Taxa de 7,5:1 no alcool
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p mim não existe taxa ideal
se não quebrar …....qto mais alta melhor.
2 motores turbinados idênticos .......o q tiver + taxa vai render +
isso chama-se explosão em confinamento
pelo contrário
taxa mais baixa = câmara maior
câmara maior = mais espaço para comprimir mistura = maior explosão -
acho que vc misturou tudo. taxa alta com pressão de 1 bar para correr endurance???
ai o certo seria justamente o contrario, taxa menor e pressão um pouco mais alta.para o dia a dia sim vc poderia usar taxa mais alta, mas com turbo continuo achando besteira, vc não pode sacrificar justamente a fase turbo de um carro turbo, só para que ele fique um pouco melhor na fase aspirada, que é uma fase q nem de performance é, já que até para arrancar forte vc já ta pressurizando o motor.
esse seu motor com 11:1 de taxa e 1.2 bar de pressão já está montado? cuidado com isso em, eu tenho certeza de que vc vai se aborrecer cedo. vai ter q ficar atrasando ponto para não grilar e isso é frustrante.
boa sorte.
então anderson, não misturei não.. já tive um ap 2000 que usava 13:1 no álcool empurrando 1,0bar.. quebrei canaleta n vezes com esta pressão. o carro só parou de quebrar quando baixei a pressão para 0,8.. mas era outra época (10 anos atrás), carburado, etc..
agora trabalho no limite da minha turbina, que é entre 1,1 e 1,2 (ihi pequena) mas agora injetado. com esta taxa de 11:1 (foi buretado tudo pra se chegar até ela) tenho algo entre 24 de taxa dinâmica. não acredito que eu tenha problemas. o motor está montado e rodei a primeira vez na sexta-feira agora. já comentei anteriormente.. assim que estiver amaciado e acertado postarei os vídeos.. e no próximo tuning day aqui em ctba serei presença garantida…abraxxx
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vc está enganado a taxa original dele a gasolina é coisa de 9,5:1, eu usinei 2,5mm da cabeça do pistão (gasolina) para poder chegar nestes 8,6:1 que uso.
abraçpo,acho q não
nem a do 1.6/s gasolina é essa taxaolhe a ficha técnica de todos os motores de chevette
http://www.chevettemaniac.com/fichatecnica.html
o meu é o com bloco vermelho.
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http://www2.uol.com.br/bestcars/classicos/chevette-4.htm
pode conferir, a taxa do 1.6 a gasolina é igual a do 1.4 gasolina…
mas nitidamente os cabeçotes tem câmaras de combustão de tamanhos diferentes.
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esse assunto ja foi debatido e exclarecido no pp trocentas vzs, mas o pessoal tem preguiça de usar o mecanismo de busca e com isso continua sem saber o que está falando
…............ motor 2.0 com 12:1 de taxa e 1 bar de pressão: 4149,20 cc
motor 2.0 com 8,5:1 de taxa e 1 bar de pressão: 4232,96 cc ............carol
repita essa conta acima c 5:1 de taxa e depois c 2:1 de taxa
meu motor tem 10,8:1….......vou destaxar se isso for verdade
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http://www2.uol.com.br/bestcars/classicos/chevette-4.htm
pode conferir, a taxa do 1.6 a gasolina é igual a do 1.4 gasolina…
mas nitidamente os cabeçotes tem câmaras de combustão de tamanhos diferentes.
câmaras de tamanho diferente para volumes de deslocamento diferentes.. lembre que taxa de compressão é uma relação geométrica… já vi muito mexânico medindo taxa de compressão com um manômetro pra medir pressão de cilindro...
abraxxx
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esse assunto ja foi debatido e exclarecido no pp trocentas vzs, mas o pessoal tem preguiça de usar o mecanismo de busca e com isso continua sem saber o que está falando
…............ motor 2.0 com 12:1 de taxa e 1 bar de pressão: 4149,20 cc
motor 2.0 com 8,5:1 de taxa e 1 bar de pressão: 4232,96 cc ............carol
repita essa conta acima c 5:1 de taxa e depois c 2:1 de taxa
meu motor tem 10,8:1….......vou destaxar se isso for verdade
gaúcho..
pior que é real o que a carol falou… mas na minha opinião esta diferença é muito pequena para ser levada em consideração...
só mais um exemplo (do meu motor... hehe)... e prometo que é o último... heheh
motor 1850cc, 11:1 de taxa, 1.2 de pressão:
volume admitido sob pressão - 4470cc
taxa dinâmica - 24,2:1motor 1850cc, 8:1 de taxa, 1.2 de pressão:
volume admitido sob pressão- 4645cc (maior que o caso anterior)
taxa dinâmica - 17,6:1 (bem menor que o caso anterior)agora veja que o segundo caso com a mesma taxa dinâmica de 24:1
motor 1850cc, 8:1 de taxa, 2bar de pressão:
volume admitido sob pressão - 6545cc (e aqui sim, muito maior)veja que este terceiro exemplo permite trabalhar com uma pressão de turbo muito superior pra atingir a mesma taxa dinâmica do primeiro exemplo, e com isso admitir muito mais mistura na câmara.
