mexânico medindo taxa de compressão com um manômetro pra medir pressão de cilindro...

    abraxxx

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    • M Offline
      M Offline
      Maxxx
      escreveu em última edição por
      #57

      esse assunto ja foi debatido e exclarecido no pp trocentas vzs, mas o pessoal tem preguiça de usar o mecanismo de busca e com isso continua sem saber o que está falando

      …............ motor 2.0 com 12:1 de taxa e 1 bar de pressão: 4149,20 cc
      motor 2.0 com 8,5:1 de taxa e 1 bar de pressão: 4232,96 cc ............

      carol

      repita essa conta acima c 5:1 de taxa e depois c 2:1 de taxa

      meu motor tem 10,8:1….......vou destaxar se isso for verdade

      gaúcho..

      pior que é real o que a carol falou… mas na minha opinião esta diferença é muito pequena para ser levada em consideração...

      só mais um exemplo (do meu motor... hehe)... e prometo que é o último... heheh

      motor 1850cc, 11:1 de taxa, 1.2 de pressão:
      volume admitido sob pressão - 4470cc
      taxa dinâmica - 24,2:1

      motor 1850cc, 8:1 de taxa, 1.2 de pressão:
      volume admitido sob pressão- 4645cc (maior que o caso anterior)
      taxa dinâmica - 17,6:1 (bem menor que o caso anterior)

      agora veja que o segundo caso com a mesma taxa dinâmica de 24:1

      motor 1850cc, 8:1 de taxa, 2bar de pressão:
      volume admitido sob pressão - 6545cc (e aqui sim, muito maior)

      veja que este terceiro exemplo permite trabalhar com uma pressão de turbo muito superior pra atingir a mesma taxa dinâmica do primeiro exemplo, e com isso admitir muito mais mistura na câmara.

      concordo com a carol, mas repito que o mesmo motor em deslocamento com a mesma pressão de trabalho em turbo, renderá mais o que tiver a maior taxa de compressão. ele admite um pouco (e muito pouco) menos de volume mas a taxa dinâmica compensa.

      abraxxx

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      • A Offline
        A Offline
        Anderson Torres
        escreveu em última edição por
        #58

        é assim?

        então toda a engª tá errada.

        não se a quantidade de pressão + combustivel for a mesma, aí com mais espaço (menos taxa), menos explosão. isso já é bem óbvio.

        porém, voltamos ao ponto que já foi explicado e vc já aceitou, que mostra q neste mesmo caso aí acima, vc teria mais espaço para comprimir ainda mais combustivel com maior pressão e com menor risco.

        não sei nem pq vcs ainda estão discutindo…

        1 Resposta Última resposta
        • M Offline
          M Offline
          Maxxx
          escreveu em última edição por
          #59

          ah.. e respondendo pela carol..

          motor 2.0, 1bar de pressão, 5:1 de taxa = 4960,74cc (taxa dinâmica 10:1)
          motor 2.0, 1bar de pressão, 2:1 de taxa = 7937,19cc (taxa dinâmica 4:1)
          meio litro por câmara

          abraxxx

          1 Resposta Última resposta
          • G Offline
            G Offline
            Gaucho
            escreveu em última edição por
            #60

            ah.. e respondendo pela carol..

            motor 2.0, 1bar de pressão, 5:1 de taxa = 4960,74cc (taxa dinâmica 10:1)
            motor 2.0, 1bar de pressão, 2:1 de taxa = 7937,19cc (taxa dinâmica 4:1)
            meio litro por câmara

            abraxxx

            agora sim

            se fica + forte turbinar c taxa baixa vamos fazer direito

            quem será o 1º a turbinar c 2:1 de taxa ?

            1 Resposta Última resposta
            • M Offline
              M Offline
              Maxxx
              escreveu em última edição por
              #61

              agora sim

              se fica + forte turbinar c taxa baixa vamos fazer direito

              quem será o 1º a turbinar c 2:1 de taxa ?

              hahaha com esta taxa dá pra trabalhar com uns 50bar de pressão
              brincadeira… fiz as contas e dá pra encher 11 bar pra chegar nos 24 de taxa dinâmica e chegar a um volume admitido sob pressão de 47623,14cc monstro

              abraxxx

              1 Resposta Última resposta
              • F Offline
                F Offline
                Fluff
                escreveu em última edição por
                #62

                isso me lembrou o motor do gol do véio pazzini que o pessoal dizia que até pra ligar tinha que dar no nitro de tao pouca taxa

                1 Resposta Última resposta
                • J Offline
                  J Offline
                  juliano lima
                  escreveu em última edição por
                  #63

                  bom meu passat é um ap2.0 com 10:1 de taxa com 1kg até aonde eu poderia socar pressão sem dores de cabeça?

                  outra coisa, esses cálculos não teriam haver com o tamanho da turbina, maior a turbina, maior o volume, correto?

