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Grande/pequena x pequena/grande

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  • V Offline
    V Offline
    Vences
    escreveu em última edição por
    #35

    engraçado… ja vi uns 3 motores estacion?rios (geradores de energia) que usavam setup assim, uma cx quente ogro (nao sei o tamanho mas era grande) e uma fria que parecia uma apl....  :olhos:

    [snapback]634800[/snapback]

    já parou pra pensar pq esses motores a diesel não tem válvula de al?vio ?

    isso se chama cortar custos. mas para não ferrar com o motor ao eliminar uma coisa importante, vc acaba o piorando em outros aspectos.

    bom… mas para não me chamarem de radical, pode-se dizer que se ganha muito em durabilidade com isso.

    []`s

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    • Q Offline
      Q Offline
      quarteto
      escreveu em última edição por
      #36

      já parou pra pensar pq esses motores a diesel não tem válvula de al?vio ?

      isso se chama cortar custos. mas para não ferrar com o motor ao eliminar uma coisa importante, vc acaba o piorando em outros aspectos.

      bom… mas para não me chamarem de radical, pode-se dizer que se ganha muito em durabilidade com isso.

      []`s

      [snapback]635270[/snapback]

      não entendi…

      se isso se chama cortar custos e o motor é piorado em outros aspectos, pq se ganha em durabilidade, onde seria justamente o q teria mais perda?

      e motor a diesel, ainda mais estacion?rio, os par?metros de funcionamento são completamente diferentes...eu duvido que esse turbo sem válvula de al?vio esteja mal dimensionado para aquela aplicação...

      e pelo pouco q eu sei, motor a diesel dos grandes (tipo de caminhões pesados, carretas, unidades geradoras, etc.) não tám válvula de al?vio, e nem por isso h? corte de custos com piora em outros aspectos , seja lá quais eles forem...

      outra coisa q induz a achar que a caixa fria, ou o turbo, é pequena é que o motor é tão grande que a caixa fria parece pequena, mesmo sendo uma .72 jamanta

      1 Resposta Última resposta
      • G Offline
        G Offline
        Garcia
        escreveu em última edição por
        #37

        já parou pra pensar pq esses motores a diesel não tem válvula de al?vio ?

        isso se chama cortar custos. mas para não ferrar com o motor ao eliminar uma coisa importante, vc acaba o piorando em outros aspectos.

        bom… mas para não me chamarem de radical, pode-se dizer que se ganha muito em durabilidade com isso.

        []`s

        [snapback]635270[/snapback]

        realmente, as turbinas motores diesel não tem válvula de al?vio, prioridade…

        como também não tem corpo de borboleta(s).

        agora, cortar custosó huuuum...

        motores diesel aspirados não tem tb porque não precisa. o que comanda a velocidade do motor é a bomba injetora de dáesel, e não uma válvula de filzo de ar.

        nos diesel turbinados, existe um diafragma, parecido com um corpo de borboleta, que fica entre a turbina e o coletor. snme, funciona (mecanicamente) em conjunto com o acelerador...

        acelerando o motor, o diafragma abre e deixa passar ar...

        parando de acelerar, o diafragma fecha e diminui o fluxo de ar...

        curiosidade: os motores diesel são os únicos que já vêm de fábrica batendo pino ... rs...

        1 Resposta Última resposta
        • V Offline
          V Offline
          Vences
          escreveu em última edição por
          #38

          não entendi…

          se isso se chama cortar custos e o motor é piorado em outros aspectos, pq se ganha em durabilidade, onde seria justamente o q teria mais perda?

          e motor a diesel, ainda mais estacion?rio, os par?metros de funcionamento são completamente diferentes...eu duvido que esse turbo sem válvula de al?vio esteja mal dimensionado para aquela aplicação...

          e pelo pouco q eu sei, motor a diesel dos grandes (tipo de caminhões pesados, carretas, unidades geradoras, etc.) não tám válvula de al?vio, e nem por isso h? corte de custos com piora em outros aspectos , seja lá quais eles forem...

          outra coisa q induz a achar que a caixa fria, ou o turbo, é pequena é que o motor é tão grande que a caixa fria parece pequena, mesmo sendo uma .72 jamanta

