Taxa de 7,5:1 no alcool
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esse assunto ja foi debatido e exclarecido no pp trocentas vzs, mas o pessoal tem preguiça de usar o mecanismo de busca e com isso continua sem saber o que está falando
…............ motor 2.0 com 12:1 de taxa e 1 bar de pressão: 4149,20 cc
motor 2.0 com 8,5:1 de taxa e 1 bar de pressão: 4232,96 cc ............carol
repita essa conta acima c 5:1 de taxa e depois c 2:1 de taxa
meu motor tem 10,8:1….......vou destaxar se isso for verdade
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http://www2.uol.com.br/bestcars/classicos/chevette-4.htm
pode conferir, a taxa do 1.6 a gasolina é igual a do 1.4 gasolina…
mas nitidamente os cabeçotes tem câmaras de combustão de tamanhos diferentes.
câmaras de tamanho diferente para volumes de deslocamento diferentes.. lembre que taxa de compressão é uma relação geométrica… já vi muito mexânico medindo taxa de compressão com um manômetro pra medir pressão de cilindro...
abraxxx
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esse assunto ja foi debatido e exclarecido no pp trocentas vzs, mas o pessoal tem preguiça de usar o mecanismo de busca e com isso continua sem saber o que está falando
…............ motor 2.0 com 12:1 de taxa e 1 bar de pressão: 4149,20 cc
motor 2.0 com 8,5:1 de taxa e 1 bar de pressão: 4232,96 cc ............carol
repita essa conta acima c 5:1 de taxa e depois c 2:1 de taxa
meu motor tem 10,8:1….......vou destaxar se isso for verdade
gaúcho..
pior que é real o que a carol falou… mas na minha opinião esta diferença é muito pequena para ser levada em consideração...
só mais um exemplo (do meu motor... hehe)... e prometo que é o último... heheh
motor 1850cc, 11:1 de taxa, 1.2 de pressão:
volume admitido sob pressão - 4470cc
taxa dinâmica - 24,2:1motor 1850cc, 8:1 de taxa, 1.2 de pressão:
volume admitido sob pressão- 4645cc (maior que o caso anterior)
taxa dinâmica - 17,6:1 (bem menor que o caso anterior)agora veja que o segundo caso com a mesma taxa dinâmica de 24:1
motor 1850cc, 8:1 de taxa, 2bar de pressão:
volume admitido sob pressão - 6545cc (e aqui sim, muito maior)veja que este terceiro exemplo permite trabalhar com uma pressão de turbo muito superior pra atingir a mesma taxa dinâmica do primeiro exemplo, e com isso admitir muito mais mistura na câmara.
concordo com a carol, mas repito que o mesmo motor em deslocamento com a mesma pressão de trabalho em turbo, renderá mais o que tiver a maior taxa de compressão. ele admite um pouco (e muito pouco) menos de volume mas a taxa dinâmica compensa.
abraxxx
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é assim?
então toda a engª tá errada.
não se a quantidade de pressão + combustivel for a mesma, aí com mais espaço (menos taxa), menos explosão. isso já é bem óbvio.
porém, voltamos ao ponto que já foi explicado e vc já aceitou, que mostra q neste mesmo caso aí acima, vc teria mais espaço para comprimir ainda mais combustivel com maior pressão e com menor risco.
não sei nem pq vcs ainda estão discutindo…
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ah.. e respondendo pela carol..
motor 2.0, 1bar de pressão, 5:1 de taxa = 4960,74cc (taxa dinâmica 10:1)
motor 2.0, 1bar de pressão, 2:1 de taxa = 7937,19cc (taxa dinâmica 4:1)
meio litro por câmaraabraxxx
agora sim
se fica + forte turbinar c taxa baixa vamos fazer direito
quem será o 1º a turbinar c 2:1 de taxa ?
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agora sim
se fica + forte turbinar c taxa baixa vamos fazer direito
quem será o 1º a turbinar c 2:1 de taxa ?
hahaha com esta taxa dá pra trabalhar com uns 50bar de pressão
brincadeira… fiz as contas e dá pra encher 11 bar pra chegar nos 24 de taxa dinâmica e chegar a um volume admitido sob pressão de 47623,14cc monstroabraxxx
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bom meu passat é um ap2.0 com 10:1 de taxa com 1kg até aonde eu poderia socar pressão sem dores de cabeça?
outra coisa, esses cálculos não teriam haver com o tamanho da turbina, maior a turbina, maior o volume, correto?
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ah.. e respondendo pela carol..
motor 2.0, 1bar de pressão, 5:1 de taxa = 4960,74cc (taxa dinâmica 10:1)
motor 2.0, 1bar de pressão, 2:1 de taxa = 7937,19cc (taxa dinâmica 4:1)
meio litro por câmara
abraxxx
eu nao consigo assimilar esta conta de vocês. nao interessa se a camara tem 100ml ou 500ml, quem determina o enchimento do motor é o deslocamento volumetrico do mesmo nao? que continua sendo perto de 1984cc ( 82.5 / 2 ^ 2 x 3.14 x 92.8 x 4 ). a camara vai ter meio litro, blz, mas penso no inicio da fase de admissao já vai comecar com meio litro de fumaça dentro do cilindro que é impossivel de ser expulso, e pior, como o carro é turbo, este meio litro vai estar sob pressão.
