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  • A Offline
    A Offline
    Adriano Sushi
    escreveu em última edição por
    #29

    minha antiga config tb fazia isso, c eu bombasse no acelerador parado, subia pressão tb…

    1 Resposta Última resposta
    • M Offline
      M Offline
      Milho
      escreveu em última edição por
      #30

      e por exemplo … ganhei uma garret grandona .. ela tava numa colheitadeira .. [snapback]633462[/snapback]

      engraçado… ja vi uns 3 motores estacion?rios (geradores de energia) que usavam setup assim, uma cx quente ogro (nao sei o tamanho mas era grande) e uma fria que parecia uma apl.... :hauhau:

      1 Resposta Última resposta
      • P Offline
        P Offline
        Pearc3
        escreveu em última edição por
        #31

        oque é melhor:

        rotor e eixo grande ou tampas quente, fria maior?

        pq tem turbina .50/.70 com rotor/eixo maior que uma 70/70

        1 Resposta Última resposta
        • A Offline
          A Offline
          Adriano Sushi
          escreveu em última edição por
          #32

          rotor e eixo grande, geram uma volume maior, e caixas maiores fazem uma massa de ar maior, e mais fria… ai o ideal eh casar os tamanhos de rotor e eixo e caixas pra sua aplicação...

          1 Resposta Última resposta
          • D Offline
            D Offline
            danielparati
            escreveu em última edição por
            #33

            rotor e eixo grande, geram uma volume maior, e caixas maiores fazem uma massa de ar maior, e mais fria… ai o ideal eh casar os tamanhos de rotor e eixo e caixas pra sua aplicação...

            [snapback]634989[/snapback]

            yyyyyyoooooooouuu mannnn

            disse tudoooooooooo

            nada a declarar hehehe tirou as palavras da minha boca agora hehehehehe

            pode fechar o topico :olhos: :ppteam:

            ja esta mais do que explicado :humpft: :humpft: :humpft:

            1 Resposta Última resposta
            • P Offline
              P Offline
              Pearc3
              escreveu em última edição por
              #34

              agora entendi vlw pela explica?ao mano

              :olhos:

              1 Resposta Última resposta
              • V Offline
                V Offline
                Vences
                escreveu em última edição por
                #35

                engraçado… ja vi uns 3 motores estacion?rios (geradores de energia) que usavam setup assim, uma cx quente ogro (nao sei o tamanho mas era grande) e uma fria que parecia uma apl....  :olhos:

                [snapback]634800[/snapback]

                já parou pra pensar pq esses motores a diesel não tem válvula de al?vio ?

                isso se chama cortar custos. mas para não ferrar com o motor ao eliminar uma coisa importante, vc acaba o piorando em outros aspectos.

                bom… mas para não me chamarem de radical, pode-se dizer que se ganha muito em durabilidade com isso.

                []`s

                1 Resposta Última resposta
                • Q Offline
                  Q Offline
                  quarteto
                  escreveu em última edição por
                  #36

                  já parou pra pensar pq esses motores a diesel não tem válvula de al?vio ?

                  isso se chama cortar custos. mas para não ferrar com o motor ao eliminar uma coisa importante, vc acaba o piorando em outros aspectos.

                  bom… mas para não me chamarem de radical, pode-se dizer que se ganha muito em durabilidade com isso.

                  []`s

                  [snapback]635270[/snapback]

                  não entendi…

                  se isso se chama cortar custos e o motor é piorado em outros aspectos, pq se ganha em durabilidade, onde seria justamente o q teria mais perda?

                  e motor a diesel, ainda mais estacion?rio, os par?metros de funcionamento são completamente diferentes...eu duvido que esse turbo sem válvula de al?vio esteja mal dimensionado para aquela aplicação...

                  e pelo pouco q eu sei, motor a diesel dos grandes (tipo de caminhões pesados, carretas, unidades geradoras, etc.) não tám válvula de al?vio, e nem por isso h? corte de custos com piora em outros aspectos , seja lá quais eles forem...

                  outra coisa q induz a achar que a caixa fria, ou o turbo, é pequena é que o motor é tão grande que a caixa fria parece pequena, mesmo sendo uma .72 jamanta

                  1 Resposta Última resposta
                  • G Offline
                    G Offline
                    Garcia
                    escreveu em última edição por
                    #37

                    já parou pra pensar pq esses motores a diesel não tem válvula de al?vio ?

                    isso se chama cortar custos. mas para não ferrar com o motor ao eliminar uma coisa importante, vc acaba o piorando em outros aspectos.

                    bom… mas para não me chamarem de radical, pode-se dizer que se ganha muito em durabilidade com isso.