          [snapback]635278[/snapback]

          estava me referindo não só aos estacion?rios mas também nos de caminhões. mas como a resposta que dei foi de uma pergunta sobre estacio?rios, a culpa é minha nesse aspecto, rsrsrs

          veja bem. vc produz um motor pra um caminhão e quer deix?-lo mais barato sem ferrar com sua durabilidade. o que dá pra fazer ?

          elimine a válvula de al?vio.

          mas como regular a pressão então é regule-a pelo tamanho do eixo e cacacol quente. isto ?, vc configura de tal modo que nunca aquela parte fria escolhida será capaz de gerar massa/volume suficientes para fazer o eixo girar mais rápido até a rotação limite que está regulada na bomba. se o eixo não gira mais ainda então a pressão na admissão não vai subir mais.

          o que se tem é lag. poderia-se conseguir curvas de torque/potência bem maiores e manter-se a potência máxima desejada com uma válvula de al?vio e outra configuração quente. é esse sentido que quiz dizer com piorando o motor… piorando desempenho.

          mas no entanto o motor agora tem maior durabilidade, assim como o turbocompressor. e ainda garante que o dono do caminhão não tente apertar o parafuso pra render mais... tenha certeza que eles sempre querem isso. pergunte a qualquer bombista quantos deles pedem para dar mais meia voltinha no parafuso do óleo e/ou do giro.

          o cortar custos é claro que é uma consequência. o que se visa mesmo é durabilidade.

          mas aí alguém fala: o que não faz a pressão subir mais ainda é a regulagem da bomba que l? a pressão de admissão e começa a diminuir o dábito de diesel para os injetores. a mistura empobrece e a potência deixa de subir (assim como a pressão). correto. é só alterar a bomba e o seu intuito de limitar a pressão pelo gigantismo da parte quente (e/ou nanismo da parte fria) vai pro espaço

          em partes... consegue-se um pouco mais de desempenho sim... mas não muito. estaráamos basicamente mexendo no combustável. agora... mais ar... só mexendo no turbocompressor.

          como válvula de al?vio é algo que trabalha na parte quente a durabilidade é pequena. vejam que me refiro é durabilidade relativa é esses motores grandalhões. engraçado que já vi/li vólvula de al?vio antes da entrada da parte fria . um sistema que restringe o di?metro da passagem de ar para o rotor. assim, o ar ali uma momento chega a ser supersúnico e assim a vazão não aumenta. se vazão não cresce... potência também não.


          garcia,

          não falei nada de corpo de borboleta nem de válvula de prioridade.

          quanto é valvula que vc falou, já vi depois da turbina, e serve até onde sei para freio-motor.

          []?s

          1 Resposta Última resposta
          • G Offline
            G Offline
            Garcia
            escreveu em última edição por
            #39

            –------

            garcia,

            não falei nada de corpo de borboleta nem de válvula de prioridade.

            quanto é valvula que vc falou, já vi depois da turbina, e serve até onde sei para freio-motor.

            []?s

            [snapback]635373[/snapback]

            basicamente sim.

            mas, quando vc pora de acelerar um motor, ele deixa de ser uma fonte produtora de energia e passa a ser uma fonte consumidora de energia.

            ps: eu sei que você não falou, apenas aproveitei a ocasião para citar isso… :ppteam:

            desculpe se me fiz interpretar mal...

            ? que, depois que eu vi uns experts (de outro fórum) falando que para turbinar um motor diesel era s? colocar um bico extra e uma bomba degete? , e acertar pela sonda tava tudo certo...

            :olhos:

            1 Resposta Última resposta
            • F Offline
              F Offline
              Fabio Lima
              escreveu em última edição por
              #40

              caminhao nao é que tenha lag assim nao…

              no 112, pelo que me lembro, nao existe alivio, nem prioridade, nem borboleta, nada. o que tiver que encher enche, mas tb devemos considerar que esses motores nao tem uma faixa de uso tão grande quanto nos ciclos otto.

              a turbina enche a 1200 ~ 1500 rpm, em 2000~2500 o motor já entra em red-line.

