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  • D Offline
    D Offline
    danielparati
    escreveu em última edição por
    #33

    rotor e eixo grande, geram uma volume maior, e caixas maiores fazem uma massa de ar maior, e mais fria… ai o ideal eh casar os tamanhos de rotor e eixo e caixas pra sua aplicação...

    [snapback]634989[/snapback]

    yyyyyyoooooooouuu mannnn

    disse tudoooooooooo

    nada a declarar hehehe tirou as palavras da minha boca agora hehehehehe

    pode fechar o topico :olhos: :ppteam:

    ja esta mais do que explicado :humpft: :humpft: :humpft:

    1 Resposta Última resposta
    • P Offline
      P Offline
      Pearc3
      escreveu em última edição por
      #34

      agora entendi vlw pela explica?ao mano

      :olhos:

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      • V Offline
        V Offline
        Vences
        escreveu em última edição por
        #35

        engraçado… ja vi uns 3 motores estacion?rios (geradores de energia) que usavam setup assim, uma cx quente ogro (nao sei o tamanho mas era grande) e uma fria que parecia uma apl....  :olhos:

        [snapback]634800[/snapback]

        já parou pra pensar pq esses motores a diesel não tem válvula de al?vio ?

        isso se chama cortar custos. mas para não ferrar com o motor ao eliminar uma coisa importante, vc acaba o piorando em outros aspectos.

        bom… mas para não me chamarem de radical, pode-se dizer que se ganha muito em durabilidade com isso.

        []`s

        1 Resposta Última resposta
        • Q Offline
          Q Offline
          quarteto
          escreveu em última edição por
          #36

          já parou pra pensar pq esses motores a diesel não tem válvula de al?vio ?

          isso se chama cortar custos. mas para não ferrar com o motor ao eliminar uma coisa importante, vc acaba o piorando em outros aspectos.

          bom… mas para não me chamarem de radical, pode-se dizer que se ganha muito em durabilidade com isso.

          []`s

          [snapback]635270[/snapback]

          não entendi…

          se isso se chama cortar custos e o motor é piorado em outros aspectos, pq se ganha em durabilidade, onde seria justamente o q teria mais perda?

          e motor a diesel, ainda mais estacion?rio, os par?metros de funcionamento são completamente diferentes...eu duvido que esse turbo sem válvula de al?vio esteja mal dimensionado para aquela aplicação...

          e pelo pouco q eu sei, motor a diesel dos grandes (tipo de caminhões pesados, carretas, unidades geradoras, etc.) não tám válvula de al?vio, e nem por isso h? corte de custos com piora em outros aspectos , seja lá quais eles forem...

          outra coisa q induz a achar que a caixa fria, ou o turbo, é pequena é que o motor é tão grande que a caixa fria parece pequena, mesmo sendo uma .72 jamanta

          1 Resposta Última resposta
          • G Offline
            G Offline
            Garcia
            escreveu em última edição por
            #37

            já parou pra pensar pq esses motores a diesel não tem válvula de al?vio ?

            isso se chama cortar custos. mas para não ferrar com o motor ao eliminar uma coisa importante, vc acaba o piorando em outros aspectos.

            bom… mas para não me chamarem de radical, pode-se dizer que se ganha muito em durabilidade com isso.

            []`s

            [snapback]635270[/snapback]

            realmente, as turbinas motores diesel não tem válvula de al?vio, prioridade…

            como também não tem corpo de borboleta(s).

            agora, cortar custosó huuuum...

            motores diesel aspirados não tem tb porque não precisa. o que comanda a velocidade do motor é a bomba injetora de dáesel, e não uma válvula de filzo de ar.

            nos diesel turbinados, existe um diafragma, parecido com um corpo de borboleta, que fica entre a turbina e o coletor. snme, funciona (mecanicamente) em conjunto com o acelerador...

            acelerando o motor, o diafragma abre e deixa passar ar...

            parando de acelerar, o diafragma fecha e diminui o fluxo de ar...

            curiosidade: os motores diesel são os únicos que já vêm de fábrica batendo pino ... rs...