concordo com a carol, mas repito que o mesmo motor em deslocamento com a mesma pressão de trabalho em turbo, renderá mais o que tiver a maior taxa de compressão. ele admite um pouco (e muito pouco) menos de volume mas a taxa dinâmica compensa.
abraxxx
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é assim?
então toda a engª tá errada.
não se a quantidade de pressão + combustivel for a mesma, aí com mais espaço (menos taxa), menos explosão. isso já é bem óbvio.
porém, voltamos ao ponto que já foi explicado e vc já aceitou, que mostra q neste mesmo caso aí acima, vc teria mais espaço para comprimir ainda mais combustivel com maior pressão e com menor risco.
não sei nem pq vcs ainda estão discutindo…
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ah.. e respondendo pela carol..
motor 2.0, 1bar de pressão, 5:1 de taxa = 4960,74cc (taxa dinâmica 10:1)
motor 2.0, 1bar de pressão, 2:1 de taxa = 7937,19cc (taxa dinâmica 4:1)
meio litro por câmaraabraxxx
agora sim
se fica + forte turbinar c taxa baixa vamos fazer direito
quem será o 1º a turbinar c 2:1 de taxa ?
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agora sim
se fica + forte turbinar c taxa baixa vamos fazer direito
quem será o 1º a turbinar c 2:1 de taxa ?
hahaha com esta taxa dá pra trabalhar com uns 50bar de pressão
brincadeira… fiz as contas e dá pra encher 11 bar pra chegar nos 24 de taxa dinâmica e chegar a um volume admitido sob pressão de 47623,14cc monstroabraxxx
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bom meu passat é um ap2.0 com 10:1 de taxa com 1kg até aonde eu poderia socar pressão sem dores de cabeça?
outra coisa, esses cálculos não teriam haver com o tamanho da turbina, maior a turbina, maior o volume, correto?
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ah.. e respondendo pela carol..
motor 2.0, 1bar de pressão, 5:1 de taxa = 4960,74cc (taxa dinâmica 10:1)
motor 2.0, 1bar de pressão, 2:1 de taxa = 7937,19cc (taxa dinâmica 4:1)
meio litro por câmara
abraxxx
eu nao consigo assimilar esta conta de vocês. nao interessa se a camara tem 100ml ou 500ml, quem determina o enchimento do motor é o deslocamento volumetrico do mesmo nao? que continua sendo perto de 1984cc ( 82.5 / 2 ^ 2 x 3.14 x 92.8 x 4 ). a camara vai ter meio litro, blz, mas penso no inicio da fase de admissao já vai comecar com meio litro de fumaça dentro do cilindro que é impossivel de ser expulso, e pior, como o carro é turbo, este meio litro vai estar sob pressão.
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ok galera
muito bem explicado carol
agora sei que vou ficar com ele destaxadaço mesmo, e tacar pressão.
acho mesmo que o carro tem q andar quando se pisa fundo / dá pressão.
mas to na dúvida de trocar ou naum o cabeçote pelo do 1.4.
ps. com essa taxa, de 7,5:1, quanto eu tenho q dar de pressão pra chegar em 24:1 de taxa dinamica?
É melhor eu aprender a fórmula, pra eu mesmo poder fazer minhas experiencias com o papel e a caneta…..rs
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eu nao consigo assimilar esta conta de vocês. nao interessa se a camara tem 100ml ou 500ml, quem determina o enchimento do motor é o deslocamento volumetrico do mesmo nao? que continua sendo perto de 1984cc ( 82.5 / 2 ^ 2 x 3.14 x 92.8 x 4 ). a camara vai ter meio litro, blz, mas penso no inicio da fase de admissao já vai comecar com meio litro de fumaca dentro do cilindro que é impossivel de ser expulso, e pior, como o carro é turbo, este meio litro vai estar sob pressao.
ei.. não leva muito a sério não.. isto foi só uma hipótese.. heheh claro que uma câmara de meio litro em um motor que tem um deslocamento de meio litro e inviável..
mas veja que assim mesmo este meio litro de fumaça comprimido a 1bar ocuparia 0,25l de espaço liberando mais 0,25l para mistura comprimida.. com 11bar então este meio litro viraria nada.. hehehhe só viajando aqui tá
abraxxx
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ok galera
muito bem explicado carolagora sei que vou ficar com ele destaxadão mesmo, e tacar pressão.
acho mesmo que o carro tem q andar quando se pisa fundo / dá pressão.
mas to na duvida de trocar ou naum o cabeçote pelo do 1.4.
ps. com essa taxa, de 7,5:1, quanto eu tenho q dar de pressão pra chegar em 24:1 de taxa dinamica?É melhor eu aprender a fórmula, pra eu mesmo poder fazer minhas experiencias com o papel e a caneta…..rs
olha, pelas minhas contas 2.2bar..
abraxxx
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eu nao consigo assimilar esta conta de vocês. nao interessa se a camara tem 100ml ou 500ml, quem determina o enchimento do motor é o deslocamento volumetrico do mesmo nao? que continua sendo perto de 1984cc ( 82.5 / 2 ^ 2 x 3.14 x 92.8 x 4 ). a camara vai ter meio litro, blz, mas penso no inicio da fase de admissao já vai comecar com meio litro de fumaça dentro do cilindro que é impossivel de ser expulso, e pior, como o carro é turbo, este meio litro vai estar sob pressão.
11 bar is noooo problem