                  1 Resposta Última resposta
                  • F Offline
                    F Offline
                    Fabio Lima
                    escreveu em última edição por
                    #64

                    ah.. e respondendo pela carol..

                    motor 2.0, 1bar de pressão, 5:1 de taxa = 4960,74cc  (taxa dinâmica 10:1)

                    motor 2.0, 1bar de pressão, 2:1 de taxa = 7937,19cc  (taxa dinâmica 4:1)

                    meio litro por câmara

                    abraxxx

                    eu nao consigo assimilar esta conta de vocês. nao interessa se a camara tem 100ml ou 500ml, quem determina o enchimento do motor é o deslocamento volumetrico do mesmo nao? que continua sendo perto de 1984cc ( 82.5 / 2 ^ 2 x 3.14 x 92.8 x 4 ). a camara vai ter meio litro, blz, mas penso no inicio da fase de admissao já vai comecar com meio litro de fumaça dentro do cilindro que é impossivel de ser expulso, e pior, como o carro é turbo, este meio litro vai estar sob pressão.

                    1 Resposta Última resposta
                    • C Offline
                      C Offline
                      CesarV8
                      escreveu em última edição por
                      #65

                      ok galera

                      muito bem explicado carol

                      agora sei que vou ficar com ele destaxadaço mesmo, e tacar pressão.

                      acho mesmo que o carro tem q andar quando se pisa fundo / dá pressão.

                      mas to na dúvida de trocar ou naum o cabeçote pelo do 1.4.

                      ps. com essa taxa, de 7,5:1, quanto eu tenho q dar de pressão pra chegar em 24:1 de taxa dinamica?

                      É melhor eu aprender a fórmula, pra eu mesmo poder fazer minhas experiencias com o papel e a caneta…..rs

                      1 Resposta Última resposta
                      • M Offline
                        M Offline
                        Maxxx
                        escreveu em última edição por
                        #66

                        eu nao consigo assimilar esta conta de vocês. nao interessa se a camara tem 100ml ou 500ml, quem determina o enchimento do motor é o deslocamento volumetrico do mesmo nao? que continua sendo perto de 1984cc ( 82.5 / 2 ^ 2 x 3.14 x 92.8 x 4 ). a camara vai ter meio litro, blz, mas penso no inicio da fase de admissao já vai comecar com meio litro de fumaca dentro do cilindro que é impossivel de ser expulso, e pior, como o carro é turbo, este meio litro vai estar sob pressao.

                        ei.. não leva muito a sério não.. isto foi só uma hipótese.. heheh claro que uma câmara de meio litro em um motor que tem um deslocamento de meio litro e inviável..

                        mas veja que assim mesmo este meio litro de fumaça comprimido a 1bar ocuparia 0,25l de espaço liberando mais 0,25l para mistura comprimida.. com 11bar então este meio litro viraria nada.. hehehhe só viajando aqui tá

                        abraxxx

                        1 Resposta Última resposta
                        • M Offline
                          M Offline
                          Maxxx
                          escreveu em última edição por
                          #67

                          ok galera
                          muito bem explicado carol

                          agora sei que vou ficar com ele destaxadão mesmo, e tacar pressão.

                          acho mesmo que o carro tem q andar quando se pisa fundo / dá pressão.

                          mas to na duvida de trocar ou naum o cabeçote pelo do 1.4.
                          ps. com essa taxa, de 7,5:1, quanto eu tenho q dar de pressão pra chegar em 24:1 de taxa dinamica?

                          É melhor eu aprender a fórmula, pra eu mesmo poder fazer minhas experiencias com o papel e a caneta…..rs

                          olha, pelas minhas contas 2.2bar..

                          abraxxx

                          1 Resposta Última resposta
                          • E Offline
                            E Offline
                            el.rafar
                            escreveu em última edição por
                            #68

                            eu nao consigo assimilar esta conta de vocês. nao interessa se a camara tem 100ml ou 500ml, quem determina o enchimento do motor é o deslocamento volumetrico do mesmo nao? que continua sendo perto de 1984cc ( 82.5 / 2 ^ 2 x 3.14 x 92.8 x 4 ). a camara vai ter meio litro, blz, mas penso no inicio da fase de admissao já vai comecar com meio litro de fumaça dentro do cilindro que é impossivel de ser expulso, e pior, como o carro é turbo, este meio litro vai estar sob pressão.