            1 Resposta Última resposta
            • V Offline
              V Offline
              Vences
              escreveu em última edição por
              #38

              não entendi…

              se isso se chama cortar custos e o motor é piorado em outros aspectos, pq se ganha em durabilidade, onde seria justamente o q teria mais perda?

              e motor a diesel, ainda mais estacion?rio, os par?metros de funcionamento são completamente diferentes...eu duvido que esse turbo sem válvula de al?vio esteja mal dimensionado para aquela aplicação...

              e pelo pouco q eu sei, motor a diesel dos grandes (tipo de caminhões pesados, carretas, unidades geradoras, etc.) não tám válvula de al?vio, e nem por isso h? corte de custos com piora em outros aspectos , seja lá quais eles forem...

              outra coisa q induz a achar que a caixa fria, ou o turbo, é pequena é que o motor é tão grande que a caixa fria parece pequena, mesmo sendo uma .72 jamanta

              [snapback]635278[/snapback]

              estava me referindo não só aos estacion?rios mas também nos de caminhões. mas como a resposta que dei foi de uma pergunta sobre estacio?rios, a culpa é minha nesse aspecto, rsrsrs

              veja bem. vc produz um motor pra um caminhão e quer deix?-lo mais barato sem ferrar com sua durabilidade. o que dá pra fazer ?

              elimine a válvula de al?vio.

              mas como regular a pressão então é regule-a pelo tamanho do eixo e cacacol quente. isto ?, vc configura de tal modo que nunca aquela parte fria escolhida será capaz de gerar massa/volume suficientes para fazer o eixo girar mais rápido até a rotação limite que está regulada na bomba. se o eixo não gira mais ainda então a pressão na admissão não vai subir mais.

              o que se tem é lag. poderia-se conseguir curvas de torque/potência bem maiores e manter-se a potência máxima desejada com uma válvula de al?vio e outra configuração quente. é esse sentido que quiz dizer com piorando o motor… piorando desempenho.

              mas no entanto o motor agora tem maior durabilidade, assim como o turbocompressor. e ainda garante que o dono do caminhão não tente apertar o parafuso pra render mais... tenha certeza que eles sempre querem isso. pergunte a qualquer bombista quantos deles pedem para dar mais meia voltinha no parafuso do óleo e/ou do giro.

              o cortar custos é claro que é uma consequência. o que se visa mesmo é durabilidade.

              mas aí alguém fala: o que não faz a pressão subir mais ainda é a regulagem da bomba que l? a pressão de admissão e começa a diminuir o dábito de diesel para os injetores. a mistura empobrece e a potência deixa de subir (assim como a pressão). correto. é só alterar a bomba e o seu intuito de limitar a pressão pelo gigantismo da parte quente (e/ou nanismo da parte fria) vai pro espaço

              em partes... consegue-se um pouco mais de desempenho sim... mas não muito. estaráamos basicamente mexendo no combustável. agora... mais ar... só mexendo no turbocompressor.

              como válvula de al?vio é algo que trabalha na parte quente a durabilidade é pequena. vejam que me refiro é durabilidade relativa é esses motores grandalhões. engraçado que já vi/li vólvula de al?vio antes da entrada da parte fria . um sistema que restringe o di?metro da passagem de ar para o rotor. assim, o ar ali uma momento chega a ser supersúnico e assim a vazão não aumenta. se vazão não cresce... potência também não.


              garcia,

              não falei nada de corpo de borboleta nem de válvula de prioridade.

              quanto é valvula que vc falou, já vi depois da turbina, e serve até onde sei para freio-motor.

              []?s

              1 Resposta Última resposta
              • G Offline
                G Offline
                Garcia
                escreveu em última edição por
                #39

                –------

                garcia,

                não falei nada de corpo de borboleta nem de válvula de prioridade.

                quanto é valvula que vc falou, já vi depois da turbina, e serve até onde sei para freio-motor.

                []?s

                [snapback]635373[/snapback]

                basicamente sim.

                mas, quando vc pora de acelerar um motor, ele deixa de ser uma fonte produtora de energia e passa a ser uma fonte consumidora de energia.

                ps: eu sei que você não falou, apenas aproveitei a ocasião para citar isso… :ppteam:

                desculpe se me fiz interpretar mal...

                ? que, depois que eu vi uns experts (de outro fórum) falando que para turbinar um motor diesel era s? colocar um bico extra e uma bomba degete? , e acertar pela sonda tava tudo certo...

                :olhos:

                1 Resposta Última resposta
                • F Offline
                  F Offline
                  Fabio Lima
                  escreveu em última edição por
                  #40

                  caminhao nao é que tenha lag assim nao…

                  no 112, pelo que me lembro, nao existe alivio, nem prioridade, nem borboleta, nada. o que tiver que encher enche, mas tb devemos considerar que esses motores nao tem uma faixa de uso tão grande quanto nos ciclos otto.

                  a turbina enche a 1200 ~ 1500 rpm, em 2000~2500 o motor já entra em red-line.