                    []`s

                    [snapback]635270[/snapback]

                    realmente, as turbinas motores diesel não tem válvula de al?vio, prioridade…

                    como também não tem corpo de borboleta(s).

                    agora, cortar custosó huuuum...

                    motores diesel aspirados não tem tb porque não precisa. o que comanda a velocidade do motor é a bomba injetora de dáesel, e não uma válvula de filzo de ar.

                    nos diesel turbinados, existe um diafragma, parecido com um corpo de borboleta, que fica entre a turbina e o coletor. snme, funciona (mecanicamente) em conjunto com o acelerador...

                    acelerando o motor, o diafragma abre e deixa passar ar...

                    parando de acelerar, o diafragma fecha e diminui o fluxo de ar...

                    curiosidade: os motores diesel são os únicos que já vêm de fábrica batendo pino ... rs...

                    1 Resposta Última resposta
                    • V Offline
                      V Offline
                      Vences
                      escreveu em última edição por
                      #38

                      não entendi…

                      se isso se chama cortar custos e o motor é piorado em outros aspectos, pq se ganha em durabilidade, onde seria justamente o q teria mais perda?

                      e motor a diesel, ainda mais estacion?rio, os par?metros de funcionamento são completamente diferentes...eu duvido que esse turbo sem válvula de al?vio esteja mal dimensionado para aquela aplicação...

                      e pelo pouco q eu sei, motor a diesel dos grandes (tipo de caminhões pesados, carretas, unidades geradoras, etc.) não tám válvula de al?vio, e nem por isso h? corte de custos com piora em outros aspectos , seja lá quais eles forem...

                      outra coisa q induz a achar que a caixa fria, ou o turbo, é pequena é que o motor é tão grande que a caixa fria parece pequena, mesmo sendo uma .72 jamanta

                      [snapback]635278[/snapback]

                      estava me referindo não só aos estacion?rios mas também nos de caminhões. mas como a resposta que dei foi de uma pergunta sobre estacio?rios, a culpa é minha nesse aspecto, rsrsrs

                      veja bem. vc produz um motor pra um caminhão e quer deix?-lo mais barato sem ferrar com sua durabilidade. o que dá pra fazer ?

                      elimine a válvula de al?vio.

                      mas como regular a pressão então é regule-a pelo tamanho do eixo e cacacol quente. isto ?, vc configura de tal modo que nunca aquela parte fria escolhida será capaz de gerar massa/volume suficientes para fazer o eixo girar mais rápido até a rotação limite que está regulada na bomba. se o eixo não gira mais ainda então a pressão na admissão não vai subir mais.

                      o que se tem é lag. poderia-se conseguir curvas de torque/potência bem maiores e manter-se a potência máxima desejada com uma válvula de al?vio e outra configuração quente. é esse sentido que quiz dizer com piorando o motor… piorando desempenho.

                      mas no entanto o motor agora tem maior durabilidade, assim como o turbocompressor. e ainda garante que o dono do caminhão não tente apertar o parafuso pra render mais... tenha certeza que eles sempre querem isso. pergunte a qualquer bombista quantos deles pedem para dar mais meia voltinha no parafuso do óleo e/ou do giro.

                      o cortar custos é claro que é uma consequência. o que se visa mesmo é durabilidade.

                      mas aí alguém fala: o que não faz a pressão subir mais ainda é a regulagem da bomba que l? a pressão de admissão e começa a diminuir o dábito de diesel para os injetores. a mistura empobrece e a potência deixa de subir (assim como a pressão). correto. é só alterar a bomba e o seu intuito de limitar a pressão pelo gigantismo da parte quente (e/ou nanismo da parte fria) vai pro espaço

                      em partes... consegue-se um pouco mais de desempenho sim... mas não muito. estaráamos basicamente mexendo no combustável. agora... mais ar... só mexendo no turbocompressor.

                      como válvula de al?vio é algo que trabalha na parte quente a durabilidade é pequena. vejam que me refiro é durabilidade relativa é esses motores grandalhões. engraçado que já vi/li vólvula de al?vio antes da entrada da parte fria . um sistema que restringe o di?metro da passagem de ar para o rotor. assim, o ar ali uma momento chega a ser supersúnico e assim a vazão não aumenta. se vazão não cresce... potência também não.


                      garcia,

                      não falei nada de corpo de borboleta nem de válvula de prioridade.

                      quanto é valvula que vc falou, já vi depois da turbina, e serve até onde sei para freio-motor.

                      []?s

                      1 Resposta Última resposta
                      • G Offline
                        G Offline
                        Garcia
                        escreveu em última edição por
                        #39

                        –------

                        garcia,

                        não falei nada de corpo de borboleta nem de válvula de prioridade.

                        quanto é valvula que vc falou, já vi depois da turbina, e serve até onde sei para freio-motor.

                        []?s

                        [snapback]635373[/snapback]

                        basicamente sim.

                        mas, quando vc pora de acelerar um motor, ele deixa de ser uma fonte produtora de energia e passa a ser uma fonte consumidora de energia.

                        ps: eu sei que você não falou, apenas aproveitei a ocasião para citar isso… :ppteam:

                        desculpe se me fiz interpretar mal...

