Radiador de oleo…
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em motor preparado a importancia deste? depende de como vc anda, mas no geral é um item importante sim.
por exemplo o ap, originais, vê-se claramente que estão no limite de nao usar radiador de oleo, tanto que alguns tem trocador de calor oleo-agua.
num preparado, que vai gerar 1,5x … 2x ... 5x a potencia do original, já é bem mais calor indo pro oleo, ainda mais nos turbo. se o oleo sai muito da sua faixa de trabalho, vai perdendo suas especificações...
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caraca… falou tudo ... em ap original ja ta no limite, ainda mais turbo ... se no at 16v nao fosse tao sensivel a borras eu colocaria um radiador violento nele...
abra
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depende de como usado, num carro que raramente fica anda no limite, perde-se mais do que se ganha.
da mesma forma que a água do motor, também o oleo deve trabalhar na temperatura correta. se for pensar bem, trocador de calor com agua é legal… mantem o oleo proximo de 90?c pq tem refrigeração controlada pela termostatica.
problema é achar um trocador de calor descente...
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segundo um preparador amigo mew, radiador de oleo pra carro de rua mesmo turbo não presta pra nda, so pra fundir mais rapido… segundo ele a pressão cai, e o oleo fica tão frio q compense isso...
eu nunca usei, mas sempre tive vontade de colocar um e ver no que da... ele ate tem umas flanges q tirou de uns carros la, e tem tb colmeias, que ele me da c eu quise...
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no meu caso com o 1000t é meio complicado … o motor trabalha no limite desde ponto a inje?ao ... o oleo nao é diferente, ele quase frita la dentro ... colocaria se a pressao de oleo nao caisse tanto, visto que esse motor nao é bom mexer nesses quesitos ...
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a pressao de oleo sobe no meu caso, subiu coisa de 300 gramas….
era um radiador belquip de 600ml. nao me arrependo e no proximo turbo eu monto o radiador novamente
voce tem que lembrar, que nao eh so a agua que troca calor com o motor, para refrigera-lo... cerca de 40% do calor gerado pelo motor eh absorvido pelo óleo.
na minha opiniao, radiador de oleo eh obrigatorio em carro turbo, pra quem nao quer perder o motor rapido... pra ser durável...
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segundo um preparador amigo mew, radiador de oleo pra carro de rua mesmo turbo não presta pra nda, so pra fundir mais rapido… segundo ele a pressão cai, e o oleo fica tão frio q compense isso...
eu nunca usei, mas sempre tive vontade de colocar um e ver no que da... ele ate tem umas flanges q tirou de uns carros la, e tem tb colmeias, que ele me da c eu quise...
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meu por nada nao, mas olha, eu tive motor aspro girando 8k rpm por 40.000km rodados com o uso do radiador de oleo, mais trocas a cada 3mil km rodados e bardall, e as bronzinas estavam perfeitasssss , nao precisei retificar o vira, pra montar turbo, e rodei com o turbo 25mil km rodados, moendo em 7k rpm, e as bronzinas perfeitas novamente claro com o uso do radiador de oleo e detalhe refiz o motor novamente, pois eu so tinha o pistao forjado, e colokei as bielas forjadas, o vira nao precisou de novo de retifica
claro depende do radiador de oleo, esses feitos por ae, com colmeia parecendo intercoller nem vira, tem q ser os gringos como o meu, ou do omega mesmo, ae fika show
tenho as bronzinas em casa pra provar, tanto aspro como turbo, so sei q vale muitooooooooooo a pena o uso do radiador de oleo
abraços
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f?bio vc tem certeza disso ?…........andou c o man?metro antes e depois de instalar o radiador ?
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certeza absoluta. o motor era um ap 1.8 mi.
antes de colocar radiador de óleo, a pressao em marcha lenta e quente ficava por volta de 800 gramas… após a instalacao, nunca baixou de 1kg, 1.1 kg mesmo depois de porrete... porrete que eu falo eh andar 40 km a 210 constante .... ou enfiar 240 ate acabar a quinta e segurar ate a primeira curva.
eu trocava óleo de 2.500 km em 2.500km e usava b12 com troca de filtro todas as vezes...
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como falei eu tenho mt vontade de colocar no meu carro e ver qual eh… mas tenho medo da bomba não dar conta....
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eu comprei o radiador da alfa 164 de um amigo.
um preparador amigo meu falou que tem que ser um radiador de oleo que não freie o fluxo do oleo….
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tb penso assim…
a pressão teria q c manter a mesma apos colocar o radiador... e ele tem q ser bem eficiente pra deixar o oleo mais viscoso apenas, sem atrapalhar o fluxo.
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não esque?am que:
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mta gente liga o manometro de oleo em cima do filtro, e assim não mede nada alem da pressão da bomba, qdo o correto é medir a pressão no sistema todo, e com isso, facilmente a pressão sobe por pura e simples restrição na linha
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um radiador de oleo eficiente + manometro de pressão ligado direito tb pode acusar aumento de pressão ou msm acusar menor perda de pressão qdo o oleo está aquecido devido a menor perda de viscosidade do óleo, q agora conta com a refrigeração .
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