                  1 Resposta Última resposta
                  • Q Offline
                    Q Offline
                    quarteto
                    escreveu em última edição por
                    #41

                    vences…

                    agora eu entendi a sua explicação...no outro post não tinha ficado claro

                    mas os motores a diesel não tám tanto lag assim não, justamente pelo q o f?bio disse...a faixa de rpm útil de um motor desse é muito pequena e geralmente 2000 e poucos rpm já é estourar giro...e isso num motor diesel é muito danoso, já que geralmente esse tipo de motor tem curso longo

                    1 Resposta Última resposta
                    • G Offline
                      G Offline
                      Gaucho
                      escreveu em última edição por
                      #42

                      ? que, depois que eu vi uns experts (de outro fórum) falando que para turbinar um motor diesel era s? colocar um bico extra e uma bomba degete? , e acertar pela sonda tava tudo certo…

                      :olhos:

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                      já vê isso ao vivo

                      bico extra p turbinar e vê tb bomba elétrica p instalação de nitro.

                      1 Resposta Última resposta
                      • F Offline
                        F Offline
                        Fabio Lima
                        escreveu em última edição por
                        #43

                        ? que, depois que eu vi uns experts (de outro fórum) falando que para turbinar um motor diesel era s? colocar um bico extra e uma bomba degete? , e acertar pela sonda tava tudo certo…

                        :olhos:

                        [snapback]635375[/snapback]

                        se vc pensar, desdeque nao tem borboleta, nao existe mistura pobre no ciclo diesel, pq os cilindros sempre estao enchendo 100% e quem comanda a producao de potencia é o tanto de diesel injetado. maaaasss mistura rica existe, quando o motor nao consegue queimar todo diesel injetado, ai o motor quebra.

                        motor tem é que ter acerto e nao gambiarra.

                        1 Resposta Última resposta
                        • G Offline
                          G Offline
                          Gaucho
                          escreveu em última edição por
                          #44

                          se vc pensar, desdeque nao tem borboleta, nao existe mistura pobre no ciclo diesel,

                          os diesel modernos q são injeção eletrúnica…........... tem borboletas e válvulas q espirram. :olhos:

                          1 Resposta Última resposta
                          • B Offline
                            B Offline
                            barata_cefet
                            escreveu em última edição por
                            #45

                            pior que vê um motor diesel com um sistema parecido este final de semana, em chapec?,sc, inclusive com injeção de nitro e uma holset monstruosa fiquei impressionado

                            no comeão pensei ser só para aparencia, mas olhando o motor de perto parecia tudo montado para funcionar (apesar que não andei com o carro)

                            abraço,

                            1 Resposta Última resposta
                            • P Offline
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                              Pearc3
                              escreveu em última edição por
                              #46

                              voltando ao topico, existe diferenças na pratica entre uma turbina com refluxo e uma normal? quais são?

                              :ops:

                              1 Resposta Última resposta
                              • A Offline
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                                Adriano Sushi
                                escreveu em última edição por
                                #47

                                vish cada um fala uma coisa sobre isso… uns falam q ajuda na baixa, outros falam q ajuda na alta... so sei q uma turbina com refluxo fica mt mais bonito o apito dela enxendo :ops: :(

                                1 Resposta Última resposta
                                • Q Offline
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                                  quarteto
                                  escreveu em última edição por
                                  #48

                                  vish cada um fala uma coisa sobre isso… uns falam q ajuda na baixa, outros falam q ajuda na alta... so sei q uma turbina com refluxo fica mt mais bonito o apito dela enxendo :( :pix:

                                  [snapback]635798[/snapback]

                                  ajuda a desfazer as bolhas no rotor qdo ele tá na faixa de surge …

                                  pense num turbo grande regulado pra gerar uma pressão baixa...formam-se uma espocie de bolhas de alta pressão ao redor das pos do rotor, que fazem com q a pressão oscile e dificulte ele a girar mais rápido...

                                  o rasgo do refluxo faz com q essas bolhas se dissipem, a pressão pare de oscilar e o turbo gira mais solto...

                                  a grosso modo é isso...

                                  eu tinha uma figura boa pra ilustrar isso, mas eu não sei onde tá :ops:

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • P Offline
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                                    escreveu em última edição por
                                    #49

                                    ajuda na pegada.

                                    o fluxo de ar perto da parede chega com maior velocidade ao rotor, mesmo em baixa.

                                    1 Resposta Última resposta

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