                        ? que, depois que eu vi uns experts (de outro fórum) falando que para turbinar um motor diesel era s? colocar um bico extra e uma bomba degete? , e acertar pela sonda tava tudo certo...

                        :olhos:

                        1 Resposta Última resposta
                        • F Offline
                          F Offline
                          Fabio Lima
                          escreveu em última edição por
                          #40

                          caminhao nao é que tenha lag assim nao…

                          no 112, pelo que me lembro, nao existe alivio, nem prioridade, nem borboleta, nada. o que tiver que encher enche, mas tb devemos considerar que esses motores nao tem uma faixa de uso tão grande quanto nos ciclos otto.

                          a turbina enche a 1200 ~ 1500 rpm, em 2000~2500 o motor já entra em red-line.

                          1 Resposta Última resposta
                          • Q Offline
                            Q Offline
                            quarteto
                            escreveu em última edição por
                            #41

                            vences…

                            agora eu entendi a sua explicação...no outro post não tinha ficado claro

                            mas os motores a diesel não tám tanto lag assim não, justamente pelo q o f?bio disse...a faixa de rpm útil de um motor desse é muito pequena e geralmente 2000 e poucos rpm já é estourar giro...e isso num motor diesel é muito danoso, já que geralmente esse tipo de motor tem curso longo

                            1 Resposta Última resposta
                            • G Offline
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                              Gaucho
                              escreveu em última edição por
                              #42

                              ? que, depois que eu vi uns experts (de outro fórum) falando que para turbinar um motor diesel era s? colocar um bico extra e uma bomba degete? , e acertar pela sonda tava tudo certo…

                              :olhos:

                              [snapback]635375[/snapback]

                              já vê isso ao vivo

                              bico extra p turbinar e vê tb bomba elétrica p instalação de nitro.

                              1 Resposta Última resposta
                              • F Offline
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                                Fabio Lima
                                escreveu em última edição por
                                #43

                                ? que, depois que eu vi uns experts (de outro fórum) falando que para turbinar um motor diesel era s? colocar um bico extra e uma bomba degete? , e acertar pela sonda tava tudo certo…

                                :olhos:

                                [snapback]635375[/snapback]

                                se vc pensar, desdeque nao tem borboleta, nao existe mistura pobre no ciclo diesel, pq os cilindros sempre estao enchendo 100% e quem comanda a producao de potencia é o tanto de diesel injetado. maaaasss mistura rica existe, quando o motor nao consegue queimar todo diesel injetado, ai o motor quebra.

                                motor tem é que ter acerto e nao gambiarra.

                                1 Resposta Última resposta
                                • G Offline
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                                  Gaucho
                                  escreveu em última edição por
                                  #44

                                  se vc pensar, desdeque nao tem borboleta, nao existe mistura pobre no ciclo diesel,

                                  os diesel modernos q são injeção eletrúnica…........... tem borboletas e válvulas q espirram. :olhos:

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • B Offline
                                    B Offline
                                    barata_cefet
                                    escreveu em última edição por
                                    #45

                                    pior que vê um motor diesel com um sistema parecido este final de semana, em chapec?,sc, inclusive com injeção de nitro e uma holset monstruosa fiquei impressionado

                                    no comeão pensei ser só para aparencia, mas olhando o motor de perto parecia tudo montado para funcionar (apesar que não andei com o carro)

                                    abraço,

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • P Offline
                                      P Offline
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                                      escreveu em última edição por
                                      #46

                                      voltando ao topico, existe diferenças na pratica entre uma turbina com refluxo e uma normal? quais são?

                                      :ops:

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • A Offline
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                                        Adriano Sushi
                                        escreveu em última edição por
                                        #47

                                        vish cada um fala uma coisa sobre isso… uns falam q ajuda na baixa, outros falam q ajuda na alta... so sei q uma turbina com refluxo fica mt mais bonito o apito dela enxendo :ops: :(

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • Q Offline
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                                          quarteto
                                          escreveu em última edição por
                                          #48

                                          vish cada um fala uma coisa sobre isso… uns falam q ajuda na baixa, outros falam q ajuda na alta... so sei q uma turbina com refluxo fica mt mais bonito o apito dela enxendo :( :pix:

                                          [snapback]635798[/snapback]

                                          ajuda a desfazer as bolhas no rotor qdo ele tá na faixa de surge …

                                          pense num turbo grande regulado pra gerar uma pressão baixa...formam-se uma espocie de bolhas de alta pressão ao redor das pos do rotor, que fazem com q a pressão oscile e dificulte ele a girar mais rápido...

                                          o rasgo do refluxo faz com q essas bolhas se dissipem, a pressão pare de oscilar e o turbo gira mais solto...

                                          a grosso modo é isso...

                                          eu tinha uma figura boa pra ilustrar isso, mas eu não sei onde tá :ops:

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