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ok galera
muito bem explicado carol
agora sei que vou ficar com ele destaxadaço mesmo, e tacar pressão.
acho mesmo que o carro tem q andar quando se pisa fundo / dá pressão.
mas to na dúvida de trocar ou naum o cabeçote pelo do 1.4.
ps. com essa taxa, de 7,5:1, quanto eu tenho q dar de pressão pra chegar em 24:1 de taxa dinamica?
É melhor eu aprender a fórmula, pra eu mesmo poder fazer minhas experiencias com o papel e a caneta…..rs
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eu nao consigo assimilar esta conta de vocês. nao interessa se a camara tem 100ml ou 500ml, quem determina o enchimento do motor é o deslocamento volumetrico do mesmo nao? que continua sendo perto de 1984cc ( 82.5 / 2 ^ 2 x 3.14 x 92.8 x 4 ). a camara vai ter meio litro, blz, mas penso no inicio da fase de admissao já vai comecar com meio litro de fumaca dentro do cilindro que é impossivel de ser expulso, e pior, como o carro é turbo, este meio litro vai estar sob pressao.
ei.. não leva muito a sério não.. isto foi só uma hipótese.. heheh claro que uma câmara de meio litro em um motor que tem um deslocamento de meio litro e inviável..
mas veja que assim mesmo este meio litro de fumaça comprimido a 1bar ocuparia 0,25l de espaço liberando mais 0,25l para mistura comprimida.. com 11bar então este meio litro viraria nada.. hehehhe só viajando aqui tá
abraxxx
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ok galera
muito bem explicado carolagora sei que vou ficar com ele destaxadão mesmo, e tacar pressão.
acho mesmo que o carro tem q andar quando se pisa fundo / dá pressão.
mas to na duvida de trocar ou naum o cabeçote pelo do 1.4.
ps. com essa taxa, de 7,5:1, quanto eu tenho q dar de pressão pra chegar em 24:1 de taxa dinamica?É melhor eu aprender a fórmula, pra eu mesmo poder fazer minhas experiencias com o papel e a caneta…..rs
olha, pelas minhas contas 2.2bar..
abraxxx
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eu nao consigo assimilar esta conta de vocês. nao interessa se a camara tem 100ml ou 500ml, quem determina o enchimento do motor é o deslocamento volumetrico do mesmo nao? que continua sendo perto de 1984cc ( 82.5 / 2 ^ 2 x 3.14 x 92.8 x 4 ). a camara vai ter meio litro, blz, mas penso no inicio da fase de admissao já vai comecar com meio litro de fumaça dentro do cilindro que é impossivel de ser expulso, e pior, como o carro é turbo, este meio litro vai estar sob pressão.
11 bar is noooo problem
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olha, pelas minhas contas 2.2bar..
abraxxx
nossa senhora, naum tenho nem relógio pra isso
kkkkkkkkkkkkkkkkkk
mentira, o meu é de 3 bar….
mas q ia ser legal falar pra galera, q tá com 2,2 de pressão, isso ia....
mas minha 42/48 nem enche isso..... só dá 2 mesmo.... masterlixo rsssss
po, então vou endoidar, próximo passo, bico monza mono + repetidor de pulso e ligar o booster q ta desligado
coitada da turbina, vai trabalhar como gente agora
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acho q não
nem a do 1.6/s gasolina é essa taxa
olhe a ficha técnica de todos os motores de chevette
http://www.chevettemaniac.com/fichatecnica.html
o meu é o com bloco vermelho.
cara a merda da internet é isso, um cara publicou uma m*rda errada a muito tempo atraz e todo mundo só copia (estas taxas de chevas é igual a história do pistão de liga de aluminio+silicone)
consulte o catalogo da mahle:
http://catalogo.mahle.com.br/catalogos/welcome.do;jsessionid=9cc8858b0b6d5f8952e6582c65234ad4
lá vc vai ver que chevette a alcool (1.6) tem 11.8:1 de taxa (medi 11,7 no meu quando desmontei e fiquei encucado por isso fui atraz da informação)
tanto o 1.6 quanto o 1.6/s tem mais que 9:1 de taxa original (variando um pouco de carro para carro, principalmente estes motores velhos que já passaram por retifica)
não tenha certeza da taxa do teu carro se você não mediu
abraço,
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galera, isto é algo, que sempre me faz pensar…
olha só...
peguei, um amigo, com um corsa também, só que motor gasolina mpfi, 9,8:1 e 1.2 bar de pressão....
olha, tomou uma bucha violenta de mim, que tenho motor original alcool com 12,6:1 de taxa...
principalmente na fase aspirada...
que em motores destaxados, no alcool, em quanto a turbina não enche, passam apuros...
entendo eu, que também, pelo fato da taxa de compressão ser menor, talvez caiba mais ar, com mais combustivel dentro do motor.
em contrapartida, com taxa alta, vc vai comprimir uma quantidade x de ar, muito mais vezes, e jogar a fagulha da vela... aumentando assim, a explosão, e consequentemente a potencia...
agora vem uma outra pergunta...
será que um motor com alta taxa de compressão, não consome + potência, do virabrequim, para subir e comprimir a mistura 12,6:1 vezes, ao invés de comprimir só 9,8 ou até 7????
então, seria mais fácil para um motor girar com menos taxa, do que um com alta taxa né???