              1 Resposta Última resposta
              • Q Offline
                Q Offline
                quarteto
                escreveu em última edição por
                #41

                vences…

                agora eu entendi a sua explicação...no outro post não tinha ficado claro

                mas os motores a diesel não tám tanto lag assim não, justamente pelo q o f?bio disse...a faixa de rpm útil de um motor desse é muito pequena e geralmente 2000 e poucos rpm já é estourar giro...e isso num motor diesel é muito danoso, já que geralmente esse tipo de motor tem curso longo

                1 Resposta Última resposta
                • G Offline
                  G Offline
                  Gaucho
                  escreveu em última edição por
                  #42

                  ? que, depois que eu vi uns experts (de outro fórum) falando que para turbinar um motor diesel era s? colocar um bico extra e uma bomba degete? , e acertar pela sonda tava tudo certo…

                  :olhos:

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                  já vê isso ao vivo

                  bico extra p turbinar e vê tb bomba elétrica p instalação de nitro.

                  1 Resposta Última resposta
                  • F Offline
                    F Offline
                    Fabio Lima
                    escreveu em última edição por
                    #43

                    ? que, depois que eu vi uns experts (de outro fórum) falando que para turbinar um motor diesel era s? colocar um bico extra e uma bomba degete? , e acertar pela sonda tava tudo certo…

                    :olhos:

                    [snapback]635375[/snapback]

                    se vc pensar, desdeque nao tem borboleta, nao existe mistura pobre no ciclo diesel, pq os cilindros sempre estao enchendo 100% e quem comanda a producao de potencia é o tanto de diesel injetado. maaaasss mistura rica existe, quando o motor nao consegue queimar todo diesel injetado, ai o motor quebra.

                    motor tem é que ter acerto e nao gambiarra.

                    1 Resposta Última resposta
                    • G Offline
                      G Offline
                      Gaucho
                      escreveu em última edição por
                      #44

                      se vc pensar, desdeque nao tem borboleta, nao existe mistura pobre no ciclo diesel,

                      os diesel modernos q são injeção eletrúnica…........... tem borboletas e válvulas q espirram. :olhos:

                      1 Resposta Última resposta
                      • B Offline
                        B Offline
                        barata_cefet
                        escreveu em última edição por
                        #45

                        pior que vê um motor diesel com um sistema parecido este final de semana, em chapec?,sc, inclusive com injeção de nitro e uma holset monstruosa fiquei impressionado

                        no comeão pensei ser só para aparencia, mas olhando o motor de perto parecia tudo montado para funcionar (apesar que não andei com o carro)

                        abraço,

                        1 Resposta Última resposta
                        • P Offline
                          P Offline
                          Pearc3
                          escreveu em última edição por
                          #46

                          voltando ao topico, existe diferenças na pratica entre uma turbina com refluxo e uma normal? quais são?

                          :ops:

                          1 Resposta Última resposta
                          • A Offline
                            A Offline
                            Adriano Sushi
                            escreveu em última edição por
                            #47

                            vish cada um fala uma coisa sobre isso… uns falam q ajuda na baixa, outros falam q ajuda na alta... so sei q uma turbina com refluxo fica mt mais bonito o apito dela enxendo :ops: :(

                            1 Resposta Última resposta
                            • Q Offline
                              Q Offline
                              quarteto
                              escreveu em última edição por
                              #48

                              vish cada um fala uma coisa sobre isso… uns falam q ajuda na baixa, outros falam q ajuda na alta... so sei q uma turbina com refluxo fica mt mais bonito o apito dela enxendo :( :pix:

                              [snapback]635798[/snapback]

                              ajuda a desfazer as bolhas no rotor qdo ele tá na faixa de surge …

                              pense num turbo grande regulado pra gerar uma pressão baixa...formam-se uma espocie de bolhas de alta pressão ao redor das pos do rotor, que fazem com q a pressão oscile e dificulte ele a girar mais rápido...

                              o rasgo do refluxo faz com q essas bolhas se dissipem, a pressão pare de oscilar e o turbo gira mais solto...

                              a grosso modo é isso...

                              eu tinha uma figura boa pra ilustrar isso, mas eu não sei onde tá :ops:

                              1 Resposta Última resposta
                              • P Offline
                                P Offline
                                PrEsA
                                escreveu em última edição por
                                #49

                                ajuda na pegada.

                                o fluxo de ar perto da parede chega com maior velocidade ao rotor, mesmo em baixa.

                                1 Resposta Última resposta

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