                            11 bar is noooo problem


                            1 Resposta Última resposta
                            • C Offline
                              C Offline
                              CesarV8
                              escreveu em última edição por
                              #69

                              olha, pelas minhas contas 2.2bar..

                              abraxxx

                              nossa senhora, naum tenho nem relógio pra isso

                              kkkkkkkkkkkkkkkkkk

                              mentira, o meu é de 3 bar….

                              mas q ia ser legal falar pra galera, q tá com 2,2 de pressão, isso ia....

                              mas minha 42/48 nem enche isso..... só dá 2 mesmo.... masterlixo rsssss

                              po, então vou endoidar, próximo passo, bico monza mono + repetidor de pulso e ligar o booster q ta desligado

                              coitada da turbina, vai trabalhar como gente agora

                              1 Resposta Última resposta
                              • C Offline
                                C Offline
                                CesarV8
                                escreveu em última edição por
                                #70

                                11 bar is noooo problem

                                com essas turbinas da nasa, nem se meu motor rodasse 15 dias a 7 mil rpm naum ia encher

                                1 Resposta Última resposta
                                • B Offline
                                  B Offline
                                  barata_cefet
                                  escreveu em última edição por
                                  #71

                                  acho q não

                                  nem a do 1.6/s gasolina é essa taxa

                                  olhe a ficha técnica de todos os motores de chevette

                                  http://www.chevettemaniac.com/fichatecnica.html

                                  o meu é o com bloco vermelho.

                                  cara a merda da internet é isso, um cara publicou uma m*rda errada a muito tempo atraz e todo mundo só copia (estas taxas de chevas é igual a história do pistão de liga de aluminio+silicone)

                                  consulte o catalogo da mahle:

                                  http://catalogo.mahle.com.br/catalogos/welcome.do;jsessionid=9cc8858b0b6d5f8952e6582c65234ad4

                                  lá vc vai ver que chevette a alcool (1.6) tem 11.8:1 de taxa (medi 11,7 no meu quando desmontei e fiquei encucado por isso fui atraz da informação)

                                  tanto o 1.6 quanto o 1.6/s tem mais que 9:1 de taxa original (variando um pouco de carro para carro, principalmente estes motores velhos que já passaram por retifica)

                                  não tenha certeza da taxa do teu carro se você não mediu

                                  abraço,

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • C Offline
                                    C Offline
                                    CesarV8
                                    escreveu em última edição por
                                    #72

                                    não tenha certeza do que vc diz, se vc não conhece meu carro

                                    ps. na minha assinatura aparece o ano do meu carro, olha na coluna da esquerda do catálogo da mahle e veja q até 82, a taxa era de 7,8:1

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • C Offline
                                      C Offline
                                      CesarV8
                                      escreveu em última edição por
                                      #73

                                      ah, num sei se eu esqueci de mencionar, meu carro eh gasolina…. e mesmo q o motor seja de 83 em diante, a taxa eh de 8,5 pros gasolina...

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • M Offline
                                        M Offline
                                        Mateus
                                        escreveu em última edição por
                                        #74

                                        galera, isto é algo, que sempre me faz pensar…
                                        olha só...
                                        peguei, um amigo, com um corsa também, só que motor gasolina mpfi, 9,8:1 e 1.2 bar de pressão....
                                        olha, tomou uma bucha violenta de mim, que tenho motor original alcool com 12,6:1 de taxa...
                                        principalmente na fase aspirada...
                                        que em motores destaxados, no alcool, em quanto a turbina não enche, passam apuros...
                                        entendo eu, que também, pelo fato da taxa de compressão ser menor, talvez caiba mais ar, com mais combustivel dentro do motor.
                                        em contrapartida, com taxa alta, vc vai comprimir uma quantidade x de ar, muito mais vezes, e jogar a fagulha da vela... aumentando assim, a explosão, e consequentemente a potencia...
                                        agora vem uma outra pergunta...
                                        será que um motor com alta taxa de compressão, não consome + potência, do virabrequim, para subir e comprimir a mistura 12,6:1 vezes, ao invés de comprimir só 9,8 ou até 7????
                                        então, seria mais fácil para um motor girar com menos taxa, do que um com alta taxa né???

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                                          escreveu em última edição por
                                          #75

                                          não se a quantidade de pressão + combustivel for a mesma, ai com mais espaço (menos taxa), menos explosão. isso já é bem obvio.

                                          porem, voltamos ao ponto que já foi explicado e vc já aceitou, que mostra q neste mesmo caso ai acima, vc teria mais espaço para comprimir ainda mais combustivel com maior pressão e com menor risco.

                                          não sei nem pq vcs ainda estão discutindo…

                                          pois é, eu não explico mais nada. ou ele acredita ou não acredita na teoria + a prática.
                                          azar.

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